Campo Mourão,
 
 
7/3/2019
MAMBORÊ
Mamborê: cidade da
Leitoa Mateira



Com um portal polêmico em forma da letra "M", estamos chegando em Mamborê. A cidade está localizada a 38 quilômetros de Campo Mourão. Tem 13 mil 961 habitantes. A polêmica do portal, é que agricultores reclamam que fica dificil passar certas máquinas agrícolas. É preciso fazer malabarismo na pista e fora da pista, principalmente colheitadeira. Já foi mais apertado..




Até 1960, Mamborê foi distrito de Campo Mourão. As primeiras famílias começaram a chegar por volta de 1940, atraídas pela prosperidade da erva-mate. Mamborê em tupi-guarani significa "muito longe".




Mamborê é a terra da "Leitoa Mateira", prato típico do município, e cuja festa atrai mais de 2.200 pessoas. O prato tem origem histórica na exploração da erva-mate. O tempero da leitoa é guardado em segredo.




Um dos pontos de encontro da população é o Parque do Lago. Tem 135 mil metros qudrados. Leva o nome do ex-prefeito Armando Alves de Souza, o "Armadinho", que morreu em acidente, no exercício do mandato em abril de 2002, quando seguia para Curitiba. O carro colidiu de frente com um caminhão perto de Guarapuava.




Mamborê tem casa lotérica, e serviços do Bradesco, Caixa e Banco do Brasil. É sede de comarca.

Mamborê é a cidade Natal de uma das cantoras da dupla "As Marcianas". Gelcina Camargo da Silva, a Geizebel, gravou o primeiro disco com 8 anos de idade.




A Paróquia Imaculada Conceição, pertence a diocese de Campo Mourão.

Pouca gente sabe, mas na comunidade do Gavião (segue pela PR-471, estrada de terra para Campina da Lagoa) tem a igreja subterrânea Sagrado Coração de Jesus.



voltar