25/8/2021 - ROLÂNDIA -

Rolândia: pedaço da Alemanha no Norte do Paraná



Rolândia é uma cidade localizada a 15 quilômetros de Londrina e a 168 km de Campo Mourão. No censo do IBGE realizado em 2010, o município contava com 57 mil 862 habitantes e na estimativa de 2020, passou para 67 mil 383 moradores. Cerca de 7 por cento da população reside na área rural. Quem nasce ou mora na localidade é denominado de rolandense.




Rolândia integra um grupo de três cidades que praticamente estão unidas (Apucarana, Arapongas e Rolândia). Destas, Rolândia é a que desde 1975, apresentou o menor crescimento populacional. Isso se deve a industrialização. Apucarana e Arapongas foram as que mais atrairam indústrias ao longo dos ultimos 40 anos. Arapongas é considerada hoje a Capital Moveleira do Paraná, com o segundo maior número de indústrias do setor no Sul do Brasil. Apucarana se destaca com a produção de bonés e confecções com mais de 100 indústrias atuando nessas atividades. É bom salientar que até 1975, as três cidades tinham a mesma população urbana. Atualmente Arapongas e Apucarana estão com o dobro de habitantes em relação a Rolândia.




A princípio pode até parecer que Rolândia não tem indústrias. Pelo contrário. O município tem um variado parque industrial. Ocorre que as atividades desenvolvidas em Rolândia geram menos empregos que as empresas das duas cidades vizinhas. E aí surge uma vitória para Rolândia. A população é mais rica que Arapongas e Apucarana. O PIB per capita de Rolândia é quase o dobro de Apucarana e um pouco superior a Arapongas.




Rolândia é mais uma das cidades criadas pela Companhia Norte do Paraná, a mesma de Londrina, Maringá, Umuarama e Cianorte. O nome quer dizer "terra ou local de Roland". Na Idade Média, por sua participação em guerras com o tio Carlos Magno, Roland, é considerado como herói na Alemanha. Ele morreu em batalha. Em 1943, por causa do nazismo e da Segunda Guerra Mundial, ficou proibido homenagear cidades brasileiras, cujos nomes tivessem alguma relação com a Alemanha. Rolândia passou a se chamar Caviúna. Quatro anos depois, com o fim da guerra, o município retomou a primeira denominação.




Em uma das entradas de Rolândia, foi instalada a estátua de Roland, o herói germânico. Trata-se de um presente da cidade alemã de Bremen, que tem uma igual construída em 1405. Aliás, várias cidades da Alemanha têm a mesma estátua. Em julho de 2021, quando estivemos lá, percebemos que a estátua ao longo dos anos perdeu os detalhes em colorido, ficando apenas no tom acinzentado, o que praticamente fez desaparecer principalmente os detalhes da espada e do escudo.




A história de Rolândia começa em 1932, quando os diretores da Companhia Norte do Paraná (ingleses), escolheram o local para a formação de uma colônia alemã, perto de Londrina, que estava começando. Em 1934, Rolândia ganha a primeira edificação. Era um Hotel para abrigar os interessados em comprar as terras. Em 1935, passou a ter linha de trem. Chegaram não só os alemães, mas familias inteiras de outros países europeus e até do Japão, além de outros estados brasileiros. Na época, a Europa e países da Ásia viviam a instabilidade da Primeira Guerra Mundial, o que acabou culminando em 1939 com a Segunda Grande Guerra. Até 1938, foi distrito de Londrina. A elevação à condição de município aconteceu em 1943.




O charme de Rolândia fica por conta das edificações com arquitetura típica da Alemanhã. São edifícios, residências e empresas, no formato que eles chamam de 4 ou mais "águas". Um dos exemplos é o prédio de apartamentos localizado na área central perto do Terminal Rodoviário. São 7 andares com apartamentos e lojas no nível da rua.




Além das edificações com arquitetura alemã, várias empresas são nominadas com palavras utilizadas naquele país. É o caso do Shopping Hofgarten. Na lingua portuguesa significa "espaço aberto".




O nome do Estádio de Rolândia também é de origem alemã. Mas não se trata de alguém que faça parte da história da Alemanha, como o "Roland". Na verdade, Erich Georg, foi presidente por mais de 10 anos do Nacional Atlético Clube, o principal time do município. O estádio foi construído pelo proprio clube. A praça esportiva passou a ser administrada pela prefeitura. O Nacional de Rolândia foi fundado em 1947. Viveu momentos de amador, terceira, segunda e primeira divisões. Também ficou inativo por alguns períodos.




Em Rolândia, o Lago São Fernando é uma das opções para a realização de caminhadas. É um espaço simples, localizado na saída para Arapongas. Ao redor do lago foram construídos bancos em concreto onde os moradores sentam para pescar.




O Ginásio de Esportes "Emílio Gomes", foi construído em 1974. Serviu de palco para importantes eventos esportivos e culturais, inclusive os Jogos Abertos do Paraná. Percebemos que a praça esportiva estava abandonada (julho 2021). Fomos informados que o ginásio encontra-se interditado desde 2011, por risco de desabamento do teto, que é em formato de cúpula. Em 2020, o município contraiu financiamento para as reformas, mas a empresa que ganhou a concorrência desistiu, alegando aumento de custos. Um novo processo foi iniciado em 2021. Perto do Ginásio, tem o salão utilizado para a tradicional Oktoberfest, incluindo o coreto onde acontecem as apresentações. Apesar da tradição, só em 2020, o evento passou a fazer parte do calendário estadual. A festa é realizada desde os anos 80.




O Rolândia Country Club, está localizado bem no centro da cidade. São duas sedes, com distância entre elas, de 800 metros. As duas contam com piscinas, mas uma delas possui toboágua. São espaços diferenciados. O clube cresceu e não havia espaço para novos investimentos e por isso se optou pela "sede 2".




Em Rolândia, o índice de escolaridade de crianças de 6 a 14 anos é de 97,5 por cento. Em PIB per capita ocupa a posição 87 entre os 399 municípios do Paraná. Cerca de metade dos imóveis conta com a rede coletora de esgoto. É uma cidade bem arborizada, mas tem algumas áreas "peladas" no centro. A cada 10 imóveis, 7 têm pavimentação asfáltica.




Rolândia possui mais de 2.300 empresas comerciais e de prestação de serviços e outras 300 firmas industriais. No cadastro da prefeitura para elaboração dos boletos do IPTU, são 25 mil e 200 imóveis. Na área rural tem outras 600 moradias. Na cidade operam 5 agências bancárias incluindo o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Possui duas emissoras de rádio. Na agricultura o destaque é para a soja com 27 mil 160 hectares. Em seguida aparecem o milho com 13 mil hectares e o trigo com cerca de 7 mil ha. O café ocupa plantado em 650 ha e a cana de açúcar em 632 ha. O município se destaca ainda pela produção de frangos. O rebanho bovino é de 5.200 cabeças.




Uma das grandes empresas de Rolândia é a unidade da Dori Alimentos. Foi fundada em 1967, com sede em Marília (SP). É considerada como uma da mais importantes na fabricação de gomas, balas, pastilhas e confeitos. Seus produtos são exportados para mais de 50 países.




A Itamaraty é uma das empresas mais tradicionais do Norte do Paraná. Surgiu em Catanduva (SP), com o comércio e exportação de Café Verde. Em 1967, comprou em Rolândia, a Cotam, torrefadora de café (prédio da foto). Em 1991, a Itamaraty passa a investir no segmento de biscoitos e waffer. Em 2014, a divisão de cafés foi vendida ao grupo "Três Corações". A partir daí a Itamaraty, passou a se dedicar aos biscoitos e criou a marca Look, conhecida pelo wafer, cookies entre outros.




O aniversário de Rolândia é comemorado no dia 28 de janeiro, data da emancipação. Mas nem sempre foi assim. Em 1964, o município passou a celebrar em 27 de novembro. Mudou para 29 de junho, data da construção do primeiro hotel. Em 2014, retornou para 28 de janeiro, data em que deixou de ser distrito. Com a alteração, o município ficou 10 anos mais "jovem". Até hoje em Rolândia, muitos moradores não sabem ao certo a data do aniversário.




O aniversário de Rolândia é comemorado em janeiro, com grande festa na Praça Castelo Branco, área central da cidade. O evento conta com shows de música, praça de alimentação com barracas típicas e pratos de vários países. Tem ainda exposição de automóveis antigos e feira de artesanato. Como informamos anteriormente, a maior festa da cidade não é a do aniversário e sim a Oktoberfest.




Rolândia não tem o sistema de estacionamento pago rotativo (julho/2021). A implantação é uma discussão antiga na cidade. Quem mais reclama da falta de vagas são os comerciantes. Em algumas ruas existe um estacionamento central demarcado por uma faixa. Observe na imagem acima que os automóveis podem ser estacionados dos dois lados da avenida e ainda no meio dela. Geralmente em outras cidades, esse espaço é destinado a uma calçada ou canteiro que divide as pistas.




Desde 2020, a população de Rolândia é beneficiada com a "árvore de Wi-Fi". A rede está a disposição na área central, e para acessar é preciso fazer um cadastro. Mas existem algumas regras. Cada aparelho pode acessar duas horas por dia. E o acesso é apenas para o Whatsapp, Facebook e sites de instituições públicas com o endereço gov.br. A "árvore" ofecere tomadas para o carregamento de celular.




O Museu Municipal de Rolândia é grande, mas em nossa visita em um sábado (julho/2021), ficou a sensação que o local estava "abandonado". O prédio encontrava-se fechado e ao redor era possível observar vários andarilhos, alguns dormindo no local. A construção começou em 2012, e devido a vários problemas envolvendo as construtoras que ganharam a concorrência, a finalização só ocorreu em 2017. Moradores contaram que logo após a inauguração, o prédio ficou interditado por quase 1 ano, devido a infiltração de água.




Rolândia também conta com um Museu de Cera particular. A iniciativa é um hobby do empresário Arlindo Armacollo.O Museu está localizado na Avenida Romário Martins, área central, e pode ser visitado as quartas, quintas, sextas e domingos das 14 às 18 horas.Não paga nada. Outro museu em Rolândia lembra a imigração japonesa.




No "Restaurante o Garfo", o mais tradicional da cidade, localizado perto do Estádio, tem um painel com fotos históricas de Rolândia e ao lado uma camisa autografada do time do São Paulo. Por alguns anos o proprietário morou na capital paulista.




Na área central de Rolândia, uma árvore chama a atenção. Galhos e folhas estão com os tamanhos normais, porém o tronco tem menos que meio metro.




A paróquia principal de Rolândia é a São José, e pertence a Arquidiocese de Londrina.


[ voltar ]