Campo Mourão,
 
 
18/11/2014
COLUNA DO ELY DO DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2014






Regina devolve "bomba"
para os vereadores



O projeto do vereador Jorge Pereira, aliado da prefeita Regina Dubay, que concede folga ao servidor no dia do aniversário não caiu bem perante a população de Campo Mourão.

Talvez cansada por diversas polêmicas, a prefeita decidiu vetar o projeto. Agindo assim, ele é devolvido a Câmara, que pode derrubar o veto. Dubay devolve a "bomba" às mãos dos vereadores. Se o vetor for derrubado, a responsabilidade pela Lei e sua aplicação fica sendo apenas dos vereadores.



Dia 18 de novembro na história


Dia do Tabelião e Registrador. Dia do Conselheiro Tutelar.

1247 - Morreu aos 87 anos o lendário Robin Hood. O fora-da-lei costumava roubar o dinheiro dos ricos para dar aos pobres.

1724 - Morre Bartolomeu de Gusmão, padre, inventor e cientista luso-brasileiro (n. 1685).

1814 - Morre Aleijadinho, escultor brasileiro (n. 1730).

1930 - Criação da Ordem dos Advogados do Brasil.

1966 - Criação da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo).

1978 - O líder espiritual Jim Jones induziu 900 fiéis a cometerem suicídio, na selva tropical da Guiana. Eles tomaram uma mistura de suco de frutas, cianureto, analgésicos e tranqüilizantes.

1993 - Na África do Sul, uma nova Constituição democrática foi aprovada, dando aos negros o direito de voto e acabando com o apartheid, o regime de segregação racial.







Receita Federal inicia leilão
pela internet no Paraná



A Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu iniciou na manhã desta segunda-feira (17) o leilão eletrônico de veículos e mercadorias apreendidas.

As propostas deverão ser transmitidas de forma eletrônica pelos interessados, via internet, com a adoção do Sistema de Leilão Eletrônico (SLE). As ofertas podem ser enviadas até às 18h do dia 26 de novembro.

O teor completo do edital, inclusive a identificação de cada lote, fotos, preço de arrematação inicial, poderão ser obtidos no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) na opção Leilão existente na página inicial.



Gestantes serão vacinadas
contra a coqueluche


A partir desta semana a rede pública de saúde disponibilizará para gestantes a vacina tríplice acelular (DTPa), que protege contra tétano, difteria e coqueluche, anunciou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O foco do ministério é a imunização contra coqueluche, de modo que as mães passem a imunidade para os bebês.

Segundo o ministro, os casos da doença têm aumentado em todo o mundo. Salientou que 87% dos registros são de bebês com menos de 6 meses. Em 2013, foram 5.668 casos de coqueluche no Brasil e 110 óbitos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina será oferecida a gestantes entre 27 e 36 semanas de gravidez. Chioro informou que as doses já foram distribuídas em todo o país. Também serão imunizados profissionais que atuam em UTI neonatal e maternidades.







Beijo pode transmitir
80 milhões de bactérias



Um estudo realizado na Holanda sugere que um único beijo de dez segundos pode transferir até 80 milhões de bactérias.

Os pesquisadores, da Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada, monitoraram beijos de 21 casais e descobriram que os que se beijavam nove vezes por dia tinham probabilidades maiores de compartilhar bactérias presentes na saliva.

Outras pesquisas sugerem que podem existir mais de 700 tipos diferentes de bactérias na boca. Agora, este novo estudo revela que algumas destas bactérias são compartilhadas mais facilmente que outras.



Jogos Vorazes estréia em CM


A exibição no Cinemaxs começa no dia 19 quarta-feira e prossegue até o dia 26 em duas sessões: Às 19h (dublado) e 21h39 (legendado). Ingressos à venda na Super Fiorella. O Cinemax informa que sábado, 22, não haverá sessão.

Após sobreviver por duas vezes aos Jogos Vorazes, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) servirá como símbolo de uma revolução iniciada no Distrito 13. Além de ter que manter sua imagem de ícone, a jovem ainda precisa se preocupar em defender sua mãe e sua irmã no meio da guerra.







Comércio de Campo Mourão
sorteará dois automóveis



Quem comprar no comércio mourãoense durante o período natalino estará concorendo a dois veículos "UP" da Volkswagem. Também serão sorteados 36 mil reais em vale-compras, 5 smartphones, 5 tablets e ingressos para o passeio de trenzinho. A premiação totaliza 90 mil reais.

Todos os prêmios, com excessão dos automóveis, serão distribuidos através das "seladinhas", que começarão a ser distribuídas pelas lojas participantes da campanha. Nas "seladinhas" haverá um espaço para o consumidor colocar o nome e endereço para concorrer aos carros.



Mais um taxista assaltado


J.F.A., 66 anos, é o terceiro taxista rendido por assaltantes em menos de uma semana em Campo Mourão. Às 19h30, deste domingo (16), ele recebeu por telefone a informação que estavam precisando de um taxi na Rua José de Oliveira, Jardim Fernandes, região do Lar Paraná.

Assim que estacionou o carro, dois homens e uma mulher entraram no veículo. O taxista não chegou a rodar por 100 metros e foi surpreendido pela voz de assalto e com um revólver na nuca.

Ele entregou 150 reais e o celular e foi trancado no porta malas. Um dos assaltantes assumiu o volante e percorreu vários quilômetros. O trio deixou o táxi no mesmo local onde embarcaram e fugiram. O motorista pediu socorro e conseguiu sair com a ajuda de policiais militares.







Dia 17 de novembro na história


Dia da Criatividade. Dia da Sociedade Teosófica. Dia Internacional do Estudante. Dia nacional de combate à Tuberculose.

1869 - O Canal de Suez foi aberto, ligando o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho.

1903 - O Acre passou definitivamente a ser território nacional depois da assinatura do Tratado de Petrópolis entre Brasil e Bolívia.

1913 - O canal do Panamá, na América Central, foi aberto para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.

1933 - Os Estados Unidos reconheceram oficialmente o governo da União Soviética, dezesseis anos depois da ascensão comunista.

1959 - O maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos morreu aos 72 anos.

2000 - Alberto Fujimori é deposto da presidência do Peru.



Homicídio no calçadão da Vila Urupês


O açougueiro Sandro Ricardo, 35 anos, funcionário de um supermercado, foi assassinado por volta das 23h30 deste sábado na esquina da Avenida Jorge Walter com a Rua Santa Cruz, sobre o calçadão do Santuário da Vila Urupês em Campo Mourão. Uma moça de 18 anos que estava com ele foi atingida com um tiro na mão esquerda. A.N, disse que havia conhecido Sandro Ricardo ainda no sábado, e que estava conversando com ele no local, quando um rapaz de blusa preta aproximou-se de Sandro e disparou. Assustada, a jovem não lembrava como o atirador fugiu, pois correu para pedir socorro.







Informe do Colégio Santa Cruz


A Educação Infantil do Colégio Vicentino Santa Cruz de Campo Mourão, comemorou o ano letivo de 2014 em alto estilo, com espetáculos encantadores, envolvendo alunos, familiares, educadores e toda a comunidade vicentina. CLIQUE AQUI E CONFIRA UM PEDACINHO DE CADA UMA DAS TRÊS APRESENTAÇÕES, COM O FOLDER DOS ESPETÁCULOS.




Ônibus é assaltado em C.Mourão


Um ônibus de turismo com 40 passageiros que seguia de Mandaguaçu para Foz do Iguaçú, foi tomado de assalto na madrugada de sábado (15) no Anel Viário de Campo Mourão. A ação foi praticada por 5 homens armados que estavam em um automóvel Santana de cor vermelha, placa de Barbosa Ferraz. Eles obrigaram o motorista a seguir até uma área rural em Luiziana. Apór roubarem todos os passageiros, os assaltantes trancaram as vítimas seminuas no bagageiro.



Mulheres assaltam loja


Três mulheres invadiram uma loja na avenida Presidente John Kennedy, Jardim Lar Paraná, em Campo Mourão, renderam a proprietária e levaram o dinheiro do caixa. O assalto foi praticado no começo da noite de sexta-feira (14).

Segundo a vítima, uma das mulheres disse que estava armada e empurrou a comerciante para o fundo da loja, onde a proprietária permaneceu trancada em um quarto. Uma das criminosas foi segura pelo esposo da proprietária quando saia da loja. A mulher foi encaminhada para a delegacia.







Frango Xadrez é a pedida para
o dia 23 em Campo Mourão



O Rotaract Club Campo Mourão, promove no dia 23 de novembro o 1º Frango Xadrez. Parte do lucro será revertido em doação de produtos de limpeza ao Instituto do Câncer de Campo Mourão.

O prato deverá ser retirado na Casa da Amizade, Rua Paul Harris, 365 (atrás do Colégio Unidade Polo) entre as 11h e as 14h, a compra poderá ser realizada previamente com um dos sócios do clube ou através dos Fones: (44) 9812-5906 ou (44) 9716-5588.

Ao custo de R$ 20,00 será entregue uma marmita grande com Frango Xadrez e uma média com arroz como acompanhamento servindo duas pessoas.







-
-
-
-
-
-
- E ainda falecimentos, previsão do tempo e acidentes
-------
JORNAL DA RÁDIO T FM – OFERECIMENTO
---------
New Ótica/ Paraná Diesel/ Colégio Santa Cruz/ Super Mufatto/ CENTRO DE DIAGNÓSTICOS DOUTOR, MARCOS CORPA, REFRIGERAÇÃO MAMBORÊ, VIAÇÃO MOURÃOENSE, DESDE 1969 REALIZANDO TRANSPORTE COLETIVO URBANO, AUTO PEÇAS COMETA 53 ANOS DE ATIVIDADES EM CM, EXCLUSIVA CASTOR, RETIFICA PARANA, MELHOR NÃO HÁ. e VIA SOLUS CORRETORA DE SEGUROS, ALÉM DOS COOPERADOS DA COAMO, ATENDE VOCÊ TAMBÉM
----------------
HOJE É SEGUNDA-FEIRA, 17 DE NOVEMBRO. Apresentação Ely Rodrigues
A prisão dos maiores empreiteiros do país jogará o governo Dilma Rousseff em sua maior crise, uma vez que essas empresas respondem atualmente por grande parte das obras públicas em curso incluindo as do PAC. Dilma manterá o discurso de ter afastado os envolvidos. Jogará, entretanto, a bomba no colo do antecessor, Lula. A saída não é das melhores, mas Dilma não tem alternativa
-----------------
TRILHA NOTÍCIA LEANDRO/ TRILHA NOTÍCIA NOVA/ TRILHA NOTÍCIA 4/ SPEAK NOVA 14/ VH TNEWS ASSINATURA 2/ RÁDIO T 00-FB00 / RÁDIO T 05 ASSINATURA 05/ RÁDIO T 4 ASSSINATURA 04.
-----------------

TEM FUTEBOL TEM SIM SENHOR...A Bolsa de Valores de São Paulo fechou em baixa de 1% nesta segunda-feira(17), após teleconferência da Petrobras. A presidente da estatal, Maria das Graças Foster, sinalizou que a apuração das denúncias investigadas na Operação Lava Jato devem repercutir nas demonstrações financeiras da empresa....- Já o dólar aumentou sua sequência de quedas e teve leve alta de 0,02%, cotado a R$ 2,60A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou uma nova categoria de alimento funcional, o salgante. Com a promessa de substituir o sal de cozinha, o produto à base de cloreto de potássio não contém sódio.....A vacina contra coqueluche, difteria e tétano para gestantes passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde. As doses estarão disponíveis nos 35 mil postos de saúde da rede pública a partir deste mês....

O ESCANDALO NA PETROBRAS...Em sua primeira manifestação pública sobre a nova etapa da Operação Lava Jato, com 23 presos, a presidente Dilma Rousseff afirmou que as investigações do escândalo de corrupção poderão mudar o Brasil para sempre...Durante entrevista coletiva na Austrália onde participou da reunião do G20, Dilma afirmou que não é o primeiro escândalo no Brasil, mas o primeiro escândalo investigado do Brasil...Reiterou, ainda, que não se pode confundir a Petrobras com corrupção...Dilma também informou que os contratos firmados entre a Petrobras e as empresas investigadas na Operação Lava Jato estão sendo revistos....Ela, no entanto, advertiu que não haverá revisão dos contratos envolvendo outras empresas públicas...Apesar de algumas das maiores empreiteiras do País estarem sendo investigadas pela Lava Jato, Dilma Rousseff ponderou que o Brasil não pode demonizar as construtoras brasileiras. A sétima fase da operação policial teve como foco executivos e funcionários de nove grandes construtoras, que, apenas com a Petrobras, têm contratos que somam R$ 59 bilhões. Parte desses contratos está sob avaliação da Receita Federal, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal....Segundo relato do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo processo da Lava Jato na primeira instância, as maiores empreiteiras brasileiras, reunidas em um cartel, combinavam quem ganharia as licitações para obras da Petrobras...///

O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA...Dia do Tabelião e Registrador. Dia do Conselheiro Tutelar...1247 - Morreu aos 87 anos o lendário Robin Hood. O fora-da-lei costumava roubar o dinheiro dos ricos para dar aos pobres...1724 - Morre Bartolomeu de Gusmão, padre, inventor e cientista luso-brasileiro (n. 1685)...1814 - Morre Aleijadinho, escultor brasileiro (n. 1730)...1930 - Criação da Ordem dos Advogados do Brasil...1966 - Criação da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo)...1978 - O líder espiritual Jim Jones induziu 900 fiéis a cometerem suicídio, na selva tropical da Guiana. Eles tomaram uma mistura de suco de frutas, cianureto, analgésicos e tranqüilizantes....1993 - Na África do Sul, uma nova Constituição democrática foi aprovada, dando aos negros o direito de voto e acabando com o apartheid, o regime de segregação racial...VOCÊ OUVIU O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA...

Soja cai R$ 1,50...Vamos com o fechamento agropecuário da segunda-feira (17) na praça de Campo Mourão. Arroz em casca: R$ 50. Café: R$ 6,47. Feijão de cor: R$ 60,00. Milho: R$ 20,00. Trigo: R$ 28,00. Soja: R$ 58,500 (queda de 1 real e 50 centavos). Boi: R$ 130. Vaca: R$ 120. Suíno: R$ 4,85

Quem comprar no comércio mourãoense durante o período natalino estará concorendo a dois veículos "UP" da Volkswagem. Também serão sorteados 36 mil reais em vale-compras, 5 smartphones, 5 tablets e ingressos para o passeio de trenzinho. A premiação totaliza 90 mil reais....Todos os prêmios, com excessão dos automóveis, serão distribuidos através das "seladinhas", que começarão a ser distribuídas pelas lojas participantes da campanha. Nas "seladinhas" haverá um espaço para o consumidor colocar o nome e endereço para concorrer aos carros

Regina devolve "bomba" para os vereadores...O projeto do vereador Jorge Pereira, aliado da prefeita Regina Dubay, que concede folga ao servidor no dia do aniversário não caiu bem perante a população de Campo Mourão. Talvez cansada por diversas polêmicas, a prefeita decidiu vetar o projeto. Agindo assim, ele é devolvido a Câmara, que pode derrubar o veto. Dubay devolve a "bomba" às mãos dos vereadores. Se o vetor for derrubado, a responsabilidade pela Lei e sua aplicação fica sendo apenas dos vereadores

E VAMOS COM A NOSSA PREVISÃO DO TEMPO...A previsão para hoje, e amanhã é de tempo bom...A temperatura continua em elevação..Hoje deve chegar aos chega aos 32 graus....Previsão de chuvas para quinta, sexta, sábado, domingo...A temperatura máxima ONTEM em Campo Mourão, foi de 29 graus e 8 décimos....

ACIDENTES EM CAMPO MOURÃO....Ontem as 8 da manhã, colisão entre Corsa e moto no Jardim Albuquerque...Ficou ferida Bruna Cristina Braga, 20 anos...Ao meio dia, batida envolveu bicicleta e moto na Rua Marins Pereira, Jardim Vitória....Ficaram feridos Cristiano João dos Anjos, 24 anos e Valdecir Pereira de Araújo, 45...

FALECIMENTOS....Quatro pessoas faleceram ontem em Campo Mourão...São elas VANILDE LAINE PULIDO, 75 anos...PEDRO LEONARDO JAIKO, 16 anos...IVONETE FRANCA TROIS, 57 anos e NEUZA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA, 72 anos...Vanilde Lina Pulido, 75 anos, Pedro Leonardo Jaiko, 16, Ivonete França Troiis, 57 e Neuza Conceição de Oliveira, 72, estão sendo velados no Prever e o sepultamento será hoje em Campo Mourão...

ENTREVISTADO: Altair Casarin - SECRETÁRIO DA FAZENDA E ADMINISTRAÇÃO.
Todos nós sempre ouvimos a palavra Refiscam, que já é uma iniciativa realizada há vários anos pela municipalidade mourãoense, como forma de arrecadar, por meio de condições propostas aos devedores, os impostos devidos por estes contribuintes. Mas, afinal, o que é o Refiscam?

Sabemos que a população, em sua grande maioria, tem interesse em saldar suas dívidas junto ao erário municipal como forma de evitar consequências piores adiante. Assim, sendo, quais são as pessoas que se enquadram no Refiscam

Estamos chegando no final do ano, é o momento em que o Município realmente precisa arrecadar, como forma de aumentar os benefícios a serem oferecidos pela população, porém, uma coisa é certa, qual é o período para adesão ao Refiscam e como as pessoas devem proceder?

No que diz respeito aos descontos, que são concedidos aos cidadãos mourãoenses em débito com a prefeitura, quais são os percentuais e formas de parcelamento que podem ser utilizados?

Quem já está em dívida ativa, ou está no Fórum, também é concedido direito a estar aderindo ao Refiscam, ou há algum impedimento?

E aqueles que já participaram do Refiscam em anos anteriores, tem direito a participar novamente?

---------------------------

O tempo é bom em Campo Mourão e em toda a região...Tem previsão de chuvas a partir de quinta-feira...Ontem a máxima foi de 30 graus e hoje deve chegar aos 32...

T NEWS

O piloto Hugo Aurélio Oliveira Arandas, morador de Cianorte, morreu carbonizado após o avião agrícola em que estava cair às margens da rodovia estadual 082 em Cidade Gaucha...O acidente aconteceu ontem por volta das quatro da tarde...O piloto fazia testes num canavial que administrado pela empresa Usaçúcar que fica no trecho entre Cidade Gaúcha e Rondon quando a aeronave caiu...O avião é pertence à empresa Pelicano e tinha capacidade para apenas um ocupante. Testemunhas disseram que a aeronave caiu de bico no chão. A pista de pouso fica do outro lado da rodovia e o piloto tinha acabado de fazer meia-volta para aterrissar. Estava carregado com água, era apenas um teste....

Começou a ser discutida em Umuarama a proposta prevendo o aumento do número de vereadores para 2016. Se aprovado, o projeto assinado por oito dos dez vereadores atuais, eleva para 17 o número de cadeiras. O presidente da Câmara, Marcelo Nelli (DEM) e o vereador de primeiro mandato, Fabiano Moreira (PDT), argumentam também que o importante é a qualidade e não a quantidade e defende que a discussão seja debatida com os clubes de serviços e associações de moradores. Os vereadores favoráveis alegam que é apenas uma adequação a lei, pois pela população Umuarama pode ter 17 vereadores

A prefeita Regina Dubay vetou o projeto de lei que dá dia de folga para os servidores municipais no dia de seu aniversário. A alegação é que o projeto tem vício de origem, ou seja, teria que partir do executivo. A proposta foi apresentada pelo vereador Jorge Pereira, que é da base governista. O executivo explicou os motivos do veto ao vereador e ficou de discutir o assunto durante a database dos servidores, em março do ano que vem. O veto vai para a apreciação dos vereadores e pode ser derrubado.

voltar