Campo Mourão,
 
 
21/3/2019
NOVA CANTU
Nova Cantu



Nova Cantu tem 7 mil 425 habitantes. Em linha reta está localizado a 72 quilômetros de Campo Mourão. Só que para chegar lá por asfalto, saindo de Campo Mourão, é preciso percorrer 122 quilômetros via Campina da Lagoa. Essa volta se repete para chegar também as cidades próximas como Roncador e Mato Rico, por falta de asfaltamento da BR-158 que ligaria Campo Mourão, Roncador, Palmital e Larajeiras do Sul e Pato Branco. O asfaltamento até Palmital foi anunciado por diversas vezes, geralmente às vésperas de eleições para presidente, governador e deputados.




A exemplo de outras cidades daquela região, Nova Cantu tem um relevo de altos e baixos. Entre os 399 municípios do Paraná, está na posição 231. A taxa de escolarização das crianças de 6 a 14 anos é de 97 por cento. Só 13 por cento da cidade tem rede de esgoto.




A cidade começou a ser formada no começo nos anos 40, próximo ao rio Cantu, e levou o nome do rio. A venda dos lotes foi realizada pela empresa Colina Agropecuária. Nova Cantu foi desmembrado de Roncador, em 1964. Dizem por lá que o nome do rio foi uma homenagem a Cantu, um município da Itália.

FOTO: Parque do Lago de Nova Cantu, localizado na saída para Campina da Lagoa.





A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Nova Cantu pertence a diocese de Campo Mourão.

A cidade tem lotérica que presta serviços da Caixa. Tem agência do Banco do Brasil.

Um fato negativo é que Nova Cantu, é no Paraná, um dos municípios com maiores índices de violência contra a mulher.

Está em Nova Cantu, o Assentamento Santo Rei, um dos mais antigos do MST. São quase 80 famílias instaladas no local desde o final dos anos 80.



voltar