Campo Mourão,
 
 
11/2/2019
IBIPORÃ
Ibiporã: cidade repleta
de obras de arte



Ibiporã está localizada a 196 quilômetros de Campo Mourão. Fica a 15 quilômetros de Londrina e 54 da divisa com o Estado de São Paulo.

Habitantes: 53.970
No Paraná: 34º
No Brasil: 434º

Economia:

No Paraná: 41º
No Brasil: 434º

Salário médio do trabalhador

Paraná: 116º
No Brasil: 1368º

Rede de esgoto:

No Paraná: 1º (97,2%)
No Brasil: 104º

Arborização:

No Paraná: 126º
No Brasil: 773º


Mortalidade infantil:

8.7 por 1.000

Taxa de escolarização de 6 a 14 anos: 96.8%

Curiosidades de Ibiporã



Ibiporã na língua indígena Tupi significa Terra Bonita. IBI (terra) PORÃ (bonita). O nome é o mesmo de um pequeno rio que deságua no Ribeirão Jacutinga, um dos afluentes do Rio Tibagi, no vale em que está situado o município. A cidade foi planejada pelos irmãos Beltrão, os mesmos de Engenheiro Beltrão e Francisco Beltrão. Foi distrito de Sertanópolis até 1947.



A cidade é repleta de esculturas em ferro e aço inox produzidas pelo artista plástico Henrique de Aragão e a artista Letícia Faria. As obras espalhadas ganharam o nome de: "Museu de Esculturas ao Ar Livre".





A Igreja Matriz, Nossa Senhora da Paz é em estilo neogótico romano. Tem o formato em cruz e parece até com edificações medievais. Dia 31 de maio é data da Padroeira de Ibiporã, Nossa Senhora da Paz




A igreja de Ibiporã, é rica em detalhes e obras de arte. Vamos citar apenas alguns, pois são muitos. Cada coluna, algumas com até 20 metros de profundidade, foi perfurada por uma família pioneira. Ao redor do templo, vitrais italianos, também doados pela comunidade. Para quem entra, do lado direito, os vitrais mostram o antigo testamento e do lado esquerdo vitrais narram fatos do novo testamento. Também existem vários vitrais na parte superior. À frente e acima da nave tem um galho de café representando o surgimento da cidade e ao lado o algodão mostrando a diversificação de culturas que já começava na região norte, quando a igreja estava na fase de acabamento. Ainda ao redor da igreja medalhões em concreto, simbolizando a eucaristia.




O relevo da cidade tem ondulação suave. Apesar de ser próxima a Londrina, tem vida própria, com comércio movimentado. Bem cuidada e organizada.



voltar