Campo Mourão,
 
 
14/3/2019
MARIALVA
Marialva: boa de morar, mas aluguel é meio salgado



Marialva tem 35 mil 180 habitantes. Está localizada a 106 quilômetros de Campo Mourão e a 11 quilômetros de Maringá. Ocupa a posição 53 entre os 399 municípios do Paraná. Tem um dos melhores salários do Estado. A taxa de alfabetização de crianças de 0 a 14 anos chega a 99 por cento. A mortalidade infantil é de 11 a cada 1000 nascimentos. A cidade tem 45 por cento de rede coletora de esgoto.

FOTO: o monumento na entrada da cidade é o "Cacho de Uva". Percebe-se que é um cacho de uva rubi, a mais produzida por lá. Em dezembro é realizada a Festa da Uva Fina. O monumento foi construído em concreto e ferro pelo artesão cearense Gilberto Gomes Moura. Tem 18 metros de altura.




Marialva surgiu atraves da Companhia de Terras Norte do Paraná, que decidiu criar um patrimônio, ao lado da estrada que liga Mandaguari a Maringá. Em 1947, o patrimônio era elevado à categoria de distrito de Mandaguari e, em 1951, foi criado município. O nome do município foi dado em homenagem a D. Pedro de Alcântara Menezes, o “Marquês de Marialva”, destro cavaleiro portugues, nascido em 1711 e falecido em 1799.

FOTO: a linha férrea levou desenvolvimento ao município. Hoje o trem passa pela cidade apenas para o transporte de cargas.




Marialva é considerada a Capital da Uva Fina.

Esse negócio de uva, teve início nos anos 60, com os japoneses. Atualmente são quase 800 produtores.

FOTO: Dos pontos mais altos de Marialva é possível ver quase todos os edifícios de Maringá e parte de Sarandi. É como se fosse uma única cidade.





A Paróquia Nossa Senhora de Fátima tem um templo imponente. Uma das igrejas mais bonitas do Paraná.




Quando fizemos a visita, a igreja estava fechada, mas moradores nos contaram que no interior "é mais bonita ainda", com muitas esculturas e pinturas "fantástica" nos vidros. Uma série de peças em madeira relatam a Via Sacra.




A Capital da Uva Fina, tem um terreno "de altos e baixos". Em alguns, cruzamentos fica até difícil observar a presença de outros veículos. Todo cuidado é pouco.




Marialva é uma cidade bem arborizada. A sinalização de trânsito é boa. Digamos que é uma cidade bem cuidada (2019). Ótima opção para morar.




A cidade tem várias áreas de lazer, onde os moradores se reunem aos finais de semana.




O Teatro Municipal "Sônia Maria Silvestre", tem estacionamento e ar condicionado. Foi inaugurado em 2010.




O aluguel de uma casa pequena de 2 dormitórios, com uma vaga na garagem, na área central de Marialva, gira em torno dos 700 a 900 reais por mês. Um apartamento no centro, com 3 dormitórios, sendo uma suíte, pode ser comprado por 400 a 500 mil reais. No mesmo prédio o aluguel é de 1 mil e 600 reais.

FOTO: Espaço para apresentações na área central




É comum ver pelos bairros de Marialva, placas de "vizinho solidário". Essa união é pela segurança. Marialva também conta com câmeras de segurança na área central. Esses equipamentos são monitorados pela polícia.

FOTO: Belos canteiros com esculturas enfeitam várias ruas.



voltar