Campo Mourão,
 
 
18/9/2018
NOTÍCIAS ANTERIORES
Coamo é a melhor



A Coamo Agroindustrial Cooperativa foi premiada na noite desta quinta-feira, 13, em São Paulo, como a melhor Cooperativa Agrícola do Brasil, no evento "As melhores da Dinheiro", promovido pela Revista IstoÉ Dinheiro, da editora Três. A Coamo foi destaque em Gestão, Responsabilidade Social, sustentabilidade Financeira e Governança Corporativa, entre as cooperativas.

O engenheiro agrônomo, idealizador e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini subiu ao palco e recebeu a honraria de Carlos Santana, diretor de Núcleo da Editora Três.

Gallassini agradeceu o reconhecimento em nome dos associados e funcionários da cooperativa, enaltecendo o trabalho realizado com produtos e serviços para o desenvolvimento do quadro social.

O presidente da Coamo, acredita que os números de 2018 serão superiores ao do ano passado o que deverá colocar a Coamo em uma posição ainda melhor no ranking das melhores empresas do país.





Ensino Superior

VAI SER CONSTRUÍDO MAIS UM BLOCO DO CAMPUS DA UNESPAR FECILCAM NA SAÍDA PARA CASCAVEL. Foi aberto o processo de licitação para a edificação do bloco 3. A obra terá 1.287 metros quadrados e custará 1 milhão 717 mil reais.



Aulas para jovens e adultos

Em Campo Mourão estão abertas as matrículas para jovens, adultos e também idosos que queiram voltar a estudar ou que nunca estudaram, na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. A oferta é para pessoas com mais de 15 anos de idade. Mais informações podem na Secretaria localizada na Avenida Comendador Norberto Marcondes, 1643, ou através do celular 3599-4864.






Estimativa de produção

A região de Campo Mourão terá a maior área plantada com soja no Paraná. A estimativa da safra 2018/2019 é de 680 mil hectares. Será 100 mil hectares maior que Cascavel, que ocupa a segunda posição em perspectiva de plantio.












Cadastro escolar para 2019

Pais de crianças que completam 4 anos até o dia 31 de março de 2019 são obrigados a matricular os filhos. Por isso a prefeitura de Campo Mourão iniciou o período de chamada escolar, que vai até dia 21 de setembro. Esse cadastramento é uma espécie de "reserva" de vaga. Para fazer o cadastro é preciso ir até a escola ou creche mais perto da residência levando certidão de nascimento e comprovante de residência.



Homenagem ao mestre



O pioneiro do judô em Campo Mourão, professor Shigueru Matsumi foi um dos destaques do desfile de 7 de setembro. Em carro aberto acenou para a população na Avenida Irmãos Pereira. Matsumi, com 84 anos completados em março, iniciou a formação de judocas nos anos 70 em uma academia que levava seu nome.


O desfile realizado nesta sexta-feira, 7, é o único do ano. Isso porque o feriado de aniversário do município foi transferido do dia 10 de outubro para a segunda-feira, 15. (Fotos: Carlos Rodrigues)



Terapia na escola



Psicologia do Integrado oferece terapia a estudantes de escolas públicas. Programa gratuito atende mais de 40 alunos de colégios de Campo Mourão. A fase da adolescência é um momento de muitas dúvidas e descobertas. Uma ajuda profissional pode fazer toda a diferença nesse período, mas poucos podem contar com esse serviço devido ao seu custo. (Fotos - Nilson Hort).



Morre o professor "Marcão"



Aos 63 anos, completados no dia 1º de julho, faleceu no final da noite desta segunda-feira, 3, o professor de matemática Marcos Erhardt, mais conhecido como "Marcão".

Ele estava internado desde sábado, 1º, no Hospital Pronto Socorro devido a problemas de saúde. Velório acontece na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Erhardt, foi diretor da Fecilcam campus da Unespar nos anos 90. É dele a iniciativa de criar o curso de matemática na instituição.





Mais um troféu



A Coamo Agroindustrial Cooperativa recebeu em Esteio (RS), o troféu “A Granja do Ano 2018” na categoria cooperativismo. O evento foi na sede da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), durante a Expointer. A Coamo foi representada pelo engenheiro agrônomo, diretor-vice-presidente da cooperativa Claudio Francisco Bianchi Rizzatto.



Crime desvendado

A Policial Civil apresentou três acusados de matarem José Marco Cunha, 52. Eles conheceram José, na noite de terça-feira, 28, no centro de Campo Mourão. Fizeram amizade e foram beber na casa de um dos envolvidos. Os dois adultos de 18 e 19 anos e um rapaz de 17, contaram que mataram para roubar. Eles pretendiam vender a picape S-10, no Paraguai, mas capotaram o carro no Anel Viário. O corpo foi encontrado quarta-feira, 29, em uma chácara na Usina Mourão.




População de C.Mourão



O IBGE divulgou a nova estimativa populacional dos municípios brasileiros. Entre agosto de 2017 a agosto de 2018, Campo Mourão ganhou 59 habitantes, passando para 94 mil 212 moradores.

Pela estimativa o município está na posição 23 entre os mais populosos do Paraná. Na região todos os demais municípios tiveram redução de habitantes.

NO NOROESTE

Campo Mourão é o quarto maior município da região Noroeste. Perde para Maringá (417 mil), Umuarama (110 mil), Sarandi (95 mil), mas está à frente de Paranavaí (87 mil) e Cianorte com 80 mil.

Maringá foi o que mais cresceu saltando de 406 mil para 417 mil moradores. O segundo lugar em crescimento ficou para Cianorte e terceiro para Umuarama. Paranavaí apresentou queda de população..



Outra morte por gripe "A"

Na região subiu de 3 para 4 o número de mortes pela gripe "A". O óbito ocorreu na cidade de Engenheiro Beltrão. As outras mortes foram registradas em Campo Mourão, Goioerê e Nova Cantu.



Falecimentos 30/08 - 04h03

Morreu na madrugada desta quinta-feira, 30, em Campo Mourão Júlio Aparecido dos Santos Braga, 51 anos. Velório no Prever. Sepultamento dia 30. Na quarta-feira, 29, faleceu em Campo Mourão Maria José Andrades Correa Macedo, 53 anos. Velório no Prever. O enterro dia 30 em Corumbataí do Sul.



Homicídio em C.Mourão

José Marcos Cunha, 52 anos, foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira, 30, em uma chácara na Usina Mourão. No corpo que estava enrolado em um cobertor e queimado a polícia percebeu sinais de pelo menos três golpes de faca. A picape S-10 da vítima estava no Anel Viário bastante danificada por capotamento. José Marcos Gomes, 52 anos, era criador de cavalos em Campo Mourão e morava com a mãe. A polícia trabalha com as hipóteses de roubo e crime passional.





Previsão do tempo

Em Campo Mourão não chove nesta quinta, 30 e nem na sexta-feira, 31. Máxima na quinta entre 28 e 29 graus. A mínima sexta pela manhã será de 17 graus. Na quarta, 29, a temperatura mínima em Campo Mourão foi de 14 graus às 6 da manhã. A máxima ficou em 29 graus às 3 da tarde.




Cotação agrícola

Nesta quarta-feira, 29, a saca da soja subiu 50 centavos na praça de Campo Mourão e fechou em 79 reais. Milho também teve acréscimo de 50 centavos e encerrou o dia nos 38 reais e 50 centavos. Trigo estável em 48 reais.




Fique sabendo...

O comércio lojista de Campo Mourão volta a atender os consumidores em horário especial nos dois próximos sábados. Nos dias 1º e 8 de setembro, as lojas poderão permanecer abertas das 9 às 17 horas.


EM CAMPO MOURÃO a vacinação contra pólio e sarampo atingiu 87 por cento. Foram vacinadas 4 mil 382 das 4 mil 612 crianças estipuladas na meta. A campanha termina sexta-feira que vem dia 31. Todas as crianças entre um ano e menores de cinco anos precisam ser vacinadas.


voltar