Campo Mourão,
 
 
24/6/2019
TUNEIRAS DO OESTE
Tuneiras do Oeste



Em Tuneiras do Oeste os bancos estão espalhados pelo centro da cidade. É comum ver as pessoas sentadas e conversando, jogando cartas ou dominó. Está localizada a 53 quilômetros de Campo Mourão às margens da Estrada Boiadeira. Tem 8.695 habitantes ocupando a posição 208 no Paraná. No setor econômico figura em 298º.




Tuneiras do Oeste foi distrito de Cianorte e também de Cruzeiro do Oeste. Conseguiu a emancipação no dia 25 de julho de 1960, data em que comemora aniversário. O nome da cidade se deve a existência de cactos, conhecidos na região por "Tunas". A produção de soja vem se transformando na principal atividade econômica, com a formação de lavouras no chamado "Arenito Nova Fronteira". O setor industrial representa bem pouco para a economia do município.





Muitos moradores acreditavam que o asfaltamento da Estrada Boiadeira levaria rápido desenvolvimento à cidade, mas uma comerciante contou o seguinte: "ninguém pára aqui. Passam direto. Nem circular para Campo Mourão e Umuarama temos mais". O asfalto dividiu a cidade em duas, que agora são interligadas pelo viaduto sobre a Boiadeira.




A Paróquia Nossa Senhora das Graças pertence a Diocese de Umuarama.



Tuneiras do Oeste tem estádio com cobertura e iluminação.



voltar