Campo Mourão,
 
 
1/2/2019
FÊNIX
Fênix: a cidade destruída
que ressurgiu das cinzas



Fênix, está localizada a 81 quilômetros de Maringá e a 60 quilômetros de Campo Mourão (42 em linha reta). Tem 4 mil 802 habitantes. Ocupa a posição 307 entre os 399 municípios paranaenses.

Destaque para os índices de educação: 99 por cento das crianças de 6 a 14 anos são escolarizadas, ocupando o primeiro lugar na micro região e a posição 61 no Estado.

O ponto negativo é a mortalidade infantil com índice de 32 óbitos por 1.000 nascidos vivos. É o pior índice da micro região e 26º no Paraná.

A cidade tem apenas 5 por cento de rede de esgoto.


Fatos e curiosidades de Fênix



A localidade já era visitada lá pelo anos de 1570. Jesuítas espanhois fundaram a cidade de Vila Rica do Espírito Santo. Essa cidade, em 1632, foi sitiada, destruída e incendiada pelos bandeirantes paulistas comandados por Antônio Raposo Tavares. As ruínas estão lá até hoje (3 quilômetros da cidade). O nome, é uma referência a ave Fênix que segunda a mitologia grega ressurgia das cinzas.



A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da Antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim.



A maior parte das ruas de Fênix tem nomes de árvores. Uma delas, na entrada da cidade é chamada de "Cinamomo", também conhecido como Árvore Santa.



voltar