12/7/2021 - JANDAIA DO SUL -

Cidade Natal do Ratinho



Jandaia do Sul é uma cidade localizada a 129 quilômetros de Campo Mourão e a 53 km de Maringá. Pelo censo de 2010 estava com 20.269 habitantes e na estimativa de 2020 cresceu para 21.230 moradores. Em economia está na posição 164 entre os 399 municípios do Paraná. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 99,2 por cento. A rede de coleta de esgoto beneficia 52 por cento da cidade.




O município foi distrito de Apucarana e faz parte daquelas 62 cidades fundadas pela Companhia de Terras Norte do Paraná (mesma de Maringá, Londrina, Cianorte e Umuarama). O governador do Paraná, Ratinho Júnior, nasceu em Jandaia do Sul, no dia 19 de abril de 1981.




Jandaia do Sul tem cerca de 7.900 imóveis residenciais na área urbana. Conta com 1.100 empresas comerciais e de prestação de serviços. Cerca de 350 empresas estão cadastradas como indústrias. Uma das empresas de destaque é a Jamel, fabricante de aguardente. Foi fundada nos anos 50, por Ézio Missiato, em Santa Rita do Passo Quatro (SP), e expandiu suas instalaçoes para Jandaia do Sul. O município tem indústria de móveis, confecções, brindes e café (Café Jandaia).




A cidade conta com Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan) e campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Quatro instituições bancárias atendem na cidade. Entre elas Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Outro destaque da cidade é a Rádio Jandaia. Por ali passaram os conhecidos Ratinho (pai) e o Pinga Fogo.




Em Jandaia do Sul a soja ocupa 3.950 hectares. A segunda maior área é com cana-de-açucar que ocupa um espaço de 2.000 ha. O plantio com café atinge cerca de 400 hectares. Também é grande a produção de frangos.




Paróquia São João Batista, pertence a arquidiocese de Maringá. Jandaia do Sul foi fundada em 14 de dezembro de 1952. Quem nasce lá é denominado "jandaiense". E além do Ratinho Júnior, também é de lá, o cartunista e desenhista Glauco Villas Boas.




A rodoviária está localizada bem no centro da cidade. O aniversário de Jandaia do Sul é comemorado no dia 14 de dezembro. Grande parte dos festejos, incluindo shows nacionais, acontece no Parque de Exposições. No local, a arena é coberta em formato de estádio de futebol.




Uma curiosidade em Jandaia do Sul é a faixa de pedestre em 3D. A pintura é feita de tal forma que parecem blocos. A novidade fica em frente ao Colégio Estadual, na área central, bem perto da Igreja Matriz. O objetivo é chamar a atenção dos pedestres para a importância de cruzar as ruas e avenidas pela faixa.




Desde 2014, Jandaia do Sul conta com um Campus Avançado da Universidade Federal do Paraná (UFPR). São ofertados 5 cursos de gradução: Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Exatas e Computação. São 500 alunos, 34 professores e 34 servidores. Por enquanto (2021), o Campus encontra-se instalado de forma provisória na FAFIJAN. Já existe um terreno doado pela prefeitura para as obras da UFPR.




O Ginasio "Osmar Panicio", é o principal da cidade. É palco de competições esportivas locais, regionais e estaduais. Também é utilizado para a realização de shows.




Em Jandaia do Sul, existe uma lei municipal permitindo que as servidoras tenham licença-maternidade de seis meses. A prefeitura também desenvolveu um projeto para proteger e cuidar das nascentes e minas no município. O projeto foi denominado de "Água é Vida"

[ voltar ]