Campo Mourão,
 
 
5/12/2019
CURIOSIDADES QUE ENCONTREI NO MEU PARANÁ




PARECIDO - Em Dois Vizinhos encontramos um Fusca "fantasiado" de Herbie. O lendário Herbie dos filmes, é um modelo 1953. Esse da foto é um Fuscão dos anos 70.





REFRESCANDO - Em Guaporema, na região de Cianorte, faz muito calor. Por isso, os vizinhos "humanos" ou não, se encontram para "tomar uma fresca"...





TUDO A VER - Muitos prefeitos querem nomes bonitos ou homenagear pessoas com suas praças esportivas. Em Cruzmaltina isso não foi problema. O nome escolhido foi "Ginásio de Esportes Lascadão". Mas tem uma explicação: quando a comunidade surgiu, os pioneiros deram o nome de Pau Lascado, por que as casas eram feitas de madeira lascada.





VÁ DE BIKE - Em Dois Vizinhos, Sudoeste do Paraná, tem o projeto "Vá de Bike". São várias estações com bicicletas disponíveis para a população. O morador faz um cadastro. Depois é só pegar a bicicleta, fazer o seu trajeto e deixar em outra estação da cidade. Para segurança as "magrelas" contam com cadeado e a responsabilidade fica por conta do ciclista. A iniciativa é da Associação dos Ciclistas de Doiz Vizinhos, empresas patrocinadoras e prefeitura. O objetivo é criar mais estações.





E AGORA ?? - Na principal rua do centro da cidade de Califórnia, região de Apucarana, bem em frente a Igreja Matriz, uma placa alerta os cavaleiros. Alguns entendem que não pode trafegar com equinos por ali, outros entendem que é proibido "estacionar" cavalos no local.




COMPETÊNCIA E CRIATIVIDADE - Josete Cristina Basílio, era a responsável por muitas delícias em bolos e salgados do conhecido Restaurante Benedita, às margens da BR-277, em Irati (caminho para Curitiba). Ocorre que após muitos anos, Josete, recebeu "uma ótima proposta". Deixou o Restaurante. Agora ela é responsável pelo café da manhã do Hotel do Lago em Dois Vizinhos. Casada, tem 3 filhos, todos com curso superior.




É ASSIM QUE FICA.. O Paraná é um estado que chove bastante, mas quando vem uma seca, a coisa fica complicada. A imagem mostra a Usina José Richa entre o Oeste e Sudoeste do Estado. Em condições normais, a água cobre toda a parte mais escura da barragem.






LANCHE À BORDO - Na cidade de Capitão Leônidas Marques, encontramos o Salesio de Oliveira. Ele montou sua lanchonete dentro de um ônibus. O veículo foi comprado em um leilão realizado pela prefeitura de Curitiba. A próxima etapa é instalar mesas e poltronas na parte de cima, para os dias mais quentes.





ISSO É POSSÍVEL - Em Faxinal, região de Apucarana, encontramos a Lotéria "Gato que ri". No livro Alice no País das Maravilhas, o gato Cheshire sorriu quando viu Alice.




FRIO NA BARRIGA - É permitido utilizar automóvel para chegar ao topo dos famoso "Três Morrinhos" em Terra Rica. Se o carro tiver bom "torque", vai de boa. O mais complicado é descer os 300 metros, cujo trajeto é todo inclinado com curvas que vão circundando a montanha. Em vários trechos você fica a meio metro para cair




QUE DISPOSIÇÃO - No posto da polícia rodoviária estadual de São João do Ivaí, encontramos o Emílio. Ele parou para tomar água e fazer um descanso. Emílio saiu de Campo Mourão com destino a Ivaiporã para almoçar na casa dos pais. São 121 quilômetros de pedaladas para ir (cerca de 6 horas) e mais 121 para voltar.




Em Paranaguá, cidade histórica, os prédios antigos da área central são preservados pelo patrimônio histórico. Assim, empresas que desejarem ficar em meio ao movimento precisam se adequar. A filial das Casas Bahia é um exemplo disso.




No centro da cidade de São Tomé, região de Cianorte, o passado e o presente convivem "lado a lado". São dois estilos modernos de arquitetura, cada um para sua época..




Em Campo Mourão é raro observar quatro jatos passarem lado a lado com poucos segundos de diferença um do outro. E para completar o ponto brilhante no céu é o Planeta Netuno.




A indústria de Sucos Prats, está localizada às margens da BR 376, a 20 quilômetros do centro de Paranavaí em direção a Guairaçá. O curioso é que a indústria tem uma lanchonete em anexo aberta inclusive aos domingos. A principal oferta é suco (lógico), mas tem café, pastel, coxinha, lanchetes e refrigerantes. Alí você também pode comprar galões e mais galões de suco...




O acostamento dessa rodovia entre Janiópolis e Boa Esperança, região de Campo Mourão, não é dos mais adequados, mas cá entre nós é muito bonito...






SERÁ????...Em Paraíso do Norte tem um belo Parque do Lago na entrada da cidade. É permitido pescar e até nadar. O pescador que aparece nesta foto diz que viu uma baita cobra sucuri. Outro morador conta que é invenção para que as crianças não fiquem gritando e nadando no local e atrapalhando a pescaria.






DOIS ARCO-ÍRIS - Nesta quinta-feira, 10/05/2019, em Campo Mourão surgiu arco-íris duplo. O mais forte, como se estivesse sobre a Catedral São José e o mais fraco, um pouco acima.






LANCHES TEM "L", MAS ABEIA NÃO - Quem passar pelo centro de Perobal (perto de Umuarama), poderá saborear um delicioso lanche. Só que ficará na dúvida: escreveram "abelha" errado, ou foi jogada de marketing. Também pode ser o apelido do proprietário.






ÁRVORE PRESERVADA - Percorrendo algumas localidades na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul, encontramos uma árvore bem no meio desta estrada sem asfalto. Pelo jeito, deve ter muito significado para os sitiantes que moram alí por perto.






CLARO QUE PODE - É possível um shopping sobreviver em uma cidade que fica entre Maringá e Londrina??...É possível sim. A imagem acima é da cidade de Apucarana, fotografada da vidraça da praça de alimentação do Shopping Norte. Tem 4 pavimentos com elevador panorâmico e lojas como Americanas, Burger King, Cacau Show, Girafas e outras de marcas nacionais e internacionais. Londrina com 6 grandes shoppings fica a 54 quilômetros e Maringá com 4 grandes está localizada a 62 quilômetros.





BEM LEGAL - No centro de Paranaguá várias ruas e avenidas contam com faixas para os ciclistas. Mas não é só. Tem sinaleiro exclusivo para quem anda de bicicleta.





DEDICAÇÃO - São poucas as empresas que chegam aos 50 anos. O Mercado Ivaí no centro de Floresta é um exemplo. O local e proprietário são os mesmos no meio século de existência





Campo Mourão está lutando para a elevação do Subgrupamento de Bombeiros para Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI). Fui conhecer o Corpo de Bombeiros da nossa vizinha Cianorte (foto acima). Lá, a elevação do Subgrupamento passou para SGBI no ano passado. CONHEÇA AQUI A NOSSA REPORTAGEM SOBRE CIANORTE





Em fase de acabamento a nova Santa Casa de Paranavaí. A obra está localizada na região da sede da Unespar, saída para Loanda. Será a segunda Santa Casa da cidade. A primeira funciona desde a década de 60. Essa nova unidade, começará a atender a partir de julho de 2019.




De acordo com a placa, o prédio tem 8 mil e 300 metros quadrados. A água será aquecida por energia solar, a iluminação será de Led, ar condicionado central com controle individualizado. A Unidade terá 123 leitos comuns e 13 de UTI e vai gerar cerca de 450 empregos diretos.. VEJA AQUI O NOSSO ESPECIAL SOBRE PARANAVAÍ







JURANDA - Em Juranda os trailers de lanches, ficam juntos, no centro da cidade, em área coberta. Vai que chove!!






BOM SUCESSO - Ainda é possível encontrar no Paraná, principalmente no norte e noroeste, os reflexos da geada negra de 1975 que dizimou os cafezais e provocou desemprego em massa, gerando grande êxodo rural e também urbano.






É SÉRIO - Na praça central de Ibiporã, cidade que fica perto de Londrina, você tem a mensagem para o seu dia. Basta "rolar" o dado com seis opções de reflexão. O lado que parar voltado para você é a orientação a ser seguida.






RONDON - No calçadão localizado no centro da cidade é possível estacionar automóveis, motocicletas e até atravessar com esses veículos de uma avenida para outra.






QUE CARROÇA BONITA - Na principal avenida de Maria Helena (23 quilômetros de Umuarama) encontramos essa carroça toda enfeitada. Não consegui falar com o dono, mas uma vizinha contou que, o proprietário deixa ela sempre enfeitada dependendo da época do ano. O enfeite varia no Carnaval, Páscoa, Natal e assim por diante.




LONDRINA - Em Londrina tem um hotel que parece aqueles navios transatlânticos. E é para parecer mesmo. Os corredores são parecidos com navios. As torneiras também. Mas não é só. Os espaços comuns foram baseados em grandes navios. Bem bolado...




MARINGÁ - Às margens da PR-317, entre Maringá e Iguaraçu, está o Mosteiro dos Arautos do Evangelho. A obra com 5 mil metros quadrados, que parece um castelo, encontra-se em fase de acabamento. O imponente mosteiro segue estilo arquitetônico gótico. Um dos representantes dos Arautos, contou à COLUNA DO ELY, que no mesmo terreno será construída a Capela Nossa Senhora do Bom Sucesso, e que também seguirá o estilo gótico. O local só é aberto para visitação algumas vezes por ano.




ROLÂNDIA - O tronco dessa árvore na área central tem menos de meio metro..




TUNEIRAS DO OESTE - Quando o assunto é Estádio, Tuneiras dá de goleada. Tem cobertura e iluminação. Dez a zero em cima de muitas cidades maiores.




APUCARANA - Loja no centro da cidade gruda as ofertas e expõe produtos na calçada...




MARINGÁ - Shopping de Maringá "exagerou". Ursinho de pelúcia com quase 10 metros de altura.




UMUARAMA - Supermercado tradicional da cidade tem uma noiva cujo vestido é feito com papel higiênico..





voltar