Campo Mourão,
 
 
5/2/2019
ASTORGA
Astorga: cidade em forma de "V" por causa da 2ª Guerra



Astorga tem 26 mil e 11 habitantes. Está na posição 71 entre os municípios mais populosos do Paraná. Foi fundada pela Companhia de Terras Norte do Paraná, a mesma que foi responsável por Londrina, Maringá e Cianorte. Até 1951 era distrito de Arapongas. Está localizada a 130 quilômetros de Campo Mourão.


Fatos e curiosidades de Astorga



Existem duas versões para o nome da cidade. Uma delas é que o engenheiro e agrimensor Wladimir Babkov, nascido na Rússia, funcionário da Companhia de Terras Norte do Paraná girou um globo terrestre e parou com o dedo sobre o nome Astorga, na Espanha. Outra versão seria uma homenagem ao General Ascoot, um dos diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná, natural do Condado de Astorga na Inglaterra.



Em Astorga a paróquia São Sebastião, também é Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A imagem da santa é praticamente do mesmo tamanho da existente no Santuário da Vila Urupês em Campo Mourão, mas fica ao lado da igreja e não em cima.



A área central de Astorga é em formato de triângulo. E tem uma razão. No dia em que estava sendo elaborada, em maio de 1945, saiu a notícia do fim da Segunda Guerra Mundial, e o triangulo em forma da letra "V" é referência a "Vitória" dos Aliados. Em Astorga, nasceu a dupla Chitãozinho (1954) e Xororó (1957)




Na imagem acima, o interior da Igreja Matriz e Santuário de Astorga



voltar