Campo Mourão,
 
 
11/3/2019
PAIÇANDU
Paiçandu: metade da população
trabalha ou estuda em Maringá



Paiçandu tem 40 mil 777 moradores. Está na posição 45 entre os 399 municípios paranaenses. O município está localizado a 90 quilômetros de Campo Mourão.

O nome é uma homenagem ao Exército Brasileiro, que na Guerra do Uruguai, tomou a cidade daquele país denominada Paysandú.

A grafia ficou registrada com dois "esses", Paissandu. Em 1970, pela Lei 4.245, passou para a denominação "Paiçandu".




É considerada uma cidade dormitório. Por causa da proximidade, a maior parte da população trabalha e estuda emMaringá. A taxa de alfabetização de crianças entre 9 e 14 aos é de 97 por cento. Tem 64 por cento de rede de esgoto e uma das menores taxas de mortalidade infantil do Paraná.




Uma situação que chama a atenção na cidade são as lojas de rede. Elas são pequenas, com uma ou duas portas, provavelmente devido a proximidade com Maringá, reduzem custos, principalmente com funcioanários.

É normal ver por lá, policiais com armas pesadas, transportando presos. A cidade tem presídio estadual.

Ás margens da BR-323, tem um pequeno cemitério. Contaram que trata-se dos restos de um cemitério indígena.





Paroquia Santo Cura Dars, pertence a diocese de Maringá. A cidade também tem a paróquia Jesus Bom Pastor.




No distrito de Água Boa, às margens da BR-323, a 16 quilômetros de Paiçandu, tem uma estação de trem desativada e abandonada. A estação foi inaugurada em 1958. Foi desativada no final dos anos 90 e transformada em central cultural. Porém, desde 2010 encontra-se abandoanda.




Para chegar a velha estação é preciso atravessar todo o distrito de Água Boa e depois percorrer um quilômetro por estrada de terra.




O local está abandonado, mas pessoas que moram em sítios nas imediações dizem que o local é visitado diariamente. Casais de namorados ou recém casados fazem fotos na velha estação.



voltar