12/4/2021 - MARINGÁ -

Maringá: a terceira maior cidade do Paraná



A cidade começou a surgir nos primeiros anos da década de 40 na área hoje conhecida como "Maringá Velho". A Companhia Norte do Paraná ao demarcar a região, nomeava os rios e córregos e esses é que davam nomes às futuras cidades. Um dos córregos encontrados recebeu o nome de Maringá, inspirado na canção de Joubert de Carvalho. O nome desse córrego passou ser o da cidade. Até 1951 foi distrito de Mandaguari.

Habitantes:

Maringá - 417.010
Campo Mourão - 94.212
No Paraná:
Maringá - 3º
Campo Mourão - 21º
No Brasil:
Maringá - 63º
Campo Mourão - 320º

Economia:

No Paraná:
Maringá - 54º
Campo Mourão - 82º
No Brasil:
Maringá - 548º
Campo Mourão - 723º

Salário médio do trabalhador

Paraná:
Maringá - 17º
Campo Mourão - 29º
No Brasil:
Maringá - 325º
Campo Mourão - 502º

Mortalidade infantil:

Maringá - 9.9 por 1.000
Campo Mourão - 10.8 por 1.000

Taxa de escolarização de 6 a 14 anos:

Maringá - 98,4%
Campo Mourão - 98,2%

Rede de esgoto:

No Paraná:
Maringá - 21º
Campo Mourão - 43º
No Brasil:
Maringá - 806º
Campo Mourão - 1167º

Arborização:

No Paraná:
Maringá - 88º
Campo Mourão - 73º
No Brasil:
Maringá - 518º
Campo Mourão - 433º


Fatos e curiosidades de Maringá



A catedral de Maringá, foi inspirada no foguete russo Sputnik II, e desenhada pelo arquiteto José Augusto Bellucci. As obras começaram em 1958, mas o templo só foi inaugurado em 1972, quando Maringa comemorou 25 anos. A Catedral é o décimo monumento mais alto do mundo e o segundo da América do Sul. Sua altura é de 124 metros.



Em Pombal, interior da Paraíba, em uma rua com muitos ingazeiros, vivia a linda cabocla de nome Maria do Ingá. Era filha de retirantes nordestinos. Ela faleceu devido a seca, deixando o político Rui Carneiro desolado de tristeza. Rui pediu ao amigo Joubert de Carvalho, que fizesse uma música que exaltasse a mulher amada e sua terra natal. Na fusão das palavras de Maria mais Ingá, surgiu Maringá, dando origem a canção "Maringá, Maringá", que fez sucesso nos anos de 35 e 36.



O projeto da cidade de Maringá é datado de 1943 e assinado pelo urbanista paulista Jorge de Macedo Vieira. O planejamento dividiu a cidade por zonas, de acordo com a função. Na região central com o centro cívico, a Zona 1 ao comércio e à prestação de serviços, as Zonas 2, 4 e 5 residenciais, enquanto as Zonas 3, 6 e 7 áreas residenciais operárias, e assim por diante. Hoje vai até a zona 53. A cidade foi planejada para comportar até 200 mil habitantes. Hoje tem o dobro.




Maringá se destaca hoje pelo setor de comércio, ensino superior e prestação de serviços. O Shopping Catuaí é o segundo maior do interior do Paraná (atrás somente do Shopping Catuaí Londrina). O transporte coletivo é operado de forma radial, ou seja, as linhas têm como destino final o centro da cidade (Terminal Urbano). No trânsito falta sinalizar de forma mais visível os locais mais importantes da cidade. Com veículo perde-se muito tempo na área central.




Maringá é a terceira cidade brasileira com maior concentração de descendentes japoneses. Então nada mais justo que o "Parque do Japão", foto acima.




Em Maringá é possível tomar o café da manhã e almoçar no 25º quinto andar, com vista panorâmica de todos os lados da cidade.




Em Maringá é difícil não encontrar o que se procura: se quiser uma caricatura, por lá tem gente que faz na hora..




Na saída para Iguaraçú (com agendamento) é possível visitar o mosteiro dos Araútos do Evangelho. A obra em fase final, lembra um castelo medieval.


Na saída para Iguaraçú (com agendamento) é possível visitar o mosteiro dos Araútos do Evangelho. A obra em fase final, lembra um castelo medieval.


Maringá - Mercadão Municipal



O Mercadão de Maringá está localizado na Avenida Prudente de Morais, perto do Estádio Willie Davids. O Mercadão foi inaugurado em 2009, e ocupa o primeiro armazém da cidade, construido em 1958 e que tinha o nome de Armazém Tamandaré.




O Mercadão de Maringá é uma mistura de produtos populares e caros, e por isso atrai consumidores dos mais diferentes segmentos.




O que mais chama a atenção é a quantidade de opções para alimentação. Os restaurantes são os mais variados. Em um deles você escolhe a carne em exposição em um grande freezer vertical para ser assada na hora.




São dois horários de funcionamento. Os bares e restaurantes atendem de terça à sábado das 11 da manhã à meia noite. Aos domingos funcionam das 11h às 23. As lojas abrem de terça à sexta das 8h às 20h. Aos sábados o atendimento é das 8h às 18h e aos domingos das 8h às 13h.




Outro espaço que disputa a atenção no Mercadão Municipal de Maringá é o de bebidas com uma grande variedade de vinhos nacionais e importados. Algumas garrafas chegam a custar mais de 1.000 reais.




O almoço e jantar também são servidos do lado de fora. O Mercadão conta com 30 lojas, que oferecem chás, cervejas importadas, queijos, temperos, doces, peixes, carne de cordeiro e muito mais. Inclui ainda um açougue.


Maringá - fotos



Avenida XV de Novembro. Nessa via estão localizadas as agências dos Correios, INSS, Igreja Presbiteriana Central, Prefeitura e uma parte da praça da Catedral Metropolitana.




Avenida XV de novembro. Em uma de suas extreminadas essa via termina na Praça John Kennedy e na outra desemboca na avenida São Paulo, em frente ao Parque do Ingá.




Teatro Barracão. Inaugurado em 4 de julho 1989, é o primeiro teatro de Maringá. Toda a estrutura é em madeira eucalipto. Foi construído pelo Governo do Estado no chamado "Projeto Barracão da Cultura". Tem capacidade para 215 pessoas. Está localizado na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, Praça Professora Nadir Cancian




O Templo Budista de Maringá começou a ser construído em abril de 1980 e foi concluído em maio de 1983.




O Templo Budista tem um campanário com sino de 900 quilos, feito no Japão, que é tocado antes das celebrações e também na passagem de ano.




Avenida São Paulo é a via que passa em frente ao Parque do Ingá. É onde estão localizados o moderno Shopping Maringá Park e a antiga e tradicional Lojas Americanas (cruzamento com a Brasil). Essa mesma avenida, do outro lado da Avenida Colombo, passa a ser chamada de "Avenida Morangueira".




Avenida XV de novembro. Em uma de suas extreminadas essa via termina na Praça John Kennedy e na outra desemboca na avenida São Paulo, em frente ao Parque do Ingá.




Em uma rotatória no Jardim Aclimação (região do Cesumar), chama a atenção o avião de caça dos anos 70. Foi o primeiro avião a jato produzido no Brasil. Na verdade lá só está o casco dele. É uma doação da Força Aérea Brasileira. A praça é denominada oficialmente como "Letícia Nayara Nazareth Silva", mas agora só chamam de "Praça do Avião". O projeto da prefeitura é transformar o espaço em uma área histórica.

CURIOSIDADE - Em 1957, durante os festejos de 10 anos de Maringá, cinco aviões da Força Aérea Brasileira realizavam apresentação, quando um deles caiu. Dois tenentes morreram.




Uma das primeiras esculturas de Maringá, foi edificada na rotatória da Avenida Brasil que divide o Maringá Velho e a Nova Maringá. É uma homenagem aos pioneiros, mas ficou mesmo conhecido como "Peladão". A escultura é de Joaquim Henrique Aragão, tem 7 metros e 10 centímetros de altura e 980 quilos. A rotatória também passou a ser chamada de "Praça do Peladão", porém o nome oficial é "Sete de Setembro".

Curiosidade: A estátua foi construída no início dos anos 70 e surgiu a polêmica. As nádegas apontam para o Maringá Velho, o que na época não agradou os moradores.




No centro de Maringá, bem perto da Catedral e da Prefeitura estão as antigas dependências do Hotel Bandeirantes. construído no começo dos anos 50 foi um marco na arquitetura do Paraná. Em 2005, foi tombado como patrimonio histórico do Paraná. O imóvel é particular e o dono não deixa fazer fotos na parte interna.




O Teatro Calil Haddad é o maior do Norte do Paraná. O nome é uma homenagem a um pioneiro do teatro maringaense. Entre plateia e balcão tem capacidade para 759 pessoas. Foi inaugurado em dezembro de 1996. Também conta com um museu histórico de Maringá. Existe ainda um mosaico do artista plástico Poty Lazzaroto.




Avenida Tiradentes esquina com a Duque de Caxias. A Tiradentes é a avenida que dá acesso ao estacionamento da Catedral Metropolitana. Nessa via também estão os badalados Macdonalds (loja principal da cidade) e o restaurante e churrascaria Silvan Cut Grill. Dependendo do dia vá preparado, pois é preciso esperar na fila para almoçar ou jantar. Não abre às segundas-feiras.




Pouca gente sabe que a Catedral de Maringá, foi inspirada nos foguetes russos Sputnik, lançados entre o final dos anos 50 e começo dos anos 60. O projeto é do arquiteto José Augusto Bellucci. Bellucci nasceu em São Paulo em 1907 onde faleceu em 1998. Seu escritório funcionava na Praça da República no centro da capital paulista. Foi o responsável por vários projetos em Maringá, o primeiro do Grande Hotel em 1951. Em 53 ficou responsável pelo terminal do Aeroporto. Em 56, projetou o primeiro Clube Social de Maringá em seguida a Catedral, depois vieram os projetos da Praça Napoleão Moreira da Silva, Teatro Municipal entre outros.




A Catedral Basílica de Maringá é a mais alta da América do Sul. O cone tem 114 metros de altura e na ponta está a cruz com 10 metros, elevando o monumento para 124 metros. No piso o diâmetro é de 50 metros que vai se afunilando até o topo. A igreja comporta 3.500 pessoas em galerias superpostas. A 35 metros de altura está a imagem de Nossa Senhora da Glória. No interior do cone a 45 metros de altura, encontra-se o ossário, com 1.360 lóculos, que os fiéis compram para guardar os restos mortais de seus entes queridos.




A porta principal tem um significado: é voltada para o norte. A pedra fundamental, lançada em agosto de 1958, é um pedaço de mármore retirado das escavações da Basílica de São Pedro pelo Papa Pio XII. A Catedral foi construída entre julho de 1959 a maio de 1972. Foi consagrada em maio de 1981. Em 21 de janeiro de 1982 recebeu o título de Catedral Basílica Menor.




Embora tenha sido projeta no final dos anos 50, a Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória de Maringá, é símbolo da arquitetura moderna e arrojada. Uma escada com 466 degraus leva os visitantes a um mirante, que no momento (2019) está fechada. O espelho dágua ao redor do templo foi retirado para solucionar problemas de infiltração.




Maringá tem 60 agências bancárias. São 10 do Banco do Brasil, 9 da Caixa Econômica Federal e 41 de outras instituições. A cidade conta com 10 emissoras de rádio e 5 canais de televisão. Noventa por cento da cidade tem rede de esgoto.




A Mesquita de Maringá, foi inaugurada no dia 15 de outubro de 1989. A arquitetura típica islâmica tem o Minarete, pequena torre onde são anunciados os horários das orações. Aos visitantes um recado: a maioria dos mapas indica que a mesquita fica na Rua Itália. O nome da rua mudou. Agora é outro: Rua Saadeddine Ali Wardeni, Jardim Guaporé.




As visitas à mesquita só podem ser feitas com agendamento. Cerca de 500 muçulmanos de Maringá frequentam o local, além de outros 500 da região, incluindo Campo Mourão.




Maringá tem 156 mil 270 imóveis residenciais; 4.905 indústrias e 22.651 empresas comerciais e de prestação de serviços. No município estão emplacados 318 mil 482 veículos, dos quais, 173 mil 757 automóveis; 62. 545 motocicletas e 39. 605 caminhonetes (dados de novembro 2019).




O Aeroporto Silvio Name Júnior está localizado a 12 quilômetros do centro de Maringá, saída para Campo Mourão. Este é o segundo aeroporto da cidade. O primeiro com pista de terra entrou em atividade em 1940 e após reformas foi inaugurado em 1953 e passou a ser chamado de Gastão Vidigal, um dos diretores da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Novas reformas foram realizadas em 1960 e 1972. Em 1997 foi desativado.




O terminal de passageiros tem 4 mil metros quadrados e é climatizado. É administrado pela empresa de economia mista Terminais Aéreos de Maringá - SBMG. A média diária é de 20 decolagens e 20 pousos. Operam as companhias Azul, Gol e Latam.




A pista tem 2.100 metros de comprimento por 45 de largura e está sendo ampliada para 2.380 metros. O aeroporto também foi elevado a categoria 7 para receber cargas internacionais. O nome "Silvio Name Júnior", é uma homenagem a um empresário maringaense que morreu em acidente aéreo no ano 2.000 em São Paulo.




Mais de 90 por cento das ruas são arborizadas. Calcula-se que Maringá tenha quase 150 mil árvores. A maior parte pertence a dez espécies com liderança para as Sipibirunas (30%), Oiti (12%) e Ipê Roxo 8%.



[ voltar ]