Campo Mourão,
 
 
17/11/2014
COLUNA DO ELY DOS DIAS 15 E 16 DE NOVEMBRO DE 2014






Dia 17 de novembro na história


Dia da Criatividade. Dia da Sociedade Teosófica. Dia Internacional do Estudante. Dia nacional de combate à Tuberculose.

1869 - O Canal de Suez foi aberto, ligando o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho.

1903 - O Acre passou definitivamente a ser território nacional depois da assinatura do Tratado de Petrópolis entre Brasil e Bolívia.

1913 - O canal do Panamá, na América Central, foi aberto para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.

1933 - Os Estados Unidos reconheceram oficialmente o governo da União Soviética, dezesseis anos depois da ascensão comunista.

1959 - O maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos morreu aos 72 anos.

2000 - Alberto Fujimori é deposto da presidência do Peru.



Homicídio no calçadão da Vila Urupês


O açougueiro Sandro Ricardo, 35 anos, funcionário de um supermercado, foi assassinado por volta das 23h30 deste sábado na esquina da Avenida Jorge Walter com a Rua Santa Cruz, sobre o calçadão do Santuário da Vila Urupês em Campo Mourão. Uma moça de 18 anos que estava com ele foi atingida com um tiro na mão esquerda. A.N, disse que havia conhecido Sandro Ricardo ainda no sábado, e que estava conversando com ele no local, quando um rapaz de blusa preta aproximou-se de Sandro e disparou. Assustada, a jovem não lembrava como o atirador fugiu, pois correu para pedir socorro.







Informe do Colégio Santa Cruz


A Educação Infantil do Colégio Vicentino Santa Cruz de Campo Mourão, comemorou o ano letivo de 2014 em alto estilo, com espetáculos encantadores, envolvendo alunos, familiares, educadores e toda a comunidade vicentina. CLIQUE AQUI E CONFIRA UM PEDACINHO DE CADA UMA DAS TRÊS APRESENTAÇÕES, COM O FOLDER DOS ESPETÁCULOS.




Ônibus é assaltado em C.Mourão


Um ônibus de turismo com 40 passageiros que seguia de Mandaguaçu para Foz do Iguaçú, foi tomado de assalto na madrugada de sábado (15) no Anel Viário de Campo Mourão. A ação foi praticada por 5 homens armados que estavam em um automóvel Santana de cor vermelha, placa de Barbosa Ferraz. Eles obrigaram o motorista a seguir até uma área rural em Luiziana. Apór roubarem todos os passageiros, os assaltantes trancaram as vítimas seminuas no bagageiro.



Mulheres assaltam loja


Três mulheres invadiram uma loja na avenida Presidente John Kennedy, Jardim Lar Paraná, em Campo Mourão, renderam a proprietária e levaram o dinheiro do caixa. O assalto foi praticado no começo da noite de sexta-feira (14).

Segundo a vítima, uma das mulheres disse que estava armada e empurrou a comerciante para o fundo da loja, onde a proprietária permaneceu trancada em um quarto. Uma das criminosas foi segura pelo esposo da proprietária quando saia da loja. A mulher foi encaminhada para a delegacia.







Rubens Bueno no Jornal da "T"



"Os desdobramentos da Operação Lava Jato vão levar o governo Dilma Rousseff à ruína. Confirma-se uma previsão que ela não queria ver realizada: não vai sobrar pedra sobre pedra. Desta vez, ao contrário do que fizeram após o mensalão, será impossível reconstruir o castelo da corrupção"



"Convidei, e, ele não aceitou"


Falando à COLUNA DO ELY, o deputado estadual reeleito, Douglas Fabrício (PPS), confirmou que convidou o ex-prefeito Tauillo Tezelli (PPS) para ocupar um cargo no próximo governo de Beto Richa (PSDB). "Convidei, e, ele não aceitou. Agradeceu a lembrança, mas contou que tem outros projetos."







Saldo positivo de emprego em CM


Em outubro, as empresas mourãoenses contrataram 1.147 pessoas e demitiram 1.067. O saldo positivo foi de 80 vagas. No Paraná, Campo Mourão ficou em 13º lugar na geração de empegos no mês passado.

SALDO MENSAL DE EMPREGOS EM CAMPO MOURÃO - Setembro (+204), Agosto (+152), Julho (+14), Junho (-21), Maio (+26); Abril (+252); Março (+13); Fevereiro (+88); Janeiro (+102).



Dia 15 de novembro na história


Dia da Proclamação da República. Dia do Esporte Amador. Dia do Joalheiro.

1889 - O marechal Deodoro da Fonseca depôs o imperador d. Pedro II e proclamou a República. A Proclamação da República foi um levante político-militar que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador D. Pedro II. A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.

1895 - Aniversário do Flamengo. Apesar de ter sido fundado em 17 de novembro, no Rio de Janeiro, os diretores decidiram comemorar a data no dia 15 por ser feriado nacional. O clube nasceu como Grupo de Regatas do Flamengo. O departamento de futebol só apareceu 16 anos depois e, com ele, veio a mudança do nome para Clube de Regatas do Flamengo.

1914 - Venceslau Brás tornou-se presidente do Brasil. Foi ele quem determinou a entrada do país na Primeira Guerra Mundial.

1926 - Washington Luís assumiu a presidência do Brasil; ele foi o último presidente da República Velha.

1982 - Foram realizadas eleições diretas para governador em todos os estados brasileiros, garantidas por uma emenda aprovada em 1979.

1989 - Realizada, em meio às comemorações dos cem anos da República brasileira, a primeira eleição presidencial direta em quase trinta anos. O resultado é prorrogado para um segundo turno.







Notinhas universitárias

A Faculdade Unicampo firmou um convênio com as cooperativas de Campo Mourão e região. Assim, a instituição concederá desconto de 50% nas mensalidades no curso de Gestão de Cooperativas para quem atua na área. As provas serão realizadas no dia 22 de novembro de 2014.

No dia 27 de novembro, o Celebra eventos será o espaço para o II Festival Cultural da Faculdade Unicampo. Acadêmicos, professores e convidados se revezarão no palco apresentando atividades culturais. Os interessados devem fazer a inscrição pelo site da instituição www.faculdadeunicampo.edu.br.

A partir deste ano, a Fecilcam (Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão) possui duas formas de ingresso de novos alunos. Além do tradicional vestibular, a instituição aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como critério de seleção, e metade das vagas será por esse sistema, que utiliza a nota do ENEM.







Frango Xadrez é a pedida para
o dia 23 em Campo Mourão



O Rotaract Club Campo Mourão, promove no dia 23 de novembro o 1º Frango Xadrez. Parte do lucro será revertido em doação de produtos de limpeza ao Instituto do Câncer de Campo Mourão.

O prato deverá ser retirado na Casa da Amizade, Rua Paul Harris, 365 (atrás do Colégio Unidade Polo) entre as 11h e as 14h, a compra poderá ser realizada previamente com um dos sócios do clube ou através dos Fones: (44) 9812-5906 ou (44) 9716-5588.

Ao custo de R$ 20,00 será entregue uma marmita grande com Frango Xadrez e uma média com arroz como acompanhamento servindo duas pessoas.







Quer aprender a lidar com Excel?

Excel, é o programa de computador da Microsoft responsável pela criação de planilhas. Quem vai ministrar o curso é o pessoal do SESC de Campo Mourão. A oficina começa no dia 18, e é de graça. Serão 20 horas de aulas aplicadas nas terças e quintas-feiras das 19h às 21h30. Mais informações pelo telefone: 3525 1060.



Natal de Luzes da Coamo

Com o tema “Felicidade começa com Fé”; será às 20h30 de 2 dezembro (terça-feira), o Natal de Luzes da Coamo 2014. Uma programação artística com valores revelados no Festival de Música da Arcam (Festicam), acendimento das luzes da administração central, chegada do Papai Noel e distribuição de balas, estão entre as atrações deste evento que abre o Natal em Campo Mourão e região.



Cursos no Senai de C.Mourão

A unidade do Senai em Campo Mourão, programou os cursos de Eletricista Industrial, Soldador e Torneiro Mecânico para começar no mês de dezembro. Todos serão ministrados no período da noite – das 19 às 23 horas –, com aulas duas ou três vezes por semana. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (44) 3518-5750.







- Açougueiro é morto com vários tiros no calçadão do Santuária da Vila Urupês
- Jovem de 18 anos que estava com ele foi ferida com um tiro na mão
- Ladrões deixam passageiros seminus em bagageiro de ônibus
- Tres mulheres assaltam loja no Lar Paraná
- Campo Mourão apresenta saldo positivo de empregos
- Presidente Dilma fala pela primeira vez sobre o Escandalo da Petrobrás
- E ainda falecimentos, previsão do tempo, acidentes e campeonato brasileiro
-------
JORNAL DA RÁDIO T FM – OFERECIMENTO
---------
New Ótica/ Paraná Diesel/ Colégio Santa Cruz/ Super Mufatto/ CENTRO DE DIAGNÓSTICOS DOUTOR, MARCOS CORPA, REFRIGERAÇÃO MAMBORÊ, VIAÇÃO MOURÃOENSE, DESDE 1969 REALIZANDO TRANSPORTE COLETIVO URBANO, AUTO PEÇAS COMETA 53 ANOS DE ATIVIDADES EM CM, EXCLUSIVA CASTOR, RETIFICA PARANA, MELHOR NÃO HÁ. e VIA SOLUS CORRETORA DE SEGUROS, ALÉM DOS COOPERADOS DA COAMO, ATENDE VOCÊ TAMBÉM
----------------
HOJE É SEGUNDA-FEIRA, 17 DE NOVEMBRO. Apresentação Ely Rodrigues
A prisão dos maiores empreiteiros do país jogará o governo Dilma Rousseff em sua maior crise, uma vez que essas empresas respondem atualmente por grande parte das obras públicas em curso incluindo as do PAC. Dilma manterá o discurso de ter afastado os envolvidos. Jogará, entretanto, a bomba no colo do antecessor, Lula. A saída não é das melhores, mas Dilma não tem alternativa
-----------------
TRILHA NOTÍCIA LEANDRO/ TRILHA NOTÍCIA NOVA/ TRILHA NOTÍCIA 4/ SPEAK NOVA 14/ VH TNEWS ASSINATURA 2/ RÁDIO T 00-FB00 / RÁDIO T 05 ASSINATURA 05/ RÁDIO T 4 ASSSINATURA 04.
-----------------

TEM FUTEBOL TEM SIM SENHOR...Pela trigésima quarta rodada do Campeonato Brasileiro Fluminense 1 Botafogo 0...Criciuma 0 Grêmio 3...Flamengo 3 Coritiba 2...Santos 0 Cruzeiro 1...Atlético Paranaense 0 Sport 1...Bahia 1 Corinthians 2.. Internacional 1 Goias 0....São Paulo 2 Palmeiras 0...Atlético Mineiro 1 Figueirense 1...Chapecoense 0 Vitória 1...O Cruzeiro segue na liderança com 70 pontos..São Paulo com 1 jogo a mais tem 66...Empatados com 60 pontos estão Internacional, Grêmio e Corinthians...O Inter tem uma partida a mais..Atlético Mineiro em sexto com 59...Sétimo o Fluminense com 57...Flamengo em oitavo 47...Santos e Atlético Paranaense divivem a nona posição com 46 pontos..Goiás e Sport 44...O décimo terceiro é o Figueirense com 40...O Palmeiras é o décimo quarto com 39 pontos...Vitória e Coritiba estão com 37...Na área do rebaixamento Chapecoense, Botafogo, Bahia e Criciuma....

O ESCANDALO NA PETROBRAS...Em sua primeira manifestação pública sobre a nova etapa da Operação Lava Jato, com 23 presos, a presidente Dilma Rousseff afirmou que as investigações do escândalo de corrupção poderão mudar o Brasil para sempre...Durante entrevista coletiva na Austrália onde participou da reunião do G20, Dilma afirmou que não é o primeiro escândalo no Brasil, mas o primeiro escândalo investigado do Brasil...Reiterou, ainda, que não se pode confundir a Petrobras com corrupção...Dilma também informou que os contratos firmados entre a Petrobras e as empresas investigadas na Operação Lava Jato estão sendo revistos....Ela, no entanto, advertiu que não haverá revisão dos contratos envolvendo outras empresas públicas...Apesar de algumas das maiores empreiteiras do País estarem sendo investigadas pela Lava Jato, Dilma Rousseff ponderou que o Brasil não pode demonizar as construtoras brasileiras. A sétima fase da operação policial teve como foco executivos e funcionários de nove grandes construtoras, que, apenas com a Petrobras, têm contratos que somam R$ 59 bilhões. Parte desses contratos está sob avaliação da Receita Federal, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal....Segundo relato do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo processo da Lava Jato na primeira instância, as maiores empreiteiras brasileiras, reunidas em um cartel, combinavam quem ganharia as licitações para obras da Petrobras...///

O dinheiro do penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda deste ano será depositado nesta segunda-feira.....A China retirou oficialmente ontem domingo o embargo à carne bovina brasileira....A Petrobras publicou anúncio nos jornais deste domingo para explicar os problemas que levaram ao adiamento da divulgação dos dados contábeis do terceiro trimestre...O Supremo Tribunal Federal determinou que a Universidade de São Paulo reduza os salários de l972 professores e funcionários que ganham mais que R$ 20,7 mil mensais, que é o vencimento do governador paulista.....

O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA...Dia da Criatividade. Dia da Sociedade Teosófica. Dia Internacional do Estudante. Dia nacional de combate à Tuberculose...1869 - O Canal de Suez foi aberto, ligando o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho...1903 - O Acre passou definitivamente a ser território nacional depois da assinatura do Tratado de Petrópolis entre Brasil e Bolívia...1913 - O canal do Panamá, na América Central, foi aberto para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico...1933 - Os Estados Unidos reconheceram oficialmente o governo da União Soviética, dezesseis anos depois da ascensão comunista...1959 - O maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos morreu aos 72 anos...2000 - Alberto Fujimori é deposto da presidência do Peru...VOCÊ OUVIU O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA...

Quer aprender a lidar com Excel?...Excel, é o programa de computador da Microsoft responsável pela criação de planilhas. Quem vai ministrar o curso é o pessoal do SESC de Campo Mourão. A oficina começa amanhã, terça-feira e é de graça...Serão 20 horas de aulas aplicadas nas terças e quintas-feiras das 19h às 21h30...Mais informações pelo telefone: 3525 1060

O NEGÓCIO É APRENDER...A unidade do Senai em Campo Mourão, programou os cursos de Eletricista Industrial, Soldador e Torneiro Mecânico para começar no mês de dezembro...Todos serão ministrados no período da noite – das 19 às 23 horas –, com aulas duas ou três vezes por semana....Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (44) 3518-5750

---------------------------

Saldo positivo de emprego em CM...Em outubro, as empresas mourãoenses contrataram 1.147 pessoas e demitiram 1.067. O saldo positivo foi de 80 vagas. No Paraná, Campo Mourão ficou em 13º lugar na geração de empegos no mês passado...SALDO MENSAL DE EMPREGOS EM CAMPO MOURÃO - Setembro (+204), Agosto (+152), Julho (+14), Junho (-21), Maio (+26); Abril (+252); Março (+13); Fevereiro (+88); Janeiro (+102).

E VAMOS COM A NOSSA PREVISÃO DO TEMPO...A previsão para hoje, amanhã e quarta-feira é de tempo bom...A temperatura vai subir e até na terça-feira chega aos 32 graus....Previsão de chuvas para quinta, sexta, sábado, domingo...

ACIDENTES NO FINAL DE SEMANA EM CAMPO MOURÃO....No sábado as cinco e meia da tarde, colisão entre automóvel e moto na Avenida Afonso Botelho. Ficou ferido Valdecir Alves, 24 anos...Ontem domingo, as tres da tarde, colisão entre automóvel e moto no cruzamento da Rua Armil Rodrigues do Prado, cruzamento com a Rua dos Pioneiros no Lar Paraná...Ficou ferido o condutor da motocicleta Carlos Eduardo, 23 anos...Segundo o Corpo de Bombeiros o motorista fugiu...

FALECIMENTOS..Morreu sábado em CAMPO MOURÃO - HILLARY DVORAK, 13 anos...O sepultamento de Hillary Dvorak, 13 anos, foi ontem....Ontem, domingo em CAMPO MOURÃO faleceu DEOLINDO FERMINO DOS SANTOS 71 anos. Velório em residência na Rua Higienopolis no Lar Paraná...O enterro de Deolindo Fermino dos Santos, 71 anos, será hoje...

O sexo feminino também está partindo para o crime...No final de semana, três mulheres invadiram uma loja na avenida Presidente John Kennedy, Jardim Lar Paraná, em Campo Mourão, renderam a proprietária e levaram o dinheiro do caixa...Segundo a vítima, uma das mulheres disse que estava armada e empurrou a comerciante para o fundo da loja, onde a proprietária permaneceu trancada em um quarto...Uma das criminosas foi segura pelo esposo da proprietária quando saia da loja....A mulher foi encaminhada para a delegacia...As outras duas continuam foragidas....

QUARENTA PESSOAS FORAM ENCONTRADAS SEMI NUAS NO BAGAGEIRO DE UM ÔNIBUS DE TURISMO EM LUIZIANA....Tudo começou na madrugada de sábado....O ônibus levava moradores de Mandaguaçú para fazer compras no Paraguai....A viagem seguia tranquila até o coletivo entrar no Anel Viário de Campo Mourão...Ali, o motorista foi surpreendido por um automóvel Santana da cor vermelha com placa de Barbosa Ferraz...O carro emparelhou com o ônibus e sobe ameaças de arma de fogo o condutor parou....Alguns dos assaltantes obrigaram o motorista a seguir até Luiziana e no meio do caminho até uma área rural...Todos os passageiros foram roubados e trancados semi nus no bagageiro....

Homicídio no calçadão da Vila Urupês... O açougueiro Sandro Ricardo, 35 anos, funcionário de um supermercado, foi assassinado sábado por volta das 11 e meia da noite na esquina da Avenida Jorge Walter com a Rua Santa Cruz, sobre o calçadão do Santuário de Nossa Senhora Aparecida na Vila Urupês...O Jornal da Rural FM, obteve a informação que pelo menos uma hora antes, Sandro estacionou sua motocicleta tirou o capacete e passou a conversar com uma moça de 18 anos...Um homem se aproximou e disparou seis tiros...Uma das balas acertou a mão esquerda da jovem de iniciais A.N...A moça disse que havia conhecido Sandro Ricardo naquele sábado a tarde, e quem atirou era um rapaz de blusa preta...Assustada, a jovem não lembrava como o atirador fugiu, pois correu pelo calçadão para pedir socorro... Esse foi o vigésimo nono homicídio em Campo Mourão ao longo de 2014...

---------------------------

O tempo é bom em Campo Mourão e em toda a região...Tem previsão de chuvas a partir de quarta-feira...

T NEWS

Um ônibus de turismo que seguia de Mandaguaçu para Foz do Iguaçú, foi tomado de assalto na madrugada de sábado no Anel Viário de Campo Mourão. A ação foi praticada por 5 homens armados que estavam em um automóvel Santana de cor vermelha, placa de Barbosa Ferraz. Eles obrigaram o motorista a seguir até uma área rural em Luiziana. Apór roubarem todos 40 passageiros, os assaltantes trancaram as vítimas seminuas no bagageiro...

Isso mesmo, o acidente aconteceu na PR-492 no final de semana em Paraíso do Norte. Segundo informações da Polícia Rodoviária de Tamboara, o condutor do veículo Escort, placas de Indianópolis, teria perdido o controle do carro e colidiu contra um barranco. Em seguida, o veículo ainda capotou. As três vítimas todas jovens tiveram a morte constatada no local e foram encaminhadas ao IML de Paranavaí para identificação. Duas horas antes do acidente o jovem que dirigia o carro postou uma foto no Facebook mostrando uma festa e litros de bebidas alcoolicas dentro de uma bacia.

A proposta de emenda à Lei Orgânica de Umuarama, prevendo o aumento do número de vereadores, está prevista para ser lida em plenário na sessão da Câmara Municipal da próxima segunda-feira, dia 17. Após, serão três sessões para apresentação de emendas e duas para votação. Se aprovado, o projeto assinado por oito dos dez vereadores atuais, eleva para 17 o número de cadeiras. Medida seria válida já para próxima eleição, prevista para 2016.
Os contrários, o presidente da Câmara, Marcelo Nelli (DEM) e o vereador de primeiro mandato, Fabiano Moreira (PDT), justificam o posicionamento com o apelo de envolver a sociedade organizada para amplo debate. Argumentam também que o importante é a qualidade e não a quantidade de representantes.”Uma questão desta magnitude tem que ser debatida com os clubes de serviços e associações de moradores”, disse Nelli.
Moreira afirma que a Câmara deve ser mais produtiva. “Isso é uma exigência da comunidade. Temos que produzir mais. Estarmos mais próximos da sociedade. Estreitar relacionamento. As pessoas devem vir assistir as sessões da casa”, afirmou o vereador Moreira.
Favoráveis - O posicionamento é rebatido pela maioria com o argumento de tratar-se apenas de uma adequação à lei vigente, que não está condizente com a realidade fática e legal. “Serão cinco sessões para discussão da questão. A sociedade vai participar através de seus representantes que poderão apresentar emendas e discutir o assunto em plenário”, esclarece o vereador Antoni Comparsi (PMDB).
“Temos questões mais importantes para discutir e debater com a sociedade organizada. O Código Tributário do município foi aprovado recentemente em sessão extraordinária convocada pelo presidente da casa de última hora. Foi aprovado o aumento de alíquotas. Isso sim é que precisava ser debatido com a sociedade, pois atinge o bolso de todos. Não pode ser aplicado dois pesos e duas medidas”, disse Comparsi.
Comparsi defende que o número não tem que ser 17. “A lei permite que seja entre 15 e 16. O importante é resolvermos a questão. Entendo que quanto maior o número de vereadores, melhor para a população”, argumentou.

Entenda a questão - A Lei Orgânica do Município prevê ainda em seu artigo 15 que o número de vereadores é 19, correspondente a quantidade de cadeiras da legislatura anterior. Em 2012, as Câmaras Municipais de todo o país, tiveram até o dia 30 de junho daquele ano para readequar o número de vereadores ao disposto no artigo 29 da Constituição Federal. A Carta Magna determina que a quantidade de representantes de cada município obedeça a uma faixa populacional.
Umuarama conta com 100 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE. Fica na faixa entre 80 mil e 120 mil habitantes, pelo disposto na Constituição Federal, fazendo jus, portanto a até 17 cadeiras. Na época, a Câmara de Vereadores de Umuarama não fez as alterações e a questão foi parar na justiça, que determinou a redução para 10 membros. Esse é o primeiro mandato com essa quantidade de cadeiras.
Os vereadores favoráveis ao aumento, reforçam a tese dizendo que ter um número maior de vereadores possibilita uma maior representatividade da população. Para entender: hoje, com 10 vereadores, qualquer projeto de lei ordinária, para ser aprovado, precisa apenas da presença de 5 edis durante a sessão e o voto favorável de 3. É a chamada maioria simples.
Caso a alteração à Lei Orgânica seja aprovada, o quórum mínimo para a votação de qualquer projeto sobe para 9 membros. Para aprovar, serão necessários 5 votos favoráveis. “Um número maior de representantes, obrigará o prefeito a ter um poder maior de convencimento para conseguir a aprovação dos projetos e manter a sua base aliada para promover a governabilidade. Isso é bom para a cidade”, explicou o professor de Direito Constitucional do curso de Direito da Universidade Paranaense e Mestre em Direito das Relações Públicas, o advogado Ricardo Muciato.
O sociólogo e professor de Sociologia do IFPR, Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Rafael Egídio Leal e Silva, defende que somente com uma vivência da situação será possível esclarecer se o aumento será benéfico ou não para a população local. “As pessoas tem que entender que o prefeito e os vereadores, na prática, no dia-a-dia, são muito mais importantes para elas do que a Presidente da República e o Congresso. As decisões locais mudam a vida das pessoas de forma mais rápida e direta”, explicou

voltar