Campo Mourão,
 
 
10/2/2019
PEABIRU
Peabiru: município que chegou
a ser maior que Maringá



Peabiru tem 13.985 habitantes. Sady Silva, que em 1945 exercia o cargo de Chefe da 5ª Inspetoria de terras, do Departamento de Geografia, Terras e Colonização do Estado do Paraná resolveu iniciar o patrimônio, com o fim de atrair colonos e povoar a região. Aliás, foi o próprio Sady Silva, que deu o nome a localidade como Peabiru, termo indígena tupi que significa ″caminho de gramado amassado"


Fatos e curiosidades de Peabiru



Em 1945, o patrimônio de Peabiru já contava com estabelecimentos comerciais, serrarias, posto de gasolina e farmácia. No dia 14 de dezembro de 1951, Peabiru foi elevado a município sem ter sido distrito.



Peabiru é um dos poucos municípios do Paraná, que não conta com a Sanepar, pois tem o sistema próprio de tratamento e abastecimento de água. Apenas 25 por cento da cidade tem rede de esgoto. Em 1950, Peabiru contava com 10.376 habitantes, enquanto que Maringá, nesta mesma época, tinha 8.898 habitantes.



Uma máquina chama a atenção no trevo de entrada de Peabiru. Contam que nos anos 60, a empresa que construia o asfalto na cidade paralisou as obras. Como já havia recebido pela obra, a administração municipal não permitiu que o rolo compactador fosse levado pela empreiteira. Virou monumento.



voltar