Campo Mourão,
 
 
10/2/2019
NOVA ESPERANÇA
Nova Esperança: cidade da seda



Nova Esperança está localizada a 125 quilômetros de Campo Mourão. Fica a 32 quilômetros de Paranavaí e 37 de Maringá.

Habitantes: 27.821
No Paraná: 66º
No Brasil: 1.188º

Economia:

No Paraná: 236º
No Brasil: 1664º

Salário médio do trabalhador

Paraná: 117º
No Brasil: 1807º

Rede de esgoto:

No Paraná: 102º
No Brasil: 2175º

Arborização:

No Paraná: 123º
No Brasil: 748º


Mortalidade infantil:

24.4 por 1.000

Taxa de escolarização de 6 a 14 anos: 98.7%

Curiosidades de Nova Esperança



Nova Esperança foi projetada pela Companhia Norte do Paraná para ficar entre Paranavaí e Maringá. Começou a ser povoada por volta de 1945. Até 1952 foi distrito de Maringá.



Abrindo a mata para construção das primeiras estradas, operários da Companhia Norte do Paraná, encontraram pequena capela coberta de sapé. Estava sem porta, e havia uma imagem tosca de um Santo (Sagrado Coração de Jesus), hoje padroeiro da cidade. Ao lado da imagem muitos níqueis, de passaoas que não possuíam velas para pagar as promessas. Entenderam que aquilo representa "Esperança" de quem esteve ali, e assim surgiu o nome do município.




No interior da igreja matriz de Nova Esperança não tem imagens de santos. A paróquia Sagrado Coração de Jesus também é responsável na cidade por um colégio com mais de 60 anos e um hospital municipal.




Nova Esperança também é conhecida como "Capital Nacional da Seda". No município está a mais expressiva produção de Casulos Verdes. Existe por lá o roteiro turístico "Caminhos da Seda" integra propriedades rurais dos municípios de Nova Esperança, Mandaguaçú e Floraí. Durante o aniversário em dezembro, o município realiza a festa intitulada "Expo Caminhos da Seda".




Nova Esperança tem um dos cemitérios mais bonitos do Paraná. E um detalhe: fica a duas quadras do centro da cidade.




Nova Esperança é sede de Comarca e o que chama a atenção no prédio do Fórum são as várias estátuas.




Também encontramos em Nova Esperança, um Fusca repaginado para um carro de corrida da Lotus. Lotus foi uma equipe de Fórmula 1, que conquistou o Campeonato Mundial de 1978 com Mario Andretti. Por essa equipe passaram os brasileiros Nelson Piquet e Airton Senna.



voltar