Campo Mourão,
 
 
2/5/2014
COLUNA DO ELY DO DIA 1 DE MAIO DE 2014





Restos mortais chegam dia 22


Os restos mortais do 1º Bispo de Campo Mourão [1960-1980], Dom Eliseu Simões Mendes, serão transladados de Feira de Santana (BA) e inumados no interior da Catedral São José, dia 23, junto a seu sucessor Dom Virgílio de Pauli. SAIBA MAIS SOBRE DOM ELISEU E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS DIAS 22 E 23 DE MAIO.


Manchetes dos jornais (2/5)

CORREIO BRAZILIENSE – Militância de aluguel complica deputado. Ataques ao governo no 1º de maio.

FOLHA DE SÃO PAULO - Dilma mente sobre reajuste do Bolsa Família, diz Aécio. Investimento estrangeiro em renda fixa bate recorde.

GAZETA DO POVO - Com correção na tabela do Imposto de Renda, governo abre mão de R$ 5,3 bilhões. Caixa aperta cerco contra fraudes no “Minha Casa”.





O 2 de maio na história


DIA NACIONAL DO EX-COMBATENTE.

1519 - Morre Leonardo Da Vinci, artista renascentista italiano.

1886 — Inaugurado o Passeio Público, em Curitiba.

1974 - Depois de 120 dias de filmagens, ficou pronto o filme Tubarão, de Steven Spielberg. Foi o primeiro grande sucesso do cineasta.

1987 - O gaúcho Ivo Schimidt, de 66 anos, tornou-se o primeiro padre católico casado do país. Ele já tinha 2 filhos e 40 anos de casamento.





CM: o tempo na 5ª feira (1)

Temperatura máxima: 22. Temperatura mínima: 16.5. Chuvas: 8.8 mm. Maior maio: dia 1 (32). Menor: dia 1 (16.5). Chuvas em maio: 8.8 mm

ACIDENTES NA QUINTA-FEIRA EM CAMPO MOURÃO - No perímetro urbano ocorreram três acidentes com pessoas feridas.

MORTE - No final da tarde, na saída para Iretama perto do viaduto do Anel Viário, Palio [Iretama] com cinco jovens, colidiu na traseira de picape S-10 [Campo Mourão] e capotou. Um passageiro do Palio, morreu no local. O condutor da picape Ademir Volpe, teve ferimentos leves.


Queda de Dilma desorienta o PT

O clima de perplexidade e desorientação tomou conta do PT com a divulgação da pesquisa que confirmou a tendência acelerada de queda da aprovação e de intenções de voto da presidente Dilma Rousseff.

Pela primeira vez, a pesquisa aponta para a possibilidade de realização de um segundo turno nas eleições de outubro.

Os analistas ressaltaram que a rejeição a Dilma chegou aos 43,1% e que ela foi afetada pelo escândalo da Petrobras. E o pior: para os articuladores petistas, não há uma saída à vista.

Até mesmo a substituição do nome de Dilma pelo do ex-presidente Lula poderia ser eleitoralmente desastrosa. E o auge da crise da Petrobras ainda está por vir, com a instalação da CPI.





Araruna vai melhorar coleta


O Município de Araruna recebeu um caminhão compactador de lixo que será destinado ao Departamento de Agricultura e Meio Ambiente. O veículo custou 250 mil reais e foi comprado através de convênio entre a Prefeitura e a Fundação Nacional de Saúde.


Mourãoense compra TV com moedas

Muita gente não sabe o que fazer com as moedas que recebe. Fica guardando em vários locais e até acaba esquecendo, ou então dá um jeito de trocar rapidamente.

Jefferson, morador em Campo Mourão foi realmente um poupador de “cofrinho”.

Durante um ano reuniu mil reais em moedas. Nesta semana, foi até uma loja e comprou um televisor à vista.

Quem não gostou muito foram os atendentes, que passaram um bom tempo contando as moedas.





Em abril 4 mortos e 118 feridos


Em abril aconteceram 96 acidentes de trânsito com vítimas em Campo Mourão.

Quase a metade, 41 ocorrências, envolveu automóvel e motocicleta.

Em seguida estão as batidas entre dois automóveis com 12 ocorrências e depois as quedas de motos com 10 registros.

Na quarta colocação ficaram os atropelamentos com 9 casos.

Nestes acidentes 4 pessoas morreram e 118 ficaram feridas.

BALANÇO NO ANO - De janeiro a abril foram 329 acidentes com vítimas. No total, 327 pessoas ficaram feridas e 7 morreram.


Manchetes dos jornais (1/5)

CORREIO BRAZILIENSE – Grupo é pago na Câmara Federal após aplaudir deputados.

FOLHA DE SÃO PAULO - Dilma corrige tabela do Imposto de Renda e aumenta Bolsa Família.

GAZETA DO POVO - Copel faz bom negócio em leilão de energia, mas tarifa aumentará.





O 1º de maio na história


DIA DO TRABALHO. DIA DA LITERATURA BRASILEIRA.

Hoje é comemorado o Dia do Trabalho, porque em 1º de maio de 1886, um confronto entre grevistas acabou com a morte de quatro manifestantes e três policiais, nos Estados Unidos. Oito líderes do movimento foram presos, sete condenados à morte e um à prisão perpétua. Este foi o episódio mais lembrado, anos mais tarde, quando os países industrializados decidiram escolher uma data para comemorar a luta dos trabalhadores pelos seus direitos.

1943 - Getúlio Vargas instituiu a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

1961 - Fidel Castro anunciou que seria o presidente vitalício de Cuba.

1994 - O piloto Ayrton Senna morreu na curva Tamburello, no circuito de Ímola, na Itália.





Cinco cursos de pós

A Faculdade Unicampo está com inscrições abertas para cinco cursos de pós graduação. São eles: Enfermagem Obstétrica; Urgência e Emergência, Enfermagem Nefrológica, Enfermagem em Terapia Intensiva – UTI e Enfermagem do Trabalho.

Mais informações pelos telefones (44) 3016-7100 e (44) 9995-0042 ou pelo e-mail [email protected]


Falecimento na 4ª feira

CAMPO MOURÃO – Maria Luiza Cabral de Melo Abreu, 89 anos. Velório no Prever. Sepultamento dia 1 às 17 horas em Campo Mourão.

ACIDENTES - Ao longo da quarta-feira (30) foram registrados três acidentes com pessoas feridas em Campo Mourão.





Simpósio Acadêmico da Unicampo

A Faculdade Unicampo realizará no dia 30 de maio, seu 1º Simpósio Acadêmico. O evento contará com apresentações de trabalhos de professores e acadêmicos da Faculdade Unicampo, e também, da comunidade externa.

As inscrições e o envio dos trabalhos pelo site www.faculdadeunicampo.edu.br, prosseguem até o dia 25 de maio. O valor da inscrição é de R$ 10,00 mais um quilo de alimento que será entregue no dia do evento.


Ainda tem vaga para a Rota da Fé

Prosseguem as inscrições para Rota da Fé. A edição de número 34 da perigrinação acontece no dia 25 de maio entre Campo Mourão, Luiziana e Bourbonia.

Inscrições no Centro Catequético, Santuário de Aparecida, Capela do Cidade Nova e Paróquias do Cohapar, Santa Cruz, Roncador e Lar Paraná.

Adultos pagam 30 reais, jovens de 11 a 17 anos desembolsam 15 reais e crianças menores de 10 anos não pagam.

Haverá mostra e venda de produtos da agricultura familiar e artesanato em Luiziana.





Estudantes do “terceirão” podem
participar de Semana Acadêmica

A Faculdade Integrado vai realizar a 5ª Semana Acadêmica entre os dias 12 e 16 de maio, com tema “conexão de conhecimento”, reunindo profissionais de diversas áreas.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio podem participar do evento, gratuitamente, inscrevendo-se nos minicursos e palestras de suas preferências pelo site www.grupointegrado.br. Estão disponíveis 300 vagas.


Curso inédito no SENAC

“Farmacologia, Cálculos e Interações Medicamentosas” é o curso que o SENAC de Campo Mourão, programou para começar no dia 19 de julho. Foram disponibilizadas apenas 18 vagas. É direcionado principalmente a auxiliares e técnicos em enfermagem e enfermeiros.

Dois pré-requisitos devem ser preenchidos pelos interessados: idade mínima – 18 anos; escolaridade mínima – Ensino Médio (concluído).





Mega Bazar beneficente....

será realizado no dia 10 de maio das 8h30 às 14 horas no Ginásio de Esportes do CAIC.

A promoção é da Associação de Senhoras de Rotarianos e a renda será revertida para a Casa das Fraldas.

No local, roupas, calçados, acessórios, bolsas e utensílios domésticos, novos e usados a partir de 1 real.


Concurso Rainha da Festa do Carneiro
será dia 29 de maio

As candidatas farão as inscrições entre os dias 28 de abril a 16 de maio na “Estação da Luz” [antiga rodoviária].

Para concorrer, é preciso ter acima de 16 anos e residir em Campo Mourão. A vencedora ganhará mil reais em dinheiro durante a coroação no jantar de lançamento da festa.

A 24ª edição da Festa Nacional do Carneiro no Buraco acontecerá de 1 a 6 de julho. Foi antecipada em alguns dias devido a Copa do Mundo.





Dengue: mais 5 casos em C.Mourão

Mais cinco moradores foram contaminados pela doença no Jardim Aurora e a quantidade de casos nesta semana em Campo Mourão subiu de 22 para 27.

A região da Vila Urupês é a que mais preocupa, pois são 8 confirmados e mais 16 notificações. A secretaria de saúde considera como Vila Urupês o trecho que vai das Ruas Roberto Brzezinski e Panambi entre as Avenidas Goioerê e Tancredo Neves.

Além da Vila Urupês e Aurora foram confirmadas 4 pessoas contaminadas no Jardim Flora, 3 na área central, duas no Pio XII e Aeroporto e um caso nos Jardins Santa Nilce, Albuquerque e Tropical.


Regularizando o título eleitoral

Termina quarta-feira (7), o prazo para regularização do título de eleitor. Quem precisa fazer o documento ou alterar o local de votação deve comparecer a um Fórum Eleitoral.

É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Quem precisar alterar o local de votação deve residir há pelo menos um ano no novo endereço. Também é preciso apresentar o título de eleitor antigo.






Pós em psiquiatria e saúde mental

A Faculdade Unicampo está com inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental. A Especialização atenderá os seguintes profissionais Psicólogos, Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais e Terapeutas Ocupacionais. Mais informações no site www.faculdadeunicampo.edu.br, ou pelos telefones (44) 3016-7100 e (44) 9995-0042.


Homenagem

A Associação dos Juízes Federais [APAJUFE], lançará o livro “Narrativas Milton Luiz Pereira”. Milton Luiz Pereira (falecido recentemente), foi prefeito de Campo Mourão no final dos anos 60.

O evento está marcado para o dia 19 de maio em Curitiba.

Trata-se de uma obra escrita por muitas pessoas, e contém narrativas daqueles que de alguma forma fizeram parte da vida do dr. Milton.

De Campo Mourão foram incluídas no livro narrativas de Amélia Hruschka, Jair Elias dos Santos e Dirceu Jacob de Souza.






Cursos técnicos no SENAI de CM

O SENAI de Campo Mourão está com inscrições abertas para cursos técnicos que serão ministrados no 2º semestre. O prazo para inscrições termina no dia 30 de maio. Os cursos são: eletromecânica, eletrotécnica e técnico em eletrônica.

Os cursos têm duração de 2 anos e serão ministrados das 19 às 23 horas a partir do dia 27 de julho. Mais informações pelo telefone 44 | 3518-5750. O Senai de Campo Mourão funciona no Parque Industrial saída para Goioerê.


Cursos gratuitos no SENAC

Dia 12 de maio, o Senac de Campo Mourão inicia dois cursos gratuitos na área de beleza: Maquiador e Depilador(a). Serão ministrados das 19 às 23 horas, com aulas de segunda a sexta-feira. Dois pré-requisitos básicos são exigidos dos interessados: idade mínima – 18 anos; escolaridade mínima – Ensino Fundamental (sexta série).





- Mourãoense vai a loja compra TV de LED e paga só com moedas
- Jovem morre em acidente perto do viaduto do Anel Viário
- Em abril trânsito de C.Mourão deixou quatro mortos e 108 feridos
-
-
- Confira ainda a previsão do tempo, falecimentos e ocorrências policiais

-------
JORNAL DA RÁDIO T FM – OFERECIMENTO
---------

Escritório Lux / New Ótica/ Paraná Diesel/ Colégio Santa Cruz/ Super Mufatto/ CENTRO DE DIAGNÓSTICOS DOUTOR MARCOS CORPA, REFRIGERAÇÃO MAMBORÊ, VIAÇÃO MOURÃOENSE, DESDE 1969 REALIZANDO TRANSPORTE COLETIVO URBANO e AUTO PEÇAS COMETA 51 ANOS DE ATIVIDADES EM CM

----------------
HOJE É SEXTA-FEIRA, 2 DE MAIO. Apresentação Ely Rodrigues

O clima de perplexidade e desorientação tomou conta do PT com a divulgação da pesquisa que confirmou a tendência acelerada de queda da aprovação e de intenções de voto da presidente Dilma Rousseff. Pela primeira vez, a pesquisa aponta para a possibilidade de realização de um segundo turno nas eleições de outubro. Até mesmo a substituição do nome de Dilma pelo do ex-presidente Lula poderia ser eleitoralmente desastrosa

TRILHA NOTÍCIA LEANDRO/ TRILHA NOTÍCIA NOVA/ TRILHA NOTÍCIA 4/ SPEAK NOVA 14/ VH TNEWS ASSINATURA 2/ RÁDIO T 00-FB00 / RÁDIO T 05 ASSINATURA 05
>>RÁDIO T 4 ASSSINATURA 04.





O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA..HOJE É O DIA NACIONAL DO EX-COMBATENTE..Em 1519 morre Leonardo Da Vinci artista italiano. Em 1886 foi inaugurado o Passeio Público em Curitiba..Em 1974 depois de 120 dias de filmagens, ficou pronto o filme Tubarão, de Steven Spielberg. Foi o primeiro grande sucesso do cineasta. Em 1987 o gaúcho Ivo Schimidt, de 66 anos, tornou-se o primeiro padre católico casado do país. Ele já tinha 2 filhos e 40 anos de casamento..VOCÊ OUVIU O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA...///

MANCHETES DOS JORNAIS NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA CORREIO BRAZILIENSE – Militância de aluguel complica deputado..Ataques ao governo no 1º de maio...FOLHA DE SÃO PAULO - Dilma mente sobre reajuste do Bolsa Família, diz Aécio. Investimento estrangeiro em renda fixa bate recorde...GAZETA DO POVO - Com correção na tabela do Imposto de Renda, governo abre mão de R$ 5,3 bilhões. Caixa aperta cerco contra fraudes no Minha Casa.//

PREVISÃO DO TEMPO...A previsão para hoje é de tempo bom, mas com nuvens...A máxima prevista é de 25 graus...Amanhã sábado pode chover...Temperatura máxima 28 graus...Para domingo a previsão é de tempo bom e máxima de 28 graus...As temperaturas nas madrugadas sobem a partir de amanhã...Ontem a temperatura máxima em Campo Mourão foi de apenas 22 graus e choveu 9 milimetros no começo da manhã...///

ONTEM EM CAMPO MOURÃO QUATRO ACIDENTES DE TRÂNSITO E UMA PESSOA MORREU...O acidente mais grave ocorreu no final da tarde na saída para Iretama perto do viaduto do Anel Viário..Um Palio [Iretama] com cinco jovens, colidiu na traseira de picape S-10 [Campo Mourão] e capotou...Um passageiro do Palio, morreu no local e outros quatro ficaram gravemente feridos...O motoista da picape Ademir Volpe, teve ferimentos leves...///

Em abril aconteceram 96 acidentes de trânsito com vítimas em Campo Mourão...Quase a metade, 41 ocorrências, envolveu automóvel e motocicleta...Em seguida estão as batidas entre dois automóveis com 12 ocorrências e depois as quedas de motos com 10 registros...Na quarta colocação ficaram os atropelamentos com 9 casos...Nestes acidentes 4 pessoas morreram e 118 ficaram feridas...BALANÇO NO ANO - De janeiro a abril foram 329 acidentes com vítimas. No total, 327 pessoas ficaram feridas e 7 morreram...///

Muita gente não sabe o que fazer com as moedas que recebe. Fica guardando em vários locais e até acaba esquecendo, ou então dá um jeito de trocar rapidamente. Jefferson, morador em Campo Mourão foi realmente um poupador de “cofrinho”. Durante um ano reuniu mil reais em moedas. Nesta semana, foi até uma loja e comprou um televisor à vista. Quem não gostou muito foram os atendentes, que passaram um bom tempo contando as moedas...///

T NEWS

Em Corumbataí do Sul começaram os preparativos para a 9 edição da Festa do Cabrito Apressado. A festa que vai de 23 a 25 de maio marcará os 27 anos do município. O almoço com o prato típico será no domingo (dia 25). O convite para saborear o Cabrito Apressado custa 30 reais e o comprador leva o prato personalizado. Ao mesmo tempo acontece em Corumbatai do Sul a a 9ª Festa do Maracujá, onde os produtores expõem receitas da fruta e comercializam produtos e bebidas fabricados pela agroindústria familiar do município. E FALANDO EM FESTA É BOM LEMBRAR QUE A FESTA NACIONAL DO CARNEIRO NO BURACO EM CAMPO MOURÃO FOI ANTECIPADA EM UMA SEMANA POR CAUSA DA COPA DO MUNDO E ACONTECERÁ DE 1º A 6 DE JULHO...

voltar