Campo Mourão,
 
 
8/3/2019
ALTAMIRA DO PARANÁ
Altamira do Paraná:
cidade com charme




Pelo censo de 2010, Altamira do Paraná, tem 4.306 habitantes, mas pela população estimada em 2018, deve estar com 2.209 moradores. Essa diferença não agradou por lá, pelo menos com quem nós conversamos. "A cidade melhorou muito em 10 anos, e o IBGE vem dizer que perdemos metade da população", comentou um morador. Altamira do Paraná, esta localizda a 128 quilômetros de Campo Mourão.




O nome Altamira significa "que vem do alto". Só que esse não é o caso. A denominação da cidade é uma homenagem da colonizadora Codal a Altamira do Pará. Em 15 de junho de 1983, o local conhecido por Altamira, ampliou para Altamira do Paraná, porque já existia um município no Pará com o mesmo nome. Até fevereiro de 1983, era distrito de Palmital.




De uma ponta da cidade, onde está a Coamo (vindo de Campina da Lagoa) até a saída para Laranjal, são 2 quilômetros e meio. A maioria das ruas são em curva. Além disso, o relevo tem altos e baixos. Essa duas situações dão um charme especial para a cidade, que tem ruas bem conservadas e sinalizadas. A foto acima é uma das poucas retas que tem por lá.




Altamira do Paraná tem lotérica, Banco Cresol, correspondentes Banco do Brasil e Bradesco, Hospital Municipal, Parque do Lago. O prato típico é o Carneiro Recheado e foi incluído no calendário estadual, inclusive com incetivo do governo do Paraná, fato raro entre os municípios. Por lá, a virada do ano também é diferenciada e atrai grande público, até de cidades vizinhas.




A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Altamira do Paraná, pertence a diocese de Guarapuava. Sempre no dia 12 de outubro, acontece grande a festa da padroeira. No evento tem peregrinação da imagem da santa pelas comunidades rurais. Uma das atrações é a churrascada com leilão de gado e prêmios.



voltar