Campo Mourão,
 
 
1/3/2019
FAROL
Farol: município da água santa



Ex-distrito de Campo Mourão, Farol, está com 3.139 moradores. É um dos 40 municípios menos populosos do Paraná. Mas, a média salarial por lá está entre os 80 e o PIB entre os 40. Não tem rede de esgoto. Metade das ruas tem asfalto.




As primeiras casas surgiram lá entre 1941 e 1943. O povoado ganhou o nome de Pinhalão. Virou distrito em 1955. Como já existia uma localidade com o mesmo nome, passou a se chamar "Encruzo do Farol", "Farol do Oeste" e depois resumiram tudo para "Farol". Escolheram esse nome por que ali por perto tinha um cruzamento de estradas que ligava Campo Mourão e Boa Esperança e as placas eram fluorecentes. Foi elevado a município em 1991 com a instalação em janeiro de 1993.




A avenida Paraná (foto), a principal da cidade, tem 1 quilômetro. Nessa via tem lotérica, agência dos correios e também o "Xaropinho Lanches". Seguindo pela avenida Paraná, no sentido a Campo Mourão, você sai em uma estrada que leva a Capela Ucranina Nossa Senhora do Patrocínio (3 quilômetros da cidade)




A Paróquia Santo Antônio de Farol, pertence a Diocese de Campo Mourão.

Em Farol é feriado municipal em 11 de maio, dedicado ao Dia do Evangélico. A data foi escolhida porque nesse dia em 1975, foi fundada a Igreja Presbiteriana Renovada, a primeira denominação evangélica no município.




Perto do trevo de acesso a cidade, às margens da BR-272 que liga Campo Mourão a Goioerê, existe o Parque das Flores. Tem 110 mil metros quadrados. O lago tem mais ou menos 200 metros de comprimento por uns 90 de largura. Conta com pista de caminhada, parque infantil e quiosques.

O prato típico de Farol é o Pernil a Pururuca.

A cerca de 8 quilômetros da cidade, por estradas rurais, vamos encontrar a "Água da Fonte". O local é considerado sagrado. Lá tem uma bica dágua, que os fiéis acreditam ser milagrosa.




voltar