Campo Mourão,
 
 
7/3/2019
IVATUBA
Ivatuba: cidade sede de
Universidade Adventista



Ivatuba de apenas 2.796 habitantes (870 na área rural), está localizada a 82 quilômetros de Campo Mourão e a 32 de Maringá. As primeiras casas foram construídas por volta de 1949, assim que o loteamento foi lançado pela empresa Grasso e Mazzucco. Em 1951, já funcionava a primeira cerâmica. Até 1961 foi distrito de Maringá. O nome Ivatuba significa "pomar" na lingua tupi.




Ivatuba, é destaque pela qualidade de ensino nas escolas da rede estadual, ficando em 1° lugar do Paraná no índice de avaliação do MEC, em 2007. É sede do Instituto Adventista Paranaense (foto acima),



Tendo o Rio Ivaí, bem pertinho, Ivatuba tem vários condomínios em formato de chácaras. Famílias moram alí, às margens do rio, ou construiram moradias para lazer. São casas de alto e médio padrão.



Embora fique em uma área rural, o acesso é todo pavimentado com pedras (paralelepípedo), ou seja pode chover, que você vai passar.



A paróquia Nossa Senhora do Rocio, pertence a diocese de Maringá.

Ivatuba tem hospital municipa.

Conta centro cultural em bonito prédio.

Casas de madeiras bem conservadas ao lado de residência modernas.

Talvez por estar muito perto de Maringá, e não ter pedágio (praça fica antes em Floresta), a cidade não dispõe de muitas empresas e bancos. De Ivatuba até a PR-317, são 19 quilômetros, e dalí mais 13 está em Maringá.




Ivatuba é sede do Instituto Adventista Paranaense (IAP), uma universidade com vários cursos superiores.




O Instituto está localizado na área rural. Prédios modernos, uma igreja e extensa área de bosques e plantações.






No local moram professores e estudantes em acomodações apropriadas. O Instituto tem a Orquestra de Sinos que faz apresentações pelo Paraná.



voltar