Campo Mourão,
 
 
25/11/2014
COLUNA DO ELY DO DIA 24 DE NOVEMBRO DE 2014






Minha sugestão de nomes



Esses são os macostes das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. Os nomes serão escolhidos por votação. Concorrem: Oba e Eba, Tiba Tuque e Esquindim, e Vinicius e Tom....

Se eu pudesse dar uma sugestão de nomes, um deles chamaria "Gato da Zaeli" e o outro "Espáia Folha".

Os votos são dados no site www.rio2016.com/mascotes




Cassação é mantida


Tentando reaver sua cadeira na Câmara dos Vereadores de Campo Mourão, Pedrinho Nespolo, perdeu mais uma.

O Tribunal de Justiça em Curitiba não acolheu recurso e o professor segue sem mandato. Resta agora lutar em Brasília no STJ (Superior Tribunal de Justiça).







Como parece o Samuel!!



Acima está um retrato da tradicional família Teodoro de Campo Mourão, tirado nos anos 70. Cá entre nós, o Nelson Teodoro de Oliveira, atual presidente do Sindicato Rural, não parecia o Samuel Rosa (detalhe acima), vocalista do grupo Skank???



É muito mais difícil


Viva a probabilidade...O morador de Cianorte que ganhou quase 70 milhões no final de semana na Mega Sena, fez uma aposta simples com apenas seis números.

O que ele conseguiu, é mais dificil do que fazer o Palmeiras continuar na primeira divisão...Com todo respeito ao Ilivaldo e ao Tauillo, claro...

O sortudo entrou naquela probabilidade de 1 ganhador a cada 50 milhões de cartões, é como o "Espaia Brasa" conseguir cassar um presidente de Câmara...

Não, acho que não...Na verdade o que o cianortense conseguiu é mais dificil que começar o asfalto para Roncador...O ganhador fez apenas uma aposta, e na estrada já estamos na oitava promessa...







Conhecendo nossa história



À convite da Associação Comercial e Industrial (Acicam), o Museu Municipal “Deolindo Mendes Pereira” realiza a exposição “Memórias de Campo Mourão” no Espaço Cultural da entidade empresarial. Da mostra, aberta a visitação gratuita da população em horário comercial, fazem parte cerca de 35 fotos relacionadas a história da cidade, além de algumas peças e objetivos antigos.

A grande maioria das fotos em exposição é em preto e branco. Predominam os registros fotográficos de edificações que existiam nas décadas de 50 e 60 do século passado em Campo Mourão, mas a mostra conta também com fotos de eventos realizados na cidade.



CDL tem candidato único


Com candidato único, será realizada nesta terça-feira (25), a eleição para a escolha da diretoria que comandará a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Campo Mourão, no período de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2016. A única chapa registrada para a eleição tem Ivo da Silva (da empresa Ivomaq) na presidência.

A eleição acontecerá no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acicam) e a primeira convocação está marcada para às 19 horas.

Paulo Cesar Gomes (da PC Bicicletas) é o atual presidente da entidade empresarial, que neste ano completou 30 anos de fundação. A ordem do dia da assembleia prevê também a deliberação de assuntos gerais.







Cultura na praça São José



No final de semana aconteceu na Praça São José, em Campo Mourão, o Ruart (Rota Urbana de Artes de Rua).

O projeto é realizado por meio da Lei Rouanet com a Casa do Verbo e tem incentivo da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

O Ruart envolve teatro, música, circo, dança, estátua viva, grafite, literatura, performances e intervenções artísticas.

Um dos objetivos é democratizar o acesso à cultura, para que a população que não tem o costume de frequentar ou presenciar atividades artísticas culturais o faça, além de valorizar a arte e os artistas de rua.



Assalto em Campo Mourão


Dois homens renderam o caixa de um posto de combustível na Avenida Irmãos Pereira no centro de Campo mourão e roubaram 300 reais em dinheiro. A dupla fugiu em uma motocicleta vermelha em direção ao Parque do Lago. O assalto foi praticado no sábado.



Inquilino mata dono da casa


Ademir Araújo da Silva, 28 anos, foi morto pelo inquilino no final da tarde de sábado na Rua Umuarama em Goioerê. De acordo com o relato da esposa da vítima, o casal havia se deslocado até o imóvel de sua propriedade para discutir assuntos com o locatário, Nilson Lima de Oliveira.

Após uma breve discussão, o inquilino sacou uma arma e efetuou vários disparos contra Silva. Em seguida, o autor fugiu em uma motocicleta de cor azul. A Polícia Civil realizou perícia e investigará o caso. A Polícia Militar ainda busca pelo autor do crime.







Peabiru ignora cotas para negros


A Promotoria de Justiça de Peabiru, ajuizou ação civil pública contra o Município e um ex-prefeito por desrespeito à Lei Orgânica Municipal, no que se refere ao cumprimento das cotas raciais.

A ação é a primeira do gênero no Paraná. A ação foi iniciada em outubro de 2012, a partir de representação feita por um candidato afrodescendente que participou de um concurso público municipal.

A seleção para o preenchimento de oito vagas destinava 5% das vagas para candidatos negros. O candidato figurou como 17º colocado na listagem geral e 1º na listagem como afrodescentes.

Município alegou a adoção de critérios mistos para nomear os aprovados e o candidato autor da reclamação foi preterido, ao passo que outros candidatos inscritos fora da cota de afrodescendentes foram convocados.



Criança de 1 ano morre atropelada


Uma menina com 1 ano e 7 meses morreu atropelada por volta das 19h20 desta sexta-feira (21) na Rua Vereador Dutra de Almeida no Conjunto Maria Barleta em Campo Mourão. Foi o próprio motorista, 31 anos, quem chamou a Polícia Militar, relatando que moradores queriam linchá-lo. Segundo relatos de testemunha, a criança estava com a mãe na calçada e atravessou a rua correndo para ir de encontro a tia.

O motorista não tem passagem pela polícia. Ele relatou que saiu do trabalho na área central da cidade e seguia com a esposa para a residência. A PM também constatou que condutor não havia ingerido bebida alcóolica.







A Super Fiorella convida você...



Dia 27, às 8 e meia da noite será lançado o presépio da Super Fiorella. E aí, até o dia 28 de dezembro poderá ser visitado pelo público das 16h às 22 horas.

O presépio com 12 metros quadrados, tem efeitos de luzez e som. São mais de 200 peças, algumas oriundas da Itália. O escultor Dion Garcia, de Campinas, construiu as peças em bairro queimado a 1.000 graus, retratando a cidade do interior.







Ajudando os animais


Dia 6 de dezembro, das 10h às 15h, na Escola "Manoel Bandeira", Jardim Alvorada em Campo Mourão, será realizada mais uma edição do "Bazar Cão", o bazar beneficente em prol dos animais.

Os visitantes poderão comprar roupas, calçados, cintos, bijouterias, utensilios domésticos, bolsas, bolachinas de Natal e artesanato, a partir de 50 centavos.



Coleta de lixo eletrônico na Urupês


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão realizará nos dias 28 (sexta-feira) e 29 (sábado), uma nova campanha para coleta de lixo eletrônico. Os interessados em fazer o descarte de material eletrônico devem levar os itens ao Ginásio de Esportes da Vila Urupês as 08 até às 17 horas de sexta-feira, e das 8 horas às 12 horas de sábado.

Poderão ser entregues computadores, servidores, no breaks, notebooks, impressoras, acessórios e demais itens de informática; celulares, aparelhos telefones, centrais telefônicas, carregadores e acessórios; eletrodomésticos em geral Linha Branca (fogão microondas, geladeiras), aparelhos de TV e Som em geral, equipamentos de escritórios (máquina de escrever, calculadoras, furadores, estantes e outros materiais metálicos).

Não serão coletados itens como TV’S de Tubos e monitores, CRT’S que foram abertos e retirados os materiais internos. (Somente conjunto completo), Carcaças de TV’S, monitores e CRT’S e impressoras, Tubos de TV’S sem o conjunto completo, Pilhas e lâmpadas fluorescentes.







Horário especial do comércio
a partir do dia 12


O comércio mourãoense começa a abrir em horário especial no dia 12 de dezembro, com as lojas permanecendo abertas das 9 às 22 horas. O mesmo horário será adotado de 15 a 19 de dezembro, bem como no dia 22 de dezembro.

Nos três primeiros sábados de dezembro – dias 6, 13 e 20 -, as lojas atendem das 9 às 17 horas. As lojas também abrirão no domingo que antecede o Natal – dia 21 -, com o atendimento dos consumidores estendendo-se das 13 às 19 horas. Na véspera do Natal -dia 24 -, o comércio funcionará das 8 às 18 horas.

Como compensação aos comerciários o comércio de Campo Mourão permanecerá fechado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Também não funcionará nos dias 16 e 17 de fevereiro (segunda e terça-feira de Carnaval).



Curso de planejamento tributário


Acontece segunda-feira (24), na Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão o curso “Planejamento Tributário - Definições de Opções de Regime para 2015”.

A capacitação é direcionada a contadores, gerentes, coordenadores e analistas das áreas tributárias e outros interessados.

Edison Remi Pinzon será o instrutor do curso, que se estenderá durante todo o dia. Mais informações pelo telefone (44) 3026 6087, com Juliana.







-
-
-
-
-
-
- E ainda falecimentos, previsão do tempo
-------
JORNAL DA RÁDIO T FM – OFERECIMENTO
---------
New Ótica/ Paraná Diesel/ Colégio Santa Cruz/ Super Mufatto/ CENTRO DE DIAGNÓSTICOS DOUTOR, MARCOS CORPA, REFRIGERAÇÃO MAMBORÊ, VIAÇÃO MOURÃOENSE, DESDE 1969 REALIZANDO TRANSPORTE COLETIVO URBANO, AUTO PEÇAS COMETA 53 ANOS DE ATIVIDADES EM CM, EXCLUSIVA CASTOR, RETIFICA PARANA, MELHOR NÃO HÁ. e VIA SOLUS CORRETORA DE SEGUROS, ALÉM DOS COOPERADOS DA COAMO, ATENDE VOCÊ TAMBÉM
----------------
HOJE É TERÇA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO. Apresentação Ely Rodrigues
O consumo das famílias não tem mais o fôlego de antes...Estamos em queda há três trimestres. No ano, o crescimento do consumo das famílias é zero. Significa que estamos estagnados...O modelo de crescimento baseado apenas na demanda dos lares se esgotou...A hora é de estimular o crescimento puxado pelos investimentos que elevem a produtividade, sobretudo na indústria.

-----------------
TRILHA NOTÍCIA LEANDRO/ TRILHA NOTÍCIA NOVA/ TRILHA NOTÍCIA 4/ SPEAK NOVA 14/ VH TNEWS ASSINATURA 2/ RÁDIO T 00-FB00 / RÁDIO T 05 ASSINATURA 05/ RÁDIO T 4 ASSSINATURA 04.
-----------------

E COMEÇAMOS ESSA EDIÇÃO POR UM EVENTO...Logo mais as 9 horas da manhã será reinaugurada a New Ótica da Avenida Capitão Índio Bandeira...A loja foi totalmente reformulada...Vale a pena você conferir...

Cotação agropecuária....Fechamento da 2ª feira na praça de Campo Mourão. Arroz em casca: R$ 52....Café: R$ 6,47....Feijão de cor: Sem informação...Milho: R$ 20,50....Trigo: R$ 28,00...Soja: R$ 58,00....Boi: R$ 138...Vaca: R$ 128....Suíno: R$ 4,25

HOJE É DIA DE ELEIÇÃO EM CAMPO MOURÃO...Com candidato único, será realizada a eleição para a escolha da diretoria que comandará a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Campo Mourão, no período de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2016...A única chapa registrada para a eleição tem Ivo da Silva (da empresa Ivomaq) na presidência...A eleição acontecerá no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acicam) e a primeira convocação está marcada para às 19 horas....Paulo Cesar Gomes (da PC Bicicletas) é o atual presidente da entidade empresarial, que neste ano completou 30 anos de fundação. A ordem do dia da assembleia prevê também a deliberação de assuntos gerais

Viva a probabilidade...O morador de Cianorte que ganhou quase 70 milhões no final de semana na Mega Sena, fez uma aposta simples com apenas seis números....O que ele conseguiu, é mais dificil do que fazer o Palmeiras continuar na primeira divisão...Com todo respeito ao Ilivaldo e ao Tauillo, claro...O sortudo entrou naquela probabilidade de 1 ganhador a cada 50 milhões de cartões, é como o "Espaia Brasa" conseguir cassar um presidente de Câmara...Não, acho que não...Na verdade o que o cianortense conseguiu é mais dificil que começar o asfalto para Roncador...O ganhador fez apenas uma aposta, e na estrada já estamos na oitava promessa

Cassação é mantida....Tentando reaver sua cadeira na Câmara dos Vereadores de Campo Mourão, Pedrinho Nespolo, perdeu mais uma....O Tribunal de Justiça em Curitiba não acolheu recurso e o professor segue sem mandato. Resta agora lutar em Brasília no STJ (Superior Tribunal de Justiça).



Coleta de lixo eletrônico na Urupês....A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão realizará sexta-feira que vem dia 28 e sábado dia 29 uma nova campanha para coleta de lixo eletrônico...Os interessados em fazer o descarte de material eletrônico devem levar os itens ao Ginásio de Esportes da Vila Urupês das 8 da manhã as cinco da tarde na sexta-feira, e das 8 horas às 12 horas de sábado....Poderão ser entregues computadores, servidores, no breaks, notebooks, impressoras, acessórios e demais itens de informática; celulares, aparelhos telefones, centrais telefônicas, carregadores e acessórios; eletrodomésticos em geral Linha Branca (fogão microondas, geladeiras), aparelhos de TV e Som em geral, equipamentos de escritórios (máquina de escrever, calculadoras, furadores, estantes e outros materiais metálicos)....Não serão coletados itens como TV’S de Tubos e monitores, CRT’S que foram abertos e retirados os materiais internos...

E VAMOS COM A NOSSA PREVISÃO DO TEMPO...A previsão é de chuvas para hoje, quarta e quinta-feira em Campo Mourão..A máxima prevista para hoje é de 26 graus...Ontem temperatura máxima em Campo Mourão, foi de 28 graus..///

FALECIMENTO...Morreu ontem em CAMPO MOURÃO - ROSEMARY SCHREINER TAVARES, 60 anos...Velório no Prever....O enterro de Rosemary Schreiner Tavares, 60 anos, será hoje....Ontem em ARARUNA falceu MARIA CLEUSA BERNER ROCHA, 60 anos....Velório na Capela Municipal...O enterro de Maria Cleusa Berner Rocha, 60 anos, será hoje....////

DOIS ACIDENTES ONTEM EM CAMPO MOURÃO....Às 7h20 colisão envolveu Fiat Uno e motoneta na Avenida Capitão Índio Bandeira...Um homem de 33 anos sofreu ferimentos leves...Às oito e quarenta da noite batida entre motocicleta e automóvel Zafira na Avenida Manoel Mendes de Camargo, perto dos Correios...O motociclista Rafael Dias da Silva, 23 anos, sofreu ferimentos graves....

Entrevista: Anelise Dubay - Sec. da Mulher e Pres. do Provopar.

Dia Internacional da Não Violência contra Mulher será celebrado na sede da Comcam

Lideranças femininas da Região da Comcam se reúnem nesta terça-feira (25/11) para celebrar o dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. A Campanha realizada anualmente pela Secretaria da Mulher de Campo Mourão ganha amplitude regional este ano com participação de representantes de 24 municípios. Na oportunidade será abordado o tema “Pense, Denuncie, Viva sem Violência”, que tratará da aplicação da Lei Maria da Penha e formas de prevenção à violência doméstica. O encontro será na sede da Comcam à partir das 13H30.

Quando passou a ser comemorado o Dia Internacional da Não Violência contra Mulher?

Quais são os tipos mais comuns hoje de agressão contra a Mulher?

Além de Celebrar esta data, quais serão os temas Abordados neste Evento?

Quais são as ações praticadas pela Secretaria para apoiar a Mulher em situação de Risco?

Natal Encantado Provopar.

Papai Noel, distribuição de brinquedos e guloseimas, e muita diversão marcam as atividades do “Natal Encantado”, que o Provopar de Campo Mourão dias 2 e 3 de dezembro no Estádio Municipal “Roberto Brzezinski”. Mais de oito mil crianças de escolas e centros de educação infantil vão participar das atividades que contam com apoio das Fundações de Esporte e de Cultura, Secretarias da Educação e Ação Social, entre outras.

Como é feita a arredação de Brinquedos para o Natal?


Que tipo de atividade diferenciada vai acontecer nestes dois dias de festa?
--------------------------

Sindicato de Campo Mourão é o
que mais desconta do empregado


O Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Mourão é o que mais cobra a chamada "Contribuição Assistencial" dos seus filiados. Os comerciários mourãoenses repassam com desconto em folha 1,5 por cento ao mês, durante 11 meses (16,5% ao ano). O décimo segundo mês é a contribuição obrigatória. O valor anual pago chega a 175 reais e 50 centavos.
Em Foz do Iguaçú a Contribuição Assistencial é de 32 reais em uma única parcela. Apucarana desconta dos comerciários 10 por cento e o valor fica em 91 reais e 50 centavos ao ano.
Depois de Campo Mourão, o Sindicato de Comerciários que mais desconta dos filiados é o de Paranavaí, e, mesmo assim o índice é de 12%, perfazendo 111 reais ao ano, 60 reais menos que o descontado dos mourãoenses...
Lideranças de Campo Mourão estão se movimentando para onde é que esse dinheiro está sendo aplicado...


O governo estadual anunciou que vai construir as delegacias cidadãs de Guaratuba e Matinhos e fará a reforma do 9º Batalhão da Polícia Militar, em Paranaguá. É uma boa notícia. Outras delegacias como essas já foram anunciadas para outras cidades...Mais uma situação me deixa de orelha em pé...É que várias delegacias cidadãs anunciadas a um, dois anos e até tres anos, ainda não sairam do papel...É o nosso caso de Campo Mourão...O certo não seria concluir as já prometidas em vez de anunciar outras para Guaratuba e Matinhos...Agora em todo o Paraná o governo está devendo as 12 delegacias cidadãs que prometeu....Outro fator é que anunciam novas delegacias, porém falta estrutura nas já existentes...Tem cidade no Paraná com cinco mil inquéritos parados....9.753 é o número de presos atualmente nas 241 delegacias Estado. As vagas, no entanto, seriam para apenas 6.130. Policiais são obrigados a abandonar suas funções de investigador para cuidar de presos...
-----------

O comércio mourãoense começa a abrir em horário especial no dia 12 de dezembro, com as lojas permanecendo abertas das 9 às 22 horas. O mesmo horário será adotado de 15 a 19 de dezembro, bem como no dia 22 de dezembro. Nos três primeiros sábados de dezembro – dias 6, 13 e 20 -, as lojas atendem das 9 às 17 horas. As lojas também abrirão no domingo que antecede o Natal – dia 21 -, com o atendimento dos consumidores estendendo-se das 13 às 19 horas. Na véspera do Natal -dia 24 -, o comércio funcionará das 8 às 18 horas Como compensação aos comerciários o comércio de Campo Mourão permanecerá fechado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Também não funcionará nos dias 16 e 17 de fevereiro (segunda e terça-feira de Carnaval).


voltar