Campo Mourão,
 
 
19/4/2017
COLUNA DO DIA 13 DE ABRIL
Quinta, 13 de abril





PARA COMEÇAR....

13 de abril é o 103.º dia de 2017. Faltam 262 dias para acabar o ano.


Dia do Hino Nacional Brasileiro.


1964 - Sidney Poitier se tornou o primeiro negro a receber o Oscar de melhor ator, por Uma Voz nas Sombras (Lilies of the Field).


1999 - O médico americano, Jack Kevorkian, conhecido como Doutor Morte, foi condenado a 25 anos de prisão. Ele foi acusado de praticar a eutanásia em 130 pacientes terminais.


2002 - Morreu Osvaldo Sargentelli, radialista e apresentador de televisão brasileiro (n. 1924).


Nenhum município do Paraná faz aniversário hoje, dia 13.


FRASE: "Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento." (Machado de Assis)




AGENDA....

Hoje, 13, Campo Mourão decide se prossegue ou não no Campeonato Brasileiro de Basquete. Oito da noite em Salvador na Bahia o escrete mourãoense fará o terceiro jogo dos playoffs contra o Vitória. Nos dois primeiros duelos da série, os baianos venceram, por 85 a 63 em Campo Mourão e por 82 a 80 em Salvador.

Caso saia vencedor nesta quinta-feira, o clube baiano garantirá vaga nas quartas de final para enfrentar o Mogi. Já em caso de triunfo mourãoense, a quarta partida será disputada neste domingo, 16, em Campo Mourão.


Sexta-feira Santa, a partir das 19h30, na Praça São José, será encenado o tradicional espetáculo o Auto da Paixão de Cristo. VALE A PENA CONFERIR...


Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo do Ministério Público do Estado do Paraná visando contratação de um estagiário de pós-graduação, para na 4ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão. Inscrições até o dia 18 de abril, das 13h às 18h, no gabinete da Promotoria, localizado no Fórum. Avenida José Custódio de Oliveira, nº 2065, 1º andar.







FIQUE SABENDO

A temperatura máxima ontem, 12, em Campo Mourão foi de 26.5 graus. A mínima ficou em 18 graus. Não choveu ontem.


A escalada da crise política com o listão dos denunciados na Lava-Jato trará dois problemas para a equipe econômica. Caso haja paralisia dos trabalhos no parlamento, a reforma da Previdência será engavetada e o ajuste das contas públicas fracassará. O risco país aumentará, com perspectiva de uma escalada do dólar e de uma queda significativa da Bolsa de Valores .


A novela vai começar. Os políticos logo, logo vão pedir que se anule tudo o que tiver sido obtido por debaixo dos panos. Dizem que a Odebrecht foi obrigada a concordar em não questionar as provas. Um advogado mourãoense contou que em justiça "O Diabo mora nos detalhes".



IMAGEM DO DIA



Comerciante da Avenida Irmãos Pereira ajuda pombos em árvore. Suporte de papelão protege ovos e os filhotes.






ACONTECEU....

Na reunião promovida pelo Sindicato Empresarial do Comércio de Campo Mourão e Região com vistas a a fundação do Sindicato dos Mercados, Minimercados, Supermercados e Hipermercados do Paraná, nem todos os comerciantes foram favoráveis.

Em outras palavras, a maioria deles quer permanecer no Sindicato Empresarial do Comércio. O argumento é que em Campo Mourão o Sindicam viabilizou importantes conquistas para o setor o que não ocorreu em outras regiões paranaenses.

Mais informaçoes em relação ao tema pelo telefone (44) 3525 1437.



FALECIMENTOS NO DIA 12

CAMPO MOURÃO - EVA KAULE CASTRO, 55 anos. Velório no salão comunitário da Vila Guarujá. Sepultamento dia 13.


CAMPO MOURÃO - LAZARA PEREIRA DA SILVA, 70 anos. Velório no Prever. Sepultamento dia 13.







LEVANTA A MÃO !....





CHISPAS DO ELY

No trevo do Lar Paraná os pedestres, veículos, motocicistas e ciclistas não cruzam. Na verdade, eles conseguem passar...


A proposta de reforma trabalhista pretende dividir as férias dos empregados em 3 partes de 10 dias. Mais: inclui demissão com metade da multa e restrição ao FGTS


Atenção: tomamos conhecimento que o processo para implantação do curso de medicina em Campo Mourão segue em tramitação. Vestibular poderá ser realizado no começo de 2018.


Os políticos poderiam começar a reforma da previdencia reduzindo os valores de suas próprias aposentadorias.








RECORDAR É VIVER



Ponto de táxi no final dos anos 50 na Rua Brasil, ao lado da Praça Getúlio Vargas. Nossa Catedral, alí perto, ainda era de madeira e o asfalto não existia. Detalhe: os táxis ficavam na contra-mão.







JORNAIS DO DIA 13....

FOLHA DE SÃO PAULO - Odebrecht complica Temer, Lula, Aécio e Dilma em vídeos. Em depoimentos, ex-executivos da empreiteira detalham acusações sobre presidente e políticos

O ESTADO DE SÃO PAULO - "Seu pessoal está com a goela muito aberta". Patriarca da empresa diz que reclamou com ex-presidente de aumento de repasses e pediu ajuda para aprovar MPs

GAZETA DO POVO - Delator relata 2 milhões e meio de reais de caixa 2 da Odebrecht a campanha de Richa em 2014



PARA ENCERRAR....

Quase todos que estão na lista da Lava-Jato, pesa apenas a acusação de falsidade ideológica e têm grandes possibilidades de terem seus processos arquivados, alguns porque a punibilidade já estaria extinta, dependendo da idade do investigado e o disposto no Código Penal.

Os mais enrolados são os políticos acusados dos chamados crimes conexos, como corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e fraude em licitações.

Ou seja, uma fronteira entre os suspeitos de receberem doações eleitorais do caixa dois da Odebrecht durante a campanha de 2010 e os envolvidos em superfaturamento de obras, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro.

Para se compreender a diferença entre uma situação e outra, podemos comparar, por exemplo, os casos do senador Humberto Costa (PT-PE), que é acusado de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e fraude em licitações, com o do ex-presidente da Câmara Marco Maia (PT-RS), acusado apenas de falsidade ideológica.






voltar