Campo Mourão,
 
 
Central Regional de Notícias
3/9/2010
Lançamento do livro "Patrimônio Cultural: um retrato de Campo Mourão" no dia 9
O historiador Jair Elias dos Santos Júnior estará lançando no dia 9 (quinta-feira), o livro “Patrimônio Cultural: um retrato de Campo Mourão”. A sessão de autógrafos será realizada às 21 horas, no auditório da Fecilcam (Faculdade Estadual de Ciências de Letras de Campo Mourão).

O livro foi realizado através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, modalidade Fundo Especial de Promoção das Atividades Culturais (Fepac) da Prefeitura de Campo Mourão. Antecedendo o lançamento será realizada a palestra “A importância do Patrimônio Cultural”, com José La Pastina Filho – Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Paraná.



Com 82 páginas, o livro registra o histórico iconográfico dos bens tombados como patrimônios culturais de Campo Mourão, compostos pelos prédios do Paço Municipal “10 de Outubro”, Estação Aeroviária “Teodoro Metchko”, Museu Municipal “Deolindo Mendes Pereira”. Também fazem parte da relação, o Chafariz e o Coreto da Praça Getúlio Vargas, a Cruz Histórica e Capela do Jardim Santa Cruz e o Livro de Transmissão de Cargo de Prefeito. Além dos bens tombados, o trabalho registra o histórico do Carneiro no Buraco, da Catedral São José, do Bosque de Copaíbas, do Centro Cultural e do Centro Histórico, dos monumentos de Campo Mourão e do primeiro Livro de Atas da Câmara Municipal, tombado como patrimônio histórico do Paraná.

“Além dos bens tombados, incluímos um breve histórico da evolução da política de preservação cultural no Brasil, no Paraná e em Campo Mourão” relata o historiador Jair Elias dos Santos Júnior. Tanto a palestra quanto a sessão de autógrafos têm o apoio da Fundação Cultural (Fundacam) e da Academia Mourãoense de Letras.



Retorno social - Segundo Jair Elias, o projeto terá como retorno social a digitalização do jornal Folha de Campo Mourão (que circulou na década de 1960) e das primeiras edições do jornal Tribuna do Interior, que fazem parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal “Prof. Egydio Martello”.



“A digitalização destes jornais, usado na atualidade como fonte de pesquisa, possibilitará também a preservação dos originais e facilitará o acesso para os munícipes” explica. Cópias das digitalizações ficarão disponíveis na Biblioteca Pública Municipal, Museu Municipal e na Fecilcam.



Livros – Patrimônio Cultural: um retrato de Campo Mourão é o 9º trabalho realizado por Jair Elias dos Santos Júnior. Ele autor dos seguintes livros: “Horácio Amaral: Exemplo e Desafio” (2004); “A evolução e a História dos Símbolos de Campo Mourão” (2005); “A História da Câmara Municipal de Campo Mourão”, em dois volumes abrangendo o período de 1947 a 1963, (2005 e 2006); “Campo Mourão no Japão: abrindo os Caminhos no Oriente” (2006); Banzai Campo Mourão – 100 da Imigração Japonesa no Brasil, em parceira com André Felipe Pereira Martins (2008), “Palácio Iguaçu: coragem de realizar de Bento Munhoz da Rocha Netto” e Oratórias Históricas (2009), em parceria com Pedro da Veiga.

voltar

 
últimas notícias
http://www.uol.com.br