Campo Mourão,
 
 
13/10/2019
PARANAVAÍ
Paranavaí: capital da laranja e boi nelore



Até 1951, Paranavaí foi distrito de Mandaguari. A cidade está localizada a 156 quilômetros de Campo Mourão e 68 km de Maringá. Tem 88 mil 374 habitantes. É o 24ª município mais populoso do Paraná. Em riqueza está na posição 200 entre os 399 municípios paranaenses. Tem um dos menores índices de mortalidade infantil. Quase 80 por cento da cidade conta com rede de esgoto.




A principal avenida, deputado Heitor Alencar Furtado, tem 8 quilômetros, divide a cidade ao meio, porém bancos, lojas e órgãos públicos estão concentrados em outras ruas e avenidas. Nessa via estão as principais concessionárias de veículos e também a Havan. O ponto mais próximo dessa avenida com a prefeitura é de 1 quilômetro.




Paranavaí conta com moderno shopping de 4 pisos. O estacionamento no sub solo é pago. A praça de alimentação tem várias opções. Possui várias lojas importantes e cinema. O shopping está localizado na área central em frente a prefeitura.




Paranavaí tem mais de 300 indústrias entre pequenas, médias e grandes, incluindo algumas multinacionais. O comércio de Paranavaí responde com 45% do valor da economia, enquanto a indústria corresponde com 32% do bolo. O restante, cerca de 23%, é formado pelos produtos primários da agricultura e da pecuária. Paranavaí tem 9 emissoras de rádio. São 8 em FM e 1 AM. Conta com uma afiliada da RPC (Rede Globo).





Embora esteja perto dos 100 mil habitantes Paranavaí não tem muitos edifícios, como Pato Branco e Cianorte que são cidades menores. A principal atividade rural de Paranavaí é a pecuária de corte. As pastagens ocupam 75% da área da região. O rebanho é de aproximadamente 1 milhão e 100 mil cabeças e a raça predominante é a nelore e dois grandes frigoríficos atuam no municipio. Destaque também para a produção de laranjas que depois são transformadas em suco pelas indústrias como a Prats. A região de Paranavaí também produz mandioca, algodão, café, bicho-da-seda, pecuária, abacaxi e soja. Dessas, a produção de mandioca é a mais significativa. O café ocupa 14 mil hectares de lavouras. Tem o segundo maior rebanho de búfalos do Paraná.




Paranavaí é um dos poucos municípios brasileiros que mudou o local da Catedral. A Catedral Maria Mãe da Igreja saiu do local antigo (foto 1) e ganhou nova sede a 1 km dali (foto 2). A inauguração do novo templo aconteceu em 1991. A antiga passou a se chamar Paróquia São Sebastião.




O ponto negativo de Paranavaí, é o abandono do Estádio Waldemiro Wagner. Com capacidade para 25 mil pessoas, foi inaugurado em 1992, com um amistoso entre a Seleção Brasileira e Costa Rica. A arquitetura do estádio é uma réplica do Coliseum, de Los Angeles. Sediou disputas do Paranavaí no Paranaense, Copa do Brasil e Série C. Em 2007 foi Campeão Paranaense.




No Terminal Rodoviário de Paranavaí atuam empresas como Expresso Maringá, Garcia, Gardenia, Ingatur, Itapemirim, JBL Turismo, Kaissara, Kaiowa. A rodoviária tem a presença constante da guarda municipal.




Até de 1920, a área ocupada por Paranavaí e região era completamente desabitada, constituída de terras devolutas de propriedade do Estado. O primeiro núcleo populacional surgiu na antiga "Fazenda Montoia. A partir de 1930, o povoamento deslocou-se rapidamente para a "Fazenda Velha Brasileira" (atual zona urbana de Paranavaí), em cujas terras virgens e férteis foi plantado nada menos que um milhão de pés de café.


Por um decreto de 8 de abril de 1931, as terras de Paranavaí voltaram ao domínio do Estado, sendo autorizado o seu loteamento. Data dessa época o início da decadência da povoação e da localidade. Devido à burocracia ocorreu um grande exôdo. Em 1944 recomeçou o loteamento e passou a sere conhecida como "Colônia Paranavaí", junção dos nomes dos rios Paraná e Ivaí. Até 1952, Paranavaí foi distrito de Mandaguari. Após a geada de 1975, que dizimou os cafezais, muitos moradores deixaram a localidade.




Verildo Pillonetto, é pioneiro do município e o dono do principal hotel de Paranavaí. O empreendimento agora é administrado pelo filho Verildo. Ele conta que cidades como Paranavaí, Nova Esperança, Campo Mourão entre outras não sofreram apenas com a geada de 1975, mas também com o crescimento vertiginoso de Maringá. "Ficamos parados no tempo, Maringá atraiu e continua atraindo o que pode".




Paranavaí é sede da Unespar (Universidade Estadual do Paraná). A Unespar com sete campi e mais de 12 mil acadêmicos matriculados em 68 cursos de graduação, 36 cursos de especialização e dois programas de mestrado. Tem ainda com a Unipar, Faculdade de Ciência e Tecnologia do Norte do Paraná e Unipar, além de outras instituições




Nova Santa Casa de Paranavaí em fase final de conclusão (setembro 2019). Além dessa, a cidade tem outra Santa Casa na área central, bem como hospital Unimed e Hospital Regional do Noroeste.




voltar