Campo Mourão,
 
 
25/7/2019
CIANORTE
Cianorte: capital do Vestuário



Cianorte foi fundada em 26 de julho de 1953, pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná – da qual herdou o nome: Cia (Companhia) e norte (de Norte do Paraná). Está localizada a 66 quilômetros de Campo Mourão. Tem 81 mil 393 moradores. No Paraná ocupa a posição 27. Como comparação, Campo Mourão tem 94.212 habitantes e posição 21. No setor econômico Cianorte é a 113º e Campo Mourão a 82º.




A taxa de mortalidade infantil é de 12 por 1.000 nascidos vivos. O índice de escolarização de crianças de 6 a 14 anos está em 98 por cento. Em rede de esgoto, Cianorte ocupa a posição 100 no Paraná.




Ao redor da Igreja Matriz de Cianorte, 15 estações da via sacra foram construídas em ferro. A obra é do artista Aristeo Piovezan. Suas esculturas no ferro são fabulosas. Declarado de esquerda, a via sacra reflete o passado e o presente. Ele conseguiu relacionar a queda de Jesus com o atendimento à saúde da população no Brasil. Uma outra passagem relaciona Jesus ao meio ambiente




Cianorte é uma das cidades mais arborizadas do Paraná. Na área central um bosque. Você pode passar de uma avenida a outra caminhando cerca de 200 metros pela mata. Entre atrações estão: o Portal da Moda que dá as boas vindas aos visitantes. A Praça Francisco Kanô que faz homenagem a colonização japonesa. Tem ainda o chamado Pátio Colonial onde se localizava as antigas instalações da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.




Cianorte foi distrito de Peabiru e depois passou a pertencer a Araruna. O município foi emancipado e instalado em 1953. O traçado urbanístico foi inspirado no projeto de Ebenezer Howard, com sua Cidade-Jardim (mesmo de Maringá).

Além do bosque na área central, a cidade é cercada pelo chamado "Parque Cinturão Verde". A área foi criada no ano 2000. São 423 hectares de mata atlântica que abriga grande variedade de espécies de plantas e animais silvestre.

Cianorte foi uma cidade beneficiada por linha ferroviária até Maringá. A linha foi desativada nos anos 80.




A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, pertence a diocese de Umuarama. Até 1955. O município tem dois distritos: São Lourenço (criado em 1967) e Vidigal (criado em 1984). Cianorte tem bom aeroporto, mas não tem linha aérea comercial.




Em Cianorte estão cadastradas 875 indústrias, muitas na área de confecções, que produzem quase 600 grifes. A cidade é conhecida como a Capital do Vestuário.

A área plantada com cana de açucar é maior que a de soja e milho juntas. Destaque para a produção de frangos. Cianorte tem sete agências bancárias.

Em 2017 a quantidade de ligações de energia elétrica somava 33 mil 403 consumidores. Destas 27 mil residências na área urbana.


voltar