Campo Mourão,
 
 
8/3/2019
IRETAMA
Iretama: cidade que surgiu
do sonho do fundador



Iretama está localizada a 61 quilômetros de Campo Mourão. Tem 10 mil 622 moradores, dos quais 6.121 moram na área rural. Ocupa a posição 182 entre os 399 municípios do Paraná. A taxa de escolarização das crianças de 6 a 14 anos chega a 99 por cento. Tem 20 por cento de rede de esgoto. As primeiras ruas começaram a surgir em 1954. Iretama significa "Colmeia".




Desmembrado de Campo Mourão, Iretama passou a ser município em novembro de 1961. Relatos históricos dos pioneiros, dão conta que em 1951, o empresário da cafeicultura Jayme Watt Longo, residente em São Paulo capital, estava em Apucarana negociando café, quando foi procurado por um corretor oferecendo terras. Não se interessava por terras; seu interesse era somente o café. Numa noite, sonhou que estava sobrevoando a gleba oferecida. Movido pela curiosidade, passou de avião pelo lugar. Entusiasmado foi ao Governo do Estado em Curitiba e comprou a Gleba, com a extensão de 32.000 alqueires. Uma semana após iniciou a titulação.




Iretama fica cercada de montanhas. Nem subindo no ponto mais alto da cidade, que é um loteamento novo, onde ficam as torres da repetidora da Rede Globo, saída para Roncador, foi possível fotografar a cidade.




Iretama ainda tem muitas casa de madeira, acho que quase metade das moradias. Várias ruas são pavimentadas com paralelepípedos.

A cidade conta com lotérica que realiza serviços da Caixa.

Tem serviços do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Cresol.

A atração turística é o Resort Termas de Jurema, que recebe visitantes do Brasil e do Exterior, um dos maiores do País. A água é classificada como mineral natural hipertermal alcalino-bicarbonatada fluoretada sulfurosa, com temperatura de 42°C, sendo indicada para doenças da pele e reumatológica. O resorte está localizado a 17 quilômetros da cidade e o acesso é feito pela BR-487 (Campo Mourão - Guarapuava).

O município também realiza a Expomeia, exposição com shows e barracas em julho, na semana do aniversário.




Paróquia Santa Rosa de Lima, pertence a diocese de Campo Mourão.



voltar