Campo Mourão,
 
 
18/3/2019
GUAIRAÇÁ
Guairaçá: local da maior tribo indígena do Paraná



Guairaçá a 201 quilômetros de Campo Mourão tem o solo de areia. Deixa a cidade mais limpa, porém acho que o calor é mais forte. Na foto acima, por volta das 3 da tarde, fazia 36 graus.

Tem 6 mil 553 moradores. Ocupa a posição 261 entre os 399 municípios do estado. Guairaçá virou município em 1960. Até então era distrito de Paranavaí.

A taxa de alfabetização de crianças de 6 a 14 anos é de 97 por cento. Apenas 3 por cento da cidade tem rede de esgoto. De lá, até o Mato Grosso do Sul são apenas 63 quilômetros. E fica a 51 quilômetros da divisa do Paraná com São Paulo.




Guairaçá recebeu este nome em homenagem à figura do índio Guairaçá, que faz parte da história do Paraná, pela bravura na defesa índigena do Estado. Mas existem controvérsias. Alguns pioneiros contaram que o nome era pra ser "Guairaca", mas como já existia uma cidade com o mesmo nome, foram colocados cedilha e acento, e ficou "Guairaçá". Acredito mais na primeira.

FOTO: Rua Cândido Bertier Fortes, a principal da cidade. Tem 2 quilômetros. O detalhe dessa avenida, é que até bem pouco tempo o canteiro central era gramado com plantas ornamentais, e foi substituído por paver. Antes era mais bonito.




A Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, pertence a diocese de Paranavaí.

Lá tem o restaurante "Putz Grill" e o "Bar da Dona Boa"

Guairaçá tem duas casas lotéricas prestando serviços da Caixa.

A maior área indígena existente no Paraná fica no município de Guairaçá. É a Tekoha Guasú Guavirá, ocupada por índios Guarani Nhandeva numa área de 240 quilômetros quadrados.



voltar