Campo Mourão,
 
 
3/2/2014
PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE JANEIRO 2014
Richa nas obras de duplicação


Com chuva surpresa e rajada de vento, o governador Beto Richa vistoriou na tarde desta sexta-feira (31), as obras de duplicação da PR-317, que liga Floresta a Campo Mourão.

O evento foi realizado em Ivailândia, distrito de Engenheiro Beltrão.

Na primeira etapa, serão duplicados 41 quilômetros, entre Floresta e Peabiru. No total, serão 53 quilômetros, alcançando até Campo Mourão, onde a rodovia passa a chamar BR-158. O prazo para entrega é dezembro de 2015.


Quatro feridos em evento do governo

Quatro pessoas ficaram feridas na tarde desta sexta-feira (31). A tenda montada para a cerimônia de lançamento das obras de duplicação da PR-317, no distrito de Ivailândia, em Engenheiro Beltrão, desabou com uma forte rajada de vento. O governador Beto Richa (PSDB) participava da solenidade no momento do acidente.




Homicidio em Campo Mourão

Carlos Garcia Rodrigues, 39 anos, foi encontrado morto com um tiro no peito no começo da madrugada desta quinta-feira (30), próximo a entrada da Fazenda Recanto Bela Vista, às margens da BR-272, saída para Goioerê.

O corpo estava no chão ao lado da porta de uma picape Fiat Strada Adventure. O veículo com placas de Campo Mourão foi alvejado com vários tiros, e próximo ao corpo foi encontrada uma pistola calibre 380.


Saldo negativo de empregos em CM

Dezembro não foi um bom mês para a geração de novas vagas de trabalho em Campo Mourão, pelo contrário. O saldo ficou negativo em 213 vagas, ou seja, as empresas mourãoenses contrataram 665 pessoas, mas demitiram 213.

O pior desempenho ficou com o setor da construção civil com saldo negativo de 90 empregos. Em seguida ficou a prestação de serviços com perda de 60 postos de trabalho. A indústria ficou em terceiro com saldo negativo de 50 empregos.

ANO POSITIVO - Apesar da performance negativa em dezembro, Campo Mourão fecha o ano com saldo positivo de 1.057 empregos.


Começa duplicação entre
Floresta e Campo Mourão

Começou a duplicação da rodovia Floresta a Campo Mourão. São 53 quilômetros. A Viapar informou que as obras estarão concluídas em 2015.

As máquinas começaram o serviço de limpeza e desmatamento nas proximidades de Ivailândia, distrito de Engenheiro Beltrão.

O projeto prevê a construção de viadutos em Engenheiro Beltrão e Terra Boa, de 15 novos retornos em nível e de duas pontes. Um contorno de seis quilômetros também está previsto para ser construído em Peabiru.


Ação contra o Bradesco na região

O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) ajuizou Ação Civil Pública contra o Banco Bradesco em Campo Mourão.

O MPT-PR demanda a instalação de portas de segurança nos estabelecimentos bancários localizados em Araruna, Corumbataí do Sul, Farol, Iretama, Mamborê, Peabiru, Quinta do Sol, Roncador e no PAB Supermercado Paraná, em Campo Mourão, bem como indenização por dano moral coletivo.

A ação surgiu a partir de denúncia do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão e Região, que noticiou a ausência de portas de segurança nos estabelecimentos citados.


C.Mourão fecha 2013 com
quase 57 mil veículos


O ano de 2013 terminou com 56 mil 839 veículos automotores circulando pelas ruas e avenidas de Campo Mourão.

Desse total, 31 mil e 95 são automóveis; 13 mil 142 motos ou motonetas; 6 mil 237 picapes; 3 mil 211 caminhões ou carretas; 542 ônibus entre outros.

COMPARATIVO - 2005 (32.968); 2006 (35.636); 2008 (39.316); 2009 (42.587); 2010 (46.192); 2011 (49.478); 2012 (53.196)


Morre jovem que sofreu acidente

Internada na Santa Casa de Campo Mourão, faleceu nesta quinta-feira (16), Priscila Detrudes da Costa, 22 anos.

No final da tarde do dia 4 de janeiro, Priscila pilotava uma motoneta Honda Biz, quando foi atingida por um automóvel Gol.

O acidente aconteceu na Rua Alcides Hauagge, Conjunto José Richa. O corpo está sendo velado no Prever e o sepultamento será nesta sexta-feira (17).


Mais um bloco para campus

O governo federal autorizou a liberação de 1 milhão e 800 mil reais para a construção de mais um bloco no campus da Fecilcam [Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão]. A liberação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15). Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O campus está sendo edificado às margens da BR-369, saída para Cascavel, altura do Seminário Diocesano de São José. O local conta com um bloco concluído.


PR assume liderança de filiados
em Campo Mourão

A COLUNA DO ELY, fez um levantamento através da Justiça Eleitoral para definir como os partidos existentes em Campo Mourão encerraram o ano de 2013 em quantidade de eleitores filiados.

O maior partido de Campo Mourão é o PR com 1.326 filiados. Em segundo está o PPS com 1.174 filiados. O terceiro maior partido de Campo Mourão é o PSDB com 1.161 filiados. Quarta posição para o PDT com 924 filiações. O PR ultrapassou o PSDB e o PPS.

CONFIRA OS DEMAIS PARTIDOS - PMDB (774); PP (632); Democratas (407); PTB (288); PT (328); PR (301); PHS (276); PSL (133); PSB (150); PSC (173); PV (147); PSDC (35); PT do B (144); PRP (23), PSTU (29); PC do B (25); PRN (19); PTC (17); PRB (7); PSD (315); SDD (2); PTN (40); PRTB (10); PSOL (8); PCB (1) e PMN (17).


Serraglio no Jornal da Rádio T:
“Índios no lugar de produtores”


“Não se pode tirar 20 agricultores de um local para colocar 10 índios”. O comentário foi feito pelo deputado federal Osmar Serraglio [PMDB], durante entrevista ao Jornal da Rádio T (98,5 FM).

Ele é o presidente da comissão parlamentar que vai tratar da questão índigena no Brasil, e citou o caso de Campo Mourão onde foi destinada uma área aos índios guaranis, bem como situações identicas existentes no Paraná e dezenas de outros pontos do País.

”Centenas de agricultores compareceram a Brasília, de todas as partes do País, para reclamar da insegurança jurídica em que vivem, uma vez que têm suas terras invadidas ou ameaçadas de invasão. Não somos contra a proteção dos índios, mas a Constituição fala também dos que não são indígenas", afirma.

VICE GOVERNADOR - Serraglio, disse também na entrevista que foi convidado para ser o vice do governador Beto Richa na sua candidatura a reeleição e que está pensando..


Jovens mourãoenses ignoram cursos
profissionalizantes e gratuitos

Mesmo com dificuldades em conseguir emprego, o jovem mourãoense está na “área de conforto”. Quer trabalhar, mas não está com vontade de aprender um ofício.

O coordenador regional da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) em Campo Mourão, Marcos Fuchs, disse à COLUNA DO ELY, que o maior problema enfrentado pelas indústrias em Campo Mourão é a falta de mão-de-obra qualificada.

“É uma situação séria, porque tanto o SENAI quanto o SESI oferecem cursos gratuitos e até passagens no transporte coletivo, e sobram vagas”, comentou.

Fuchs, chegou a dizer que muitas vezes é preciso ir atrás das pessoas desempregadas e convencê-las a freqüentar os cursos profissionalizantes.


IAP concede licença para BR

O Instituto Ambiental do Paraná – IAP, concedeu ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes -DNIT a licença de instalação para as obras de pavimentação da BR 158 entre Campo Mourão, até Roncador.

O investimento previsto é de aproximadamente R$ 234 milhões e o DNIT aguarda o empenho dos recursos para assinatura dos contratos e início das obras.

A obra é parte do projeto para pavimentar a ligação entre Campo Mourão e Palmital e inclui um trecho novo de estrada, com 42 quilômetros de extensão, entre Roncador e Palmital, que ainda aguarda a licença de instalação.

Atualmente, para ir de Palmital a Roncador é preciso fazer um desvio de 120 quilômetros, passando pela cidade de Pitanga.


Média salarial de Campo Mourão
é maior que a de Cascavel

O mais recente Cadastro Geral de Empresas, divulgado pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], mostra que a média salarial dos trabalhadores mourãoenses é uma das mais altas do Paraná.

Em Campo Mourão o trabalhador ganha em média 2,5 salários mínimos. Em Cascavel é de 2,4; Cianorte e Umuarama; Francisco Beltrão e Paranavaí (2,1); Pato Branco (2,3); Guarapuava (2,5); Foz do Iguaçú, Maringá, Londrina e Ponta Grossa (2,7); Telêmaco Borba (3,1); Curitiba (4,1).


Tauillo critica deputados federais


O ex-prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (PPS), criticou a maioria dos deputados federais apoiados por lideranças do município.

“Cada deputado federal tem 15 milhões anuais para apresentar em emendas ao Orçamento da União, e apenas Rubens Bueno (PPS) e o Dr. Rosinha (PT), lembraram de Campo Mourão”,

De acordo com Tauillo, um levantamento mostrou que os demais assumiram como “pais da criança” em obras que o Governo Federal já havia definido para Campo Mourão.

“Dos 15 milhões em emendas eu quero saber quanto cada um destinou ao nosso município”, indagou o ex-prefeito.


Deputado diz na Rádio T: “isso é lobby”


“A instalação de simuladores de direção nos Centros de Formação de Condutores, é um lobby do Conselho Nacional de Trânsito [CONTRAN] com algumas empresas”.

A declaração foi feita pelo deputado federal Marcelo Almeida (PMDB), durante entrevista ao Jornal da Rádio “T”.

“Assim que a Câmara retornar do recesso, farei de tudo para reverter essa obrigatoriedade. O simulador não vai ajudar em nada, é mais uma daquelas caixinhas de primeiros socorros que obrigaram todos a comprar”, comentou o parlamentar que já foi chefe do Detran no Paraná.

Segundo ele, os equipamentos são caros e o preço será repassado à todos aqueles que estiverem fazendo a Carteira Nacional de Habilitação. "Mais uma vez que vai pagar é o povo", comentou.


CM: arrecadação de IPVA cresce 12%


Em 2013, os donos de veículos automotores com placas de Campo Mourão pagaram 8 milhões 726 mil 565 reais e 44 centavos em IPVA. Metade fica para a prefeitura.

A soma ultrapassa em 1 milhão de reais a arrecadação de 2012, ano em que governo recolheu 7 milhões 604 mil 131 reais e 93 centavos.

Em toda a COMCAM [Comunidade dos Municipíos da Micro Região de Campo Mourão], o volume pago em IPVA ao longo de 2013 totalizou 22 milhões 485 mil 97 reais e 3 centavos.


Primeiro colocado é de C.Mourão

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou a lista com o nome dos 1.514 aprovados no Vestibular de Verão 2013.

O maior pontuador foi o mourãoense Bruno Bueno Pimenta, de 18 anos, residente no Jardim Araucária.

Ele obteve primeiro lugar no curso de Medicina, somando 586 pontos dos 720 possíveis.


Lousas digitais para a região

Graças a uma emenda apresentada pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS), escolas de 13 municípios da região receberão as chamadas “lousas digitais”. O investimento é na ordem de 1 milhão e 100 mil reais.

Terão o equipamento Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Iretama, Luizana, Mamborê e Nova Cantu.

Em Campo Mourão os colégios beneficiados são: Agrícola (7), Alvorada (3), Antonio Teodoro de Oliveira (9), Colégio Estadual (19), Dom Bosco (12), Osvaldo Cruz (9), Jaelson Biácio (4), Marechal Rondon (20), Novo Horizonte (6), Darcy Costa (12), Ivone Soares Castanharo (16), Tancredo Neves (4), Unidade Polo (17), Vinícius de Moraes (5) e CEEBEJACAM (19).


Três são baleados, um morre

Maikon Cristian da Silva, 20 anos, residente no Conjunto Verdes Campos, morreu baleado por volta das 21h30 desta terça-feira (7). O crime foi praticado na Avenida dos Álamos, Jardim Araucária, bairro de classe média em Campo Mourão.

Nas imediações, outros dois rapazes, um de 20 e outro de 23 anos, estavam feridos, também por tiros. Um deles encontrava-se no interior de um automóvel e outro caído no asfalto.

A Polícia acredita que as três vítimas estavam no carro e foram baleadas por uma quarta pessoa que chegou ao local. Um deles que dirigia o veículo fugiu, mas acabou sofrendo um acidente.


Vítima de homicídio é sepultada

Foi sepultado domingo (5) no cemitério de Campo Mourão, Heitor Barbosa, 44 anos. Ele estava internado desde o dia 22 de dezembro após ser atingido por disparo de revólver na Rua Higienopolis no Lar Paraná. O acusado pelo crime é um “de menor”, com 14 anos, que já foi apreendido pela Polícia Militar.


Região no roteiro estadual de turismo

O Governo do Estado implantou os chamados Roteiros da COMCAM como uma das 14 regiões turísticas do Paraná. Entre os principais atrativos turísticos da região destacam-se os prédios religiosos, as peregrinações da Rota da Fé, pratos típicos, pousadas rurais Estação Ecológica do Cerrado, o Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo e, Fênix que além ser refúgio de flora e fauna, possui um rico patrimônio arqueológico com ruínas de uma das 16 comunidades jesuíticas espanholas fundadas nos séculos XVI e XVII.


Luiziana terá mais uma escola

Em breve terão início as obras de uma nova escola de ensino fundamental em Luiziana. A construção está orçada em 930 mil reais. A nova instituição irá atender principalmente crianças dos conjuntos Sol Nascente e Primavera, além da Vila Rural Novo Horizonte.


Mudança de padres na região de CM

O Padre José Sidnei Calderan, da paróquia Santo Antonio de Araruna, assumirá em Moreira Sales. Raimundo Santana dos Reis irá da paróquia Nossa Senhora das Graças de Barbosa Ferraz para a paróquia Santo Antônio de Araruna.

O padre Paulo Roberto de Lima deixa a reitoria do Seminário de Filosofia e vai para a paróquia de Quarto Centenário. Roberto Carlos Reis assumirá como reitor do seminário.

Markus Prim deixa a paróquia Santo Antonio de Farol e vai para a paróquia Santo Antonio de Mariluz. Deniz Aparecido Ferreira retornará da arquidiocese de Cascavel para assumir a paróquia Santo Antonio de Farol.

O Padre Jorge Wostal permanecerá na paróquia Santa Cruz. O Padre Reinaldo Kuchla, assumiu como vigário na São Francisco de Assis, Vila Teixeira em Campo Mourão.

José Givanildo Detumin permanecerá na paróquia Nossa Senhora das Graças de Engenheiro Beltrão. Benedito Batista continua na capela de Bourbônia.


Novos diretores tomam posse


Nesta quinta-feira (2) no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, tomaram posse os diretores das escolas municipais e Centros de Integração eleitos no dia 26 de novembro. O mandato termina no final de 2017. VEJA AQUI A RELAÇÃO COMPLETA DOS DIRETORES ELEITOS E RESPECTIVAS UNIDADES.


CM: 23 mortos. Mais de mil feridos


Ao longo de 2013, vinte e três pessoas morreram e 1.026 ficaram feridas em acidentes na cidade de Campo Mourão.

No total foram registrados 926 acidentes, dos quais, 603 envolveram motocicletas.


Balanço dos acidentes

Na terça-feira (31), foram registrados três acidentes com feridos na cidade de Campo Mourão.

TOTAL E TIPO - Em dezembro 61 acidentes. Ônibus com moto (2), queda de moto (7), automóvel e moto (31). Atropelamento (4), colisão contra anteparo (2), capotamento (2), automóvel e automóvel (4), moto e moto (3), caminhão e bicicleta (2), automóvel e bicicleta (4).

VÍTIMAS - 71 feridos e 3 mortes. Rodovias no município de Campo Mourão: 3 mortes.

- Cinco acidentes com pessoas feridas ontem em Campo Mourão
- Assinadas ordens de serviço para reforma de escolas em CM e na região
- HOJE É DIA DOS COMENTÁRIOS DE TAUILLO TEZELLI
- E ainda a previsão do tempo, falecimentos e policiais

-------
JORNAL DA RÁDIO T FM – OFERECIMENTO
---------

Escritório Lux / New Ótica/ Paraná Diesel/ Colégio Santa Cruz/ Ford Slaveiro/ Super Mufatto/ CENTRO DE DIAGNÓSTICOS DOUTOR MARCOS CORPA/ REFRIGERAÇÃO MAMBORÊ/ VIAÇÃO MOURÃOENSE, DESDE 1969 REALIZANDO TRANSPORTE COLETIVO URBANO/ E AUTO PEÇAS COMETA 51 ANOS DE ATIVIDADES EM CAMPO MOURÃO

----------------
HOJE É SÁBADO, 18 DE JANEIRO. Apresentação Ely Rodrigues

O ministro do Supremo Tribunal Federal teve sua casa furtada. A residência fica no Lago Norte, região da elite em Brasilia. O furto foi praticado por menores. Ao fazer declaração a imprensa o ministro Gilmar Mendes disse estar preocupado com a criminalidade. Bom aqui em Campo Mourão, Paraná e de resto em todo o Brasil a população está preocupada já faz tempo. Quem bom que o ministro também é mais um dos preocupados.



TRILHA NOTÍCIA LEANDRO/ TRILHA NOTÍCIA NOVA/ TRILHA NOTÍCIA 4/ SPEAK NOVA 14/ VH TNEWS ASSINATURA 2/ RÁDIO T 00-FB00 / RÁDIO T 05 ASSINATURA 05
>>RÁDIO T 4 ASSSINATURA 04.





O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA..DIA INTERNACIONAL DO RISO..Em 1535 Francisco Pizarro funda a cidade de Lima, capital do Peru..Em 2013 morre Walmor Chagas, ator e diretor..VOCÊ OUVIU O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA./// ONTEM NO MERCADO AGROPECUÁRIO NA PRAÇA DE CAMPO MOURÃO NENHUMA ALTERAÇÃO...Saca da soja segue nos 62 reais.///MELHORIAS NOS COLÉGIOS..O deputado estadual Douglas Fabrício esteve ontem no Colégio Estadual em Campo Mourão...Lá, acompanhado de diretores de escolas e do chefe do Núcleo Regional de Educação, José Bardini, o parlamentar assinou as ordens de serviços para reformas de colégios.Serão beneficiados dois colégios de Campo Mourão (Estadual e Antonio Teodoro de Oliveira), dois de Iretama (José Sarmento Filho e Marilu), além do Colégio Joana DArc, do distrito de São Vicente (Araruna)..O valor é de até R$ 150 mil para cada escola..//DE OLHO NO TEMPO. A previsão para hoje e amanhã em Campo Mourão é de tempo bom... Hoje a máxima deve ficar em 31 graus e amanhã em 32...Ontem fez 30 graus e choveu 1 milimetro../// FALECIMENTO...Morreu ontem em LUIZIANA ERMILINA FERREIRA DA SILVA RAMALHEIRA, 57 anos... Velório na Capela Mortuária...O enterro de Ermilina Ferreira da Silva Ramalheira, 57 anos, será hoje em LUIZIANA../// ONTEM CINCO ACIDENTES COM PESSOAS FERIDAS EM CAMPO MOURÃO..Pela manhã três ocorrências...Queda de moto na Avenida John Kennedy, Lar Paraná. Ficou ferida Kelly Daiane...Colisão auto e moto na Avenida Capitão Índio Bandeira.Aliene Jacomine, foi encaminhada ao hospital...Auto e moto colidiram no cruzamento da Avenida Goioerê com Rua Brasil. Ficou ferida Sidneia Aparecida.. Às 13h30, Suzane Faria, ficou ferida em acidente de moto na Avenida Manoel Nogueira, próximo a Estação de Tratamento da Sanepar...Às oito da noite batida envolveu caminhão e moto na Rua Pássaro Lira no Conjunto Tancredo Neves. Luiz Henrique, foi hospitalizado...///

voltar