Campo Mourão,
 
 
18/11/2018
NOTÍCIAS ANTERIORES
Breve em Campo Mourão



No início de 2019 a cidade contará com a Giraffas e Croasonho.

Giraffas é uma rede de fast-food fundada em Brasília em agosto de 1981 por dois amigos, os empresários Mauro Lacerda e Muniz Neto.

O nome "Giraffas" foi escolhido por conta da moda naquela época que era dançar discoteca na Hippopotamus e Crocodilos, duas casas noturnas famosas no Brasil. Seus pratos que incluem arroz, feijão, ovo frito e carnes grelhadas.

A Croasonho está em 187 cidades brasileiras. Fundada em 1997, a empresa produz sonhos artesanais com massa crocante e recheios surpreendentes. A sede é em Indaituba no Estado de São Paulo.



Risco de dengue em C.Mourão

A média de infestação do mosquito Aedes aegypti em Campo Mourão está em 5,2 por cento, o que é considerado de alto risco, tendo em vista que o índice aceito como ideal pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1 por cento.

Das 36 localidades averiguadas, em 19 foi constatada alta infestação (acima de 4 por cento).

Em 10 localidades foi registrada média infestação (entre 1 e 4 por cento) e nas demais baixa infestação, com índice zero.

O maior índice foi verificado no Conjunto Parigot de Souza/Sol Nascente, com infestação acima de 21 por cento. Em cinco localidades os índices passaram de 10 por cento.



Antigos e clássicos...



Teve exposição de veículos antigos neste domingo (11) na Praça São José em Campo Mourão. Muitos dos automóveis, picapes, motocicletas e brinquedos foram sonho de consumo de várias gerações. Fotos: Carlos Rodrigues



Túnel iluminado no centro



Uma das novidades para o Natal em Campo Mourão será um túnel iluminado com 70 metros na Avenida Capitão Índio Bandeira. O projeto do Natal foi apresentado na Associação Comercial e Industrial.

As apresentações do espetáculo na Praça São José, logo após o cortejo pela Avenida Irmãos Pereira, serão nos dias 1º e 22 de dezembro.

Este ano a decoração natalina e encenação do espetáculo serão estendidas para as praças do Jardim Tropical e do Lar Paraná nos dias 3 e 4.

No dia 9 o Coral da Sanepar fará uma apresentação que marca a abertura de uma Mostra Cultural, que será realizada de 10 a 21 de dezembro.

O cortejo, que no ano passado teve dois carros alegóricos, este ano terá 12. Também vai aumentar o número de integrantes de 400 para 600 pessoas, em 40 alas, envolvendo artistas contratados e alunos.

A chegada do Papai Noel será no dia 2.



Com novo gerente..



Wagner Novoli é o novo gerente geral do Termas de Jurema. Novoli troca o Rio de Janeiro, onde fazia a gestão do Bourbon Barra Premium Residence, por Campo Mourão, onde está residindo com a esposa. Wagner é paranaense de São João do Caiuá. Com passagens também pela Inglaterra e São Paulo, o executivo passou por uma experiência memorável: fez a implantação hoteleira para a Seleção Brasileira, na Granja Comary, durante a Copa do Mundo 2014.



Melhorias nas praças



A prefeitura de Campo Mourão está dando uma "caprichada" nas praças e canteiros centrais. O paver do palco da Praça São José foi retirado e será reconstruído em concreto desempenado.

“O piso do palco estava ondulado e com várias imperfeições que acumulava água em dias de chuva”, justificou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Carlos Malavazi.

Os serviços incluem ainda a limpeza e recuperação de postes de iluminação, assim como troca de lâmpadas. Os tijolos de paver quebrados da praça também serão trocados e toda a escadaria será revitalizada.

Será realizada também a limpeza e pintura do chafariz e do coreto.



Prêmio para Campo Mourão



O Banco do Empreendedor de Campo Mourão recebeu o prêmio de terceiro lugar no em "Qualidade" no concurso promovido pela Fomento do Paraná e Sebrae.

O troféu foi entregue ao agente de crédito Valter Velozo durante o Encontro Estadual de Agentes de Crédito e Desenvolvimento, em Pontal do Paraná.

Em menos de dois anos de funcionamento, o Banco do Empreendedor de Campo Mourão liberou cerca de 2 milhões em créditos para mais de 180 microempreendedores.



Última Rota da Fé de 2018



A peregrinação acontecerá no dia 9 de dezembro. Sairá da Catedral São José em Campo Mourão e vai terminar no município de Mariluz. Adultos pagam 40 reais. O valor para crianças de 10 a 15 anos é de 20 reais. Menores de 9 anos não pagam. Nesse preço estão incluídos o transporte, alimentação, água e frutas.

As inscrições podem ser feitas no Centro Catequético 3525-1634, Santuário de Aparecida 3525-2932, Sagrada Família (Cohapar) 3523-4673, Paróquia Santa Cruz (Santa Cruz) 3525-6778, Paróquia São Pedro (Roncador) 3575-1215, Nossa Senhora do Caravaggio (Lar Paraná) 3524-1022 e Capela Santo Antonio (Cidade Nova) 3525-3652.



Dupla ganha festival



Com a música “Mulher Sensual” de Rony e Robson, a dupla Emerson Pires e Jorge Marcelo, de Cantagalo e Candói, foi a vencedora do 38º Festival da Associação dos Funcionários da Coamo.

O evento aconteceu sábado (27) no ginásio da Arcam em Campo Mourão. Participaram 50 calouros de 25 Municípios dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Anna Paula Rodrigues, da gerência de Tecnologia da Informação (GTI) ficou em segundo lugar com a música “Sangrando”, de Ricky Vallen. Em terceiro, Lucas Faustino de Souza, da Credicoamo de Tupãssi com “ Volta pra mim”, de Roupa Nova.



Quantidade de veículos em C.Mourão



Campo Mourão tem hoje 66 mil 157 veículos automotores. Destes, 36 mil 158 são automóveis, enquanto as motocicletas e motonetas somam 14 mil 565. Em terceiro lugar estão as picapes com 8 mil e 36 veículos. Em janeiro o número de veículos estava em 65 mil 612. Sendo 35 mil 788 automóveis e 14 mil 294 motocicletas e motonetas.




CM segue gerando empregos



Em setembro as empresas de Campo Mourão contrataram 758 pessoas e demitiram 695. O levantamento mostra a abertura de 63 postos de trabalho. De janeiro a setembro foram gerados 709 empregos no município de Campo Mourão.



Votando aos 99 anos



Delesia Slomp, com quase 100 anos, fez questão de votar. A bisavó pioneira de Campo Mourão disse que já está preparada a próxima eleição para prefeito e vereadores em 2020.




Em CM Bolsonaro vence com quase
18 mil votos de diferença

Em Campo Mourão Jair Bolsonaro venceu por uma diferença de 35 por cento. Bolsonaro fez 67,56%, totalizando 34 mil 383 votos contra 32,44%, ou seja 16 mil 510 votos.

Em Campo Mourão Bolsonaro fez 17 mil 873 votos a mais que Fernando Haddad. Ainda em Campo Mourão, 1,93 por cento (1.045 votos) foram em branco; 4,03 anularam o voto (2.182 votos) e 10 mil 143 eleitores não foram votar, o que dá um índice de 15,78 por cento de abstenção.



Será que aliados do governo em
Maringá são melhores que os de CM??

Sábado a noite, o motorista de um automóvel seguia de Terra Boa para Cianorte e não sabia que o trecho está interditado devido a queda de uma ponte. Não viu uma barreira de terra que está no meio da pista. Colidiu com o murundum e foi parar do outro lado. Três pessoas ficaram feridas.

Essa ponte sobre o Rio Catingueiro foi levada pelas chuvas no mês de março. Vai para dez meses.

Enquanto falta uma ponte aqui na região, não tem sinaleiro no Lar Paraná, e o trecho entre Campo Mourão a Guarapuava é uma lástima, o DER anunciou quase 50 milhões para construir mais um viaduto e restaurar o contorno Sul em Maringá. Será que os aliados do governo em Maringá, são melhores que os de Campo Mourão?..



Paraná Supermercados estreia
esteira inteligente



Agora no Paraná Supermercados de Campo Mourão, uma novidade presente em grandes centros. Trata-se da “super esteira” Jade. Com 16 câmeras e um grande números de sensores que reconhecem os códigos de barras de qualquer ângulo, fila passa a ser coisa do passado na loja Família da rede de supermercados mourãoense.

Com esta tecnologia, as compras saem do carrinho e são empacotadas até 5 vezes mais rápidas. Isso porque o processo de leitura do produto é quase todo automático e o pagamento pode ser feito com cartão de débito ou crédito.

Mesmo com toda essa tecnologia, o operador de caixa continua sendo importante neste sistema. Itens do hortifrúti precisam ser pesados e passados manualmente. O investimento passa de R$ 200 mil e essa é a primeira unidade na região.



A surpresa da eleição



O ex-vereador Pedrinho Nespolo, não foi eleito, mas acabou se tornando a grande surpresa nas eleições de domingo (7/10).


Concorrendo a deputado federal pelo PODEMOS, Nespolo fez em Campo Mourão, 10 mil e 13 votos e no total 13 mil 156.


A votação está longe para eleger um deputado federal. A surpresa fica por conta da diferença no município entre ele e o deputado federal reeleito Rubens Bueno.


Bueno obteve em Campo Mourão, 13 mil 339 votos, ou seja, 3.326 votos a mais que Pedrinho. E comparando com o deputado estadual Douglas Fabrício (12.972), a diferença de votos cai para 2.959.


E por que a surpresa? Rubens e Douglas, são deputados atuantes e militam na política há mais tempo com diversos cargos conquistados pelo voto. Também são até hoje na história de Campo Mourão, os políticos que mais conseguiram recursos para o município.


Nespolo com certeza pegou votos que nas eleições passadas foram de Bueno, Zeca Dirceu, Frangão, Giacobo e outros muito mais conhecidos do eleitorado.


A votação geral sugere que Pedrinho terá muito trabalho e dificuldade para um dia chegar à Câmara Federal, mas acende um alerta nas eleições para prefeito em 2020.



Deputados de Campo Mourão
perdem votos, mas são reeleitos



Douglas Fabrício (PPS), foi reeleito para o 4º mandato seguido. Em 2014 fez em Campo Mourão 19 mil 597 votos e agora em 2018 baixou para 12 mil 972. No total conquistou 40.763 votos. Nas eleições de 2014 a votação geral de Douglas foi superior a 54 mil votos.


Também reeleito, Márcio Nunes (PSD), caiu de 10 mil 379 votos obtidos em 2014 para 8 mil 191. Márcio, aumentou a votação no geral. Fez 59.192.


Rubens Bueno foi reeleito para deputado federal pelo PPS. Em 2014 fez 16 mil 633 votos e agora conquistou 13 mil 339. No total Bueno fez 76 mil 416 votos


OUTROS CANDIDATOS DE CM

Karla Tureck (PODEMOS) - 3.662 - Total - 5.615
Osni Menezes (PV) - 2.662 - Total - 3.178
Cícero (PT) - 1.932 - Total - 4.615
Evaldo (PSOL) - 716 Total - 1.191
Cida Laurindo (PRB) - 79 Total - 129


FEDERAL

Pedrinho (PODEMOS) - 10.013 - Total - 13.156
Tião do Karatê (PRB) - 1.077 - Total - 1.563
Mykymias (PV) - 928 - Total - 1.563




Votação em Campo Mourão

Dos 64 mil 263 eleitores do município de Campo Mourão, foram votar 54 mil 116. A abstenção chegou a 16 por cento. Os votos em branco somaram 1.042 e 2.228 mourãoenses anularam o voto.


Em Campo Mourão para presidente ganhou Jair Bolsonaro com 28 mil 527 votos. O candidato do PT, Fernando Hadad ficou em segundo com 9 mil 355 votos. A diferença foi de quase 20 mil votos. Ciro Gomes fez 4. 927 votos e Álvaro Dias obteve 2.672, enquanto Geraldo Alckmin conquistou 2.101 votos.


Em Campo Mourão, o candidato ao governo do Paraná Ratinho Júnior fez 29 mil 891 votos. Cida Borguetti conquistou 6.296. Em terceiro ficou João Arruda com 5 mil 696 e Dr. Rosinha fez 3.664 votos.



Terceiro homicídio de outubro

Vitor Manoel de Lima, 18 anos, é a terceira vítima de homicídio em Campo Mourão em apenas uma semana. O jovem foi ferido a tiros no começo da noite deste sábado, 6, em um bar na Avenida Ney Braga, Jardim Isabel. Encaminhado até a Santa Casa, Vitor não resistiu aos ferimentos e morreu. O autor dos disparos fugiu de motocicleta. Na sexta-feira, 5, Josimar Furquim, 39 anos, também foi morto a tiros. O crime aconteceu na Avenida Armelindo Trombini no Jardim Albuquerque. Ao longo do ano 17 pessoas foram assassinadas em Campo Mourão, sete em apenas 40 dias.




Horário natalino em CM

O comércio de Campo Mourão passará a atender no período da noite no dia 13 de dezembro (quinta-feira). O atendimento até às 22 horas prosseguirá até o dia 21.


Nos quatro sábados de dezembro as lojas atenderão das 9h às 17 horas. No dia 23 (domingo) os estabelecimentos ficarão abertos das 13h às 19 horas e no dia 24, véspera de Natal o atendimento será das 9h às 17 horas.



CM tem em média 81
novos empregos por mês

Campo Mourão teve saldo positivo de empregos no mês de agosto. As empresas contrataram 834 pessoas e demitiram 727, o que resultou na geração de 108 novos postos de trabalho. Nos oito primeiros meses de 2018, o saldo também é positivo. De janeiro a agosto foram gerados 646 empregos. Em Campo Mourão estão sendo criados em média 81 empregos por mês.



Não tem feriado dia 10

O aniversário de Campo Mourão é no próximo dia 10, mas o feriado comemorativo da data de emancipação político-administrativa do Município será no dia 15 (segunda-feira).


Assim, o comércio mourãoense, indústrias, empresas de prestação de serviços e outras atividades econômicas funcionarão normalmente no dia 10 (quarta-feira) e permanecerão fechados na segunda-feira seguinte (dia 15).


É a primeira vez que o feriado do aniversário de Campo Mourão é transferido para a segunda-feira seguinte.


O comércio local e outros setores produtivos da cidade alegavam que eram prejudicados, até o ano passado, com dois feriados na mesma semana: 10 de outubro (feriado municipal – aniversário de Campo Mourão) e 12 de outubro (feriado nacional – Padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida).



No mês do trânsito...



Em setembro aconteceram em Campo Mourão, 59 acidentes de trânsito com vítimas. Nestes acidentes 71 pessoas ficaram feridas e três morreram. Foi possível observar que cresceu a quantidade de acidentes provocados por motoristas que fizeram a ingestão de bebida alcóolica e também cresceu o número de condutores que fugiram após os acidentes.














Salário dos comerciários

Foi anunciado o reajuste salarial para os funcionários do comércio varejista – “lojista” de Campo Mourão e região.

Para pacoteiros de hipermercados, supermercados, mercados, mercearia e pacoteiro lojistas, copa, cozinha, limpeza, portaria, vigilância e guarda, contínuos e office-boys, o piso salarial passa a ser R$ 1.220,00.

Já entregador e demais empregados passam a ter piso salarial de R$ 1.390,00. Por sua vez, o piso salarial para empregados comissionados agora é de R$ 1.438,00. Empregados do comércio que ganham acima do piso tiveram reajuste salarial de 3,9 por cento.

Todos os empregados do comércio, durante os primeiros 90 dias de trabalho, têm como piso o salário mínimo nacional em vigência.



Homicídio em Campo Mourão

Fábio Júnior Oliveira, 28 anos, morador na Rua Licínio Rodrigues dos Santos, Vila Cândida no Lar Paraná, estava em casa sábado (29), à noite. Na rua, em frente a casa dele, pouco antes das 22 horas, um homem estaciona a motocicleta. O carona desce, vai até o portão da residência e chama Fábio pelo nome. Fábio vai atender e é ferido por tiros de revólver. O criminoso e o motociclista fogem. O rapaz não resiste e morre no quintal da casa.



Falecimentos - 02/10

Campo Mourão - Luzia Martignago, 56 anos. Velório no Prever. Sepultamento dia 3 em Engenheiro Beltrão.

Campo Mourão - Luiz Carlos Khel, 70 anos. Velório no Prever. Sepultamento dia 3. O ex-vereador Luiz Carlos Khel que completou 70 anos em agosto, morreu na noite desta terça-feira, 2, em Arapongas quando passava por tratamento após sofrer ataque cardíaco. Ele foi radialista esportivo, eletricista e vereador por dois mandatos: 1989 a 1992 e de 1993 a 1996. Chegou a ocupar a presidência da Câmara. Khel também foi presidente do Sport Campo Mourão e da Liga Amaadora de Futebol. Corpo está sendo velado no Prever. Sepultamento dia 3.



Violência no conjunto
Fortunato Perdoncini

O morador do Jardim Cidade Nova, Rui José Pinto Nunes, 63 anos, atirou contra a própria cabeça. O ato extremo aconteceu após ele ter discutido com o dono de um mercado no Conjunto Fortunato Perdoncini. Durante a discussão, Rui fez vários disparos dentro do estabelecimento e acertou o filho do comerciante que tem 15 anos. Policiais militares foram atender a ocorrência. Rui atirou contra os soldados e no interior da casa dele cometeu o suicídio. O adolescente foi encaminhado ao hospital.




Mulher é assassinada
após registrar BO

Silvana Lara, 33 anos, foi encontrada morta por vizinhos na manhã desta segunda-feira, 24, na Vila Cândida, Lar Paraná. Ela estava com uma corda no pescoço. Domingo ela registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal contra o marido. Vizinhos ouvidos pela polícia contaram que o casal teve uma briga domingo à noite e confirmaram que Silvana foi agredida. A polícia suspeita que a mulher foi morta pelo marido durante a madrugada. O acusado que não teve o nome divulgado já foi preso e tinha várias escoriações pelo corpo. O casal havia se separado recentemente, mas marido e mulher voltaram a morar juntos.



Empresa mourãoense
inova em outdoor



A modernidade chegou aos outdoors em Campo Mourão. Agora os painéis são "lonados". Não sai e não estraga com a chuva. O detalhe é que uma parte da publicidade fica de fora do limite da placa.

A novidade foi trazida pelo publicitário Adriano Lima, proprietário da Ideia Comunicação. A empresa tem mais de 15 anos na área de marketing para empresas.

"Foi um sucesso. Temos quase 20 painéis e vamos ter que ampliar devido à procura, comentou Adriano. Segundo ele a publicidade chama mesmo a atenção inclusive no período da noite, pois são iluminados.

A novidade serviu de referência para alunos em cursos sobre marketing na cidade e atraiu clientes que buscam inovação em suas mídias. Informações 9991-87666 ou 3016-3236.





Premiação Natalina

A Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão apresentou a Campanha de Natal. Além de R$ 21 mil em vale-compras, a Acicam vai sortear um veículo Fiat Mobi. Mas os consumidores estarão automaticamente concorrendo ainda a dois Jeep Renegades, um Toyota Etios, seis Renault Kwids, sete motos Honda e a centenas de vale-compras da campanha estadual liderada pela Faciap. Neste ano, a Acicam aderiu a campanha estadual, que é realizada pelo terceiro ano consecutivo.

Os consumidores receberão raspadinhas, que deverão ser cadastradas para concorrer aos prêmios. Também darão direito a passeios de trenzinho. Outra novidade será a construção de uma estação no ponto de partida e chegada do tradicional trenzinho.

A campanha de Natal terá início no dia 11 de novembro e será encerrada no dia 9 de janeiro de 2019.



Evento tradicional



A Feira das Profissões de Campo Mourão, que é promovida pelo Centro Universitário Integrado, acontecerá no dia 28 de setembro. A expectativa é reunir mais de dois mil estudantes do 3º ano do ensino médio.

Evento vai contar com palestras, workshops e aulas práticas. Na ocasião, o público terá contato com vários laboratórios da Instituição, utilizados pelos cursos de Biomedicina, Farmácia, Medicina, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, além da Fazenda Experimental de Agronomia.

O horário será das 8h30 às 11h30, das 13h30 às 17h e das 19h30 às 22h. Além dos estudantes, familiares também podem acompanhar os alunos durante a Feira sem a necessidade de realizar inscrição.





Operação resgate



Muita gente que caminhava no domingo (16/09) pela manhã no Parque do Lago em Campo Mourão acompanhou um salvamento diferenciado realizado pelo Corpo de Bombeiros. (Fotos: Anderson Silva)



Chispas do Ely Rodrigues



Ei gente, a foto da esquerda é do nosso aeroporto interditado e a da direita é do nosso aeroporto liberado. Brincadeirinha.. O nosso campo de aviação foi interditado domingo dia 9 de setembro, mas já está liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil.


Época de eleição não dá para ficar com ele interditado. Tem muito político com pressa. Se bem que alguns são paraquedistas...


Algumas pérolas sobre nosso campo de aviação:

* Nos anos 90, um vereador sugeriu a mudança do local do nosso campo de aviação para permitir o pouso de grandes aeronaves. Nessa eu pensei muito sobre o caso

* Um dos problemas da nossa pista de pouso é que vira e mexe tem pedestre atravessando de um lado para o outro. Sugeriram colocar buzina nos aviões...kkkk.

* Ahhhh...Teve uma liderança que chegou a propor a construção de uma passarela sobre a pista...Aí o avião passa por baixo né...ehhhh







Campo Mourão precisa
melhorar a sinalização
de trânsito

A cidade de Campo Mourão carece de uma completa revitalização na sinalização de trânsito. A começar pela pintura no asfalto. Não existe por exemplo, faixa que divide a pista com mão dupla.

Nas avenidas centrais é possível dois automóveis trafegarem lado a lado, mas também não existe faixa delimitando essa possibilidade. Ainda sobre pintura, é preciso refazer a maior parte das faixas de pedestres e reforçar a pintura das lombadas.

Campo Mourão também necessita de placas indicativas informando onde ficam os locais mais visitados. Faltam ainda na área central placas para orientar os motoristas de outras cidades sobre como proceder para acessar as rodovias e quais os destinos delas.

E não é só. Pela área central existem placas antigas de advertência e orientação enferrujadas, sujas ou de difícil visualização.

Em alguns cruzamentos existe a necessidade de semáforos. Na Perimetral Tancredo Neves, a claridade do sol no período da manhã dificulta visualizar os semáforos. E por fim faltam mais placas com os nomes das ruas e avenidas.



Coamo é a melhor



A Coamo Agroindustrial Cooperativa foi premiada na noite desta quinta-feira, 13, em São Paulo, como a melhor Cooperativa Agrícola do Brasil, no evento "As melhores da Dinheiro", promovido pela Revista IstoÉ Dinheiro, da editora Três. A Coamo foi destaque em Gestão, Responsabilidade Social, sustentabilidade Financeira e Governança Corporativa, entre as cooperativas.

O engenheiro agrônomo, idealizador e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini subiu ao palco e recebeu a honraria de Carlos Santana, diretor de Núcleo da Editora Três.

Gallassini agradeceu o reconhecimento em nome dos associados e funcionários da cooperativa, enaltecendo o trabalho realizado com produtos e serviços para o desenvolvimento do quadro social.

O presidente da Coamo, acredita que os números de 2018 serão superiores ao do ano passado o que deverá colocar a Coamo em uma posição ainda melhor no ranking das melhores empresas do país.





Ensino Superior

VAI SER CONSTRUÍDO MAIS UM BLOCO DO CAMPUS DA UNESPAR FECILCAM NA SAÍDA PARA CASCAVEL. Foi aberto o processo de licitação para a edificação do bloco 3. A obra terá 1.287 metros quadrados e custará 1 milhão 717 mil reais.



Aulas para jovens e adultos

Em Campo Mourão estão abertas as matrículas para jovens, adultos e também idosos que queiram voltar a estudar ou que nunca estudaram, na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. A oferta é para pessoas com mais de 15 anos de idade. Mais informações podem na Secretaria localizada na Avenida Comendador Norberto Marcondes, 1643, ou através do celular 3599-4864.






Estimativa de produção

A região de Campo Mourão terá a maior área plantada com soja no Paraná. A estimativa da safra 2018/2019 é de 680 mil hectares. Será 100 mil hectares maior que Cascavel, que ocupa a segunda posição em perspectiva de plantio.












Cadastro escolar para 2019

Pais de crianças que completam 4 anos até o dia 31 de março de 2019 são obrigados a matricular os filhos. Por isso a prefeitura de Campo Mourão iniciou o período de chamada escolar, que vai até dia 21 de setembro. Esse cadastramento é uma espécie de "reserva" de vaga. Para fazer o cadastro é preciso ir até a escola ou creche mais perto da residência levando certidão de nascimento e comprovante de residência.



Homenagem ao mestre



O pioneiro do judô em Campo Mourão, professor Shigueru Matsumi foi um dos destaques do desfile de 7 de setembro. Em carro aberto acenou para a população na Avenida Irmãos Pereira. Matsumi, com 84 anos completados em março, iniciou a formação de judocas nos anos 70 em uma academia que levava seu nome.


O desfile realizado nesta sexta-feira, 7, é o único do ano. Isso porque o feriado de aniversário do município foi transferido do dia 10 de outubro para a segunda-feira, 15. (Fotos: Carlos Rodrigues)



Terapia na escola



Psicologia do Integrado oferece terapia a estudantes de escolas públicas. Programa gratuito atende mais de 40 alunos de colégios de Campo Mourão. A fase da adolescência é um momento de muitas dúvidas e descobertas. Uma ajuda profissional pode fazer toda a diferença nesse período, mas poucos podem contar com esse serviço devido ao seu custo. (Fotos - Nilson Hort).



Morre o professor "Marcão"



Aos 63 anos, completados no dia 1º de julho, faleceu no final da noite desta segunda-feira, 3, o professor de matemática Marcos Erhardt, mais conhecido como "Marcão".

Ele estava internado desde sábado, 1º, no Hospital Pronto Socorro devido a problemas de saúde. Velório acontece na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Erhardt, foi diretor da Fecilcam campus da Unespar nos anos 90. É dele a iniciativa de criar o curso de matemática na instituição.





Mais um troféu



A Coamo Agroindustrial Cooperativa recebeu em Esteio (RS), o troféu “A Granja do Ano 2018” na categoria cooperativismo. O evento foi na sede da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), durante a Expointer. A Coamo foi representada pelo engenheiro agrônomo, diretor-vice-presidente da cooperativa Claudio Francisco Bianchi Rizzatto.



Crime desvendado

A Policial Civil apresentou três acusados de matarem José Marco Cunha, 52. Eles conheceram José, na noite de terça-feira, 28, no centro de Campo Mourão. Fizeram amizade e foram beber na casa de um dos envolvidos. Os dois adultos de 18 e 19 anos e um rapaz de 17, contaram que mataram para roubar. Eles pretendiam vender a picape S-10, no Paraguai, mas capotaram o carro no Anel Viário. O corpo foi encontrado quarta-feira, 29, em uma chácara na Usina Mourão.




População de C.Mourão



O IBGE divulgou a nova estimativa populacional dos municípios brasileiros. Entre agosto de 2017 a agosto de 2018, Campo Mourão ganhou 59 habitantes, passando para 94 mil 212 moradores.

Pela estimativa o município está na posição 23 entre os mais populosos do Paraná. Na região todos os demais municípios tiveram redução de habitantes.

NO NOROESTE

Campo Mourão é o quarto maior município da região Noroeste. Perde para Maringá (417 mil), Umuarama (110 mil), Sarandi (95 mil), mas está à frente de Paranavaí (87 mil) e Cianorte com 80 mil.

Maringá foi o que mais cresceu saltando de 406 mil para 417 mil moradores. O segundo lugar em crescimento ficou para Cianorte e terceiro para Umuarama. Paranavaí apresentou queda de população..



Outra morte por gripe "A"

Na região subiu de 3 para 4 o número de mortes pela gripe "A". O óbito ocorreu na cidade de Engenheiro Beltrão. As outras mortes foram registradas em Campo Mourão, Goioerê e Nova Cantu.



Falecimentos 30/08 - 04h03

Morreu na madrugada desta quinta-feira, 30, em Campo Mourão Júlio Aparecido dos Santos Braga, 51 anos. Velório no Prever. Sepultamento dia 30. Na quarta-feira, 29, faleceu em Campo Mourão Maria José Andrades Correa Macedo, 53 anos. Velório no Prever. O enterro dia 30 em Corumbataí do Sul.



Homicídio em C.Mourão

José Marcos Cunha, 52 anos, foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira, 30, em uma chácara na Usina Mourão. No corpo que estava enrolado em um cobertor e queimado a polícia percebeu sinais de pelo menos três golpes de faca. A picape S-10 da vítima estava no Anel Viário bastante danificada por capotamento. José Marcos Gomes, 52 anos, era criador de cavalos em Campo Mourão e morava com a mãe. A polícia trabalha com as hipóteses de roubo e crime passional.





Previsão do tempo

Em Campo Mourão não chove nesta quinta, 30 e nem na sexta-feira, 31. Máxima na quinta entre 28 e 29 graus. A mínima sexta pela manhã será de 17 graus. Na quarta, 29, a temperatura mínima em Campo Mourão foi de 14 graus às 6 da manhã. A máxima ficou em 29 graus às 3 da tarde.




Cotação agrícola

Nesta quarta-feira, 29, a saca da soja subiu 50 centavos na praça de Campo Mourão e fechou em 79 reais. Milho também teve acréscimo de 50 centavos e encerrou o dia nos 38 reais e 50 centavos. Trigo estável em 48 reais.




Fique sabendo...

O comércio lojista de Campo Mourão volta a atender os consumidores em horário especial nos dois próximos sábados. Nos dias 1º e 8 de setembro, as lojas poderão permanecer abertas das 9 às 17 horas.


EM CAMPO MOURÃO a vacinação contra pólio e sarampo atingiu 87 por cento. Foram vacinadas 4 mil 382 das 4 mil 612 crianças estipuladas na meta. A campanha termina sexta-feira que vem dia 31. Todas as crianças entre um ano e menores de cinco anos precisam ser vacinadas.


voltar