Campo Mourão,
 
 
19/8/2014
ELEIÇÕES 2014
Tauillo critica direção do HSC


O ex-prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, criticou a direção da Santa Casa de Campo Mourão, ao comentar a possibilidade de desativação da UTI Neo Natal.

"Ninguém suporta mais, toda hora, essa história fechar alguma coisa na Santa Casa. Essa diretoria precisa esclarecer o fato por completo. Quanto gasta, quanto deve e quanto arrecada", comentou Tezelli.

Tauillo argumentou que se os recursos federais, estaduais e municipais estão em dia, e o "negócio não anda" a responsabilidade é da atual diretoria.

"Quem manda na Santa é quem administra e quem administra é o presidente e seus diretores. Fica dando a impressão para a população que os culpados pelos problemas são os outros e não eles".


Onde e quando nasceram...


Acima os 5 candidatos que pleiteiam vaga de deputado estadual por Campo Mourão na Assembléia Legislativa.

Marla Tureck (professora) e Douglas Fabrício (administrador), são candidatos a reeleição. Maria Nysa é delegada na 16ª subdivisão policial de Campo Mourão. Márcio Nunes (agrônomo) é agricultor e e ocupava um cargo no Governo do Estado. Dr. Eraldo (advogado), é vereador e na legislatura anterior foi presidente da Câmara.


Diretório do PMDB é dissolvido

Sob o comando do senador e candidato ao governo, Roberto Requião, o diretório estadual do PMDB foi dissolvido na tarde desta sexta-feira (15).

Por 42 votos a favor, três conta e um em branco, o presidente Osmar Serraglio foi substituído por Rodrigo Rocha Loures. O cargo de primeiro-secretário, até então ocupado pelo ex-governador Orlando Pessuti, ficará com Sérgio Ricci.

Pessuti afirmou que segue respondendo como secretário-geral do partido, pois considera nulo o ato do diretório.

Ele informou que seu grupo político também já prepara ação para anular a dissolução.


Richa e Requião estão empatados

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (15) aponta empate técnico entre os candidatos Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB).

Richa, tem 39% das intenções de voto; Requião está com 33%. Gleisi Hoffmann (PT) é a terceira colocada com 11%.

Bernardo Pilotto (PSOL) e Ogier Buchi (PRP) tem 1% cada um.

Os candidatos Geonisio Marinho (PRTB), Rodrigo Tomazini (PSTU) e Tulio Bandeira (PTC) não chegam a 1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto.

Foram entrevistados 1.226 eleitores em 46 municípios do estado.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no TRE sob o número 00014/2014.


Álvaro lidera para o senado

A Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (15) aponta que Álvaro Dias (PSDB) tem 57% das intenções de voto para o Senado.

Ricardo Gomyde (PCB) tem 4%. Marcelo Almeida (PMDB) e Professor Piva (PSOL) têm 3%.

Mauri Viana (PRP), 2%, Adilson Senador da Família (PRTB) e Luiz Barbara (PTC), 1%. Castagna (PSTU) não pontuou.




TRE não aprova Dr. Eraldo

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou a candidatura a deputado estadual do vereador em Campo Mourão, Eraldo Teodoro de Oliveira. O registro do seu nome a uma vaga na Assembleia Legislativa do PMDB foi indeferido por unanimidade. O motivo seria a não comprovação de pagamento de uma multa eleitoral. Em Campo Mourão, disputam a eleição para deputado estadual: Marcio Nunes (PSC), Douglas Fabrício (PPS), Delegada Maria Nysa (PDT) e Marla Tureck (PSD).


Vai começar tudo de novo...

O Horário Eleitoral Gratuito, começa no dia 19 de agosto. Nas segundas, quartas e sextas falam os candidatos a governador, senador e deputado estadual. Os programas dos candidatos à presidência da República e a deputado federal serão veiculados nas terças, quintas e sábado.

Para ambos os casos, os horários ficam assim: rádio - das 7h às 7h50 e das 12h às 12h50, enquanto que na televisão as propagandas serão exibidas das 13h às 13h50 e das 20h30 às 21h20.


Dilma terá quase metade
do horário eleitoral


O Tribunal Superior Eleitoral divulgou a estimativa do tempo de rádio e televisão para cada candidato à Presidência da República.

Dilma Rousseff (PT) deve ter 11 minutos e 48 segundos, Aécio Neves (PSDB) deve contar com 4 minutos e 31 segundos e Eduardo Campos (PSB), com 1 minuto e 49 segundos.

A propaganda no rádio e na TV começa no dia 19 de agosto e será dividida em dois blocos diários de 25 minutos cada, um à tarde e outro à noite.

Dilma deve ter quase metade do tempo total disponível para campanha na TV, enquanto os outros dez candidatos, juntos, somam 13 minutos e 7 segundos.


Oito candidatos disputam uma vaga

Oito concorrentes estão registrados na disputa por uma vaga de senador pelo Paraná, cuja decisão ocorrerá nas eleições de outubro. Das três cadeiras a que o estado do Paraná tem direito no Senado, apenas a ocupada atualmente por Álvaro Dias (PSDB) faz parte do pleito de 2014.

O tucano disputará a eleição contra Adilson dos Santos Silva (PRTB), Evandro José Castagna (PSTU), Luiz Antônio Bárbara (PTC), Luiz Romero Piva (PSOL), Marcelo Almeida (PMDB), Mauri Viana Pereira (PRP), e Ricardo Gomyde (PC do B).


Os candidatos ao governo do Paraná

Bernardo Pilotto (PSOL) - Tem 30 anos, é natural do Rio de Janeiro (RJ), e mora em Curitiba. Vice: Maicon Palagano (PSOL). Coligação: PSOL

Beto Richa (PSDB) - O atual governador do estado tem 49 anos e é natural de Londrina. Vice: Cida Borghetti (PROS). Coligação: PSDB, PROS, PR, PP, PSD, PTB, PMN, PT do B, DEM, PEN, SD, PSB, PPS, PHS, PSL, PSC, PSDC.

Geonisio Marinho (PRTB) - Tem 56 anos e é natural de Curitiba. Formado em economia, Marinho nunca ocupou cargo público. Vice: Rodrigo Sottile (PRTB). Coligação: PRTB.

Gleisi Hoffmann (PT) - Tem 49 anos e é natural de Curitiba. Ela é senadora pelo Paraná desde 2011, tendo sido ministra-chefe da Casa Civil. Vice: Haroldo Ferreira (PDT). Coligação: PT, PDT, PC do B, PRB, PTN.

Ogier Buchi (PRP) - Tem 62 anos e é natural de Curitiba. É formado em direito e jornalismo. Vice: Valfredo Dzazio (PRP). Coligação: PRP.

Roberto Requião (PMDB) - Tem 73 anos e é natural de Curitiba. Ele está no segundo mandato como senador pelo Paraná, desde 2011, tendo sido governador do estado por três mandatos. Formado em direito e em jornalismo, foi ainda eprefeito de Curitiba em 1985 e deputado estadual. Vice: Rosane Ferreira (PV). Coligação: PMDB, PV, PPL.

Rodrigo Tomazini (PSTU) - O candidato do PSTU tem 36 anos, é natural de Botucatu (SP) e mora em Sarandi. É funcionário da rede estadual de educação. Vice: Érika Andreassy (PSTU). Coligação: PSTU.

Tulio Bandeira (PTC) - Tem 41 anos e é natural de Santo Antônio do Sudoeste (PR). Advogado. Vice: Ulisses Sabino (PTC). Coligação: PTC.


PPS desiste de candidatura própria

O PPS do Paraná decidiu em convenção realizada na noite desta segunda-feira (30) que irá apoiar a candidatura à reeleição do governador Beto Richa (PSDB). Antes da reunião, o presidente estadual do partido, deputado federal Rubens Bueno, informou que ainda cogitava lançar sua candidatura ao governo.

Na convenção do partido, houve muitas críticas ao governador Beto Richa. O partido queria construir um palanque exclusivo para o candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) no estado, mas quando o ex-governador de Pernambuco e Richa declararam apoio mútuo, essa possibilidade acabou sendo descartada.


Marla confirma candidatura

A deputada estadual Marla Tureck (PSD) confirmou a sua candidatura à reeleição para a Assembleia Legislativa do Paraná. O PSD decidiu por chapa pura para a disputa das eleições proporcionais no Estado, recusando-se a coligação com qualquer outro partido.

CANDIDATOS DE CAMPO MOURÃO - José Turozi (PV), Rubens Bueno (PPS), Osni Menezes (PSC) para federal. Concorrem a estadual Douglas Fabrício (PPS), Marla Tureck (PSD), Márcio Nunes (PSC), delegada Maria Nysa Moreira Nany (PDT).


Beto Richa define vice


A deputada federal Cida Borghetti (PROS) será candidata a vice-governadora na chapa do governador Beto Richa (PSDB). A informação foi confirmada pelo presidente do PSDB, Valdir Rossoni. Com isso, Sílvio Barros (PHS), cunhado de Cida, deve abrir mão de sua candidatura.


Convenções políticas no Paraná

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido da República (PR) decidiram ficar ao lado do governador Beto Richa.

Na corrida por assentos na Assembleia Legislativa, o PR confirmou a coligação com o PSC e com o Partido Trabalhista do Brasil (PT do B).

O PT do B, também vai apoiar a reeleição de Richa.

O Partido Trabalhista Nacional (PTN) decidiu que irá apoiar a candidatura da senadora Gleisi Hoffmann.

O Partido Social Cristão (PSC) vai com Richa, mas descartou oferecer Ratinho Júnior como vice. Ele será candidato a deputado estadual

O PRTB lançou o nome do presidente do partido no estado, Geonísio Marinho a governador. O candidato a vice será Rodrigo Carlo Sottile, também filiado ao PRTB.


Rosane é vice de Requião

A candidatura de Rosane Ferreira, pelo Partido Verde (PV), ao governo do Paraná, não durou muito não.

Alguns dias após ter seu nome homologado para a disputa do Palácio Iguaçú, ela mudou de idéia.

Será vice na chapa que tem Roberto Requião (PMDB), como candidato. PC do B e PPL, também vão apoiar Requião.

Em Campo Mourão, o PV terá José Turozi como candidado a deputado federal.


PSB vai com Beto Richa; PDT aprova
apoio a Gleisi Hoffmann

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) confirmou neste sábado, 21, o apoio a candidatura de Beto Richa (PSDB) ao governo do Paraná. “É o dia de homologar o posicionamento que já tomamos durante todo o mandato”, disse Severino Araújo, presidente do PSB no Paraná.

Ao se coligar com os tucanos, o PSB vai indicar o primeiro suplente ao cargo de senador, que será disputado pelo tucano Alvaro Dias.

Já a campanha do governador, além do apoio da militância do PSB, deve ganhar 43 segundos adicionais na propaganda eleitoral do rádio e da televisão.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) decidiu que apoiará Gleisi. A coligação com o PDT vai acrescentar 36 segundos no horário eleitoral no rádio e na televisão para Gleisi.

O PDT indicará o nome do candidato ao Senado, mas a decisão será tomada entre a cúpula do partido. Há três possíveis concorrentes: Leo de Almeida Neves, Andre Bueno e Jorge Bernardi. Os partidos têm até o dia 30 para definir os nomes que disputarão as eleições.


Requião vence convenção e será
candidato ao governo do PR

Em convenção tumultuada, realizada nesta sexta-feira, em Curitiba, o PMDB definiu que terá candidatura própria nas eleições estaduais deste ano e que o senador Roberto Requião será o candidato.

Requião derrotou a tese de coligação com o governador Beto Richa (PSDB), defendida, no final do processo, por 10 dos 12 deputados estaduais do partido.

Depois de muita confusão, discussão (até com ameaça de vias de fato), contagem e recontagem dos votos, a candidatura de Requião venceu com 319 votos, contra 250 para a coligação. Quatro votos nulos e um em branco também foram registrados.

Após o resultado da votação e a comemoração da corrente vencedora, a convenção segue, agora, para a definição da política de alianças e das candidaturas a vice-governador e ao Senado.

"O PMDB mostrou que é forte e que não está à venda e não aceita cargo em comissão. Não fui eu que venci, foi o velho MDB de guerra", disse Requião logo após o resultado da votação.

A decisão pela candidatura própria do PMDB influencia diretamente o quadro eleitoral no Estado. Com o senador na disputa, a eleição não será mais polarizada entre o atual governador e a senadora Gleisi Hoffamnn (PT).

A presença de um candidato forte como Requião, que já governou o Paraná por três mandatos, praticamente assegura que a disputa irá para o segundo turno, ao contrário do que aconteceu em 2010, quando Beto Richa e Osmar Dias (PDT) fizeram uma disputa acirrada, mas, sem uma terceiro força, a eleição foi decidida no primeiro turno.


* QUANTIDADE DE ELEITORES POR MUNICÍPIO DA REGIÃO

voltar