Campo Mourão,
 
 
2/2/2020


Comportamento infiel



Se nós homens nos policiarmos e não nos permitirmos de forma alguma olhar as outras mulheres com desejos, nem assistir filmes pornográficos, e coisas parecidas, então, nos bastará a satisfação legítima do ato conjugal com nossas esposas.

Infelizmente muitos maridos se permitem entrar no mundo das fantasias perigosas e proibidas e depois não querem mais saber das suas esposas.

Onde está o compromisso do Matrimônio? Onde está o amor à Família? Onde está a maturidade?

Não se esqueça que quem brinca com fogo acaba se queimando, e que a ocasião que muitas vezes faz o ladrão. Sabemos que “aquilo que os olhos não vêem, o coração não sente”. “Vigiai e orai, porque o espírito é forte, mas a carne é fraca”

Para impedir o adultério, de fato, é preciso impedir antes o adultério de coração. Todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração (Mt 5,28).

Se os homens não cometessem esse pecado, não perderiam a atração por suas próprias esposas. O Apóstolo nos lembra a seriedade do Matrimônio: “Vós todos considerai o matrimônio com respeito, e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros” (Hb 13,4).

Fora do casamento o sexo só tráz problemas e misérias: doenças venéreas, abortos, crimes sexuais, filhos abandonados, órfãos de pais vivos, mães e pais solteiros, milhões de jovens adolescentes grávidas e sem a mínima condição de criarem os seus filhos... O que serão dessas crianças mais tarde? Drogados? Assassinos? Ladrões?... Tudo pode acontecer com uma criança que é criada sem receber a educação dos Pais.

Podemos dizer, sem medo de errar, que a miséria de nossa Sociedade tem o seu fundamento na sua miséria moral porque ela abandona a lei de Deus, pagando por isso um preço incomensurável.

Aqueles que cumprem a lei de Deus, são verdadeiramente felizes e constroem famílias fortes. Esta é a grande felicidade que Deus promete a todos aqueles que são fiéis aos seus ensinamentos. Guardados e ensinados pela Igreja, por mandato de Cristo.




Denir Daleffe: vamos começar o ano com otimismo!



Todos os anos são sempre iguais, expressamos aos amigos e familiares nossos melhores desejos e esperamos que todos eles façam o mesmo. Estimamos muita paz, saúde e dinheiro, mas muitas vezes esquecemos de inserir um pouco mais de sentimentos verdadeiros.

Devemos valorizar a positividade e manter diariamente uma visão otimista sobre os mais diferentes aspectos da vida, deixando para trás tudo aquilo que não vem integrado com a felicidade.

Vamos relembrar tudo de bom que nos aconteceu para incentivar novas conquistas, sem esquecer dos erros que jamais deverão ser cometidos.

Que este novo ano chegue repleto de pensamentos positivos e que cada um deles produza algum tipo de benefício!

Vamos começar o ano de 2020 com muito OTIMISMO, e quem sabe assim a felicidade não se torna uma companheira vitalícia.

Você pode superar todos os obstáculos! As vezes sentimos que não temos força, que não seremos capazes de ultrapassar os desafios. Sentimos até que não merecemos qualquer gênero de felicidade. MAS ESTAMOS ERRADOS!

Todo mundo tem o direito de ficar de bem com a vida. Mas também tem o dever de lutar até alcançar esse estado maravilhoso de PAZ E ALEGRIA.

Prezados amigos, mantenha o OTIMISMO na sua sua mente e batalhe todos os dias por um sorriso ou um momento especial. Seja feliz, por mais dificil que lhe pareça!!!!



Denir Daleffe: O que pensar a respeito das celebrações natalinas?



O Mundo deturpou o sentido da festa do Natal, supervalorizando a figura do Papai Noel e transformando a festa Cristã em festa comercial. Do jeito que o Natal é festejado, é mais uma festa de dar presentes do que a festa do Deus presente. É urgente devolver o Natal ao dono da festa que é Jesus Cristo.

Ultimamente, até famílias que montavam o presépio em suas casas deixaram de fazê-lo. Deixaram, também, de colocar os símbolos religiosos do advento e do Natal nas portas das suas casas. Natal está se tornando festa comercial e pagã. O Natal cristão consiste em colocar, no lugar dos deuses, o Verdadeiro DEUS. No lugar da desesperança, do consumismo e despedício, o Natal tem que trazer solidariedade, fé e união para as pessoas.

Prezados amigos, neste Natal elimine as tristezas e compartilhe pensamentos de AMOR E PAZ com as pessoas que você ama. Neste Natal faça o que pode, com o que tiver, onde estiver. Pense em tudo o que vale a pena buscar, supere os limites e aceite o desafio de transformar o mundo em um lugar melhor. Assim, certamente, terá um FELIZ NATAL. Votos de Denir Daleffe à família, amigos, clientes e fornecedores.


Doenças !!



Gostaria de falar nesta coluna sobre as doenças. O que o espírito cristão tem a dizer sobre as doenças? A primeira coisa que temos que pensar é que se Deus quisesse, não existiria as doenças. As doenças só existem porque Deus a permite. E, por que Deus a permite?

Porque dela podem vir muitos bens espirituais. Por exemplo: o reconhecimento de que somos frágeis, de que somos pó; A necessidade de recorrer a Deus para pedir ajuda; A compreensão com os que sofrem; A união dos familiares; Propiciar uma ocasião para parar e pensar na vida.

Não é verdade que os bens que dissemos acima são muito importantes? Não é verdade que, se não sofrêssemos, não aprofundariamos nestes valores? Reconhecer, por exemplo, que somos frágeis, que somos Pó.

Quantas pessoas conhecemos que por terem saúde e uma ótima situação econômica sentem tão seguras de si que a preocupação com Deus inexiste. No entanto, quando contraem uma doença mais séria começam a pensar mais em Deus e decidem colocá-lo em primeiro lugar na sua vida.

Não é verdade que a doença propicia uma união familiar mais intensa? Não é verdade que quando uma pessoa está doente e nos provocou mágoas na vida passada, nessa hora o nosso coração se dilata e deixamos de lado estas mágoas, perdoamos e estreitamos a nossa relação com ela? Quantas barreiras familiares se evaporam nesta hora!

Não é verdade que é quando adoecemos que podemos parar um pouco e pensar melhor na nossa vida: repensar nos nossos valores, repensar no sentido da vida, repensar no rumo que estamos dando ao trabalho, à família etc. Necessitamos destas pausas e a dor da doença nos leva a ir mais a fundo nestes questionamentos tão importantes para nós.

Para aqueles que Deus está permitindo que padeçam uma doença grave, lembrem que Deus sabe o que faz, lembrem que esta doença pode ser uma grande ocasião de purificação dos pecados da vida passada, lembrem que você está sendo Cireneu, que ajudou Cristo a carregar a Cruz para a salvação dos homens.

Lembrem da bem-aventurança de Cristo: Bem aventurados os que sofrem porque serão consolados. Nenhuma dor ficará sem consolo, um consolo que virá, nada mais nada menos, do que das mãos de Deus! Uma santa semana a todos.




Denir Daleffe: "Depressão"



Dizem os estudiosos que a depressão é chamada a “doença do século”. Os meios de comunicação, a televisão, o rádio, os jornais e a internet apresentam um mundo maravilhoso: casas bonitas, carros de último tipo, viagens por muitos paises e muito dinheiro.

Tudo isto faz com que o nosso superego, o nosso ideal, seja grande e acima do normal. Quando não conseguimos aquilo que sonhamos, vem a decepção, a frustração e como consequência a depressão.

No mundo de hoje (competitivo, extremamente egoísta), vemos tantas pessoas deprimidas. Pessoas decepcionadas, com uma profunda depressão, que não querem mais viver e sentem dentro de si uma tristeza profunda, isolam-se e tem sempre o pensamento de morte. Vendo tanto sofrimento no meio do povo, é que me ative a procurar algumas propostas ou respostas para muitas dúvidas sobre a depressão.

AFINAL A DÚVIDA..? A DEPRESSÃO PODE SER VENCIDA?

A depressão tem cura, mas é necessário conhecer o caminho para sair desse buraco profundo que faz tantas pessoas sofrerem. Visitando um amigo neste final de semana acometido de depressão ele me dizia: “Não desejo esse mal nem para um cachorro”. Chega de depressão! Queremos alegria de viver. A pessoa humana foi criada por Deus para ser FELIZ.

Desejo, sinceramente, que Deus ajude muitas pessoas que conheço a ficarem livres da depressão e começar uma vida nova com Deus e com a felicidade. O assunto é bem extenso e continuamos na próxima edição.



Denir Daleffe: "Ser Pai"



Ser Pai é ser herói na infância, exemplo na adolescência e amigo na idade adulta. Pai é uma grande responsabilidade. Por uma vida no mundo e ser responsável por ela.

Não é fácil. É preciso muita dedicação, abrir mão de algumas coisas e de muita atenção, amor e carinho.

Ser Pai é criar um ser humano para ser melhor do que nós mesmos, é ensinar tudo aquilo que aprendemos e responder coisas da qual no fundo não fazemos idéia da resposta. É se superar a cada dia, para ser alguém melhor para os nossos filhos.

Então valorize muito seu Pai. Agradeça tudo o que ele proporciona na sua vida. É muita sorte ter alguém no nosso lado para nos proteger e ensinar, dando aquilo que precisamos.

Todo mundo diz sobre aquela velha história, que pai é quem cria. Então não tenha medo de demonstrar o seu carinho pelo seu, seja ele quem for: o avô, tio, padastro ou algumas vezes até sua mãe.

Se Você tem um pai presente na sua vida, dê a ele um grande abraço e diga-o o quanto ele é importante.

Eles cumprem um papel fundamental e necessário na nossa criação, a qual devemos ser grato todos os dias. Pai é aquele cara que vai estar lá por você. Ele irá cumprir diversas funções na sua vida, vai se virar em 30 para aprender coisas as quais jamais soube fazer.

Vai ser cozinheiro, contador de história, super-herói, guerreiro, professor, protetor e tudo o que você precisar. Até hoje não sabemos de onde eles tiram esta energia e disposição para nos suportar.

A todos os Pais o nosso carinho e as nossas orações pelo seu dia. Feliz dia dos Pais.



Denir Daleffe: Valor do Elogio



A importância do elogio. Será que Você já foi elogiado pelo que faz? Uma das coisas mais agradáveis na convivência diária é ouvir elogios sobre as coisas que realizamos. Por outro lado, uma das coisas mais desagradáveis na convivência diária é ter ao nosso lado PESSOAS QUE SÓ SABEM CRITICAR as coisas que realizamos.

Sabemos muito bem que receber um elogio: -Anima
-Nos faz respirar ar puro
-Nos faz experimentar que vale a pena viver
-Nos faz experimentar que somos úteis, valemos para algo.
-Nos dá forças para vencer as dificuldades etc.etc.

Agora receber uma crítica: -desanima
-afunda
-desgasta a relação
-Nos faz respirar um ar pesado
-Nos faz sentir inúteis
-Nos tira forças para vencer as dificuldades etc.etc.

Por que é tão importante ressaltar esta diferença gritante entre o ELOGIO E A CRÍTICA? Porque cada vez mais aumentam o número de pessoas que “só sabem criticar”. E isto é altamente destruidor para o casamento, para a relação familiar, para a relação profissional. Quantos e quantos casamentos vão à falência por isto? Quantas e quantas famílias vivem dentro de casa num clima terrível devido a isto? Quantos e quantos ambientes de trabalho são insuportáveis em consequência disto?

E por que isto acontece? Por uma série de motivos. Poderíamos escrever um tratado sobre este tema, mas vamos ao menos enunciar três principais motivos:

-Desejo desmedido de perfeição. Queremos que as coisas estejam perfeitas.

-Por estarmos mal resolvidos por dentro, julgando-nos fracassados.

-Por inveja. Não suportamos que os outros se destaquem e façam coisas boas.

Como reação, CRITICAMOS.

Prezados amigos leitores: esforcemo-nos por elogiar as pessoas que convivem conosco e experimentaremos uma transformação radical no relacionamento humano. Maridos: nunca deixem de elogiar suas esposas! Isto não é só para a época do namoro.

Esposas: nunca deixem de elogiar seus maridos! Isto não é só para a época do namoro.

Pais: nunca deixem de elogiar seus filhos!

Filhos: nunca deixem de elogiar os Pais!

Chefes: saibam elogiar frequentemente seus funcionários! Tenham certeza que agindo assim seremos mais felizes.




Denir Daleffe: Confiar em Deus!!
Confiar em Deus significa: Crer que tudo o que acontece é o melhor. O vento sopra contra nós, razão para caminharmos mais decididamente. Ignoramos o que o futuro nos reserva, mas conhecemos aquele que permanece o mesmo: Ontem, Hoje e na Eternidade.

Prezados amigos: “Como poderemos encontrar alegria no Senhor se Ele estiver longe de nós? Tu fazes com que Ele se afaste. Ama-o, e Ele se aproximará. Ama, e Ele habitará em Ti.(Santo Agostinho).

Quem crê de coração obtém a justiça, e quem confessa com a boca, a salvação. Com efeito, a Sagrada Escritura diz: Quem nele Crê não será confundido (RM 10-10,11).



Denir Daleffe: viver a vida, mas sem se preocupar em demasia



Tem certos dias que acordamos cansados da vida, é neste momento que você deve parar tudo, relaxar e prestar atenção nas coisas boas que acontecem ao seu redor.

A vida é curta, os anos passam rápido demais, mas não tenha pressa.

Não se case cedo, não se cobre tanto, viaje, conheça lugares novos, faça as coisas que você gosta.

Afinal estamos na fase da vida que só devemos fazer aquilo que gostamos.

Não leve tudo a ferro e fogo, por mais complicado que seja o momento, tente prender alguma lição, dê risada até dos seus traumas e tiques nervosos.

Ao longo da vida, conhecemos muitas pessoas, mas temos poucos amigos.

Cultive os verdadeiros, são eles que irão te ajudar quando você mais precisar.

Quando tiver filhos, aproveite ao máximo, curta todas as etapas com eles. As crianças crescem muito rápido e o tempo perdido não volta atrás.

Trabalhe bastante, tenha sua independência financeira, mas não coloque isso acima de prioridades como família e seu próprio bem-estar.

Mesmo que você não tenha diabetes e problemas de coração, exercite-se e alimente-se como se tivesse, assim evitará posteriormente esses problemas de saúde.

Pode parecer ridículo, mas escove seus dentes e vá ao dentista regularmente, dor de dente é algo terrível.

Conselhos são apenas conselhos e nem sempre devem ser levados ao pé da letra.

Ouça as pessoas, mas coloque em prática aquilo que você realmente acredita que te fará bem.

Cuide da sua saúde, todos os problemas que você tiver agora provavelmente aparecerão novamente mais tarde.

Enfim neste ano vou viver, trabalhar, torcer pelo Brasil e fazer tudo com entusiasmo e Paixão!

Prometo, enfim, fazer deste novo ano o melhor ano da minha vida!



Denir Daleffe: Manual
de Saúde para 2019



01. Beba muita água
02. Alimente-se no café da manhã como um Rei, no almoço como um Príncipe e no Jantar como um Mendigo
03. Alimente-se do que nasce em árvores e plantas, e menos de comida produzidas em Fábricas
04.Viva sempre com os "3 Es": Energia, Entusiasmo e Empatia
05. Arranje tempo para Orar
06. Jogue algum jogo
07. Leia mais livros do que leu em 2018
08. Sente-se em silêncio durante pelo menos 10 minutos por dia
09 Durma 8 horas por dia
10. Faça caminhadas de 20 a 60 minutos por dia, e enquanto você caminha sorria
11. Não compare a sua vida à dos outros. Ninguém faz idéia de como é a caminhada dos outros.
12. Cultive o bom humor, o sorriso e a Alegria
13. Valorize suas idéias e intuição. Acredite em Você!
14. Afaste-se de pessoas e fatos negativos
15. Não reclame. Não fale mal dos outros.
16. Cuide-se. Vista-se bem. Goste de sua imagem.

Enfim: Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas os sonhos não tem alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais.



DENIR DALEFFE: FELIZ ANO NOVO


O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos. Mas a beleza da caminhada depende dos que vão conosco!

Assim, neste novo ano que se inicia possamos caminhar mais e mais juntos. Em busca de um mundo melhor, cheio de Paz, saúde, compreensão e muito amor.

Meu pedido particular a Você, leitor, é que pelo menos um dia,neste ano você se aliene dos problemas da Política, da Economia, da Corrupção e mesmo de seus problemas pessoais e dê toda a atenção à natureza, às flores, aos pássaros que começam a fazer seus ninhos, ao sol que muda o tom de sua cor.

Peço exatamente isso: que você se distancie, se aliene. Não leia jornal, não ligue a televisão para assistir programas policiais, não ouça notícia alguma.

Nesse dia apenas preste toda a atenção que puder à estação do ano que estamos vivendo o verão, estação quente talvez você nem mais se lembra disso.

Nesse dia volte a “ser humano” e não um “fazer humano” que vive correndo, se desesperando para fazer mais, consumir mais, aumentar dívidas que o fará correr ainda mais.

Aliene-se das coisas para ligar-se a você mesmo e pensar, refletir.

Pense nas pessoas que ajudaram Você. Pense nos seus dons e como Você os está usando. Quais seus valores? Quais suas prioridades: Para onde está correndo tanto? Onde quer chegar? Com quem quer chegar? Por que consome tanto? Como está a sua saúde? Como está a sua espiritualidade, seu relacionamento com seu Deus? Pense em qual legado você vai deixar para este mundo e como será lembrado. Aproveite, enfim, esses dias de verão para pensar no que está fazendo de sua vida e na vida dos que convivem com Você. Sucesso! Boa Caminhada!




Denir Daleffe: O que é o Natal?



Será que o Natal é correrias, troca de presentes, cartões, ceias, árvores armadas com bolas coloridas, etc.

NATAL É MAIS DO QUE ISTO!

Natal é justiça.....seja justo com seus semelhantes. Natal é Esperança e Luz......acenda seu farol, alguém precisa.

Natal é Salvação e perdão......esqueça o mal. Natal é união e humildade.....Reconcilie-se com o seu próximo.

Natal é Semear Alegria.....Procure alguém e diga: “Você é importante para mim!”

Natal é......Dom de ajuda aos pobres. Natal é......Encontro, procure os amigos. Natal é......Graça, arrepender-se dos pecados. Natal é..... Verdade, reflita sobre seus erros.

Desta forma Você estará presenteando o maior aniversariante: Cristo Jesus.

Prezados amigos, que o seu coração transborde de alegria, paz, amor e principalmente, continue produzindo bons frutos para que o Senhor permaneça em Você e Você Nele.

Neste Natal, elimine as tristezas e compartilhe pensamentos de amor e Paz com as pessoas que você ama.

Neste Natal, faça o que pode, com o que tiver, onde estiver. Pense em tudo o que vale a pena buscar, supere os limites e aceite o desafio de transformar o mundo em um lugar melhor.
FELIZ NATAL!



Denir Daleffe: aproveite a Primavera para pensar e ser mais humano

Em todo o mundo, a Primavera é a estação que representa a mudança e a esperança. O Inverno nos deixa mais tristes, encolhidos, pessimistas e cabisbaixos com seus dias curtos e longas noites.

Agora, nossa visão da vida se torna mais colorida. São inúmeros os estudos que mostram a mudança de humor das pessoas na Primavera. Desperdiçar a Primavera é desumanizar a vida, embrutecer o viver, diminuir a criação.

Não há estação mais bonita que a Primavera. Agora é o momento mais propício para aguçar nossa sensibilidade através de todos os nossos sentidos. Agora é hora de curtir a natureza, parar para pensar, refletir, prestar mais atenção às pessoas, rever nossos principios e valores, aumentar a nossa fé.

A Primavera é um tempo de repensar nossas prioridades para dar espaço às coisas essenciais da vida. Agora é tempo de curtir mais a família, reatar as velhas amizades, esquecer as ofensas.

É tempo de passar por cima das pequenas coisas e pensar grande. Grande como a natureza. Grande como o detalhe das flores que deixamos de observar. Primavera significa começo. Tudo brota e rebrota. A natureza renasce.

Que tal aproveitar a primavera para fazer brotar e rebrotar em nós a gentileza, a polidez, e aqueles pequenos hábitos que parecem estar ultrapassados de dizer: “com licença”, “por favor”, “obrigado” e “me desculpe”?

Meu pedido a Você, leitor é que pelo menos por um dia, neste início de Primavera você se aliene dos problemas da política, da economia, da corrupção e mesmo de seus problemas pessoais e dê toda a atenção à natureza, às flores que começam a brotar, aos pássaros que começam a fazer seus ninhos, ao sol que muda o tom de sua cor.

Peço exatamente isso: que você se distancie, se aliene. Não leia jornal, não ligue televisão, não ouça notícia alguma. Nesse dia apenas preste toda a atenção que puder à Primavera que se chega e à natureza da qual você faz parte e nem mais se lembra disso.

Nesse dia volte a “ser humano” e não um “fazer humano” que vive correndo, se desesperando para fazer mais, consumir mais, aumentar dívidas que o fará correr ainda mais.

Aliene-se das coisas para ligar-se a você mesmo e pensar, refletir. Pense nas pessoas que ajudaram você. Pense nos seus dons e como você os está usando. Quais seus valores? Quais suas prioridades? Para onde está correndo tanto? Onde quer chegar? Com quem quer chegar? Por que consome tanto?Como está sua saúde? Como está a sua espiritualidade? Seu relacionamento com seu Deus? Pense em qual legado você vai deixar para este mundo e como será lembrado. Aproveite, enfim, esse dia de Primavera para pensar no que está fazendo de sua vida e na vida dos que convivem com Você. Sucesso! Feliz Primavera!



Denir Daleffe: Politicagem



Você sabe como se livrar dos Ignorantes com iniciativa? Comece pelas eleições! As eleições do dia 7 de outubro.

“Há tanto burro mandando em homens de Inteligência, que às vezes chego a pensar que burrice é uma ciência!” ( Rui Barbosa (1849 -1923).


A politicagem é uma maneira de enganar, oprimir e explorar o povo. Politicagem é o abuso de partidos ricos e poderosos, que tem dinheiro em abundância para comprar consciências, passando os outros para trás e dominando tudo. Ocupam o poder para defender seus próprios interesses em detrimento do Povo. Usam e abusam do dinheiro do povo, ditam as leis em proveito próprio. A eles, os direitos, ao povo os deveres.


POLITICAGEM é a politica degenerada, a busca do interesse pessoal, a corrupção, a manobra, a chantagem, a compra do voto, a demagogia, o curral eleitoral, a enrolação do povo.


POLITICAGEM é, ainda, essa política interesseira de aparecer na casa dos “Compadres” só na época da eleição para pedir voto, dando um tapinha nas costas.


É lógico! Precisam ser eleitos ou reeleitos com o voto do POVO. Agora sim, sorriem, cumprimentam, visitam, dão banquetes, cervejadas, churrascadas, prometem.


Passadas as eleições, e eleitos ou reeleitos, aí vão aos seus ninhos e o Povo......? ......O Povo que espere até as próximas ELEIÇÕES.



Gosto muito de uma frase de Benjamin Franklin para os namorados ou noivos: “Abram bem os olhos antes de se casar; mantenham-nos semicerrados depois”. .

Pela minha experiência ao longo de anos trabalhando na “Pastoral familiar”, percebi que vai ficando cada vez mais clara a necessidade de conhecer e enfrentar os problemas de personalidade do futuro cônjuge antes do casamento.

Por que muitos e muitos casais se separam depois de alguns anos de casados? Pelo convencimento de que não dá para conviver com o marido ou a esposa. .

Mas isso acontece porque os problemas de personalidade do marido ou da esposa não foram conhecidos com antecedência ou não foram enfrentados como deveriam na época de namoro. .

Para conhecer a fundo a personalidade do(a) namorado(a), já que falei disso em outras casiões, dou duas dicas: pensar sempre que um comportamento, uma reação, um gesto, uma atitude de pequena dimensão podem ser reflexo de algo mais grave que está latente na personalidade do(a) namorado(a); Não ter muita pressa de se casar, pois conhecemos as pessoas por meio de suas reações e atitudes diante dos acontecimento que vão se sucedendo. .

Uma vez conhecidos os defeitos de personalidade do(a) namorado(a), pode-se cair em dois erros: Achar que, por estarem apaixonados, tudo será superado e perceber algo que não cheira bem e não enfrentar isso antes do casamento. .

Vamos supor que um percebe que o outro é um pouco acomodado. Sim, dirá sobre o outro: ele(ela) é um pouco acomodado(a), mas tem muitas outras qualidades, ele(ela) me trata muito bem e se dá bem com a minha família, é alegre, gosta muito de crianças a nossa convivência é maravilhosa etc. .

Muito bem, direi, mas é preciso ir a fundo nessa questão do acomodamento. Parece uma questão leve, mas será que não pode se tornar algo mais grave? .

Será que isso não vai gerar, por exemplo, um problema financeiro daqui a alguns anos pelo acomodamento profissional? .

Quem fala do problema do acomodamento pode falar, por exemplo, do problema de BEBER, de dificuldade de relacionamento com os futuros sogros, de gastar sem controle, de falta de ordem e organização, de egoísmo, de amizade com pessoas do outro sexo, de trabalhar demais (Viciado no Trabalho), de grosseria, de teimosia, de não aceitar críticas, de surtos de ira, de mentiras, do problema do namorado ser meio ou muito MULHERENGO etc. .

Vixi alguém poderá dizer: NOSSA, SE FOR ASSIM, NÃO DÁ PARA CASAR COM NINGUÉM Dá, sim, para casar, pois o casamento é um compromisso de amor entre duas pessoas humanas normais, e, portanto, com vários e vários defeitos. .

Mas esses defeitos têm de estar no nível do razoável e não no ponto de tornar muito dificil a convivência a dois ou a formação de uma família. .

A verdade é que hoje é dificil encontrar pessoas com os defeitos lapidados, pois a grande preocupação da sociedade atual é a formação profissional e não a formação humana. .

E, se essa lapidação não foi feita na juventude, fica bastante dificil realizá-la quando se tem mais anos..

Resumindo: se algo não cheira bem na personalidade do(a) namorado(a) enfrente essa questão. Não tenha medo de ter de terminar o namoro por perceber que a questão é séria. .

Como dizia uma pessoa conhecida, todos nós temos de ser cirurgiões, não basta sermos enfermeiros. Não basta cuidar da ferida, é preciso colocar o bisturi e arrancar a causa da ferida. .

Depois, reze para encontar um cônjuge maduro ou ao menos que esteja bem aberto, não de palavras, mas com obras, a lutar para ser melhor, e que, realmente, vá mudando.



Denir Daleffe: Depois ou antes dos 60 anos




(19/04 - 20h16) Esta mensagem é para os que já chegaram lá ou para quem pretende chegar!!!!!

É hora de usar o dinheiro que você economizou toda sua vida.

Usá-lo agora e não guardá-lo para que não desfrutem os que não conhecem o sacrifício de havê-lo conseguido.

Geralmente pessoas que nem sequer são da família: Genros, noras, sobrinhos. Recorde-se que não há nada mais perigoso que um genro com ideias.

CUIDADO! Não é época para aplicações por maravilhosas que pareçam, estas só lhe trarão angústias e esta época é para ter muita paz e tranquilidade.

Deixe de preocupar-se com a situação financeira de filhos e netos.

Não se sinta culpado de gastar seu dinheiro consigo próprio. Provavelmente, Você já lhes ofereceu o que foi possível na infância e juventude como uma boa educação.

Agora, portanto, a responsabilidade é deles.

Já não é época de sustentar a ninguém de sua família. Seja um pouco egoísta, mas não usurário, tenha uma vida saudável, sem grandes esforços físicos.

Faça exercícios físicos moderados (Por exemplo andar regularmente) e alimente-se bem. Evite gorduras hidrogenadas: Sorvetes, pipocas, batatas, margarinas e principalmente refrigerantes.

Compre sempre o melhor e mais fino, ao fim e ao cabo é para você.Recorde-se que nesta época, um objetivo chave é gastar o dinheiro com você, com seus gostos e caprichos e os de sua parceira. Depois de morto o dinheiro só gerará ódios e rancores.

Nada de angustiar-se por pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam os bons momento que devem ser recordados, sejam os maus que devem ser rapidamente esquecidos.

Mantenha-se sempre atualizado. Leia livros e jornais, ouça o rádio, veja bons programas na TV, visite a Internet com certa frequência, envie e responda os e-mails, utilize-se das redes sociais, mas sem afobação nem criar vício com elas.

Convide aos amigos para um aperitivo em sua casa para uma trucada ou para um jantar.

Jamais use a expressão “EM MEU TEMPO”. Seu tempo é hoje, não se confunda. Está certo recordar o passado, mas com nostalgia moderada e feliz de havê-lo vivido.

Permaneça apegado a religião apenas o necessário, nada mais. Rezando e implorando todo o tempo como um fanático, nada conseguirá. Se Você é religioso vivencie intensamente, porém sem ostentação e fanatismo. O Bom é que “Em breve, poderá fazer seus pedidos pessoalmente”.

RIA, RIA MUITO, RIA DE TUDO. Você tem sorte, você teve uma vida , uma vida longa, e a morte será apenas uma nova etapa incerta, assim como foi incerta toda sua vida.

Não se preocupe com o que digam, menos ainda com o que pensem de você. Se alguém lhe disse que agora você não faz nada de importante, não se preocupe.

O mais importante Você já fez: Você e sua história, boa ou má, já passaram. Agora trata-se de passar uma formatura a mais dourada, aprazível e feliz que lhe seja possivel.

E lembre-se: “A vida é por demais curta para se beber vinhos ruins”.




Denir Daleffe: São José rogai por nós!!!




Celebrar a festa de São José é celebrar a santidade, a espiritualidade, o silêncio profundo e fértil.

O pai adotivo de Jesus entrou mudo e saiu calado, mas nos deixou o Salvador pronto para começar a sua Grande Missão.

É como alguém destacou: “O servo que faz muito sem dizer nada”, o agente secreto de Deus.

Ele é o mestre da oração e da contemplação, da obediência e da fé. Com Ele aprendemos a amar a Deus e ao próximo.

São José viveu o que ensinou João Batista: “É preciso que Ele (Jesus) cresça e eu Diminua” (Jo 3,30).

No dia 19 de março comemora-se o Dia de São José. A Vida exemplar desse grande Santo da Igreja é exemplo para todos nós.

Num tempo de crise de autoridade paterna, na qual os pais já não conseguem “conquistar seus filhos” e fazerem-se obedecer, o exemplo do Menino Jesus submisso a seu pai torna-se urgente.

Isso mostra-nos a enorme importância do pai na vida dos filhos. Se o Filho de Deus quis ter um pai, ao menos adotivo, neste mundo, o que dizer de muitos filhos que crescem sem o genitor?

O que dizer de tantos “filhos órfãos de pais vivos” que existem no Brasil, como nos disse aqui mesmo em 1997 o Papa João Paulo II?

São José é o modelo de pai presente e atencioso, de esposo amoroso e fiel. Celebrar a festa de São José é lembrar que a família é fundamental para a sociedade e que não pode ser destruida pelas falsas noções de família, “caricaturas de família”, que nada tem a ver com o que Deus quer.

É lutar para resgatar a família segundo a vontade e o coração de Deus. Em todos os tempos difíceis os Papas pediram aos fiéis que recorressem a SÃO JOSÉ, hoje mais do que nunca é preciso clamar: SÃO JOSÉ, VALEI-NOS! SÃO JOSÉ ROGAI POR NÓS!




Adorar e Venerar




“A preocupação da vida é uma ave que pousa na nossa cabeça. A sabedoria é não deixar que ela faça um ninho”
(Provérbio Chinês).

A questão do culto aos Santos é muito debatida e há quem julgue ser idolatria. Na verdade, fazer imagem (escultura) e mantè-la em lugar de destaque não significa ADORAR.

A Imagem lembra o Santo, a Santa. E com isso sua vida é colocada aos nossos olhos para que sirva de exemplo.

NÃO REZAMOS À IMAGEM. Pois ela não tem poder. Rezamos ao Santo ou à Santa que ela representa. O livro do Êxodo 20,4 proíbe fazer imagens.

Na verdade poderia acontecer que os Israelitas confundissem imagens com Deus. E assim as adorassem. O Próprio templo de Salomão foi revestido de imagens de querubins (lRs 6,29).

A tradição Cristã mostra o costume de se decorar com afrescos, inspirados em textos bíblicos as catacumbas. O que nossa Igreja quer é que tenhamos sempre presente a vida daqueles que souberam fazer do evangelho a norma para o seu viver.

Nós veneramos, isto é, damos o devido respeito ao Santo e à Santa e às imagens que a eles e a elas representam.

Não adoramos nem Santo, nem Santa e nem imagem. Adoramos somente à Deus uno e trino. Tenhamos, portanto, o devido respeito às coisas que lembram o Sagrado. Mas saibamos que a adoração é devida somente a DEUS.

É neste espírito que está também a devoção e o culto a Maria. O lugar de destaque que ela ocupa e por ser Mãe do Deus Jesus, por ter sido elevada aos céus (assunção).

Por tudo isso, Maria recebe culto especial na Igreja Católica. Cada um de nós saberá honrar devidamente a Mãe, já que honra e adora o Filho.

Ela não está no nível de Deus. É criatura. Mas é Mãe do Salvador. Cremos no seu poder e no seu Zelo pelo povo de seu filho Jesus. Cabe-nos ouvir sempre, como filhos que somos, o que ela nos diz: “façam tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5).




Denir Daleffe: Otimismo e alegria para o Ano Novo




O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos. Mas a beleza da caminhada depende dos que vão conosco! Vamos começar o ano com otimismo!

Todos os anos são sempre iguais, expressamos aos amigos e familiares nossos melhores desejos e esperamos que todos eles façam o mesmo.

Estimamos muita paz, saúde e dinheiro, mas muitas vezes esquecemos de inserir um pouco mais de sentimentos verdadeiros.

Devemos valorizar a positividade e manter diariamente uma visão. Otimista sobre os mais diferentes aspectos da vida.

Deixando para trás tudo aquilo que não vem integrado com a felicidade. Vamos relembrar tudo de bom que nos aconteceu para incentivar novas conquistas, sem esquecer dos erros que jamais deverão ser cometidos. Que este novo ano chegue repleto de pensamentos positivos e que cada um deles produza algum tipo de benefício!

Vamos começar o ano com muito otimismo, e quem sabe assim a FELICIDADE NÃO SE TORNA UMA COMPANHEIRA VITALÍCIA?




Denir Daleffe: O que pensar das celebrações natalinas???




 Lamentavelmente o mundo deturpou o sentido da FESTA DO NATAL, supervalorizando a
Figura do “PAPAI NOEL” e transformando a festa Cristã em Festa do Comércio. Do jeito que o NATAL é festejado, é mais uma festa de dar presentes do que a festa do Deus presente.

A catequese sobre o Natal deve explicar o significado da data festiva, especialmente para as crianças. Tem que mostrar que é a criança que nasceu e cresceu no seio da Sagrada Família e qual a missão que Jesus veio realizar em favor da humanidade.

É urgente devolver o Natal ao dono da festa que é Jesus Cristo.

Ultimamente, até famílias que montavam o presépio em suas casas deixaram de fazê-lo.
Deixaram, também de colocar os símbolos religiosos do advento e do Natal nas portas das residências.

Natal está se tornando festa comercial e pagã. O Natal cristão consistiu em colocar, no lugar dos deuses, o verdadeiro Deus.
No lugar da desesperança, do consumismo e desperdício, o Natal tem que trazer solidariedade, fé e união para as pessoas.

Os preparativos para a celebração natalina tem que ser encaminhados com dois meses ou pelo menos um mês de antecedência, com as novenas de preparação para o Natal em família.

Desejo que neste Natal Você elimine as tristezas e compartilhe pensamentos de Amor e Paz com as pessoas que você realmente Ama. Neste Natal, faça o que pode, com o que tiver, onde estiver e da maneira que puder.



Denir Daleffe: Dez regras fáceis de como criar um delinquente



Não há dúvidas de que uma das tarefas mais difíceis que existem é EDUCAR. São muitos os desafios que entram em  jogo: o temperamento dos filhos, o ambiente em que se movem, a divergência entre pai e mãe, a capacidade dos Pais de orientar em todos os âmbitos etc. Entre esses desafios, há um que é fundamental: EDUCAR COM MANSIDÃO.

Trabalhando na Pastoral Familiar há mais de 25 anos, verificava quantos estragos acontecem com pessoas que foram alvo de uma educação na qual os pais (ou o pai ou a mãe) não souberam ter controle de suas emoções.

Não é dificil imaginar as consequências de uma educação pautada pelo exagero nas broncas, por gritos excessivos, pela tirania, pelos constantes castigos etc. Filhos inseguros, tensos, atrofiados sentimentalmente,
com sentimento de rejeição, rebeldes, violentos etc. etc.

Pouco tempo atrás, li umas palavras de Dom Bosco que são muito interessantes nesse sentido. Como sabemos, Dom Bosco, além de Santo, foi um grande educador. Ele é o fundador das escolas Maristas, que estão espa-
lhadas pelo mundo. Em toda a sua experiência lidando com crianças, veja o que escreveu a
respeito: “Dez regras fáceis de como criar um delinquente”.

01.Comece na infância a dar a seu filho tudo o que ele quiser, assim, quando ele crescer, acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que ele deseja.

02.Quando ele disser nomes feios, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante.

03.Nunca lhe dê qualquer orientação religiosa. Espere até que ele chegue aos 21 anos e “Decida por si mesmo”.

04. Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros toda a responsabilidade.


05.Discuta com frequência na presença deles. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.

06.Dê-lhe todo o dinheiro que quiser, sem saber aonde irá gastá-lo.


07.Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar frustrações prejudiciais.

08.Tome partido dele contra vizinhos, professores e policiais.
(Todos têm má vontade com o seu filho).


09.Quando ele se meter em alguma encrenca séria, dê esta desculpa: “Nunca consegui dominá-lo”.

10. PREZADOS PAIS PREPARE-SE PARA UMA VIDA DE DESGOSTOS. No final deste capítulo é bom lembrar mais uma vez que o melhor presente que os pais podem deixar para os seus filhos é uma infância, regada com DISCIPLINA E AMOR. Santo Agostinho deixou esta palavra confortadora aos pais virtuosos: “Aquele que vive como verdadeiro justo, e irrepreensivelmente, deixará FILHOS FELIZES E VENTUROSOS”.




Denir Daleffe: a sabedoria!!

“Há duas formas para viver sua vida.” Uma é acreditar que não existe milagre. E a outra é acreditar que todas as coisas são um milagre. (Albert Eisten).

"Os sábios são os que buscam a sabedoria. Os tolos pensam já tê-la encontrado". (Napoleão Bonaparte).

O sinal mais seguro da sabedoria é a constante serenidade. Aquele que cultiva a sabedoria enriquece a vida. A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho
nunca é perdido.

O sábio não permite que o governem, nem tampouco pretende governar os outros, o que quer apenas é que a razão governe sozinha e sempre.

A verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar o bem estar do mundo. Há muita gente que passa tanto tempo cuidando da saúde que não tempo de desfrutá-la.

"Não há riqueza igual à saúde do corpo, nem prazer igual à alegria do coração". (Eclesiástico 30,16).

"Um pobre são e cheio de forças vale mais do que um rico fraco e atormentado de doenças". (Eclesiástico 30,14).

O maior erro dos médicos é tentarem curar o corpo sem procurar curar a alma. Entretanto, corpo e alma são um e não podem ser tratados separadamente. Enfim: A vida, como um vinho precioso, deve ser saboreada, pouco a pouco, gole a gole. Os melhores vinhos perdem todo o seu encanto e não são bem aproveitados quando tragados como se fossem água.




Denir Daleffe: aproveite melhor o tempo e a vida



O tempo é como um rio. Você nunca poderá tocar na mesma água duas vezes, porque a água que já passou nunca passará novamente.

Quantas oportunidades já perdemos na vida! Meu sogro sempre dizia que nunca se deve deixar um cavalo passar arreado.

Aproveite cada minuto de sua vida e lembre-se: nunca busque boas aparências, porque elas mudam com o passar do tempo.

Não procure pessoas perfeitas, porque elas não existem. (Ninguém é perfeito).

Mas busque acima de tudo um alguém que saiba o seu verdadeiro valor.

Tenha sempre presente os 4 amores: Deus, a vida, a família e os Amigos.

Deus porque é dono da vida. A vida porque é curta demais. A Família porque é única. E os Amigos porque são RAROS.



Denir Daleffe: esta vida vai passar rápido

Numa cantina na região da Lombardia, precisamente em Erbusco na Francia Corta lí uma mensagem que dizia assim:
“LA VITA É TROPPO BREVE PER BERE VINI CATTIVI”
Isto é: A vida é muito curta para beber vinhos ruins.

Meus amigos esta vida vai passar rápido, para muitos rápido demais. Portanto, não brigue com as pessoas, não critique tanto seu corpo.

Não reclame tanto. Não perca o sono pelas dívidas. Não deixe de beijar seus amores. Não se preocupe tanto em deixar a casa impecável.

Bens e patrimônios devem ser conquistados por cada um, não se dedique
A acumular herança. Deixe os cachorros mais por perto.

Não fique guardando as taças. Use os talheres novos. Não economize seu perfume predileto, use-o para passear com você mesmo.


Gaste seu tênis predileto, repita suas roupas prediletas, e daí? Se não é errado, por que não ser agora? Por que não dar uma fugida para o Paraguai?

Por que não orar agora ao invés de esperar para orar antes de dormir?
Por que não ligar agora? Por que não perdoar agora?

Espera-se muito o Natal, a sexta-feira, o outro ano, quando tiver dinheiro, quando o amor chegar, quando tudo for perfeito.

Olha, não existe o tudo perfeito. O ser humano não consegue atingir isso porque simplesmente não foi feito para se completar aqui.

Aqui é uma oportunidade de aprendizado. Então, prezados amigos: APROVEITE ESTE ENSAIO DE VIDA E FAÇA-O AGORA......


AME MAIS, PERDOE MAIS, ABRACE MAIS, VIVA MAIS INTENSAMENTE E DEIXE O RESTO NAS MÃOS DE DEUS.




Vamos aproveitar bem a vida

Você ainda tem dificuldades para encarar a vida? Se tem uma coisa que me entristece é quando vejo muita gente chateada porque o dinheiro está curto, a saúde debilitada, vive num relacionamento deteriorado e a autoestima está abalada. MAS FIQUEM CALMOS ISSO AINDA TEM SOLUÇÃO!!!!

Existe uma ferramenta poderosa capaz de mudar os resultados que você vem alcançando em sua saúde, relacionamentos, vida financeira e até em relação a sua autoestima e o nome dela é: GRATIDÃO.

Não, eu não estou falando de fé ou religião, embora eu valide e tenha muito respeito por essas áreas, mas aqui eu estou me referindo ao que “Cientistas” estão constatando sobre esse assunto.

Se você quer recuperar sua autoestima restabelecer a saúde e promover prosperidade financeira de uma vez por todas, descubra o que você precisa fazer para ter uma vida leve sem pesadelos e FELIZ.

1. Procure não endividar-se.

2. Restabeleça o seu bom relacionamento familiar e profissional.

3. Acredite e confie na sua capacidade de melhorar a sua vida.

4. Não desanime por qualquer coisa ou comentários maldosos a seu respeito.

5. Seja sempre ÉTICO em qualquer circunstâncias da vida.

6. Procure sempre dento das tuas possibilidades ajudar o próximo.

7. Confie sempre em Deus e peça ajuda....insista no seu pedido!

Pois o que é a FÉ? Muitos confundem Fé com emoção. Fé não é um ato emocional mas sim um ato racional. Fé não é compreender mas é aceitar, não é sentir mas é aderir.

A fé tem dois momentos, primeiro é a aceitação e depois a adesão. E o que significa isto? Eu aceito uma verdade e me esforço para viver de acordo com ela.

Eu creio em Deus, isto é FÉ-ACEITAÇÃO, eu me esforço para viver de tal maneira que agrade a Ele, isto é FÉ-ADESÃO.

A pergunta correta assim deveria ser formulada: “Deus é bom e eu entendo por que existe tanta maldade no Mundo”?



DENIR DALEFFE: COMO SERIA O BRASIL SEM CORRUPÇÃO?

 Sempre soubemos que a corrupção, lamentavelmente, faz parte da vida brasileira, desde os tempos de colônia, passando pelo império, a primeira República, o Regime Militar, e nossa jovem Democracia.

Mais que isso: é um fenômeno mundial, incomodando até mesmo povos com os melhores costumes e reconhecida tradição ÉTICA.

Mas não se trata de simplesmente constatar o fato: é assim, não há o que fazer!

Nosso espírito hoje é outro, como revelam as mobilizações populares, manifestações, protestos e os resultados das últimas eleições com altos índices de abstenções, votos brancos e nulos: não aceitamos mais conviver com essas coisas como se elas fizessem parte da nossa essência e nossa cultura.

Queremos um corte radical em relação a tudo isso, uma linha demarcando o tempo. A história avança e nós também estamos alterando nossa percepção e postura.

Quem continuar afirmando que somos um POVO que aceita tudo bovinamente, sem questionar, está enganado. Não há mais tese capaz de provar tal afirmação.

O espírito nacional é cada vez mais de Intolerância e malfeitos. As constantes revelações sobre corrupção, nos últimos tempos, no país, permitem concluir que, em vez de uma democracia, estamos mais inclinados a uma Propinocracia – Sistema movido a propina, utilizado por espertalhões para definir, desde quem deve vencer uma licitação pública, como o perfil de uma legislação importante, atendendo os interesses escusos de grupos econômicos e politicos.

Já o mensalão foi um escândalo de proporções catastróficas, indicando que a moralidade, na esfera do poder central, descera ao nível do chão.

Ao colocar à mostra as entranhas sujas de duas das nossas megaempresas – PETROBRÁS E ODEBRECHT, a tendência é confirmada pela LAVA JATO. Ambas são (Maus) exemplos de como andam as relações entre o poder Público e o setor privado, marcadas por operações não contabilizadas, negociatas e traficâncias de toda ordem.

As delações da ODEBRECHT terminam por escancarar as portas do inferno, deixando a impressão de que o Céu não existe. Não há quem não esteja espantado com o número e o peso das personalidades citadas pelo Ministro Edson Fachin, relator da operação no Supremo Tribunal Federal.

Foram abertos inquéritos de investigação contra 108 altas autoridades, entre elas, os cinco ex-presidentes vivos: José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef os presidentes do Senado e da Câmara, nove ministros, três governadores, 29 Senadores e 42 deputados federais. Citação não é prova de crime, mas.....agora é mais fácil entender porque estamos vivendo um dos piores momentos da nossa História – não apenas por causa da crise moral.

Nossa economia não cresce há anos e nesse ano, se crescer, será um índice meramente simbólico. É preocupante o número de empresas em dificuldades e ainda não há sinais consistentes de reaquecimento das atividades.

Agravando quadro social, o desemprego afeta cerca de 13 milhões de brasileiros. As contas públicas, em todas as esferas, estão em estado de CALAMIDADE, com déficits que limitam obras até mesmo em áreas emergenciais.

Só nos resta imaginar, prezados amigos, como seria o Brasil sem corrupção, sem em vez de uma propinocracia, nossos representantes estivessem trabalhando por uma real democracia, com amplos investimentos em Educação, Saúde, Segurança, Infraestrutura, Desenvolvimento econômico e Social.

Mas não vamos desistir do nosso sonho, no ano que vem haverá eleições novamente – Esperamos que as campanhas eleitorais não sejam financiadas por corruptores, não tenham caixa 2 e os eleitos pertençam a uma nova geração de LÍDERES. Fonte: Sincontiba




DENIR DALEFFE: TEMPO QUARESMAL....



Algumas atitudes nesta quaresma que podem nos ajudar a melhorar nossa vida. POR EXEMPLO: Aproveite esse tempo para silenciar um pouco, criar um clima de interioridade, evitando músicas muito altas em casa, no quarto; valorizando as que nos levam a uma maior reflexão e oração.

- Separe um tempo do dia para a oração pessoal. Crie em sua casa ou no seu quarto um pequeno altar, ali coloque um crucifixo, uma vela, a Bíblia aberta, para que o ambiente seja convidativo à oração.

- Nas sextas-feiras, se for possivel, medite as estações da Via-Sacra, isso o ajudará a mergulhar no mistério da Paixão do Senhor.

- Durante o tempo quaresmal se proponha a também fazer obras de misericórdia. Por Exemplo: visitar um doente, visitar um asilo, levar alguma ajuda concreta a uma família carente, como roupas que você já não esteja usando ou alimentos. Tudo isso gerará em seu coração um sentimento de alegria por poder fazer algo de bom a alguém.

- Quaresma é tempo de perdoar e de pedir perdão. Se você tem alguém, a quem precisa perdoar peça à Deus a graça de conceder esse perdão e se foi você que feriu esse alguém, dê o passo em direção à pessoa e peça perdão. É TEMPO DE RECONSTRUIR AS PONTES DE RECONCILIAÇÃO.

- A confissão é fundamental nesse tempo, não deixe para a última hora, procure o sacerdote no decorrer da Quaresma para que, auxiliado pela graça desse Sacramento, você colha todos os frutos deste tempo.

A quaresma é entendida como um grande retiro, um retiro de 40 dias, no qual nos voltamos de coração sincero para o Senhor e dEle recebemos uma nova vida.

O importante é que eu e Você tomemos consciência de tudo o que o Senhor deseja realizar em nossas vidas e nos esforcemos para não deixar a graça passar.

Autor: Padre Clóvis – Missionário.



Denir Daleffe: Para Reflexão!!

Nestes dias que antecedem o Carnaval e para você que não gosta de folias nada melhor que ter momentos de reflexão. Pois na vida há pessoas que se mantém em paz consigo mesmas, e com os outros. E há os que não tem paz e não a concedem aos outros. São uma cruz para os outros e maior ainda para si mesmos.

Prezados amigos: Se não mudardes e não vos tornardes como as crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus (Mt 18,3).

Somos tão exigentes com os outros porque não nos conhecemos profundamente (Thiago Alberione).

Quem tem telhado de vidro, diz o provérbio popular, não deveria atirar pedras na casa dos vizinhos. Da mesma forma a ira descontrolada sobre as pessoas que nos cercam denota falta de conhecimento das próprias limitações.

Somos tão capazes de errar quanto os outros. Aliás, errar é sagrado direito de quem se capacitou de que só Deus não erra.

Se jogarem uma pedra no seu caminho, aproveite-a para a construção de sua casa. É questão de jogo de cintura. Por que você há de perder as estribeiras com as provocações?

Não é necessário. Mais econômico e proveitoso será, sem dúvida, juntar as pedras com o cimento da compreensão e da benevolência.

Quem lucra, em primeiro lugar, é você, mesmo. Em seguida, o próprio agressor, que mais, cedo ou mais tarde será tocado pela surpresa de sua reação.

Tenha você nestes dias carnavalescos momentos de reflexão e de paz.




Denir Daleffe: através do caminho!

Impossível atravessar a vida? Sem que um trabalho saia mal feito. Sem que uma amizade cause decepção; Sem padecer com alguma doença; Sem que um amor nos abandone; Sem que ninguém da família morra; Sem que a gente se engane em um negócio.

ESSE É O CUSTO DE VIVER. O importante não é o que acontece, mas, como você reage.

VOCÊ CRESCE...Quando não perde a esperança, nem diminui a vontade, nem perde a fé. Quando aceita a realidade e tem orgulho de vivê-la. Quando aceita seu destino, mas tem garra para mudá-lo. Quando aceita o que deixa para trás, construindo o que tem pela frente e planejando o que está por vir. Quando supera, se valoriza e sabe dar frutos. Quando abre caminho, assimila experiências.....E semeia raizes?

VOCÊ CRESCE...Quando se impõe metas, sem se importar com comentários, nem julgamentos; Quando dá exemplos, sem se importar com o desdém; Quando você cumpre com o seu trabalho; Quando é forte de caráter, sustentado por sua formação, sensível por temperamento.....E humano por nascimento! Quando enfrenta o inverno mesmo que perca as folhas, colhe flores mesmo que tenham espinhos e marca para o caminho mesmo que se levante o pó. Quando é capaz de lidar com resíduos de ilusões.

Você cresce quando é capaz de perfumar-se com flores... E se elevar por Amor! Cresce ajudando a seus semelhantes, conhecendo a si mesmo e dando à vida, mais do que recebe. É Assim se cresce?Susana Carizza




DENIR DALEFFE: MENSAGEM DE ANO NOVO Momento de uma breve pausa para recarregarmos as energias, e que os desafios do ano que vem pela frente se transformem em oportunidades de negócios, crescimento e realizações.

Desejamos que este novo ano seja repleto de conquistas e vitórias e que nossa parceria seja sinônimo de sucesso.

Entretanto pedimos ao Senhor que não nos deixe parar no meio do caminho.

Ajuda-nos a não desanimar diante de tantos problemas que nos rodeiam, quando a tentação da desesperança coloca em xeque nossa confiança.

É preciso crer e confiar! Deus serve-se das próprias dificuldades para nos pedir mais coragem e firmeza.

Nenhuma força e nenhum poder nos dão o direito de desacreditar nem de nos afastar de seu amor!

Porisso nos resta apenas à agradecer: OBRIGADO SENHOR! Obrigado Senhor, pelo ano que termina! Obrigado por mais 365 dias que nos foram dados para viver contando sempre com teu amor misericordioso!

Perdão pelo pouco caso que fizemos de tua graça! Perdão por ter-nos omitido diante de tantas possibilidades que nos foram oferecidas!

Fazei que continuemos o caminho sem cansar, sem parar, sem reclamar!

Concede-nos novas graças, para que sejamos mais decididos e generosos em construir e servir ao teu Reino

MAIS UMA VEZ DIZEMOS MUITO OBRIGADO POR TUDO!!!!!!.




O QUE PENSAR A RESPEITO DAS CELEBRAÇÕES NATALINAS? Lamentavelmente o mundo deturpou o sentido da FESTA DO NATAL, supervalorizando a figura do “Papai Noel” e transformando a festa Cristã em festa comercial.

Precisamos, urgentemente, fazer com que o Papai Noel fique de joelhos diante do Presépio e que as comemorações natalinas estejam em sintonia com aquilo que é o sentido desta data.


DO JEITO QUE O NATAL É FESTEJADO, É MAIS UMA FESTA DE DAR PRESENTES DO QUE A FESTA DO DEUS PRESENTE.

A catequese sobre o Natal deve explicar o significado da data festiva, especialmente
Para as crianças. Tem que mostrar que é a criança que nasceu e cresceu no seio da SAGRADA FAMÍLIA e qual a missão que Jesus veio realizar em favor da Humanidade.


Torna-se, portanto, urgente devolver o Natal ao dono da festa que é Jesus Cristo. Ultimamente, até famílias que montavam o presépio em suas casas deixaram de fazê-lo.

Deixaram também, de colocar os símbolos religiosos do advento e do Natal
nas portas das residências. Natal está se tornando festa comercial e pagã.

O Natal cristão consistiu em colocar, no lugar dos deuses, o verdadeiro DEUS.

No lugar da desesperança, do consumismo e desperdício, o Natal tem que trazer solidariedade, fé e união para as pessoas.

Enfim Natal é semear alegria..........Procure alguém e diga: “Você é importante
Para mim!” Desta forma Você estará presenteando o maior aniversariante: CRISTO JESUS!.




Denir Daleffe: incapazes para o matrimônio



Fato mais comum do que se imagina, há milhões de casais que nunca, mas nunca mesmo, deveriam ter se casado, da mesma forma que há profissionais que nunca deveriam estar no posto e na profissão que exercem.

A aptidão deveria ser requisito fundamental, tanto para o policial, como para o político, tanto para o médico, como para o pregador.

Deveria também ser exigência inegociável para quem vai viver junto e gerar filhos, de quem supostamente cuidará por 20, 30 anos, até que estes se casem e formem seu próprio ninho.

Exige-se atestado para centenas de funções e missões, mas para o casamento raramente se exige atestado de sanidade mental e de capacidade de vida a dois. O outro é fundamental!!!!!!

E há individuos que não conseguem o mínimo grau de alteridade para conviver com pais e irmãos, menos ainda com esposo ou esposa. Pode não parecer, mas, para dormir no mesmo leito, comer à mesma mesa e partilhar os mesmos cômodos, há um mínimo de requisitos a serem cumpridos, sem os quais haverá atritos e agressões.

VIDA A DOIS? Quem bate na pessoa “amada”ou na pessoa que o ama, quem vive de suspeitas infundadas, quem morre ou espanca por ciúmes, quem acha que não tem nada a corrigir, mas exige que a outra pessoa mude, quem tem uma lista de defeitos.

Para o cônjuge e admite no máximo um ou dois defeitos para si, quem levanta a mão ameaça e bate, quem espanca e depois chora pedindo perdão, quem hoje acaricia e amanhã enche de pancadas......Esse tipo de pessoa não está apto para o Matrimônio.

Não é invenção minha. Mas é um cafajeste!

Compartilham dessa idéia psicólogos, psiquiatras, médicos, sacerdotes, educadores e autoridades.

O grande número assustador de cônjuges feridos, espancados, humilhados por calúnias suspeitas, difamações e palavrões, tratados com desprezo e alvo de piadas infames, faz pensar nos rumos de nossa SOCIEDADE.

Se não devemos formar profissionais incompetentes, o Estado não deveria assinar embaixo de contratos matrimoniais, nem as IGREJAS abençoar uniões nas quais um dos cônjuges não tem capacidade de perdoar ou de pedir desculpas.

Menos ainda uniões nas quais um dos dois primeiro bate e depois chora porque bateu. Há tratamentos para isso. Em alguns casos, a pessoa se regenera, em outros, é duvidoso que a pessoa mude.

Psicólogos explicam em detalhes para quem quiser saber em que consiste a aptidão ou a inaptidão para a vida a dois.

“QUEM COISIFICAR ESPOSO OU ESPOSA MOSTRA INCAPACIDADE DE VÊ-LO OU VÊ-LA COMO PESSOA. SER MAIS GENTIL COM O CÃO OU O GATO DO QUE COM OS FAMILIARES DEVERIA SER CRIME. E O É!!!!!!!!!!




Denir Daleffe: os conselhos das Universidades de Medicina



As universidades Harvard e Cambridge publicaram recentamente um compêndio com vários conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual: O1. Um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

02. Salpicar canela no café (Mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

03. Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral. (O pão integral em 4 vezes mais fibras, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que o pão branco).

04. Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo tem.

05 Adotar a regra dos 80%: Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

06. Laranja o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

07. Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer diariamente, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

08. Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate. Mas escolha as pizzas de massa fininha. O licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores e, ademais é melhor absorvidos pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massa ou para pizza.

09. Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes por semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas).

10. As dores e as doenças estarão sempre presentes. Não as torne mais problemáticas do que são, falando sobre elas. Trata de minimizá-las. Afinal elas afetam somente a você e são problemas seus e de seus médicos. Lastimando-se nada conseguirá, asseguro.

E Lembre-se: “A vida é por demais curta para se beber vinho ruim”..




Denir Daleffe: Combatendo o mau humor



Se há uma doença crônica nos dias de hoje é o mau humor. Basta sair à rua para ver o motorista de ônibus mal humorado por termos ficado.



Uns segundinhos a mais com o carro à sua frente, o motoqueiro que vai xingando. Todo mundo que atrapalha um pouco o seu caminho, a recepcionista do prédio.



Onde trabalhamos que mal olha na nossa cara, o colega de trabalho que surta na segunda pergunta que fazemos a ele etc. E não é preciso sair de casa para contemplar estas cenas bizarras.



Infelizmente esse mau humor está presente no dia a dia de muitas famílias. Todos nós sabemos que o mau humor tem um poder enorme de azedar a nossa vida. E também temos consciência de que deixar-se levar por este. Sentimento não é sintoma de saúde espiritual, muito pelo contrário.



Um grande bem que podemos fazer para a sociedade é ajuda-la a extirpar o mau humor que há em muitos ambientes.



Nesse sentido, cabe a nós irmos na frente. Pensando nisso, podemos nos perguntar: Será que eu tenho me deixado levar frequentemente pelo mau humor? Será que basta muito pouco hoje para eu perder a paciência ou até surtar?



Se olharmos para a vida de Jesus Cristo, veremos que em nenhum momento Ele se deixou levar pelo mau Humor, pela irritação.



E Jesus foi posto à prova em inúmeras ocasiões pelos seus inimigos. Quando nós somos conscientes também dessa realidade, nossa alegria se aprofunda ainda mais, pois olharemos muito mais as coisas boas deste mundo do que as coisas ruins.



Vamos fazer o propósito de combater todo mau humor (que sai em forma de crítica, de agressões e de destemperos) que azeda a nossa vida e a das pessoas que vivem à nossa volta.



Que com ajuda de Deus saibamos encontrar os caminhos do bom humor e que com Isso sejamos semeadores de paz e alegria no meio do mundo. (Padre Paulo M.Ramalho)



Denir Daleffe: Você gosta de elogiar? Ou você é um bajulador?

Afinal, o que é elogio? Por que ele é tão importante? Segundo estudos recentes os Psicanalistas chegaram a conclusão que elogiar o outro envolve uma série de sentimentos.


“O Elogio implica julgamentos a favor de alguém. Mas só tem sentido se acompanhado, por parte de quem o expressa, de consideração, interesse, respeito, valorização, aceitação, acolhimento e admiração”, lembram os Psicanalistas, se não for verdadeiro não tem valor.


Dai eu me questiono: será que sou elogiado por interesse? Para levar vantagens? Nós não temos o hábito de elogiar. Só sabemos criticar ver os defeitos e não observar as virtudes.


O ponto para o elogio: ele desperta nos corações sentimentos puros e prazerosos. Mas não é só, também está envolvido com outra esfera de nossas vidas: a busca pelo reconhecimento. “Isso é fundamental para qualquer ser humano.


E O ELOGIO É UMA FORMA DE RECONHECIMENTO. “Considerar algo que o outro faz mostra-lhe que sua existência não é em vão”..O elogio resgata o afeto e é como se acendesse uma luzinha dentro do cérebro de quem o recebe, com esta frase cintilando: “Eu sou importante”. O oposto é a indiferença, que não faz bem para ninguém.


Quando esbarra na bajulação, não é nada louvável. Por trás desse ato, estão objetivos como levar vantagens e interesses em chegar a algum lugar, entre outros.


E o principal: Onde fica o respeito com a outra pessoa? Se Você é capaz de se elogiar, também consegue mais facilmente elogiar e receber elogios.


E isso é gratificante, pessoas muito críticas consigo mesmas nem sempre sabem ouvir ou fazer elogios. Aqui, a palavra chave é autoconhecimento: Quais são suas qualidades? Você gosta de elogiar? Ou você é um bajulador?




Denir Daleffe: Motivação e Relacionamentos

Diante da atual conjuntura econômica, política e social é muito dificil motivar alguém, mas algumas pesquisas afirmam que existe um motivado para cada 10 desmotivados.


Que missão a sua: Reverter esse quadro! Atualmente, relacionar-se bem, gostar de gente, é cada vez mais importante e necessário.


Procure sempre manter bons relacionamento com as pessoas a sua volta, principalmente esposa, marido ou filhos. Mas como você pode fazer isso? A melhor maneira é disseminar o bem.


Comportamento gera comportamento. Seja um exemplo positivo. Elogie as pessoas de forma sincera e cure o máu humor com sorrisos.


Transmita entusiasmo e crie uma sinergia com as pessoas de seu convívio, chame-as pelo nome, olhe nos olhos e passe confiança. Respeito é uma das palavras mais importantes para um bom relacionamento.


Temos que saber respeitar as individualidades e necessidades de cada um. Bons relacionamentos são cultivados com diálogo, pois só assim as diferenças são minimizadas.


Pessoas individualistas tendem a perder espaço, cada vez mais rápido, para aquelas pessoas capazes de se relacionarem bem.


O sucesso das organizações depende cada vez mais das pessoas envolvidas no processo e, principalmente, daquelas pessoas capazes de interagir e agregar valor ao trabalho em que estão envolvidas.


Procure também compartilhar com as pessoas as conquistas: pois, dessa forma, você as fará sentirem-se valorizadas e dispostas a ajudar Você sempre que for necessário. Então mãos à obra!!!!!!...


“Os sábios são os que buscam a sabedoria. Os tolos pensam já tê-la encontrado”...(Napoleão Bonaparte).




Evoluir com humildade

É possivel evoluir sem ter humildade? A palavra “humildade”, segundo o dicionário trata-se de uma virtude. Caracterizada pela consciência das próprias limitações.


Para que haja evolução profissional em nossa carreira, se faz necessário que saibamos admitir nossas fraquezas.


O primeiro passo para iniciarmos o processo de melhoria é reconhecer a sua necessidade, ou seja, perceber que de fato voce precisa melhorar. Mas olhar para nós mesmos nem sequer é fácil.


No entanto, como posso melhorar sem saber exatamente como estou?


Sem ter um diagnóstico correto sobre mim? POR ISSO REFORÇO A IMPORTÂNCIA DE TODOS OS PROFISSIONAIS FAZEREM UMA AUTOAVALIAÇÃO CONSTANTEMENTE.


Fica o convite para você gastar menos tempo essa semana avaliando os outros e mais tempo fazendo autoavaliação.


Se não conseguir sozinho, peça ajuda. Mas aproveite essa valiosa oportunidade de evoluir sendo humilde para reconhecer suas fraquezas e pontos de melhoria. Na vida temos três professores importantes: O momento Feliz, o momento Triste e o momento dificil.


O momento feliz mostra o que não precisamos mudar.


O momento Triste mostra o que precisamos mudar.


O momento dificil mostra que somos capazes de superar.


Os obstáculos te mantém forte. As mágoas te mantém humano. Os choques te mantém humilde. Saiba que você é muito especial. Fonte: Gabriel Colle.




CRISE? SERÁ QUE VOCÊ PODE COM ELA?

Para quem costuma ler jornais ou assistir televisão está dificil falar de outra coisa. A tal da “CRISE” enche de pessimismo os nossos dias e faz com que pessoas comecem a adiar sonhos e procrastinar as suas ações cada vez mais.


Hoje quero destacar aqui, que a palavra crise não é sinônimo de “parar”, mas sim de agir. É hora de se reinventar, superar a frustração de expectativas e agir com inteligência.


É hora de diversificar, distribuir os ovos em várias cestas, enfim, é hora de fazer alguma coisa diferente. É hora de aproveitar que muitas empresas demitiram, e contratar maiores talentos que estão disponíveis no mercado.


É hora também de aproximar-se mais dos clientes. A crise da às empresas a desculpa perfeita para fazer mudanças dificeis de implementar em tempos normais. É hora de fazer tanta coisa que você precisa de um plano.


Sabemos que esta não é a primeira nem a última crise. Mas contra o pessimismo e a procrastinação geral, as empresas resistentes sairão VENCEDORAS.




Viver a Quaresma

Estamos na a quaresma, e, queria falar um pouco sobre ela, pois pode ser para nós um período importante de crescimento espiritual.

Quem de nós não sente a necessidade de fazer alguma privação? Todos temos consciência de que devemos nos privar de algo que não está fazendo bem para nós. Por exemplo:

-Exagero na bebida alcoólica
-Exagero no doce, no chocolate
-Exagero nos gastos, um espírito consumista, meio desenfreado
-Exagero no whatsapp, no facebook
-Exagero em assistir filmes durante a semana ou nos finais de semana
-Exagero no cuidado com o corpo
-Exagero em ouvir música
-Exagero no vídeo game
-Exagero navegando na internet etc.

Pois bem, a Quaresma é, entre outras coisas, um período para fazer exercícios de privação, pois percebemos que nosso coração necessita deles.

Não é verdade que facilmente o nosso coração vai se enchendo de bugigangas e vai se desviando da sua essência que é colocar a felicidade em Deus e no Próximo?

Não é verdade que, facilmente ele vai colocando a felicidade em coisas materiais que o embotam e não trazem, ao fim e ao cabo, a plenitude interior que tanto desejamos?

Cientes e conscientes dessa realidade é bonito ver como as pessoas são generosas em fazer alguma penitência ou privação quando chega o período da quaresma que dura 40 dias, desde a quarta-feira de cinzas até o sábado antes da festa da Páscoa.

Prezados amigos vamos ser generosos nessa Quaresma escolhendo qual privação ou quais privações iremos fazer nesses quarenta dias e que o objetivo final deste esforço seja a retificação do nosso coração, para que ele se elinhe no que interessa no que realmente trás a felicidade que é o amor a Deus e ao próximo. Padre Paulo M. Ramalho




Denir: construir escola ou presídio?

Sabemos que o ser humano tem capacidade de armazenamento do que é certo ou errado até os 12 anos de idade.

Observando a educação aplicada nas escolas do ensino fundamental nos dias de hoje, sabemos por que estão construindo presídios e fechando escolas.

Será que não tem ninguém com um pouco de cérebro nos governos? Cadê os Psicólogos e os professores deste País? Por que o governo nomeia ministro da Educação que não tem educação? Os estados e municípios fazem a mesma coisa. É comum ver secretários no comando da educação sem mesmo serem do ramo. Será que é por isso que os governos fecham escolas e constroem presídios?
Quando teremos mais presídios agrícolas ou industriais para fazer com que os presos trabalhem? Quem criou a lei do salário prisional será que sabia o que estava fazendo?

Não será a idéia de boa parte dos presos, em achar melhor o salário do presídio que o mínimo trabalhando? Ou é uma máfia das quentinhas, pois quantos mais preso mais ela ganha?

Por que o Governo não investe em Pesquisas e cria um sistema onde empresas poderiam usar os serviços dos presidiários em troca da educação dos Mesmos? Assim economizaria boa parte do dinheiro gasto sem recuperar ninguém e investiria esses recursos na Educação das crianças até 12 anos para que não seja necessário transformá-las em presidiárias no futuro.Pense nisso!!!!! Fonte: Sebastião Calmezini (Comerciante em Londrina. Pr.)


Tocando em frente

Ficar esperando as coisas acontecerem, reclamar do governo federal, estadual o municipal, reclamar dos buracos, do vizinho, ficar olhando TV e achando defeitos, criticar as pessoas que fazem alguma coisa.

Pela sociedade. Enfim, pode ser esta a atitude ou quem sabe, seja diferente, e faça alguma coisa pela sociedade e principalmente pela sua vida. O seu futuro depende somente de Você, portanto, comece já a fazer alguma coisa, pare de reclamar e achar que tudo a sua volta está errado. Comece já a colocar em prática aqueles projetos que nunca sairam do papel, para que futuramente você possa comemorar e brindar resultados.

Mesmo todo o dinheiro do mundo não pode nos devolver o passado. Não podemos desfazer uma única atitude. Nossa, não podemos apagar uma única palavra dita, não podemos retificar um único engano cometido. Ontem passou e está perdido, Deixe-o ir! Vamos, vamos tocar em frente! Por que pensar em possíveis adversidades. Por que sofrer pelos prováveis fardos?

O que realmente nos importa é apenas um dia da semana: HOJE!

Vamos, então, caminhar um dia de cada vez e não o façamos sozinhos, convidemos o Senhor Jesus para caminhar do nosso lado. O ontem não terá mais importância e o amanhã será certamente, muito abençoado. Mas, muito, muito depende de Você para ser feliz.



Correria desenfreada

Para onde está correndo tanto? Onde quer chegar? Com quem quer chegar? Por que consome tanto? Como está sua saúde? Como está sua espiritualidade, seu relacionamento com seu Deus?

Pense em qual legado você vai deixar para este mundo e como será lembrado. Aproveite, enfim, esses dias de primavera para pensar no que está fazendo.

De sua vida e na vida dos que convivem com você. Aproveite para ler e reler as recomendações do grande “Cervantes Y Saavedra”: Para você que tem 60 anos ou está chegando lá, regras básicas e excelentes:

1) É hora de usar o dinheiro que você economizou toda sua vida. Usá-lo agora e não guardá-lo para que não desfrutem os que não conhecem O sacrificio de havê-lo conseguido. Geralmente pessoas que nem sequer são da família: genros, noras, sobrinhos. Recorde-se que não há nada mais perigoso que um genro com IDÉIAS. CUIDADO! Não é época para aplicações por maravilhosas que pareçam, estas só lhe trarão angústias e esta época é para ter muita paz e tranquilidade.

2) Deixe de preocupar-se com a situação financeira de filhos e netos. Não se sinta culpado de gastar seu dinheiro consigo próprio. Provavelmente, você já lhes ofereceu o que foi possivel na infância e juventude como uma boa educação. Agora, portanto, a responsabilidade é deles.

3) Já não é época de sustentar a ninguém de sua família. Seja um pouco egoísta, mas não usurário, tenha uma vida saudável, sem grandes esforços físicos. Faça exercícios físicos moderados (por exemplo andar regularmente) e alimente-se bem.

4) Permaneça apegado a religião apenas o necessário, não mais. Rezando e implorando todo o tempo como um fanático, nada conseguirá. Se você é religioso vivencie intensamente, porém sem ostentação. O bom é que “Em breve, poderá fazer seus pedidos pessoalmente”. E lembre-se: “A vida é por demais curta para se beber vinho ruim”.




O homem religioso e o homem de fé

(A fé que não resulta de boas obras, realmente não é fé.......é morta) Tgo.2,20.

A nossa felicidade e o nosso sucesso dependem muito mais de nós mesmos do que dos outros. Basta querer e trabalhar para isso. Basta enfrentar as “CRISES” com postura de coragem e determinação – reagindo de todas as formas possíveis e imagináveis. Só não podemos nos conformar e morrer. Devemos reagir e já. É a nossa única alternativa.


O homem religioso é um homem que não cresce, nem comercialmente, nem profissionalmente e nem espiritualmente. Aceita tudo com naturalidade, passivamente é uma pessoa conformada, aceita como se fosse desígnio de Deus. Não luta, não briga não é ousado nem pretensioso. Seu comportamento, suas atitudes, sua vida é do tamanho de sua “FÉ”.


É UMA FÉ DE MOSQUITO NUM CORPO DE ELEFANTE. A sua fé é tão pequena que fica restrita a adorar uma imagem de santa que é colocada no seu local de trabalho, na sua casa ou no seu quarto. Não perde compromissos religiosos, novenas, rezas, segue à risca um ritualismo desenfreado com o receio de que tudo é pecado.


O homem religioso é um ser extremamente travado, dos pés atados, propenso à acreditar em crendices, superstições, rezas brabas, máus olhados, feitiços, macumbas etc.


E O HOMEM DE FÉ? É o homem que acredita, confia em Deus e vai em frente mesmo diante de tantos dissabores. É OUSADO, CORAJOSO E DESTEMIDO. O homem de fé assemelha-se a uma águia procura os lugares mais altos do topo das montanhas seja no seu comportamento como cristão, como cidadão e como Pai de Família. Encara a vida com realismo é do futuro e não do passado. Não fica preso a conceitos balelas a mesquinharias criados pelos incrédulos, pelos pessimistas, derrotistas ou catástrofistas.


O HOMEM DE FÉ É UM HOMEM DE DEUS TRABALHA, LUTA COMO SE TUDO DEPENDESSE DELE.....CONFIA, MAS COMO SE TUDO DEPENDESSE DE DEUS....




A VALORIZAÇÃO DA MULHER

Gostaria de comentar aqui nesta coluna o importante papel da mulher na Sociedade. Não é verdade que nós estamos contemplando uma sociedade cada vez mais degrada-da? Uma sociedade na qual se observam uma enorme falta de respeito entre as pessoas, uma grande falta de amor, de gentileza, de carinho, de preocupação com os outros?

Vemos uma violência constante e gratuita, e pessoas puxando o tapete umas das outras, mentindo descaradamente, aproveitando-se umas das outras, uma sociedade em que o sexo é cada vez mais banalizado.

Numa sociedade assim, torna-se fundamental o papel da mulher. As mulheres por natureza infundem o amor e o respeito entre as pessoas. As mulheres são por natureza delicadas, elegantes. Porém, se as mulheres se banalizam, toda a sociedade e esses valores vêm abaixo.

Gostaria de propor um movimento de elevação das mulheres e do gênio feminino para que elas sejam instrumentos de uma enorme transformação de sociedade. Se as mulheres se elevarem na caridade, no amor, no respeito, na gentileza, na educação, na preocupação desinteressada com os outros, no amor por cada indivíduo, seja ele marginalizado ou não, elas farão um verdadeiro "estrago" na SOCIEDADE.

Para isso, é muito importante que as mulheres declararem guerra (no bom sentido) a todo comportamento da mulher que não seja elevado:

- A todo comportamento feminino que não é sinônimo de amor, o amor não é invejo- so, não pensa mal, não deseja o mal de ninguém. - A toda atitude feminina que não é sinônimo de respeito, quem se move pelo respeito não fere, não despreza, acolhe, ouve e admira.

- A todo comportamento feminino que não seja sinônimo de delicadeza, é uma pena ver algumas mulheres dizendo palavrões a toda hora, dizendo palavras chulas, tendo atitudes mais masculinas do que femininas etc.

- À moda vulgar que faz da mulher um objeto de desejo e de manipulação, é uma pena ver como a mulher está sendo veiculada nos meios de comunicação, nas novelas, em programas de televisão como o "Big Brother", nas propagandas, no cinema, no teatro, nas revistas. Se a mulher se põe como objeto de desejo, torna-se sujeita à manipulação, e daí nasce grande parte da falta de respeito de uma sociedade perante os individuos e, consequentemente toda forma de violência, é preciso reconhecer a relação que há entre a "mulher ser tratada como objeto, manipulação da mulher e violência"

- A toda forma de egoísmo e individualismo feminino, a mulher por natureza é um ser que se preocupa com o próximo, que se dispõe a dar a vida pelo próximo, é um pena nesse sentido ver algumas mulheres caindo nas garras do egoísmo e do individualismo. - Ao consumismo feminino, que é uma forma de egoísmo, de pensar em si, é uma pena ver algumas mulheres fazendo gastos descabidos em vestuários, estética etc. é lógico que as mulheres têm de se cuidar, mas não podem colocar o fim máximo de sua vida nisso, o amor é o maior bem a ser cultivado.

Que bom seria se no mundo houvesse mulheres belas por dentro e belas por fora!!!! (Padre Paulo M.Ramalho)



AGRADECIMENTO

MENSAGEM - "O mundo não será feliz a não ser quando todos os homens tiverem alma de artista, isto é: quando tirarem prazer do seu trabalho" (Auguste Rodin)

AGRADECIMENTO

Agradeço à Deus.......Pelos impostos que eu pago porque isso significa que tenho um emprego. Pela confusão que eu tenho que limpar após uma festa porque isso significa que estive rodeado de amigos.

Pelas roupas que me vestem um pouco apertadas porque significa que tenho alimentos para comer.

Pela minha sombra que me segue porque isso significa que ando ao sol.

Pelas paredes que precisam ser pintadas, pela lâmpada que precisa ser trocada, porque isso significa que tenho minha morada.

Por todas as críticas que faço às coisas que não me satisfazem porque isso significa que tenho liberdade de expressão.

Pelo único lugar para estacionar que encontro bem no fundo do estacionamento porque isso significa que além de ter a felicidade de poder andar, tenho a sorte de ter um meio de transporte.

Pela Senhora que desafinadamente canta atrás de mim porque isso significa que posso ouvir.

Pelo cansaço e os músculos doloridos que eu sinto ao final do dia porque issosignifica que tenho saúde para "trabalhar".

Pelo despertador que toca às primeiras horas da manhã porque isso quer dizer que estou VIVO(A)..........




Aceita a Vida...

"Se você sente tédio quando está sozinho é porque está em péssima companhia" (Sartre).

Pare já de reclamar da vida. Volte sua mente para o que a vida oferece de bom. Aceite viver nesse planeta azul, e curta a viagem da melhor maneira possível.

Lembre-se que ela tem fim, então faça bom proveito. Ajude ao próximo, seja uma pessoa sincera, alegre e procure trabalhar com amor.

Aceite sua casa e seus bens. Aceite as pessoas como elas são e, principalmente, se aceite como você é, seu corpo, sua personalidade.

Mas aceitar não significa se acomodar com os problemas e dificuldades da vida.

Devemos buscar a força para mudar o que podemos mudar, e a aceitação para o que não se pode ser diferente.

Meus amigos, às vezes Deus não opera em nossas vidas porque achamos que não somos capazes. Não aceite a situação que estás passando, mas crie estratégias para vencer.

Outra atitude que recomendo tomar, é estruturar-se para enfrentar qualquer situação.

A melhor forma de estruturar-se é orar, jejuar e ler a Bíblia. Viver uma vida de santidade é o único jeito de enfrentar qualquer situação sem esmorecer. Ter esperança de que Deus resolverá seus problemas, também é uma atitude que não devemos rejeitar.

Esperança está ligado a sua fé em Jesus. A Bíblia diz em Romanos, capitulo 5 e versículo 5, que a esperança não trás confusão. E devemos aguardá-la com paciência. Por causa da nossa impaciência, tomamos atitudes precipitadas que nos afastamdas bênçãos do Senhor. Uma delas é a murmuração, e quando murmuramos, dizemos automaticamente para Deus que não O queremos mais no controle de nossas vidas.

Outra atitude que recomendo, é crer em Deus e somente no Senhor. Lembre-se que para Deus nada é impossivel (Lc.1:37) e Deus pode fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos conforme o poder DELE que opera em nós. Nunca sabemos quando a aflição vai bater a nossa porta. Mas devemos estar preparados para poder resistir ao dia máu, e depois de passar tudo, permanecermos firmes. Sejamos cristãos de fato!.




A NOVA MAQUININHA DE FAZER DOIDOS

O crescimento do número de celulares no Brasil vem sendo explosivo. No final do ano passado havia 280 milhões de celulares e nos próximos cinco anos o número de linhas em uso no Brasil deve alcançar 350 milhões.

A previsão é da multinacional Ericsson. Pasmem os Senhores. O problema não é a quantidade de celulares, é o uso que dele se faz, a escravidão de quem não consegue se despregar do aparelho.

Ao volante no trânsito, na sala de aula, em uma Igreja, na roda de boteco em que o Twiter ou Facebook supera até a caneca de chope no quesito atenção?

Houve um tempo, por exemplo, que uma viagem de ônibus podia ser agradável simplesmente pela troca de idéias com o vizinho de poltrona. O tema não poderia enriquecer a literatura universal, mas tornava a viagem mais amena.

Hoje há duas categorias de passageiros: a que fica ouvindo músicas com o celular na mão e um olhar vazio pregado não se sabe onde, e os que exercitam o polegar rolando a tela para cima e para baixo. Conversar? Nem pensar.

E o churrasco com os amigos? O habeas corpus da cara-metade é obtido desde que o maridão "não desligue o celular", sujeito, portanto, a uma súbita ligação para checar se a conversa em torno da costela é masculina.

Chegará o dia em que Smarthphone detectará e transmitirá os odores da costela. Dizia-se que a TV era a máquina de fazer doidos, pois agora a maquininha é outra. Negar a praticidade do aparelhinho é bobagem. Depende do seu uso. Ocorre que ele já fez aflorar uma nova fobia: a nomofobia. O nome vem do Inglês no+mobile+fobia, ou seja, "fobia de permanecer sem conexão móvel".

A necessidade de estar conectado ultrapassa todos os limites. Uma pesquisa feita na Inglaterra, mostrou que 58% dos britânicos e 48% das britânicas não saem de casa sem o celular, mantém o telefone ligado 24 horas por dia e sentem ansiedade insuportável sem o aparelhinho...São nomofóbicos.

O consumismo ajudado pela propaganda vai empurrando sempre um aparelho cada vez mais sofisticado que confere status econômico e social ao dono, mas pode estar relacionado a busca de reafirmação da identidade psicológica. Ou seja, se achar diferente. Lembra-se daqueles tempos em que o telefone só servia para falar e ouvir? (Fonte jornal da Federação da agricultura).



INCAPAZES PARA O MATRIMÔNIO


Fato mais comum do que se imagina, há milhões de casais que nunca, mas nunca deveriam ter se casado, da mesma forma que há profissionais que nunca deveriam estar no posto e na profissão que exercem.

A aptidão deveria ser requisito fundamental, tanto para o policial, como para o político, tanto para o médico, como para o pregador.

Deveria também ser exigências inegociável para quem vai viver junto e gerar filhos, de quem supostamente cuidará por 20, 30 anos, até que estes se casem e formem seu próprio ninho.

Exige-se atestado para centenas de funções e missões, mas para o casamento raramente se exige atestado de sanidade mental e de capacidade de vida a dois.

O outro é fundamental!!!!!!!!!

E há individuos que não conseguem o mínimo grau de alteridade para conviver com pais e irmãos, menos ainda com esposo ou esposa. Pode não parecer, mas, para dormir no mesmo leito comer à mesma mesa e partilhar os mesmos cômodos, há um mínimo de requisitos a serem cumpridos, sem os quais haverá atritos e agressões.

VIDA A DOIS? Quem bate na pessoa "amada" ou na pessoa que o ama, quem vive de suspeitas infundadas, quem morre de ou espanca por ciúmes, quem acha que não tem nada a corrigir, mas exige que a outra pessoa mude, quem tem uma lista de defeitos para o cônjuge e admite no máximo um ou dois defeitos para si, quem levanta a mão ameaça e bate, quem espanca e depois chora pedindo perdão, quem hoje acaricia e amanhã enche de pancadas.....Esse tipo de pessoa não está apta para o matrimônio. Não é invenção minha.

Compartilham dessa idéia psicólogos, psiquiatras, médicos, sacerdotes, educadores e autoridades.

O grande número assustador de cônjuges feridos espancados, humilhados por calúnias, suspeitas, difamações e palavrões, tratados com desprezo e alvo de piadas infames, faz pensar nos rumos de nossa sociedade.

Se não devemos formar profissionais incompetentes, o Estado não deveria assinar embaixo de contratos matrimoniais, nem as igrejas abençoar uniões nas quais um dos cônjuges não tem capacidade de perdoar ou de pedir desculpas. Menos ainda uniões nas quais um dos dois primeiro bate e depois chora porque bateu.

Há tratamentos para isso. Em alguns casos, a pessoa se regenera, em outros, é duvidoso que a pessoa mude.

Psicólogos explicam em detalhes para quem quiser saber em que consiste a aptidão ou a inaptidão para a vida a dois.

"Quem coisificar esposo ou esposa mostra incapacidade de vê-lo ou vê-la como pessoa. Ser mais gentil com o cão do que com os familiares deveria ser Crime". E o é!!!!!!

Pe.Zezinho.



TEMPOS MODERNOS


Você fuma feito uma chaminé, bebe, toma calmantes regularmente, tem problemas cardíacos e gosta de ter fortes emoções em casas noturnas e motéis?

Acredite, você tem muitas companhias. Há dois anos, a consultoria gaúcha executive recursos humanos iniciou uma pesquisa com 480 supervisores, gerentes, diretores e profissionais terceirizados de 328 empresas espalhadas pelo país.

RESULTADO: 95% dos entrevistados não acompanharam o crescimento dos filhos.

89% Deles tem insônia e se sentem frustrados com a carreira.

A maioria dos executivos consultados: 91% toma calmantes e apenas 10% se consideram bem casados.

"A velocidade com que as mudanças estão ocorrendo no mundo e nas empresas está afetando a estrutura emocional das pessoas", diz Emir Engers consultor da Executive.

Os profissionais estão perdendo a "auto-estima". Engers dá como exemplo disso um dos dados da pesquisa: Apenas 15% dos entrevistados tiram férias regularmente. Os executivos tem medo de tirar férias e perder o lugar. Segundo pesquisa 95% dos executivos nessa situação buscam respostas na auto-ajuda, na numerologia, na astrologia e até na regressão.

CALMA - Se você está no ponto de estourar mentalmente, silencie alguns instantes para pensar. Se o motivo é moléstia no próprio corpo, a intranquilidade trás o pior. Se a razão é enfermidade em pessoa querida, o seu desajuste é fator agravante.

Se você sofreu prejuizos materiais a reclamação é bomba atrasada, lançando caso novo. Se perdeu alguma afeição, a queixa tornará você uma pessoa menos simpática, junto de outros amigos.

Se deixou alguma oportunidade valiosa para trás, a inquietação é desperdício de tempo. Se contrariedades aparecem, o ato de esbravejar afastará de você o concurso espontâneo.

Se você praticou um erro, o desespero é porta aberta a faltas maiores. Se você não atingiu o que desejava, a impaciência fará mais larga a distância entre você e o objetivo a alcançar.

Seja qual for a dificuldade, conserve a CALMA, trabalhando, porque em todo problema a serenidade é o teto da alma, pedindo o serviço por solução. (André Luiz)




Dicas para 2015

"Os sábios são os que buscam a sabedoria. Os tolos pensam já tè-la encontrado" (Napoleão Bonaparte)

Sugestões para você ser mais feliz em 2015:

01. Seja Honesto. A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores. Profundos. Pisar nos outros para subir na vida desperta o desejo de vingança.

02. Estude sempre e.......muito. A glória pertence àqueles que tem um trabalho especial para oferecer.

03. Acredite sempre no amor. Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, está com a pessoa errada ou amando de uma forma errada para você. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.

04. Seja grato a quem participa das suas conquistas. O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer é a melhor maneira de deixar todos motivados.

05. Eleve suas expectativas. Pessoas com sonhos grandes obtem energia para crescer. Os perdedores dizem "isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.

06. Curta muito a sua companhia. Casamento dá certo para quem não é dependente. Aprenda a viver feliz mesmo sem uma pessoa ao lado. Se não tiver com quem ir ao cinema, vá com a pessoa mais fascinante do mundo: VOCÊ!!!!!

Há muita gente que passa tanto tempo cuidando da saúde que não tem tempo de desfrutá-la.

Enfim: "A vida, como um vinho precioso, deve ser saboreada, pouco a pouco, gole a gole. Os melhores vinhos perdem todo o seu encanto e não são bem aproveitados quando tragados como se fossem água"..




Como celebrar o Natal?

Celebremos o Natal percebendo-o como um tempo de aprofundar, contemplar e assimilar o Mistério da Encarnação do Filho de Deus. No dia 25 de dezembro celebramos a Festa do Natal, que nos recorda o nascimento de Jesus. Os dias que antecedem o 25 de dezembro são dias marcados por manifestações diversas e, através dos cartões, telefonemas, e-mail ou visitas, as pessoas expressam seus votos de FELIZ NATAL.

Nesses dias, de um lado, somos bombardeados pelas propagandas veiculadas na mídia (Rádio e TV), incitando a população a ir às compras, conseguindo assim criar um espírito consumista, lembrando que para muitos essa é uma época do ano oportuna para negócios.

O aspecto meramente comercial e econômico prevalece nas lojas de shopping nas grandes cidades e em todas as vitrines, com as mais variadas ofertas e possibilidades de compras. E assim algumas pessoas vão celebrando os seus natais, enfatizando os aspectos exteriores e comerciais da festa, aproveitando da data para a exacerbação das vaidades e do esbanjamento.

Porém, há uma outra maneira de se celebrar o Natal, cuja preocupação é a de resgatar seu verdadeiro sentido. E inegável que nós cristãos também acabamos entrando um pouco no esquema proposto pela sociedade consumista. O natal no Brasil pouco difere de outros paises: reune-se a família, trocam-se presentes junto à arvore de Natal, arma-se o presépio, acontece o amigo secreto, sentamo-nos ao redor da mesa para a ceia após às 10h00 ou meia noite.

Mas no Brasil por conta de tanta miséria, muitos brasileiros não sabem o que é NATAL, enquanto troca de presentes, comida e bebida.

Prezados amigos, celebremos o Natal percebendo-o como um tempo de aprofundar, contemplar e assimilar o Mistério da Encarnação do Filho de Deus, como tempo de reconciliação, quando devemos afastar de nós o ódio, o rancor, o ressentimento e a inveja.

NATAL é tempo de chegar até os irmãos e irmãs, amigos e amigas, para simplesmente dizer-lhes, tendo Cristo no coração: FELIZ NATAL.




VELHICE

("Eu garanto a você: quando você era mais moço, você colocava o cinto e ia para onde queria. Quando você ficar mais velho, estenderá as suasmãos, e o outro colocará o cinto em você e o levará para onde você não quer ir") João 21,18

O vinho velho é mais gostoso. O homem idoso é mais sábio. A flor que perdeu suas pétalas prepara o fruto. Quando caem as pétalas de seus jovens anos, começa o fruto da pessoa que amadurece. Nos anos de sua velhice, talvez você possa encontrar-se com o Deus que você buscou em sua juventude.

Um povo que não respeita e valoriza os seus idosos é como uma árvore sem raízes. Os frutos bem maduros são os mais saborosos. Os anos de sua maturidade podem ser os mais cheios de sabedoria.

Se você prestar atenção, descobrirá no idoso uma criança sábia. Um pequeno conselho com muito carinho: Seus Pais estão velhinhos? Não pense que são um estorvo! Mesmo que não façam mais nada, a simples presença deles é uma bênção de Deus. Eles representam a unidade da família e inspiram força moral.

Trate-os com muito amor. Eles gastaram a vida por você. Muitos pais antigos nem pensaram em si, pensaram somente nos filhos. Passaram a vida na pobreza, preocupados em dar um diploma para os filhos.

Saiba que "honrar pai e mãe" não significa apenas não ofendê-los, mas dar-lhes alegria. Nos filhos educados e amorosos está a recompensa dos pais que lutaram e sofreram ao longo da vida.



ENQUANTO SE VIVE

(Já dizia Nelson Cavaquinho)...Sei que amanhã quando eu morrer os meus amigos vão dizer que eu tinha um bom coração. Alguns até hão de chorar. E querer me homenagear. Fazendo de ouro um violão. Mas depois que o tempo passar. Sei que ninguém vai se lembrar. Que eu fui embora. Por isso é que eu penso assim. Se alguém quiser fazer por mim. Que faça agora. Me dê as flores em vida. O carinho, a mão amiga, para aliviar meus ais.

Depois que eu me chamar saudade. Não preciso de vaidade. Quero preces e nada mais.

"Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é passageira, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes!!!!!" Acredito nisso.

Quantas flores são empilhadas em um funeral e quantas flores a pessoa recebeu em vida? Aqui vai uma flor virtual minha para você! Aproveite seu dia!

No velório, quase todo morto é elogiado. Defunto que não era grande coisa, quase vira santo. Os parentes e amigos ficam recordando todas as virtudes do falecido. Por que não elogiar as pessoas enquanto vivem?

Todos nós temos defeitos e virtudes. Mas, por motivo de inveja e ciúme, os vivos recebem mais críticas do que elogios.

MUITA GENTE BOA NÃO É MELHOR PORQUE NUNCA FOI ELOGIADA. Uma palavrinha boa faz bem a qualquer pessoa, especialmente aos mais tímidos e sensíveis..





Recomeçar

Não importa onde você parou, em que momento da vida Você cansou. O que importa é que sempre é possivel e necessário RECOMEÇAR. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo. É renovar as esperanças na vida. É acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado. Chorou muito? Foi limpeza da alma. Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia. Pois é, agora é hora de reiniciar, de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas simples de novo. Que tal um novo emprego? Uma nova profissão? um corte de cabelo arrojado? Um novo curso?

Quem sabe seguir aquele desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador? Olha quanto desafio! Quanta coisa nova te esperando! Está se sentindo sozinho? Tem muita gente esperando apenas um sorriso seu para chegar perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos, ficamos horríveis. O mau humor vai comendo nosso fígado e até a boca fica amarga.

Hoje é um dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar? Mire alto, sonhe alto, queira o melhor do melhor. Mire na lua. Se você errar ainda pode acertar as estrelas. Se você mirar o pé da mesa o erro será sempre o chão. Se você pensar pequeno, coisas pequenas você terá. Agora, se você desejar fortemente o melhor e, principalmente lutar pelo melhor, o melhor vai se instalar na sua vida.

Hoje é o dia da faxina mental. Jogue fora tudo o que prende você ao passado, ao mundinho das coisas tristes Jogue fora fotos, peças de roupa, papéis e toda aquela tranqueira que trás a você recordações ruins. FIQUE PRONTO PARA VIDA!




Valeu a pena??

Você que é um homem de negócios, e se diz bem sucedido, está feliz com a vida que leva? Se você sabe dividir o seu tempo entre o trabalho e a família, entre as coisas da terra e os valores espirituais, então você é alguém muito bem sucedido.

Todavia, se é daqueles que não param de trabalhar, chegará um dia em que se perguntará: VALEU A PENA?

Vai perceber que o tempo passou e o cansaço tomou conta do seu corpo. Vai perceber que, mesmo rodeado de muita gente, você se sente só. Vai ver que foi entrando numa roda viva, que não é mais dono do tempo que pensa que é seu, e que não pode gastá-lo com qualquer um.

Vai ver que o carro que tanto curte, já está se tornando um problema, e não um conforto, que o telefone perturba, que a gravata incomoda. Perceberá que seu patrimônio lhe exigiu tempo demais, e que acabou sendo possuido, ao invés de possuir. E, por mais que tente se livrar de tudo isso, é um escravo.

Vai ver que não valeu a pena passar vários anos sem férias, sem descanso, sem tempo para curtir a FAMÍLIA.

UM DIA VOCÊ VAI VER QUE PASSOU PELA VIDA E NÃO VIVEU.

Frequentou o mundo sem saber por quê. Rodou, rodou e não saiu do lugar. Teve tudo e não sentiu nada, não usufruiu nada.

Um dia você verá que o tempo escoa tão rápido, como areia fina, por entre seus dedos. E quando chegar esse momento, você vai sentir vontade de voltar no tempo e gastar suas horas de forma diferente.

Vai querer sorrir, amar, estar com a família, misturar-se com as crianças, e estender a mão ao próximo, sem reclamar. Vai desejar o abraço da esposa, sempre relegada ao segundo plano. Vai querer sentir a mão de seu filho, acariciando-lhe os cabelos. Vai preferir uma pizza com a criançada, em vez de um jantar de negócios. Vai desejar ser dono das horas, tirar férias, curtir tudo o que gosta.

Mas se você deixar tudo isso para pensar no futuro..Que nunca chega, talvez você não tenha mais tempo. Não deixe para depois o que você pode fazer agora.



Mudar o mundo

(Muitas das coisas aqui escritas ou faladas podem tornar-se regras de vida, podem despertar a consciência de uma missão pessoal para cada pessoa).

Quando eu era jovem e minha imaginação não tinha limites, sonhava mudar o mundo.

Quando fiquei mais velho e sábio descobri que o mundo não mudaria, então restringi um pouco minhas ambições, e resolvi mudar apenas meu país.

Mas, o país também parecia-me imutável! No fim da minha vida, em última e desesperada tentativa, quis mudar minha família. Eles não se interessaram nem um pouco, dizendo que eu sempre repeti os mesmos erros.

Em meu leito de morte, enfim descobri: se eu tivesse começado por corrigir meus erros e mudar a mim mesmo, meu exemplo poderia transformar minha família.

O exemplo de minha família talvez contagiasse a vizinhança, e assim eu teria sido capaz de melhorar meu bairro, minha cidade, o país e, quem sabe, MUDAR O MUNDO!


Seja organizado

Muitos de nossos sonhos, desejos e vontades não se materializam por absoluta falta de organização. Nada de valor pode ser feito sem organização. Ela é a base das grandes realizações. Ao estabelecermos o que deve ser feito, quando, por quem e como deve ser feito, estamos nos programando para vencer.

Quanto você chega à empresa, não comece a fazer as coisas automaticamente, repetindo a rotina dos dias anteriores. Para poder planejar, você precisa primeiro organizar as coisas.Comece organizando seu dia.

Pergunte-se: O que você tem a fazer?O que é importante? O que é urgente? Quais são as prioridades? Depois de organizar as tarefas, decidindo quais são as prioridades, você poderá planejar a melhor maneira de realizá-las.

Falta de organização significa desperdício de tempo, dinheiro e retrabalho. Como disse o escritor Inglês Charles Dickens sobre suas realizações: "Eu nunca poderia ter feito o que fiz sem os hábitos da pontualidade, ordem e aplicação, e sem a determinação de me concentrar em um assunto de cada vez".

Pitágoras, o famoso filósofo e matemático grego, costumava dizer: "Com ordem e tempo se encontra o segredo de fazer tudo".

Prezados amigos: Seja organizado e você descobrirá que não lhe faltam tempo e recursos, como você imaginava: O que lhe faltava era ORGANIZAÇÃO!.



RAIVA, MÁGOAS E RESSENTIMENTOS

Toda vez que alguém ou algo se choque com o bem estar de outra pessoa, com o seu prazer, irá imediatamente produzir a chispa da raiva. Esta poderá abrandar-se logo ou atear incêndio, dependendo da área que tenha atingido.

A raiva é a reação emocional imediata à sensação de se estar sendo ameaçado, sendo que está ameaça possa produzir algum tipo de dano ou prejuizo. Não há quem já não tenha sido vítima da raiva. Todos os dias nos deparamos com diversas pessoas, no trabalho, no trânsito, nas conversações cotidianas.....sendo estas as mais diversas, portadoras dos mais variados estados de ânimo.

Não raro, alguma palavra mal empregada, algum tom de voz equivocado, e então nos sentimos ofendidos, tendo a raiva como reação imediata.

Sentir raiva é atitude natural e normal no quadro das experiências terrenas. Canalizá-la bem, elucidando-a até a sua diluição, é característica de ser saudável e lúcido, conforme assevera a benfeitora espiritual Joanna de Ângelis. Mas como impedir que esta sensação inquietante se alastre e não ocupe mais espaços na nossa mente e sentimentos? Segundo a nobre mentora de Divaldo Franco, o primeiro passo a ser dado é a aceitação de se estar sentindo raiva.

Não há motivos para nos envergonharmos da raiva e do fato de senti-la. Camuflá-la perante atidudes de falsa humildade e santificação são atitudes de quem ilude a si próprio, optando pelo parecer em detrimento do ser.

Em seguida devemos nos indagar: "Por que fiquei tão bravo ou brava com a atitude daquela pessoa? Por que me deixei atingir tanto? O que esta pessoa fez de tão desagradável a ponto de conseguir me desequilibrar o restante do dia? Há pessoas que se mantêm em paz consigo mesmas, e com os outros.

E há os que não têm paz e não a concedem aos outros. São uma cruz para os outros e maior ainda para si mesmos. Somos tão exigentes com os outros porque não nos conhecemos profundamente. Por fim se não mudardes e não vos tornardes como as crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. (Mt 18,3)..


VIVER COM SABEDORIA

"A Paz que você tanto procura está no silêncio que você não faz" (Padre Roque Schneider).

Se tudo na vida fosse só alegria, as pessoas não dariam valor a felicidade. Por isso às vezes é preciso chorar para sabermos o quanto é bom sorrir é preciso sentir saudades para saber o quanto gostamos de alguém até porque quando temos tudo nada parece ter valor.

A vida é um antes, um durante e um depois. Por isso viva o hoje, viva com sabedoria, esqueça o ontem e deixe Deus decidir o amanhã.

MAS....

Quando a música do Fantástico anuncia que o domingo está chegando ao fim, muitas pessoas sofrem por não terem aproveitado a folga como deveria.

No dia seguinte, até o corpo se recusa a sair da cama para trabalhar. O pior é que quando a semana começa dessa forma, sem o mínimo de ânimo, dificilmente se recupera até a sexta-feira. Resultado: a semana será improdutiva. A saída é ter menos expectativas com o sábado e domingo e mudar sua relação com o trabalho.

. Não veja sua atividade como escravidão. Se você não tem o emprego dos seus sonhos, tente algo melhor.

. Evite adiar o compromisso chato da sexta-feira para a segunda. Do contrário você corre o risco de passar o fim de semana angustiado.

. Se gosta de encontrar os amigos, marque o happy-hour para a segunda-feira.

A semana já começa com promessa de lazer.

Se no domingo à noite você se sente deprimido e, na segunda lembra-se logo cedo de um compromisso chato, tente não marcar tarefas desagradáveis para a segunda-feira.

Se você se sente cansado depois de ter relaxado no final de semana, faça alguma atividade física para aliviar o ritmo pesado do trabalho.

Se de tão exausto não consegue nem sair com os amigos na sexta-feira, adiante o trabalho nos dias anteriores para sair mais cedo.

Por fim: "Pensar é o trabalho mais pesado que há e, talvez seja a razão para tão poucas pessoas se dedicarem a tal tarefa". (Henry Ford). "Quando o trabalho é um prazer, a vida é uma alegria. Mas, quando o trabalho é um dever, a vida é uma escravidão" Pense nisso!!!!!


Páscoa

"Cristo morreu, mas ressuscitou. E fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes, sepultadas no íntimo de nossos corações."

Cada um, está neste mundo para cumprir uma missão, uns estão para levar a alegria por onde passam, outros para fazerem o bem sem olhar a quem. Alguns estão em busca de seus sonhos, mas o principal é viver dia a dia, com cada um fazendo a sua parte, dando sempre o seu melhor!!!!

Só temos uma única vida e, temos a chance e oportunidade de fazer a diferença na vida de alguém que gostamos ou que, passamos a amar com o passar do tempo.

Quando amamos o próximo, quando admiramos e passamos a gostar de alguém tudo muda em nossas vidas, tudo fica mais lindo!!!!

Como seria maravilhoso se todos se amássem de verdade, se não houvesse discórdias e rivalidades entre as pessoas.

Atente para o seguinte: Nossas vidas começam a fazer sentido, quando fazemos o bem e conservamos nossas famílias, tentando sempre evoluir e procurando sempre fazer a diferença!!

Assim teremos a convicção de desejar uma Abençoada Páscoa para todos que nos cercam.

Feliz Páscoa


Revolução

Há 50 anos, justamente no dia 31 de março de 1964 eu prestava o meu serviço militar no 1º Batalhão de Fronteiras em Foz do Iguaçu, estava na Companhia de Petrechos pesados (CPP) e o meu nome de guerra era Daleffe soldado 629.

No dia 31 de março fui escalado com os demais companheiros de companhia a guarnecer a Ponte da Amizade que liga o Brasil com o Paraguai porque segundo o nosso comandante Tenente Coronel Ademar Marques Curvo havia um comentário que a ponte seria dinamitada pelos esquerdistas e revolucionários.

Lembro-me que o Sargento Frias ordenava com severidade que não deixássemos passar ninguém pela ponte e se houvesse insistência era para usar as armas.

Passamos momento difíceis nunca tinha enfrentado uma situação dessas.

Na época eu tinha 18 anos e já habilitado a usar metralhadoras Ina mas foi uma experiência até certo ponto gratificante.

Quando ouço falar de revolução parece um delito, porque estamos fartos de revoluções que não modificaram nada a fundo.

Muitos se opõem a toda revolução por medo de perder o que têm. Muitos se alistam em qualquer revolução porque não têm nada que perder. E alguns arriscam na revolução o que têm para que todos vivamos mais humanamente.

Os autênticos revolucionários querem construir um futuro melhor, e não só destruir o passado. O mundo não está ruim por causa das revoluções que foram feitas, mas porque ainda não fizemos a única necessária: a de nos amar..


Aprenda uma oração para vencer as dificuldades

Desculpe a sinceridade das minhas palavras, mas às vezes acho que as pessoas são meio estranhas.

Como alguém pode pedir para que as dificuldades da sua vida desapareçam sem que ela faça nada para que isto ocorra?

E a onde fica sua responsabilidade da história ou aprendizado em superar osobstáculos na vida?

Há exato dois anos que escrevo estes artigos sobre o poder das orações em nossas vidas.

Eu escolho um tema para a oração da semana. Pesquiso as orações existentes.

Escolho uma ou duas que irei publicar e escrevo o texto conforme minha intuição, sensibilidade e inspiração.

Não escrevo as orações. Não tenho este belo dom. Mas escrevo os textos que sei que já tocaram e ajudaram muitas pessoas.

Quando eu escolho o tema, sempre falo sobre as "dificuldades" que uma pessoa pode estar passando na vida e que com a ajuda da oração ela terá mais força, fé e coragem para enfrentar, superar, amenizar ou quem sabe até resolver o assunto.

Mas, sempre falo que uma oração move montanhas e obstáculos.

Mas você tem que fazer sua parte, pois a tal "montanha" ou dificuldade só será movida se você a encará-la e resolver o que irá fazer com ela.

Prezados amigos:" Pare de pedir para Deus que não mande problemas ou dificuldades, pois não é Ele que manda é Você que os cria".

"Não diga para Deus que você tem uma grande dificuldade. Diga para a dificuldade que você tem um grande Deus".


Elogiar faz bem

Todos gostam de ser reconhecidos e elogiados. O elogio, por mais simples que seja, sendo sincero, aumenta a auto-estima das pessoas, a confiança, produtividade, qualidade de vida entre outros.

O Elogio pode ser de um Pai para o filho, Marido para a esposa, entre namorados, amizades, professores para alunos e vice versa, líderes para liderados, enfim para todos sem distinção.

Estamos tão acostumados a ter que lutar por algum tipo de reconhecimento (muitas vezeso auto-reconhecimento a reconhecimento que as pessoas podem nos demonstrar) que quando alguém faz algum elogio, em um primeiro momento, nos sentimos surpresos, depois desconfiados para finalmente em um terceiro momento aceitarmos este elogio.

Esta demora na aceitação apenas contribui para esquecermos de retribuir o elogio e também de aceitar que temos inúmeras qualidades as quais muitas vezes não percebemos.

Também demonstra ser necessário quebrar um grande paradigma e passar a elogiar sinceramente as pessoas.

A educação, inteligência, beleza, proatividade, resultados......tudo pode ser elogiado, mantendo a ética, sinceridade e profissionalismo quando necessário.

O melhor de tudo é que quando passamos a elogiar as pessoas sinceramente, desenvolvemos amizades mais sinceras, obtemos mais proatividade das pessoas com quem nos relacionamos e superamos obstáculos mais facilmente, pois antes de apontarmos problemas (nas coisas ou pessoas) nos habituamos a identificar as coisas boas primeiro, pois nosso foco passam a ser elogios.

Para que Você crie este hábito saudável, primeiramente feche os olhos e faça ao menos dois elogios a você mesmo.

Aqueles elogios que gostaria de receber e raramente o recebe.

Faça com muita determinação e crença que você merece este elogio. Depois, comece a ver os pontos positivos das pessoas e realize os elogios nos momentos oportunos e de forma adequada.

Pratique esta ação. Tenha certeza que você irá colher aquilo que você está plantando em sua vida. E se plantar elogios, colherá elogios e reconhecimento.

Eu tenho certeza que você consegue! Você é uma pessoa muito especial. Acredite nisso!!!!!

(Wagner Campos)


MANTENHA DISTÂNCIA

(Se você fica dizendo que as coisas vão ficar ruins, tem boa chance de se tornar um profeta). (Isaac Bashevis Singer - Escritor polonês)

Durante minha viagem de fim de ano, ainda encontrei um caminhão antigo com uma frase de para-choque: "Mantenha Distância"......

Coisa bem comum em para-choques traseiros de caminhões, em tempos passados. Hoje, encontrar uma frase dessa, não me leva à nostalgia, mas àquela lembrança, talvez nostálgica que me levou a uma reflexão sobre algumas coisas que procuro praticar há algum tempo que é: Manter a Distância.

Imagino que você deve estar se perguntando, mesmo que mentalmente:

"Manter distância de que"?

A metáfora da frase de para-choque do caminhão tem muito a ver com nossa vida. Pois no caminhão serve como um alerta para que evitemos uma proximidade de tal maneira que se ele tiver que frear bruscamente, evita um acidente de uma colisão com sua traseira. Ou seja: Mantenha a distância para que não lhe machucar num acidente.

Aqui agora este alerta serve para você se prevenir de outros tipos de "Acidentes" que pode ser por uma contaminação. Pois, o mesmo se recomenda com um armazém de produtos tóxicos, de onde deve-se manter a distância para evitar uma contaminação ou intoxicação.

Outra recomendação serve para redes elétricas de alta tensão, para evitar uma descarga elétrica. Desta maneira pode-se relacionar inúmeras situações em que a recomendação de "Manter a distância" é saudável e benéfica à sua integridade.

Sinceramente, eu ainda não entendi que relação essas recomendações tem com meu dia de hoje e o porque dessa Mensagem?

Vou esclarecer melhor e chegar ao ponto que eu queria desde o início da nossa conversa.

Usei o termo "Mantenha a Distância" para alertar você sobre manter distância de pessoas que pode lhe contaminar com seu mau humor, com seu pessimismo crônico. Manter distância de pensamentos negativos.

Afastar-se para evitar levar um choque de pessoas que adoram fofocar sobre a vida de outras pessoas.

Como uma das recomendações anteriores se referia a manter distância de produtos tóxicos, recomendação semelhante se aplicam à pessoas. Portanto, mantenha distância de pessoas tóxicas. As pessoas tóxicas na qual me refiro são pessoas negativas, críticas e de mal com a vida.

Outro tipo de pessoa que você deve procurar manter distância, são as sugadoras de energia. Aquelas que quando se aproximam de você, você sente sua energia baixando, enfraquecendo. Isso não faz bem, portanto, só tem uma recomendação: Mantenha a Distância.

Mas não é só de pessoas que possam lhe influenciar negativamente que você deve se distanciar. Procure também policiar seus próprios pensamentos e atitudes e afaste-se ou mantenha afastado de você, os pensamentos negativos e derrotistas.

Assim com certeza você começará a construir um dia e uma vida produtiva, saudável e próspera.......


Simplesmente seja Feliz no novo ano!

Seja realmente feliz!

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas
não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.

Só Você pode evitar que ela vá a falência.

Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.

Gostaria que Você sempre se lembrasse de que ser Feliz não é ter um céu
sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas,
relacionamentos sem decepções.

Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança
no palco do medo, amor nos desencontros.

Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.

Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.

Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os
desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma consquista de quem
sabe viajar para dentro do seu próprio ser.

Ser feliz é deixar de ser vitima dos problemas e se tornar um autor da
própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no
recôndito da sua alma e agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da
VIDA.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.

É saber falar de si mesmo.

É ter coragem para ouvir um "não".

É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos,
mesmo que eles nos magoem.

Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de
cada um de nós.

É ter maturidade para falar "eu errei".

É ter ousadia para dizer "me perdoe".

É ter sensibilidade para expressar "eu preciso
de você".

É ter capacidade de dizer "eu te amo".

Desejo, sinceramente, de coração que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser FELIZ.

Lembre-se sempre que ser feliz não é ter uma vida perfeita.

Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.

Usar as perdas para refinar a paciência.

Usar as falhas para esculpir a serenidade.

Usar a dor para lapidar o prazer.

Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
jamais desista de si mesmo!

Jamais desista das pessoas que você ama.

Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível.

E nós somos os atores principais desse Milagre.

Seja feliz em todos os momentos do novo ano
Feliz 2014!

--------------------




O QUE PENSAR DAS CELEBRAÇÕES NATALINAS?

O mundo deturpou o sentido da festa do Natal, supervalorizando a figura do Papai Noel e transformando a festa cristã em festa do Comércio.

Precisamos fazer com que o Papai Noel fique de joelhos diante do presépio e que as comemorações natalinas estejam em sintonia com aquilo que é o sentido desta data.

Do jeito que o Natal é festejado, é mais uma festa de dar presentes do que a festa do Deus Presente.

A catequese sobre o Natal deve explicar o significado da data festiva, especialmente para as crianças.

Tem que mostrar que é a criança que nasceu e cresceu no seio da Sagrada família e qual a missão que Jesus veio realizar em favor da humanidade.

É urgente devolver o Natal ao dono da festa que é Jesus Cristo.

Ultimamente, até famílias que montavam o presépio em suas casas deixaram de fazê-lo.

Deixaram também de colocar os símbolos religiosos
do advento e do Natal nas portas das residências.

Natal está se tornando festa comercial e pagã. O natal cristão consistiu em colocar, no lugar dos deuses, o verdadeiro Deus.

No lugar da desesperança, do consumismo e desperdício, o Natal tem que trazer solidariedade, fé e união para as pessoas.

Os preparativos para a celebração natalina tem que ser encaminhados com dois meses ou pelo menos um mês de antecedência para viver com profundidade esta alegria do Cristo presente nas famílias.

----------------

VALE A PENA?



A pessoa ciumenta e invejosa não aguenta ver seu colega bem sucedido.

Por incrível que pareça, ela se entristece com a alegria do amigo.

Por isso, dá um jeitinho de ferir o colega na "Alma", bem discretamente.
Usa daquela tática diabólica do falso amigo: fere com a mão esquerda e acaricia com a direita.

Como pode ser feliz uma criatura desse tipo?

Como pode alegrar-se com a infelicidade do outro?

Será que tal pessoa, quando olha no espelho, não fica com vergonha de si mesma?

Afinal, vale a pena uma vida desse tipo?
Lembre-se sempre que para alguém ser feliz, precisa estar em

Paz com Deus, consigo mesmo e com as outras pessoas.

Se faltar uma dessas três coisas, a pessoa sente-se mal.

E não adianta mudar de Cidade ou viajar pelo exterior.

O mal está dentro da pessoa. Para onde ela for, levará consigo o mal.

O jeito é reconciliar-se. Se prejudicou alguém, deve pedir perdão e reparar o mal que lhe fez. Se rompeu seu amor com Deus, deve reconciliar-se com Ele.

Enquanto não fizer isso, a consciência continua "chiando", e a pessoa não é feliz.

(Padre Luiz Cechinato)


TRABALHO

"O mundo não será feliz a não ser quando todos os homens tiverem alma de artista, isto é: quando tirarem prazer do seu Trabalho".
(Auguste Rodin)

Algumas pessoas têm dificuldades em associar trabalho a alegria, pois a maioria acha mais fácil ligar a rotina a obrigação, o resultado disso é uma humanidade sujeita ao tédio.

O melhor que se tem a fazer é reinventar o conceito de trabalho, ativar a motivação, tornar o trabalho mais prazeroso, pois se não gostamos daquilo que fazemos, com certeza não estaremos fazendo um trabalho útil para ninguém, já que sem a motivação e um trabalho sem prazer começamos a agir como máquinas e, assim como nosso trabalho a nossa vida também passa a não ter mais graça.

Assim como não há esporte sem adrenalina e nem sexo sem libido.

Para virar o jogo existem diversas formas de estimular nossa motivação, uma delas é procurar algumas saídas no trabalho por conta própria, já as empresas de hoje em dia oferecem essa autonomia ao profissional de aprender a se virar.

Outra maneira de ativar sua motivação é também recorrendo a área pessoal, para isso cultive o lazer, a convivência familiar e tudo mais que faz uma pessoa se sentir melhor em todas as suas áreas de atuação.

Outra dica é deixar de preservar pensamentos e sentimentos que só tendem a fazer você ficar ainda mais para baixo em relação ao trabalho, entre eles estão:

Odiar a segunda-feira, adiar todos os projetos pessoais para se um dia deixar de trabalhar, passando o dia olhando no relógio e esperando ansiosamente a hora de voltar para casa, ficar criticando o seu "chefe" ou a empresa onde trabalha e atribuir a eles a responsabilidade por sua infelicidade ou sentir desânimo e tristeza diariamente e fugir de tentar novos projetos.

Todas essas são maneiras de deixar o seu trabalho mais prazeroso e, consequentemente a sua vida também. Pense nisso!!!!

JUSTIÇA

"Felizes os que têm fome e sede de justiça (.....)
Felizes os que são perseguidos por causa da Justiça (....)"
Mateus 5.6,10

Você sente algum constrangimento
quando constata tantas injustiças ao seu redor?

Você já foi perseguido alguma vez por tentar fazer com que houvesse mais justiça?

A justiça não é questão de números e quantidades, mas de amor.

Não pratique a justiça para que você seja perfeito, mas para que seu irmão não seja tratado injustamente.

Se você busca a justiça como um enfeite para a sua pessoa,logo você se convencerá de que é justo.

Se você a busca escutando os seus irmãos,
você se sentirá em dívida todos os dias.

Procure protestar contra as injustiças sociais,
ignorando suas injustiças pessoais.

A maior injustiça, você a comete quando não ama.

Todas as outras injustiças são fruto e consequência desta.

Podem faltar-lhe o dinheiro e o poder
para eliminar muitas injustiças,
mas sempre você terá um coração
para sofrê-las e uma voz para denunciá-las.

Suportar em silêncio as injustiças feitas a você,
uma ou outra vez pode ser uma virtude,
mas muitas vezes é medo e covardia.

Calar diante das injustiças que os outros sofrem,
uma ou outra vez pode ser prudência,
mas frequentemente é cumplicidade.

É mais fácil pedir aos fracos resignação
diante das injustiças que sofrem,
do que exigir a conversão dos poderosos que as cometem.

Cristo prometeu a felicidade aos pobres,
mas não lhes pregou a resignação, e sim a esperança.

Agora, amigos! atente para o seguinte:
"O que você fez hoje para que houvesse
mais justiça no mundo"?
(René Juan Trossero)




POLITICAGEM



Os sábios são os que buscam a "sabedoria". Os tolos pensam já tê-la encontrado. (Napoleão Bonaparte).

A politicagem é uma maneira de enganar, oprimir e explorar o povo. Atenção eu estou falando de politicagem e não de Política.

Politica todos nós fazemos quando reivindicamos nossos direitos.(salários justos, condições de trabalho aplicação honesta dos impostos etc.)

Politicagem é o abuso de partidos ricos e poderosos, que tem dinheiro em abundância para comprar consciências, passando os outros para trás e dominando tudo.

Ocupam o poder para defender seus próprios interesses em detrimento do povo.

Usam e abusam do dinheiro do povo, ditam as leis em proveito próprio.

A ELES, OS DIREITOS, AO POVO, OS DEVERES.

Politicagem é a política degenerada, a busca do interesse pessoal, a corrupção, a manobra, a chantagem, a compra do voto, a demagogia, o curral eleitoral, a enrolação do povo.

Politicagem é ainda essa política interesseira de aparecer na casa dos "compadres" só na época da eleição para pedir voto, dando um tapinha nas costas. É lógico! Precisam ser eleitos ou reeleitos com o voto do povo.

Agora sim sorriem, cumprimentam, visitam, dão banquetes, cervejadas, churrascadas, prometem.

Passadas as eleições, e eleitos ou reeleitos, aí vão aos seus ninhos e o povo....

QUE ESPEREM ATÉ AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.


AUTENTICIDADE

"Jesus viu Natanael aproximar-se e comentou:
Eis aí um Israelita verdadeiro, sem falsidade."
(João 1,47)

Ser autêntico é ser Você mesmo.
Parece tão simples e é tão difícil!

Se você deixa crescer o medo de ser você mesmo, acabarão não sabendo quem você é.

Você nunca será autenticamente você,
enquanto estiver subordinado à opinião
e às expectativas dos outros.

Somente se você for autêntico
será suficientemente independente dos outros
para levá-los em conta e amá-los livremente.

A verdadeira beleza do cobre está em ser cobre,
e não em se parecer com o ouro.
A sua riqueza consiste em que seja você mesmo, e não em que se pareça com os outros
ou com o que os outros esperam de você.

O primeiro passo para sua autencidade
consiste em se aceitar como você é,
não para se aprovar em tudo,
mas para ter a possibilidade de crescer e se transformar.

Os homens verdadeiros
podem ser aplaudidos ou condenados, amados ou odiados, mas sempre despertam nossa admiração.

(René juan Trossero)

----------------

DEPRESSÃO

Dizem os estudiosos que a depressão é chamada "a doença do século".

Os meios de comunicação, a televisão, o rádio, os jornais e a internet apresentam um mundo maravilhoso: casas bonitas, carros de último tipo, viagens por muitos paises e muito dinheiro.

Tudo isto faz com que o nosso superego, o nosso ideal seja grande e acima do normal.

Quando não conseguimos aquilo que sonhamos, vêm a decepção, a frustração e como consequência a depressão.

No mundo de hoje (competitivo, extremamente egoísta), vemos tantas pessoas deprimidas.

Pessoas decepcionadas, com uma profunda depressão, que não querem mais viver e sentem dentro de si uma tristeza profunda, isolam-se e têm sempre o pensamento de morte.

Vendo tanto sofrimento no meio do povo é que me ative a procurar algumas propostas ou respostas para muitas dúvidas sobre a depressão.

AFINAL A DÚVIDA?

A depressão pode ser vencida, pois tem cura, mas é necessário conhecer o caminho para sair desse buraco profundo que faz tantas pessoas sofrerem.

Visitando um amigo neste final de semana acometido de depressão ele me dizia: "Não desejo esse mal nem para um cachorro".

Chega de depressão! Queremos alegria de viver. A pessoa humana foi criada por Deus para ser feliz.

Desejo que Deus ajude muitas pessoas que conheço a ficarem livres da depressão e começar uma vida nova com Deus e com a Felicidade.

DICAS PARA PREVENIR A DEPRESSÃO:

Durma bem

Estudos mostraram que as pessoas que dormem menos de 8 horas, durante noites seguidas, tendem a apresentar índices menores de SEROTONINA, substância que regula o humor e ajuda no combate da depressão, do que aquelas que têm noites de sono completas.

Para garantir uma boa noite de sono, tente ir para a cama à mesma hora todas as noites e se levantar à mesma hora todas as manhãs - mesmo nos finais de semana.

DESLIGUE A TV

Pesquisas sugerem que quanto mais tempo você passa assistindo televisão, mais seu ânimo se abate e a depressão pode aparecer.

Assistir horas seguidas de reprises, maratonas de filmes ou jogos pode parecer um bom recurso para aliviar o estresse e se divertir, mas estudos demonstraram que, ao contrário, as pessoas que vêem televisão por muito tempo normalmente apresentam sentimentos acentuados de isolamento.

O mais importante: descobrir a causa da depressão.

Talvez você tenha tido uma experiência traumática. Ou talvez, sem razão aparente, você simplesmente se sinta triste e vazio.

A depressão está normalmente ligada a uma combinação de fatores médicos, genéticos e ambientais.

Existem 4 tipos: a depressão importante, na qual a baixa emocional é grave e dura mais que 2 semanas; a depressão leve; ou disritmia, que tem menos sintomas ou sintomas mais brandos, o distúrbio bipolar, que causa mudanças extremas do humor, e a depressão pós-parto.

Quando é hora de procurar um terapeuta ou médico psiquiatra?

Situações como divórcio, morte, mudança de casa ou de emprego podem causar sensação temporária de tristeza, pela vivência da perda ou pelos novos desafios a serem enfrentados.
Pasmem!!!!

Quase todo mundo tem uma depressão leve em algum momento da vida. No entanto, se sua tristeza durar mais que duas semanas ou se for acompanhada por alterações do sono e do apetite (comer e dormir muito ou não comer e nem dormir absolutamente), perda do interesse por sexo e redução da capacidade de contração, é possivel que você precise de tratamento.

Seu médico pode avaliar se você precisa de psicoterapia, medicação ou ambas.

Amigos, liberte-se da necessidade de controlar tudo a sua volta, inevitavelmente, as coisas nem sempre acontecem do seu jeito.

Aceite o fato do mundo não estar sob seu controle e tente ficar calmo diante das adversidades. Desse modo tenho certeza que você vencerá os desafios e solucionará de vez com todos os males

MORTE

Homenagem aos meus amigos que partiram.....

"Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é passageira, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes!!!!"

Acredito nisso. Quantas flores são empilhadas em um funeral e quantas flores a pessoa recebeu em vida?

Aqui vai uma flor virtual minha com todo o carinho para você!

Aproveite bem seu dia e a sua vida.

"Quem acredita em mim, mesmo que morra viverá." (João ll,25)

Se todas as suas esperanças morrerão com a sua morte, não sei como pode viver esperançoso.

Na última hora do último dia de sua vida, você tem marcado um encontro com a morte.

Tomara que você chegue a tempo!

Você se perguntou alguma vez do que tem medo quando sente medo da morte?

Alguns temem a morte porque com ela tudo acaba.

Outros temem pelo que ela pode começar.

E VOCÊ......?

O suicida não escolhe a morte contra a vida.

Mas contra um modo de viver.

O desespero do suicida é a decepção de uma esperança muito impaciente.

Se tivesse sido possivel consultá-lo antes de seu nascimento, é bem provável que você tivesse se negado a nascer.

E a morte, não será outro nascimento?

A morte como meta de um caminho percorrido é dolorosa, mas a morte como interrupção do caminho não andado é intolerável.

Morrer é uma tragédia para os que não sabem para que viver.

Se você tem razões para viver com um sentido para a vida, as terá também para enfrentar a morte.

Mas se só lhe importa durar, nunca saberá para que morrer.

A morte é como um rio; alguns caem na água
como se tudo terminasse nela, e outros se atiram na água para alcançar a outra margem.

Nosso medo de morrer poderia ser nosso último
medo de crescer?

Você já pensou que não estará presente para chorar sua morte?

Ou acontece que você já a chora quando chora a morte dos seus entes queridos?

(Renè juan trossero)

O trabalho dignifica o Homem

Algumas pessoas têm dificuldade em associar Trabalho a alegria, pois a maioria acha mais fácil ligar a rotina a obrigação, o resultado disso é uma humanidade sujeita ao tédio.

O melhor que se tem a fazer é reinventar o conceito de trabalho, ativar a motivação, tornar o trabalho mais prazeroso, pois se não gostamos daquilo que fazemos, com certeza não estaremos fazendo um trabalho útil para ninguém.

Já que sem a motivação e um trabalho sem prazer começamos a agir como máquinas e, assim como nosso trabalho a nossa vida também passa a não ter mais graça.

Assim como não há esporte sem adrenalina e nem sexo sem libido.

Para virar o jogo existem diversas formas de estimular nossa motivação, uma delas é procurar algumas saídas no trabalho por conta própria, já as empresas de hoje em dia oferecem essa autonomia ao profissional de aprender a se virar.

Outra maneira de ativar sua motivação é também recorrendo a área pessoal, para isso cultive o lazer, a convivência familiar e tudo mais que faz uma pessoa se sentir melhor em todas as suas áreas de atuação.

Outra dica é deixar de preservar pensamentos e sentimentos que só tendem a fazer você ficar ainda mais para baixo em relação ao trabalho, entre eles estão: Odiar a Segunda-feira, adiar todos os projetos pessoais para se um dia deixar de trabalhar, passando o dia olhando no relógio e esperando ansiosamente a hora de voltar para casa, ficar criticando o seu chefe ou a empresa onde trabalha e atribuir a eles a responsabilidade por sua infelicidade ou sentir desânimo e tristeza diariamente e fugir de tentar novos projetos.

Todas essas são maneiras de deixar o seu trabalho mais prazeroso e, consequentemente a sua vida também.

"Os homens que amam o trabalho são naturalmente otimistas. A vida é o próprio labor em evolução, e amar o Trabalho é amar a vida."

(A.Austregésilo)

--------------------

O Segredo da vitória é não perder a esperança

A esperança é o combustível da vida.

É impressionante o poder que o ser humano tem de transformar a sua dor em superação.

Quando nos encontramos cheios de problemas, sofrendo, em "cacos" por dentro, é que conseguimos levantar a cabeça e correr atrás da nossa felicidade, não é mesmo?

Na verdade, o que nos dá força é um sentimento que cada um de nós tem dentro de si: a esperança.

É ela que consegue resgatar a nossa força e encontrar uma saída até nos caminhos mais escuros e tortuosos.

Sem ela, não seríamos capaz de lutar contra tudo aquilo que achamos errado. É a sede de mudar e a esperança de que conseguiremos mudar que nos faz acordar todos os dias para lutar pelas nossas vidas.

Por maior que seja o obstáculo a ser superado, nada parece ser maior do que este sentimento.

Por isso, não deixe que um outro alguém tire a ESPERANÇA que existe dentro de Você.

Ao acabar com este sentimento você estará matando a única chance real e concreta de conquistar os seus objetivos, sejam eles quais forem.

Diante de uma dificuldade, olhe para dentro de si. O que você é, a sua força interna e o seu pensamento positivo nunca serão destruidos.

Juntos, eles formam a esperança, a única coisa
que você precisa para vencer. Pense nisso e siga em frente.

Aliás, a esperança é formada a partir de seus pensamentos. Pensar coisas boas significa ter esperança e, consequentemente, força para ir mais longe.

Enfim: Podes perder mocidade, amor, ventura, abastança.

Nada perdes, em verdade, se te ficar a esperança.

(Otácilio Azevedo).

---------------------
FAMÍLIA

Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram recentemente uma pesquisa onde nota-se que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios, não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades, só se ouvem críticas, críticas e mais críticas.

As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros.

Por isso, os relacionamentos de hoje não duram. A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda.

Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa. Não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados.

Não vemos mais pais e filhos se elogiando, amigos etc. Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto.

Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias. A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios.

Acabam com seus casamentos, acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de casa. Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados.

Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ÉTICA, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.

Vamos observar o que as pessoas gostam. O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo, a boa dona de casa, a mulher, o homem, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro, é impossivel um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.

Quantas pessoas você poderá fazer feliz hoje elogiando de alguma forma?

--------------------------

HONESTIDADE

"A Honestidade é como uma flor tecida em fios de luz, que ilumina quem a cultiva e espalha claridade ao redor" (Autor desconhecido).

A honestidade é uma característica do caráter do homem que está rareando em nossa sociedade, pois ser honesto hoje em dia causa perplexidade às pessoas que são solicitadas ao "jeitinho brasileiro" de "ser dar bem" às custas de artifícios diversos que nem sempre são tolhidos pela corrente da lealdade, já que vivemos a época da traição e da safadeza, a ponto de muitos acharem que tais elementos de condutas são inerentes ao progresso e também ao processo evolutivo do ser humano como cidadão e como empreendedor no mundo dos negócios.

Acho isso o maior dos erros da sociedade moderna.

Isso, para mim, é falta de cultura. Já se disse em certa ocasião num slogan de campanha eleitoral: "Eu roubo, mas eu faço!"

Não se pode admitir que nossa sociedade inverta os valores que são essenciais à valorização da alma.

A deturpação desses valores passa por um caminho hostil e avassalador quanto aos principios básicos da humanidade.

Não se deve acreditar que o homem já ingressou na era do cinismo e da hipocrisia.

Não devemos olvidar que um dia já vivemos a etapa da simples "palavra", ou seja, quando alguém dizia algo num negócio era aquilo que valia.

No tempo do fio de bigode!

Essa regra deturpou-se pela sagacidade dos exploradores de plantão, já que não mais possivel fazer um negócio com base apenas no que foi combinado verbalmente.

A Palavra já não vale absolutamente nada. Nada!

Aí mora o Perigo!

Um determinado candidato a vereador em São Paulo, contava a secular história de Diógenes, famoso filósofo que caminhava pela cidade carregando um sua mão uma lanterna à procura de um homem que fosse honesto, dizia o candidato a vereador: "Esse tal de Diógenes caiu na besteira de vir ao Brasil e foi até o Planalto, em Brasília, ali teve problema resolvido, pois quando menos esperava, roubaram-lhe a lenterna.

Que absurdo!

Ruy Barbosa proferiu diante do Senado Federal em 1914, um discurso Intitulado VERGONHA, que fazia uma análise da República em sua época, e externava o sentimento popular de impotência diante da corrupção. Disse Ruy Barbosa aos Senadores: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".

Será que esse discurso se aplica nos dias de hoje????

Faz 99 anos!!!

---------------------

TER DÓ NÃO BASTA

Na Parábola do bom samaritano Jesus fala que um homem foi assaltado, espancado e abandonado à beira da estrada.

Passou um sacerdote e um levita, ficaram com dó, mas não fizeram nada. Depois passou um samaritano.

Parou, fez curativos e levou a vítima para um hospital.

"Dó" é uma palavra vazia. Não resolve nada.

Nos grandes centros é comum alguém ser assaltado, espancado e ficar sem socorro.

Muita gente olha de longe, fica com dó, mas não faz nada pela vítima.

Cada um quer salvar sua pele.

Ter dó não basta. O Cristão deve ter caridade, socorrer.

Agora, não adianta dar esmolas, se você humilha o pobre, não adianta fazer o bem, se for para sua vaidade, não adianta rezar, se você for fariseu, não adianta perdoar, se ficar constantemente recordando a ofensa, não adianta dizer que tem fé, se não der testemunho, não adianta fazer milagres, se não tiver o espírito de Deus, não adianta oferecer sacrifícios, se não for por amor, não adianta crer na vida eterna, se vive mal a vida presente.

-----------------

Qualidades Indispensáveis no dia a dia das pessoas:

HUMILDADE


"Deus exalta ao humilde e humilha ao soberbo" Ezequiel 22:26

Um dos principios cristãos é a humildade. A razão é simples: a humildade reduz o estresse. As pessoas humildes não acreditam que devam ter todas as respostas, consequentemente, não precisam fingir ter essas respostas, o que reduz a ansiedade.

Quando a ansiedade diminui, a felicidade aumenta. A humildade certamente melhora os seus relacionamento, afinal ninguém gosta de se relacionar com um sabe-tudo.

Com isso, seu número de amigos irá aumentar e sua felicidade também.

AMAR O PRÓXIMO

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo" Mateus 22:29

Ajudar ao próximo por razões puramente altruísticas, sem ganhar nada, a não ser o prazer de prestar um favor ou praticar uma boa ação.

As pessoas que só pensam em si desconhecem a alegria proporcionada pelo dar.

Quem faz as coisas pelos outros sem visar nenhum ganho ou interesse pessoal colhem grandes benefícios.

Por exemplo, olhe o rosto dos voluntários que servem refeições aos sem-teto.

Quem recebe tem um sorriso de gratidão, mas o sorriso de ter feito a diferença na vida de alguém vale ouro.

SABER PERDOAR

"Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? Não! respondeu Jesus Cristo. Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta vezes sete" Mateus, 11:21-22.

As pessoas que não tem fé quase sempre guardam mágoas, ressentimentos, rancor e amargura em relação aos outros e raramente, ou nunca, tem paz de espírito.

A solução para essa situação é o perdão.

É um grande auxiliador para as pessoas espirituais, pois sempre estaremos nos relacionando com pessoas imperfeitas, assim como nós.

GRATIDÃO

Você já parou para pensar por tantas coisas que Você tem a Agradecer?
Deus criou a terra, o mar, o céu para que possamos usufruir de todas as maravilhas.

Tudo Ele fez para nos agradar. Se Você não pode expressar gratidão todos os dias, então pense em alguma coisa que você não tem e agradeça por não ter.

Por exemplo, uma doença incurável, estar desempregado. Sempre que passo por uma pessoa que cata pepelão, lata, vidro nas ruas agradeço a Deus por ter o conforto de uma casa, ter um bom carro, poder comer o que tenho vontade, pode escolher o que vestir.

Deus me fez um homem abençoado e privilegiado e por isso sou grato, mas muito grato mesmo por tudo. Não canso de agradecer.

"A Paz de espírito é a recompensa dos que vivem honestamente" (Célio Devenat)

NÃO PERCA A PAZ!

Coisa importante é a nossa paz! Sem ela, nossa vida vira um inferno.

Se quiser, veja estas condições para não perder a PAZ:

-Não se meta em "rolos".
-Não conte tudo o que ouve.
-Não contrarie sua consciência.
-Não se venda por prazeres.
-Não diga mentiras.
-Não tome decisões com raiva.
-Não espalhe boatos.
-Não ande por caminhos errados.
-Não confie segredos a qualquer pessoa.
-Não gaste mais o que pode.

MAS SE VOCÊ SE PREZA...........

Não busque aplausos em sucessos sem honra.
Os vaidosos é que se contentam com elogios não
merecidos.

Alegre-se por defender uma causa nobre, mesmo
que venha a ser derrotado.

Não se ponha ao lado da maioria, quando a verdade está com a minoria.

Os covardes é que aceitam elogios desonestos.

Alegre-se por defender a verdade, mesmo que venha a sofrer com isso.

Não aceite suborno de quem quer seja. Uma pessoa que se preza não mancha as mãos com o salário da injustiça.

Contrarie os poderosos, mas não contrarie a
própria consciência


A GANÂNCIA

"A riqueza ou serve ou governa seu possuidor"
(Horácio).

Precisamos ter algum dinheiro, mas não podemos ficar escravos dele. O dinheiro é meio e não fim. Quem se apaixonar por ele, passa a viver em função dele.

A ganância tem provocado guerras entre povos,
lutas de classe e divisão nas famílias.

Fez irmãos se odiarem, filhos brigarem com os pais e amigos ficarem inimigos.

A ganância estragou a vida de muita gente.

Deus nos alerta, dizendo:

"O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males"
(1Tm 6,10).

Para pensar:

Há duas coisas que precisamos nos dias de hoje.

Primeiro, que os ricos descubram como os pobres vivem.

Segundo, que os pobres descubram como os ricos trabalham.

(E.Atkinson)

-----------------

Frases filosóficas sobre o vinho.

"Uma barrica de vinho produz mais milagres que uma igreja cheia de santos" (Provérbio Italiano).

"Existe mais filosofia numa garrafa de vinho que em todos os livros"( Pasteur)

"Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água" (Benjamin Franklin).

"Um bom vinho é poesia engarrafada" (Robert Steverson).

" Os vinhos são como os homens, com o tempo os máus azedam e os bons apuram" (Cícero)

"Agora que a velhice começa, preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo e sobretudo, escapar do terrível perigo de, envelhecendo virar vinagre" (Dom Helder)

"O vinho é medicamento que rejuvenesce os velhos, cura os enfermos e enriquece os pobres" (Platão).

"Nunca fiz amigos bebendo leite, por isso bebo vinho" (Silas segulten)

"OS QUE BEBEM VINHO VIVEM MAIS DO QUE OS MÉDICOS QUE OS PROÍBEM" (Mussolini)

"O vinho, quando bebido com inspiração sincera, só se compara ao beijo de uma donzela" (Nicanor Parra) Poeta Chileno.

"Um povo que não bebe vinho tem um grave problema de identidade" (Manuel Vásquez Montalbán).

"O champagne é o vinho francês por excelência. Alegre, arrogante, barulhento, escandaloso, mulherengo e fanfarrão" (Julio camba jornalista espanhol).

E por fim:
"O vinho são como as mulheres uns enriquecem por suas qualidades com o passar do tempo e outros avinagram por falta de rolha" (Popular.


PROPRIEDADES CALÓRICAS E MEDICINAIS DO VINHO

PROPRIEDADES CALÓRICAS

O Vinho assim como qualquer outra bebida possui calorias.

Como regra quanto maiores os teores alcoólicos e de açúcar de um vinho, tanto maior seu poder calórico.

O vinho se ingerido em quantidades razoáveis constitui um valioso complemento alimentar, mas se ingerido em altas doses, o álcool etílico age como tóxico.

A embriaguez pode ser considerada um estado de envenenamento temporário do organismo humano.

Quando, porém, o álcool é ingerido em quantidade moderadas e em baixa concentração não acarreta nenhum prejuizo à saúde.

Para que o vinho não perturbe o organismo, recomenda-se também que ele seja bebido às refeições, evitando dessa forma que o álcool passe direto para o sangue.

Como diz a sabedoria Italiana: "Non si puo bere vino con l stomaco vuoto, bisogna bere vino con l stomaco pieno"

(Não se pode beber vinho com o estomago vazio é preciso beber com o estômago cheio).

PROPRIEDADES MEDICINAIS:

O vinho foi um dos primeiros medicamentos a ser utilizado pelo homem. Cerca de 2.000 a.C os cirurgiões hindus já utilizavam como anestésico pré-operatório.

As qualidades dietéticas e fisiológicas do vinho já eram reconhecidas pelo grego Hipócrates, patrono da medicina, que o receitava frequentemente como antitérmico, antiséptico, laxativo e diurético.

Já Galeno, célebre médico de Roma o empregava como desinfetante nas feridas dos gladiadores, pois seu poder antiséptico neutralizava o surgimento das infecções.

Pasteur proclamou o vinho como "A mais sã, saudável e higiênica das bebidas".

O descobridor da Penicilina, Alexandre Fleming, ficou fascinado com os poderes antibióticos, contidos na casca e na semente das uvas.

Chegou a dizer: "É a penicilina que cura os homens mas é o vinho que os deixam felizes"

O reverastrol a kercitina e o astilbeno atuam beneficamente nas doenças cardíacas, onde age como vasodilatador fazendo também aumentar a hemoglobina e os glóbulos vermelhos existentes no sangue.

É um tônico para os nervos especialmente pelo fósforo que contém, excitando e alimentando as células nervosas.

--------------------

DEGUSTAÇÃO DE ESPUMANTES

Visual

A cor pode ir do branco muito pálido quase incolor, até o âmbar e escurece com o tempo.

A espuma depende do diâmetro das bolhas
e da persistência do cordão de espuma dentro do vinho.

A quantidade de bolhas (perlage), seu tamanho e persistência devem ser apreciados.

Quanto menores e mais numerosas as bolhas, melhor a qualidade do espumante.

A velocidade de subida das bolhas é função do teor de açúcares residuais; num demi-sec as borbulhas sobem mais lentamente que num brut.

Na maioria dos restaurantes brasileiros em que há sommelier, este pode dar a impressão de ser capaz de descrever traços de tudo, dependendo das circunstâncias.

No aroma eles encontram das frutas vermelhas de sempre, café, tabaco, além da pimenta, cogumelo, terra molhada, etc.

Os vinhos às vezes nos lembram esses elementos da natureza que, "quando citados com arrogância de um conhecedor", nos causam desconfiança.

Existem pessoas (os enochatos) que decoram tecnicismos de guias de vinhos franceses e dispõem de um arsenal interminável.

No olfato, dizem que o vinho poderá ser floral, com aroma de violeta, jasmim ou acácia, frutado, lembrando cerejas, damasco e por ai afora.

Se falarem de temperos, passarão da pimenta ao gengibre, sem esquecer do cravo. No paladar o vinho poderá ser nervoso, se for muito ácido ou flácido, se for pouco ácido, duro ou adstringente, conforme os taninos,
pesado, etc. ou ele pode ser estruturado, equilibrado, complexo ou elegante. A lista de adjetivos é imensa.

Evidentemente, utilizam-se alguns desses adjetivos para descrever um vinho.

O importante é que eles ocorrem naturalmente para um início ou principiante.

Não procure decorar comparações de um vinho que gostou, mas sim guarde o nome do produtor e da região de onde ele vem. Isto será uma referência segura para os próximos comentários.

"La vita é troppo breve per bere vini cattivi" (A vida é muito curta para beber vinhos ruins)


VINHOS

(Life is too short to drink bad Wine.......) A vida é muita curta para beber vinhos ruins.

Você gosta de vinhos? Sabe tomar vinhos?

O que é vinho para você?

Etimologicamente: "Vinho é uma bebida proveniente da fermentação do mosto da uva".

Mosto é o resultado da uva espremida, macetada ou pisoteada.

Não só de uva se faz vinho, se faz de laranja, pessego e ou morango. Mas por que tradicionalmente o vinho é feito da uva?

Porque a uva tem maior concentração de açúcar e facilidade na fermentação.

Na nossa região se produz bons vinhos? não! por que?

São vinhos feitos das uvas vitis-lambruscas (hibridas americanas).

Dos vinhos feitos dessas uvas as mais conhecidas: Santa Isabel, niágara terci, concord e bordeau (bordô).

Dessas uvas se faz sucos, geléias ou para sobremesa.

Quando se bebe em excesso desse vinho tem-se uma sensação de mal estar estomacal ou intestinal ocasionado pela fermentação da pectina que contém na casca da uva e transformando-se em antronilato de metila.

Mas afinal quais são os bons vinhos?

Os vinhos bons são feitos das uvas vitis viníferas européias. As mais conhecidas e tradicionais são cabernet sauvignon, merlot, malbec, tanat, carmènere, pinot-noir, sangiovese, bonarda, shiraz etc.

Aqui no Brasil se produz bons vinhos? sim. Na serra gaucha possuem todas essas uvas que foram aclimatizadas e a maioria foi trazida pelos imigrantes italianos.

Os apreciadores e conhecedores dos vinhos são classificados em 3 categorias: Enófilos - Enólogos e sommeliers.

Eu sou enófilo: oinos vinhos e filos amigo, eu sou amigo do vinho.

enólogo: oinos vinhos e logia é o entendedor dos vinhos.

Sommerliers: São as pessoas que sabem servir o vinho. A temperatura ideal, copos, sacas rolhas, e a combinação dos vinhos com a comida.

A diferença minha com os enólogos é a seguinte:

O enólogo é aquela pessoa que diante do vinho toma decisões e eu diante das decisões tomo vinho.

Como o assunto é muito extenso deixo para outra ocasião comentar sobre os frisantes, espumantes e as champagnes.

Arrivederci

------------------

FELIZ ANO NOVO!!

Prometa e faça um ano novo diferente:

"Se alguém queixar-se da vida ao seu lado, responda com palavras de
encorajamento".

Não aumente o peso a quem já sente demasiado o peso que carrega.

Se alguém se lamenta da vida, procure mostrar os lados bons e belos
da existência.

Não contribua com suas próprias lamentações para o desânimo do
companheiro ou companheira.

Reanime-os com esperança e com bom ânimo, com palavras de incentivo
e coragem.

Talvez desse remédio dependa a cura de seu coração desalentado."

Mas, alguém disse, principalmente os pessimistas, que em 2013 será bem
pior, mas muito pior que em 2012 com um "pibinho" de se espantar.

Felicidades, saúde, paz e muito dinheiro no bolso a todos. Inspirem-se nesse poema e façam dele os objetivos de vossas vidas em 2013.

Quem morre?

Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa
ajudar.

Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo
todos os dias, todos os anos os mesmos trajetos, as mesmas praias.Quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da "televisão" o seu guru.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu
trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.

Morre lentamente quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não
pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.

Amigos, evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar
vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar.
Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio esplêndido de FELICIDADE. Portanto, dinamize sua vida!!!

----------------

NATAL

"A paz que você procura está no silêncio que você não faz" (Padre Roque Shneider).

Se tudo na vida fosse só alegria, as pessoas não dariam valor a felicidade. Por isso as vezes é preciso chorar

para sabermos o quanto é bom sorrir é preciso sentir saudades

para saber o quanto gostamos de alguém até porque quando temos tudo nada parece ter valor.

A vida é um antes, um durante e um depois.

Por isso viva o hoje esqueça o ontem e deixe Deus decidir o amanhã.

Afinal estamos quase festejando o nascimento de Cristo, é NATAL.

Quando se aproxima o Natal, podemos vislumbrar uma esfera de luzes, cânticos, presentes. Parece que todas as pessoas ficam mais alegres, descontraidas e somos como que envolvidos por um clima de amor e Paz.

Natal é a festa que comemora o nascimento de Jesus, o Filho de Deus.

É uma festa universal.

Hoje, mais uma vez, estamos comemorando o NATAL, mas será que o estamos comemorando corretamente?

Vejamos algumas distorções na comemoração do Natal de Cristo.

01. Uso de bebidas alcoólicas:

Em todas as festas do mundo, a bebida alcoólica é parte integrante e indispensável.

O Natal para eles é simplesmente mais uma festa entre outras e portanto tem que ser comemorado com a maldita bebida alcoólica.

02. Abuso nas comidas:

Outra coisa comum nas festas é comida. Para o mundo NATAL significa comer muito e melhor.

Aquele que não teve um berço ao nascer e que afirmou que nem só de pão vive o homem, assiste a cada ano essas contradições entre o seu ensinamento e aquilo que os homens fazem.

Amigos, "não esteja entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne"

Devemos comemorar o Natal de Jesus com alegria espiritual.

Devemos comemorar o Natal com adoração.

Devemos comemorar o Natal de Jesus com testemunho.

Que você tenha um feliz e abençoado Natal.

-------------

A FAMÍLIA

Acredite e tenha consciência absoluta que:
UMA VIDA SEM AMOR NÃO VALE NADA.
E Amar se aprende em casa, com os Pais e os irmãos.

A família é a primeira escola do amor.
Ame seu lar! É o lugar mais abençoado do mundo.

Digo-lhe de coração: Ame sua família! pelo Amor de Deus.

Apesar dos defeitos de seus pais e irmãos, sua casa é o lugar do Amor e da PAZ.

Você, jovem, poderá um dia ter uma bela mansão, mas, mesmo assim, vai sentir saudades da casa em que nasceu e cresceu.

Você vai olhar para trás e dizer:

"Como eu era feliz na casa de meus pais!
Eu morava num paraíso e não sabia!"
Atente para a seguinte reflexão: A miséria maior que destrói as famílias, pobres e ricas, é a miséria moral e a falta de religião.

O mundo atual é marcado por grandes mudanças tecnológicas e fortes pressões de várias ordens que mexem com a família.

Em vista desta evolução, torna-se cada vez mais importante uma educação no lar, que valorize a vida e a solidariedade.

FAXINA TOTAL

Você tem o hábito de juntar objetos inúteis neste momento, acreditando que um dia, não sabe quando, poderá precisar deles?

Você tem o hábito de juntar dinheiro só para não gastá-lo, pois no
futuro poderá fazer falta?

Você tem o hábito de guardar, sapatos, móveis, utensílios domésticos e outros tipos de equipamentos que já não usa há um bom tempo?

E dentro de Você?
Você tem o hábito de guardar mágoas, ressentimentos, raivas e medos?

Não faça isso. É Antiprosperidade.
É preciso criar um espaço, um vazio, para que as coisas novas cheguem
em sua vida.

É preciso eliminar o que é inútil em você e na sua vida, para que a
prosperidade venha.

É a força desse vazio que absorverá e atrairá tudo o que você almeja.

Enquanto você estiver material ou emocionalmente carregado de coisas
velhas e inúteis, não haverá espaço aberto para novas oportunidades.

Os bens precisam circular.
Limpe as gavetas, os guarda-roupas, o quartinho lá no fundo, a garagem.
Dê o que você não usa mais. Venda, troque, movimente e não acumule.

Dê espaço para o novo.

A atitude de guardar um monte de coisas inúteis amarra sua vida. Não são
os objetos guardados que emperram sua vida, mas o significado da atitude
de guardar.

Quando se guarda, considera-se a possibilidade da falta, da carência. É
acreditar que amanhã poderá faltar, e você terá meios de prover suas
necessidades.

Com essa postura, você está enviando duas mensagens para o seu cérebro
e para a vida:

1. Você não confia no amanhã e;

2. Você acredita que o novo e o melhor não são para você, já que se contenta em guardar coisas velhas e inúteis.

O principio de não acreditar que o melhor é para você, pode se manifestar, por
exemplo, na conservação de um velho e inútil liquidificador.

Esse principio, expresso num objeto, denota um comportamento que pode também estar
presente em outras áreas da sua vida, gerando entraves ao sucesso e aprosperidade.

O simples fato de dar para alguém o velho liquidificador, colocando o objeto
em circulação, cria um vácuo para que algo melhor ocupe o espaço deixado.

Emocionalmente, também, você passa a acreditar que o novo compensará
o objeto doado.

Amigos, uma faxina básica, apesar da trabalhalheira e do cansaço que provoca,
ao final é sempre bem vinda, principalmente nesta época do ano.

Arejar espaços, fora e dentro da gente faz um bem enorme!!!

DESFAÇA-SE DO QUE PERDEU A COR E O BRILHO E DEIXE ENTRAR O NOVO EM
SUA CASA E PRINCIPALMENTE DENTRO DE VOCÊ!!!!

------------------


EDUCAÇÃO INTEGRAL

"Onde não há educação, não há consciência, e onde não há consciência humana não pode haver comportamento humano" (Lubienska de Lenval)

Pais, é preciso cuidar do desenvolvimento físico
do filho; posição correta dos pés e dos dentes,
crescimento, aumento proporcional de peso......
e tudo o que diz respeito a um corpo sadio.

Mas, não se esqueçam de cuidar também da
sanidade mental e da boa formação do caráter.
Eduquem a criança para o amor e para uma
afetividade sadia, sem o que ninguém será feliz, mesmo que tenha um corpo de atleta.

Procurem ter, em casa, um ambiente de PAZ, para que o filho sinta segurança e cresça sem problemas mentais e afetivos.

Não se esqueçam também queridos pais que, Dar Amor já é educar.

"O animal nasce perfeito pela natureza, e o homem faz-se perfeito pela educação."

Já Ghandi dizia que "a verdadeira educação consiste em pôr a descoberto o melhor de uma pessoa."

Nisto é preciso a arte de educar, a mais difícil e mais bela de todas.

Coelho Neto dizia que "educar é colaborar com Deus", e que "é na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais".

Enfim: "A educação é um ornamento na prosperidade e um refúgio na adversidade." Só é útil o conhecimento que nos faz melhores.

LOUSA MAL APAGADA

Há lousas que a gente não consegue apagar completamente.

Mesmo passando o apagador várias vezes, ainda dá para se ler
o que estava escrito.

Assim é a memória de quem não sabe PERDOAR de coração.

O Maligno faz tudo para que as feridas das ofensas não cicatrizem,
mesmo depois do perdão.

Enquanto alguém conserva rancor, está fora da misericórdia divina
e permanece preso nas malhas do maligno.

Tal pessoa não vive feliz, porque o ódio habita nela e impede de
experimentar paz e alegria.

Amigos, perdoar é dolorido. Porém pior é guardar ressentimentos.

Se houver uma comparação espiritual, emocional, psicológica e física,
com certeza perdoar será a opção, sem comparação.

Porém o orgulho e falta de amor, faz com que muitas pessoas escolham
a outra opção.

O perdão mexe com o orgulho e o amor. O perdão é dificil por que quando
você perdoa está dizendo à outra pessoa: "Você não precisa me compensar
pelo que fez."

Na verdade, você está liberando a pessoa e dando um passo
em direção ao amor, ao invés de fomentar ressentimento.

Significa que você não permitirá que a outra pessoa pague.

E não se esqueça nunca: Um casamento amadurecido é um casamento onde existe
PERDÃO.

Nós fomos chamados para perdoar da mesma forma que Deus nos perdoou.
( Ef 4:32).


A BELEZA DA MULHER

A Mulher gosta de vestir-se elegantemente. Ótimo!

Mulher desmazelada é horroso. (Como dizia Vinicius de Moraes): "Que me desculpem as feias mas beleza é fundamental".

Mas o ornamento exterior não dispensa a beleza interior, feita de virtudes.

Como é gostoso conversar com uma mulher culta! Assim lemos na Bíblia:

"Não consista vossa beleza em ornamentos exteriores, como penteados, jóias de ouro, vestidos elegantes. Antes, vossa beleza seja interior; aquela beleza espiritual que ornamenta o coração e valoriza o íntimo da pessoa, fazendo-a preciosa perante Deus"
(1Pd 3,3-5).

Quando uma mulher se preocupa demasiadamente com a beleza de fora, não deve ser muito bela por dentro.

Frequentemente não são as mulheres mais feias que não conseguem se casar, e sim as mais chatas. Afinal O grande defeito das mulheres é desejarem ser como os homens.

FRACASSO MORAL EM NOSSAS VIDAS

“Hoje, temos que saber discernir o que nos é oferecido pela sociedade moderna e pós-moderna.

Importa examinar tudo (nos grupos de reflexão) e ficar com o que é bom, como nos diz São Paulo. “Cresce , em nossos dias, o individualismo”.

Este tende a cair na indiferença, na insensibilidade, na autossuficiência e na falta de solidariedade.

Na verdade, isto acaba nos isolando, esquecendo que as pessoas são sempre importantes em nossas vidas .

Existe também aquela visão que chamamos de subjetivismo, de quem só pensa nas próprias vontades e desejos, buscando a satisfação pessoal, sem sentir as necessidades dos outros, sem partilhar.

Viver assim leva a um fracasso moral em nossas vidas.

“Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8,31-32)

(Frei Nilo Agostini –Ética, diálogo e compromisso)

PAIS E FILHOS

Pais, amem seus filhos de tal modo que eles se sintam amados.

Não tenham medo de falar a linguagem deles e de se fazer amigos deles.

Mas amar os filhos não é fazer todos os gostos deles.

O bom pai sabe dizer "sim" e dizer "não".

Deus nos fala:

"Aquele que ama seu filho, corrige-o frequentemente, para alegrar-se mais tarde.

Mima o teu filho, e ele te causará amarguras.

Deixa-o fazer o que quer, e ele te entristecerá"
(cf.Eclo.30,1-13).

Pais vocês tem um poder extraordinário nas suas mãos

Ponha seu filho nas mãos de Deus.

Partilhe com Deus as suas angústias e preocupações.

Como mãe, você está mais próxima de Deus do que qualquer benzedeira.

Reze você mesma. Ore com fé, sem dúvidar em seu coração.

Deus é o "primeiro Pai" de seu filho.

Peça sempre a Ele diretamente.

Agindo assim, certamente terá filhos abençoados e felizes.

HUMILDADE

"Quem estuda e adquire conhecimentos mas não os pratica nem repassa o que aprendeu é um homem que lavra e não semeia" (Poeta Libanês Kalil Gibran).

A humildade é a mais nobre de todas as virtudes, pois somente ela predispõe o seu portador à sabedoria real.

O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade
defende.

Você já deve ter ouvido muitas vezes a palavra humildade, não é mesmo?

Essa palavra é muito usada, mas nem todas as pessoas conseguem entender o seu verdadeiro significado.

O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente.

Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil de sua alma, a boa semente.

A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria e jamais compartilha com hipocrisia ou com a pieguice.

A humildade é a mais nobre de todas as virtudes, pois somente ela predispõe o seu
portador, à sabedoria real.

O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade
defende.

A pessoa humilde trabalha mais que a orgulhosa e por essa razão tem mais tempo.

Uma pessoa orgulhosa está sempre "muito ocupada" para fazer o que é necessário.

A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas.

Você sabe por que o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso?

É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centimetros abaixo de todos os rios.

Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria uma ilha.

E certamente estaria isolado.


SAIBA COMO VIVER A VIDA COM SABEDORIA

"A Beleza e a sabedoria raramente andam juntas"..(Petrônio)

"Os três frutos da sabedoria são: bem pensar, bem falar e bem agir"...(Demócrito).

Algumas pessoas veem a vida passar tão rapidamente que muitas vezes não se dão conta que o tempo passou só depois de muito tempo.

Se você tem medo que isso possa acontecer em sua vida, é porque talvez você não esteja realizando no seu dia tudo aquilo que você desejaria realizar do fundo de seu coração.

Muitas pessoas deixam passeios de lado, viagens que poderiam ser inesquecíveis, festas que todos os amigos foram, comemorações que marcaram época, entre outros momentos dos quais seriam boas histórias para contar aos netos.

E na maioria das vezes isso ocorre porque a pessoa não sabe aproveitar da vida com SABEDORIA, ninguém nasce sabendo e ninguém sabe de tudo, mas você não deve deixar para outro dia aquilo que pode ser realizado no momento.

Muitas pessoas ficam trabalhando até tarde, estudando o dia todo, sendo que além destes afazeres é preciso também viver e relaxar.

Você não deve abandonar seus estudos ou se demitir do trabalho apenas pelo mesmo ser cansativo, você apenas precisa se organizar e levar uma vida bem equilibrada, para além de ter uma boa vida financeiramente, ter também uma boa vida amorosa, familiar, espiritualmente, etc.

O Importante é não realizar atitudes que você possa se arrepender grandemente no futuro, pense duas vezes antes de suas ações e

SEJA FELIZ!

Mas lembre-se sempre: "É melhor ter pouco numa das mãos, com paz de espírito, do que estar sempre com as duas mãos cheias de trabalho, tentando pegar o vento"

-------------------

"A Paz que você procura está no silêncio que você não faz"
(Padre Roque schneider).

TENTAÇÕES

Se nós homens nos policiarmos, e não nos permitirmos, de forma alguma, olhar as outras mulheres com desejos, nem assistir filmes pornográficos, e coisas parecidas, então nos bastará a satisfação legítima do "ato conjugal" com nossas esposas.

Infelizmente muitos maridos se permitem entrar no mundo das fantasias perigosas e proibidas, e depois não querem mais saber das suas esposas.

Onde está o compromisso do matrimônio?

Onde está o amor à família?

Onde está a maturidade?

Não se esqueça que quem brinca com fogo acaba se queimando, e que é a ocasião
que muitas vezes faz o ladrão.

Sabemos que "aquilo que os olhos não vêem, o coração não sente"

"vigiai e orai, porque o espírito é forte, mas a carne é fraca"

Para impedir o adultério, de fato, é preciso impedir antes o adultério de coração.

"Todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração" MT 5,28.

Se os homens não cometessem esse pecado, não perderiam a atração por suas próprias esposas.

O Apóstolo nos lembra a seriedade do matrimônio:

"Vós todos considerai o matrimônio com respeito, e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros" (HB 13,4)

Fora do casamento o sexo só traz problemas e misérias: doenças venéreas, abortos, crimes sexuais, filhos abandonados, órfãos de pais VIVOS, mães e pais solteiros, milhões de jovens adolescentes grávidas e sem a mínima condição de criarem os seus filhos.........

O que serão dessas crianças mais tarde? Drogados? assassinos? Ladrões?......

Tudo pode acontecer com uma criança que é criada sem receber a educação dos Pais.

Podemos dizer, sem medo de errar, que a miséria de nossa sociedade tem o seu fundamento na sua miséria moral porque ela abandona a lei de Deus, pagando por isso um preço incomensurável.

Aqueles que cumprem a lei de Deus, são verdadeiramente felizes e constroem famílias fortes.

Esta é a grande felicidade que Deus promete a todos aqueles que são fiéis aos seus ensinamentos. Guardados e ensinados pela Igreja, por mandado de Cristo.

(Felipe de Aquino)

SOMOS GIGANTES POR NATUREZA!

Há momentos em nossas vidas que nos sentimos pequenos, fracos, inseguros e
incapazes de reagir e vencer algumas dificuldades que estamos passando.

Os problemas parecem GIGANTES diante dos nossos olhos, já aconteceu isso com você?
Mas quando paramos um pouco e olhamos para "dentro de nós" percebemos quantos obstáculos, quantas barreiras, quantos nãos, quantos momentos difíceis já vencemos.
Percebemos a força, a capacidade, o poder que existe dentro de nós.

Então percebemos que escondido atrás deste GIGANTE chamado MEDO, chamado dúvidas e incapacidade que acreditamos ter, esta a nossa capacidade de vencer.

Quando fazemos esse momento de reflexão da nossa capacidade, das nossas conquistas, dos momentos difíceis que já vivemos e vencemos, fica muito mais fácil enfrentar o momento atual, pois percebemos que é apenas mais um que será vencido.

Percebemos que os gigantes somos nós que já vencemos tantos outros problemas e não vai ser o problema atual que vai nos derrotar.

É da natureza humana superar obstáculos porém, algumas coisas que acontecem ao longo de nossas vidas, nos leva a crer que somos incapazes, o que não é verdadeiro.

Portanto, quando se sentir incapaz, se sentir inferiorizado, pare por um instante e faça um momento de reflexão.

Coloque em uma folha de papel o maior número de situações difíceis que você já venceu, veja o que Você fez para vencer, de quem Você recebeu ajuda e como se sentiu após a Vitória.

Você vai perceber que será capaz de vencer mais esse obstáculo.

Amigos, não perca o seu tempo pensando no problema, quanto mais Você gasta
seu tempo pensando no problema, maior ele fica.

Pense na solução, gaste seu tempo e suas energias buscando a solução, é ela que lhe interessa.

Imagine só o prazer, a alegria que Você vai sentir e o orgulho que vai causar nas
pessoas que te amam ao ver Você vitorioso.
Lembre-se: Você pode vencer mais um desafio, qualquer que seja ele!

Quando conquistar a vitória, convide as pessoas que Você ama para comemorar e
marcar mais esta VITÓRIA.

O CARVALHO E VOCÊ

Todas as vezes em que deparamos com problemas na vida observamos o quanto somos frágeis.

As alegrias se vão, só fica a verdade de que somos impotentes para lidar com as adversidades que surgem no decorrer de nossa existência.

Deus nos deixa lições interessantes em sua criação, para nos mostrar que o Homem foi criado forte e que essa força pode ser aumentada e absorvida de situações adversas.

Existe uma árvore com o nome de CARVALHO. Essa árvore é usada pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais.

Quando querem saber sobre tempestades que ocorrem numa determinada floresta, eles observam logo o carvalho. É a árvore que mais absorve as consequências de temporais.

Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta mais forte fica!

Suas raizes naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo quase impossivel uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo!

Mas, não pense que os cientistas precisam fazer estas análises todas para saber isso!

Basta apenas eles olharem para o Carvalho.

Pelo fato dele absorver as consequências das tempestades a robusta árvore, às vezes, assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força, ficando às vezes até com uma aparência triste.

Para um carvalho, cada tempestade é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça.

Numa grande tempestade muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme.

Devemos tirar proveito das situações contrárias à nossa vida e ficar mais fortes, mesmo que às vezes um pouco marcados, com a aparência abatida, mas fortes, com raizes bem firmes e profundas na terra!

Podemos com isso compreender o que o nosso Pai maravilhoso quis nos ensinar quando disse que "Podemos todas as coisas naquele que nos fortalece"E, também, a confiança no Rei Davi, quando cantou: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, porque Tu estás comigo".

Por isso, quando Você olhar pela janela o lindo alvorecer, lembre-se que não há temor com os infortúnios do dia, porque Deus sempre está com Você.

Ele protegerá como o carvalho.

Se Você estiver passando por problemas muito grandes, comporte-se como o carvalho.

Certamente, será só mais uma tempestade que poderá torná-lo ainda mais forte!


FAÇA SUA PARTE

Sabemos muito bem que sozinho você não consegue mudar o mundo. Mas não desanime.

Faça sua parte e Você verá que alguma coisa ficou melhor.

Você não é responsável por tudo o que deve ser feito na face da terra, mas é responsável por tudo aquilo que você pode fazer.

O mal é que, por não poder fazer tudo, muita gente acaba não fazendo nada.

Pense neste provérbio:
"Quando você não pode fazer tudo o que deve, deve fazer tudo o que pode"

De acordo com a lei divina que diz: "De acordo com o que plantares, assim também colherás" Cristo disse: Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua Justiça, e todas as outras coisas nos serão dadas por acréscimo.

Esse ensinamento extraordinário nos mostra claramente que a sabedoria e a felicidade consiste em buscar primeiramente o Reino de Deus. Ou melhor, a sabedoria já é o próprio REINO DE DEUS: Origem de todos os bens.

Infelizmente, a maior parte de nossa sociedade contemporânea vem buscando em primeiro lugar, e de forma frenética, as outras coisas e desprezando a sabedoria e a felicidade.

O resultado disso é a confusão e desordem que se instauraram em nosso planeta: o egoísmo, a ganância e a corrupção se sobrepondo à bondade à moderação e à honestidade.

O importante é enriquecer de qualquer maneira e cada vez mais, pouco importando com os meios utilizados para se atingir o objetivo.

Sem sabedoria os crimes e as injustiças se multiplicam, gerando insatisfações e revoltas, num círculo vicioso que tudo transforma em verdadeiro "caos".

Além disso, as doenças, as perturbações, os vicios as neuroses se proliferam, pois onde impera a ignorância, que é a ausência da

SABEDORIA, jamais poderá haver harmonia justiça e FELICIDADE.


POR QUE RECLAMAR DA VIDA!

"Não viva para que sua presença seja notada, mas para que sua ausência seja sentida"

Algumas pessoas reclamam da vida e culpam as suas frustações pela falta que sentem quando algo não vai bem em um campo especifico de sua vida.

Elas se comparam aos outros e se sentem infelizescom a vida que levam e ficam tristes quando pensam em quem são ou em quem elas se tornaram.

Este tipo de pessoa costuma sofrer com a falta de um Amor, com a vida profissional chata ou com seus relacionamentos ruins, sem perceber que os motivos que a levaram a ter uma vida que não a agrada são os mesmos que a impediram de conquistar algo melhor em sua vida: ELA SIMPLESMENTE NÃO APRENDEU

A GOSTAR DE SI MESMA.

Como é fácil ser feliz............Veja abaixo alguns passos simples que vão ensiná-los a gostar de si mesmos e descubra que ser feliz e conquistar seus objetivos é algo que só depende de Você mesmo.

1. jamais se compare aos outros: saiba que você é uma pessoa única e procure observar mais seus pontos positivos.

2. Pare de reclamar da vida: esta é a pior coisa que Você poderia fazer por si mesma, pois quanto mais você reclama, maiores são as chances de tudo dar errado.

3. Você precisa se aceitar: todo mundo tem defeitos e qualidades, então, aceite as suas imperfeições de uma vez por todas.

4. Aceite a sua herança genética: você pode até corrigir algumas imperfeições do seu rosto com cirurgias ou truques de maquiagem, mas como isto nem sempre é possível o melhor mesmo é aprender a conviver com o que herdou de seus pais e usar isto ao seu favor. Saiba que tipos exóticos também costumam fazer muito sucesso e algumas vezes o que você enxerga como defeito pode ser um diferencial bem legal.

5. Invista em você: se você acha que a condição atual não é a ideal, procure usar parte do seu tempo, de dinheiro ou apenas de esforço para transformá-lo em algo melhor.

ENFIM para ser feliz é preciso viver de forma plena, aproveitando cada momento com muito entusiasmo e energia.

SUGESTÕES E DICAS PARA VIVER MELHOR O ANO NOVO.

Todo final de ano é a mesma coisa.

Fazemos mil planos e promessas que, na maioria das vezes não são cumpridos. Juramos que em janeiro tudo será diferente. Vamos perder peso, voltar a estudar, ler um livro, fazer uma viagem brincar mais com os nossos filhos, arrumar um trabalho, aprender um idioma, fazer um curso de informática.....mas daí entra o novo ano os ânimos vão esfriando e os planos são protelados dia após dia..quando percebemos janeiro já está no fim e estamos de olho na festança do CARNAVAL.

No meio desta "roda viva" acabamos nos esquecendo de cuidar dos principais aspectos de nossa vida, como a alimentação, a saúde e autoestima.

Na verdade, não precisamos esperar que o final de um ano ou o início do outro para tomarmos atitudes positivas e mudar nossa vida para melhor.

Mas como esta época parece mais sugestiva para a maioria de nós, pobres mortais, com qualidades e defeitos.

Separamos alguns conselhos do médico Geriatra Dr.Eduardo Gomes, diretor da rede de Clínicas Anna Aslan, em São Paulo, que podem ajudar nesse processo de mudança. Se levarmos a sério estas dicas, podemos melhorar nossa qualidade de vida e, de quebra, nos sentirmos pessoas mais plenas e FELIZES.

1. Coma menos - Diante de tantas pesquisas e avanços, já sabemos que comer pouco parece benéfico, mas quanto a comer muito, já não temos dúvida é maléfico. "O sobrepeso e a obesidade são problemas sérios e estão associados às alterações na insulina, nas gorduras do sangue, no aparecimento da artereosclerose e do câncer.

As evidências de que a obesidade está relacionada com a aceleração do envelhecimento e com a redução da expectativa de vida das pessoas já são certezas científicas, diz o médico Dr.Eduardo Gomes.

2 - Pratique atividades físicas - "Com a prática regular de exercícios físicos o individuo emagrece, aumenta a sua força muscular, melhora a sua capacidade respiratória e, consequentemente previne ou controla diversas doenças.

Sozinha, a atividade física não garante a longevidade mas certamente fortalece o organismo e colabora para elevar a expectativa média de vida de uma população.

A Prática de atividades físicas com comprometimento é essencial para a longevidade e para melhorar a qualidade de vida, defende o médico autor do livro "Tudo novo em seu corpo" Atividade física.

Amigos, faça tudo com entusiasmo e paixão e prometa que vai fazer deste novo ano o melhor da sua vida.

voltar