Campo Mourão,
 
 
1/10/2014
PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE SETEMBRO
Morre idoso atropelado dia 25

Faleceu na madrugada deste domingo (28), José Hilário dos Santos, 80 anos. Na quinta-feria (25), por volta das 10h da manhã, ele foi atropelado por um automóvel Vectra de Campo Mourão. O acidente aconteceu na BR-158, próximo ao trevo de acesso a COAMO. Ele atravessava a pista quanto foi atingido. O velório acontece no Prever, e o sepultamento foi marcado para a manhã de segunda-feira (29).




Campo Mourão ficou em 6º

na Fase Final dos 57º Jogos Abertos do Paraná em Toledo. Cascavel foi campeão geral, depois Maringá, Toledo, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

POR MODALIDADES - Em 1º) Basquete Masculino, Tênis de Mesa Feminino. 2º posição) Tênis de Mesa Masculino, Xadrez Feminino, Xadrez Masculino, Handebol Masculino. 3º) Judô Feminino. 4º) Judô Masculino e Natação Feminino. 5º) Ciclismo Feminino. 6º) Basquete Feminino, Futsal Masculino e Natação Masculino. 7º) Handebol Feminino, Futebol e Ciclismo Masculino. 8°) Karate Masculino. 9º) Karate Feminino. 10º) Vôlei de Praia Masculino.

EQUIPES REBAIXADAS - Basquete Feminino, Futebol Masculino, Handebol Feminino e Vôlei de Praia Masculino.




Saiu para Campo Mourão..

o prêmio de 250 mil reais, o maior da Loteria Federal da Caixa Ecônomica. O bilhete sorteado é o de número 79.576 do concurso 4904, realizado nesta quarta-feira (24).




O curso de medicina...

autorizado pelo Ministério da Educação para Campo Mourão, deverá iniciar as aulas até o segundo semestre do ano que vem...Foi o que prometeu nesta terça (23), o Ministro da Saúde, Arthur Chioro.




Campo Mourão tem...

6 mil 241 pessoas com deficiência motora. Além disso, outros 2 mil e 76 mourãoenses sofrem de grande dificuldade visual. Os números servem para a reflexão sobre a política de atenção aos moradores com necessidades especiais.




O zelador...

Raimundo Gregório da Silva, 56 anos, foi condenado a 36 anos e meio de reclusão por duplo homicídio qualificado e ocultação de cadáveres. Ele é assassino confesso de duas alunas do Colégio Vinícius de Moraes, no Conjunto Milton Luiz Pereira em Campo Mourão. O julgamento realizado nesta terça-feira (23), teve quase doze horas de duração.

As estudantes Dimitria Laura Gênero (14), foi morta em 2008 e Iara Pacheco, (19), desapareceu em 2010. Na investigação, a polícia descobriu que ambas foram assassinadas com golpes de marreta. Em seguida os corpos foram queimados e jogados na fossa do colégio.

Raimundo é casado, tem seis filhos e foi candidato a vereador em Campo Mourão no ano 2000. Ele trabalhava há 18 anos como zelador no Colégio.




CM tem saldo positivo de empregos

Em agosto as empresas mourãoenses contrataram 1.134 pessoas e demitiram 982 o que resultou na geração de 152 novos empregos. Esse resultado colocou Campo Mourão na oitava posição na criação de vagas, entre os municípios paranaenses com mais de 30 mil habitantes.




Setores que criaram mais empregos

Motorista de caminhão foi a função que mais gerou novas vagas de empregos no mês de agosto em Campo Mourão. Em seguida estão: auxiliar de almoxarifado, embalador, ajudante de motorista, montador de estruturas metálicas e frentista. Saldo negativo: a função de servente de obras foi a que mais demitiu. Na sequencia vendedores do comércio varejista, garçon, mecânico, auxiliar de faturamento, pedreiro e confeiteiro.




Homicídio em Campo Mourão

Claudemir da Silva, 29 anos, morreu baleado por volta das 18h30 desta quarta-feira (10), no interior de uma mercearia na Rua das Palmeiras, bairro Lar Paraná em Campo Mourão. Claudemir, que trabalhava para uma distribuidora de gás, estava com amigos quando foi surpreendido por um homem que entrou repentinamente no estabelecimento e fez os disparos. O atirador fugiu em uma motocicleta. Com a morte de Claudemir sobe para 22 os homicídios em Campo Mourão ao longo de 2014.




CM iguala homicídios de 2013

Com a morte de Claudemir da Silva no começo da noite desta quarta-feira (10), o número de homicídios, 22, já é o mesmo de todo o ano passado. Nos últimos 10 anos, o maior registro de assassinatos foi verificado em 2005, com 50 mortos e o mais baixo ocorreu em 2011 com 17 óbitos.




Prejuízo de 1 milhão de reais


O vento forte que atingiu Campo Mourão no começo da noite de terça-feira (2), provocou prejuízos de pelo menos 1 milhão de reais na indústria de farinha de trigo localizada no Parque Industrial, saída para Goioerê. Dois silos que estavam vazios, foram arrancados da base. A capacidade de armazenagem é de 20 mil sacas e cada um tinha 25 metros de altura.

Um dos silos ficou totalmente retorcido no canto de um barracão, o outro foi levado pela ventania por mais de 30 metros. A ponta de um dos silos (chapéu), foi parar a 100 metros, cruzando a rodovia Campo Mourão-Goioerê. Ninguém ficou ferido. A COLUNA DO ELY, obteve extraoficialmente a informação que a empresa tinha seguro.

MAIS PREJUÍZOS - O vento com granizo também provocou o destelhamento de várias casas em Campo Mourão e queda de energia em alguns bairros. Algumas árvores cairam.

Em Campo Mourão, na terça-feira a temperatura máxima foi de 32.3 graus. A mínima ficou em 18.2°.




Novos delegados e remoções

O Governo do Paraná confirmou que diversas delegacias da região vão receber novos delegados de Polícia Civil. Em Iretama assume Silas Roque dos Santos. Em Peabiru, Marcelo Luiz Trevizan; Wagner Soares Quintão dos Santos para Engenheiro Beltrão, Luiz Claudio da Silva Alves para Ubiratã; Carlos Gabriel Gomes Gordo Stecca para Barbosa Ferraz; João Paulo Menuzzo Lauandos para Mamborê e Jose Barreto de Macedo Junior para Campina da Lagoa.

Remoções - Antonio Cesar Pereira dos Santos sai de Mamborê, onde respondia também por Boa Esperança e segue para Morretes.

Adriano Garcia Evangelista dos Santos, que atua na 52ª Delegacia Regional de Polícia de Peabiru vai para Marialva, onde vai acumular a função de delegado de Itambé. Santos era responsável ainda pela 14ª Delegacia Regional de Polícia de Goioerê e pelas Delegacias de Polícia de Araruna e Barbosa Ferraz.

Maria Nysa Moreira Nanni sairá da Delegacia da Mulher de Campo Mourão, onde era delegada-chefe, para a Delegacia da Mulher de Curitiba.




Promotor é homenageado em rua

O ex-diretor da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, promotor aposentado, advogado Rubens Luiz Sartori, falecido no dia 25 de agosto de 2013, agora é nome de rua. É no Jardim Albuquerque, substituindo a denominação da via “Alexandre Tamporoski”.




Previsão para funcionamento

O novo moinho de trigo da Coamo começará a operar no início de 2015. Os investimentos são calculados em 100 milhões de reais. Segundo o superintendente Industrial da cooperativa, Divaldo Correa, os equipamentos são modernos de última geração, adquiridos junto a fornecedor europeu que detém a liderança mundial na fabricação de máquinas e equipamentos para moagem de trigo.

A nova indústria da cooperativa, permitirá a abertura de novos mercados para a comercialização da farinha de trigo e isto agregará mais valor à produção dos cooperados da Coamo.




CM: o perfil dos falecimentos

O mais recente levantamento obtido pela COLUNA DO ELY, junto ao Ministério da Saúde, através do DATASUS, mostra que 20 por cento dos óbitos registrados em Campo Mourão são relacionados a problemas circulatórios (infarto e AVC). Trata-se da maior causa de falecimentos no município.

O que chama a atenção nesse novo levantamento é que as mortes por causa de doenças respiratórias ultrapassou os óbitos por câncer (neoplasias), chegando a 18%. O problema atinge homens e mulheres na mesma proporção.

As mortes por câncer cairam para 14%. Os falecimentos por doenças no aparelho digestivo ocupam a quarta posição com 10 por cento e afetam mais as pessoas do sexo masculino e se igualam as mortes por acidentes, homicídios e outras causas externas.




Agosto: 3 mortos e 138 feridos


Em agosto aconteceram 89 acidentes com vítimas em Campo Mourão. Como sempre, as colisões entre automóveis e motos ficaram em primeiro lugar com 38 registros. Na sequência, 15 quedas de motocicletas, 9 colisões entre dois automóveis e oito atropelamentos.

Nestes acidentes 138 pessoas ficaram feridas e 3 morreram, uma no local e duas nos hospitais. De 1º de janeiro a 31 de agosto aconteceram 639 acidentes com vítimas. No total, 710 pessoas sofreram ferimentos e 14 morreram.




voltar