Campo Mourão,
 
 
23/10/2019
INDIANÓPOLIS
Indianópolis: cidade que faz homenagem aos índios



Indianópolis, tem 4.457 habitantes. A cidade está localizada a 92 quilômetros de Campo Mourão e a 26 km de Cianorte. A localidade foi fundada pela Companhia Norte do Paraná, a mesma de Maringá, Umuarama e Londrina. O nome homenageia os indígenas e significa "cidade dos índios". As ruas, avenidas e praças foram batizados com nomes indígenas. Até 1968, foi distrito de Rondon.




As principais atividades comerciais e bancárias estão situadas ao redor de duas praças, em lados opostos, em formato de triângulo. Nesse espaço também estão a prefeitura e agência dos Correios. A avenida Tupinambás é a principal. Tem posto de atendimento do Bradesco, casa lotérica, e posto de atendimento eletrônico do Banco do Brasil.




A cidade conta com hospital municipal. O município é conhecido pela tradicional Festa em Louvor ao Padroeiro Santo Antônio de Lisboa, comemorado anualmente em 13 de junho. Devido a geada negra ocorrida em 1975, que dizimou os cafezais, o município que tinha 12.155 habitantes, perdeu 8 mil moradores. Indianópolis tem duas cerâmicas que produzem 1 milhão e meio de tijolos por mês.




Na praça da igreja matriz, antigos bancos de concreto relembram empresas que já fecharam. A maior área com lavouras fica com a cana de açucar com 3.300 hectares. Soja é plantada em 1.500 hectares, o mesmo espaço do milho. Também é produtor de frangos. A cidade tem cerca de 1.500 residências, 76 empresas comerciais e 5 indústrias.


voltar