Campo Mourão,
 
 
30/4/2014
PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE ABRIL 2014
C.Mourão tem quase 5 mil analfabetos

Em Campo Mourão, 4 mil 972 habitantes com mais de 15 anos não sabem ler e escrever. A faixa etária com a maior quantidade de analfabetos está acima dos 60 anos, com 2 mil 653 pessoas.

Em seguida aparece faixa etária que vai dos 40 a 59 anos com 1.754 moradores.

A terceira maior faixa de analfabetos [430 pessoas] tem entre 25 a 39 anos.


Adolescente é assassinado em C.Mourão

O adolescente Marcos Miguel Sebastião Pereira, 14 anos, foi morto com quatro tiros de pistola 380. O crime ocorreu na tarde deste domingo (27), no Conjunto Diamante Azul, em Campo Mourão.

O atirador estava na garupa de uma motocicleta. Ao perceber a ação, Marcos, deixou sua bicicleta na rua e correu para o banheiro de um bar, mas não conseguiu escapar.

O corpo de Marcos está sendo velado no Prever e o sepultamento será nesta segunda-feira (28)

Este foi o 12ª homicídio do ano em Campo Mourão e o terceiro em abril. (Uma dos mortos foi baleado em dezembro e morreu em janeiro).


ACICAM pede estacionamento pago

Em conversa com a prefeita Regina Dubay, o novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, Newton Leal dos Santos cobrou a implantação do estacionamento pago na área central da cidade.

“Essa é uma das maiores preocupações hoje dos comerciantes do centro e será uma de nossas prioridades no comando da Acicam. Vejo que a prefeitura também está preocupada com a falta de vagas”, comentou Leal, durante entrevista ao Jornal da Rádio “T”.


Campo Mourão gerou
13 empregos no mês de março

As empresas mourãoenses contrataram 1.186 pessoas e demitiram 1.173. Os setores que mais criaram vagas de emprego foram os da prestação de serviços [45], indústria [12] e comércio [10]. A construção civil teve saldo negativo de 65 empregos.

No primeiro trimestre de 2014, o saldo é positivo em 285 vagas com destaque para a agropecuária com a geração de 190 novos e empregos e a prestação de serviços com 73. Nos três primeiros meses do ano, o comércio aponta saldo negativo de 30 vagas.

NOVAS VAGAS POR MÊS - Fevereiro: 88. Janeiro: 102.


C.Mourão: em 15 anos
mais 10 mil motocicletas

Não é a toa que a quantidade de acidentes envolvendo motocicletas cresceu em Campo Mourão.

Levantamento feito pela COLUNA DO ELY, revela que em quinze anos, o número de motocicletas saltou de 2.773 [1998] para 13 mil 168. São 10 mil 395 motos a mais.


Distribuidora da Honda
fecha em Campo Mourão

A empresa funcionava na Avenida Jorge Valter, imediações do Conjunto Sol Vermelho, e era uma das 16 que a montadora japonesa mantinha no Brasil.

Distribuia motos para 50 concessionárias do interior do Paraná, Santa Catarina e parte do Mato Grosso do Sul, e foi transferida para Presidente Prudente. Vinte e nove pessoas foram demitidas.

O vereador Sidnei Jardim (PPS), lamentou a situação. “Teve funcionário que até foi falar com a Prefeita, mas ela não atendeu e empurrou para Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mas a pasta estava sem Secretário. Não houve quem lutasse pela permanência da distribuidora Honda na cidade”.


Filho mata o pai no Cidade Nova

S.G.N, 20 anos, surdo e mudo, matou seu pai, Silvio Lopes Cardoso, 67 anos. O crime foi praticado por volta das 16 horas deste sábado (12) na Rua Prefeito Antonio Vieira do Santo, Jardim Cidade Nova em Campo Mourão.

O rapaz correu para o centro da cidade e foi abordado por policiais militares na Avenida José Custódio de Oliveira, próximo a Praça do Fórum.

Através de gestos o acusado informou onde havia escondido a arma. O revólver calibre 32 estava enterrado em um matagal no Jardim Santa Nilce.


Acicam tem novo presidente

Com chapa única o comerciante do ramo óptico, Newton dos Santos Leal, foi eleito presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão. Ele substituiu o empresário do ramo gráfico, Marcelo Chiroli.

A votação aconteceu no auditório da entidade ao longo de toda à tarde desta quarta-feira

Apesar da chuva, da votação acontecer em horário comercial e da eleição com chapa única, 111 associados compareceram para votar.

A chapa “Seja Bem Vindo” foi eleita com 109 votos e no escrutínio foram registrados dois votos em branco.

Um evento festivo para marcar a sucessão foi agendado para o dia 22 de maio na Associação dos Engenheiros Agrônomos.


CM: a evolução das ligações
de energia elétrica

A energia elétrica é considerada como um dos mais importantes indicadores sociais e econômicos. Um levantamento feito pela COLUNA DO ELY mostra que em 1997 a quantidade de consumidores residenciais em Campo Mourão estava em 21 mil 228. No mais recente levantamento esse número salta para 30.822.

Na área industrial a evolução foi de 280 para 765 ligações e no setor comercial de 2.616 consumidores para 3.458.


Reajuste eleva folha de pagamento
da prefeitura em meio milhão de reais

A folha de pagamento da prefeitura de Campo Mourão passará de 6 milhões e 100 mil reais mensais para 6 milhões e 600 mil reais. O acréscimo de 500 mil reais é por conta do aumento concedido aos servidores [6.5% retroativo a março e mais 2,5% em setembro]

Hoje a prefeitura de Campo Mourão tem 2.700 servidores ativos e a folha de pagamento está comprometendo cerca de 49 por cento da arrecadação do município.


Douglas propõe recompensa
para apreensão de armas

A Assembleia Legislativa aprovou requerimento do deputado estadual Douglas Fabrício que resgata, para os policiais civis e militares, o bônus pela apreensão de armas de fogo ilegais.

De 2003 a 2012, os policiais que apreendiam armas ilegais recebiam cerca de R$ 300 por unidade.

Com a sanção das leis 17.169 e 17.170 – que instituíram o subsídio como sistema remuneratório – a recompensa deixou de ser paga.


O caso da “caixinha” na prefeitura

O GAECO concluiu as investigações no caso conhecido como “desconto nos salários dos servidores de confiança da prefeitura de Campo Mourão”. Quatro servidores foram denunciados à 1ª Vara Criminal da Comarca.

O GAECO não divulgou os nomes dos acusados, mas comprovou que os servidores do alto escalão recolhiam uma contribuição mensal de comissionados.

Parte do dinheiro arrecadado seria destinada a pagamentos de honorários de advogados para defesa em demandas eleitorais em favor da prefeita Regina Dubay. O restante seria para financiar eventos religiosos.


Evasão escolar acima da média

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Anísio Teixeira (INEP), indicam que dos 134 municípios paranaenses com abandono escolar acima da média nacional, 9 estão na região de Campo Mourão.

São eles: Ensino Fundamental: Araruna, Boa Esperança, Corumbataí do Sul, Quarto Centenário. Ensino Médio: Moreira Sales, Boa Esperança, Araruna, Fênix, Juranda, Peabiru e Quinta do Sol.


Peabiru: 60% dos eleitores não
concluiram o ensino fundamental

Apenas dois por cento dos eleitores de Peabiru tem o curso superior completo. Naquele município, 60% dos eleitores não completaram o ensino fundamental. Os dados foram obtidos pela COLUNA DO ELY na Justiça Eleitoral.

Por outro lado apenas 9,12 concluíram o ensino médio. Peabiru tem cerca de 11 mil eleitores. Em quantidade significa que mais de 6 mil não chegaram a oitava série e apenas 219 eleitores concluíram a faculdade.


Para escapar de tiros homem atropela
e mata mulher em Campo Mourão

Por volta das nove e meia da noite desta segunda-feira (7), na Rua Guarani, Lar Paraná, dois homens em uma motocicleta tentaram matar um rapaz que estava como motorista de um Vectra da cor preta. A dupla fez vários disparos.

Para escapar, o condutor do carro acelerou de marcha ré e atropelou duas fiéis que saiam da Igreja Assembleia de Deus. Em seguida passou sobre o corpo de uma delas e fugiu em direção ao Conjunto Cohapar.

Edina Lopes Gomes, 46 anos e C.G.C., 55 foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao Hospital Santa Casa. Edna morreu pouco antes da meia noite.


Em 17 anos Campo Mourão
ganhou 3.213 domicílios


Um levantamento feito pela COLUNA DO ELY, revela que entre 1996 até janeiro de 2014, foram construídos em Campo Mourão 3.213 domicílios entre casas e apartamentos. Os dados foram obtidos junto ao Cadastro Técnico do Município. Os números mostram que a média anual ficou em 189 novas moradias por ano.


Sobe repasse estadual

O município de Campo Mourão recebeu em março 2 milhões 493 mil reais, oriundos do ICMs. O valor é um pouco superior a fevereiro [2 milhões 235 mil] e inferior a janeiro [2 milhões 609 mil]. Do IPVA, Campo Mourão auferiu no primeiro trimestre 4 milhões 845 mil reais.


Cai repasse federal para C.Mourão

O repassse do Fundo de Participação dos Municípios [FPM] para Campo Mourão sofreu uma grande queda em março. O montante ficou em 1 milhão 268 reais, contra 2 milhões 933 mil em fevereiro e 2 milhões 746 mil em janeiro.


Em março ocorreram 110 acidentes
com feridos em Campo Mourão

Destes, 39 envolveram automóveis e motocicletas. Na sequencia: 17 quedas de motos; 13 batidas com dois automóveis; 9 capotamentos, 8 atropelamentos entre outros. No total, 101 pessoas ficaram feridas e duas morreram.


voltar