Campo Mourão,
 
 
22/8/2019
TRÊS MORRINHOS
Três morrinhos: mistério tem explicação!



A 209 quilômetros de Campo Mourão (3h30 de viagem), e a 54 quilômetros de Paranavaí, está localizado o Parque Municipal dos Três Morrinhos. São 25 mil metros quadrados de área de preservação. O morro mais alto tem 300 metros.




Chegando ao local, fiz amizade com "Claudinho Asa". Ele é professor de vôo em Asa Delta e responsável pela administração do Parque, através de concessão da prefeitura de Terra Rica. Ele contou que o local é um dos três melhores do Brasil para a prática de asa delta e paraglaider.




Você pode chegar ao topo de um dos morros através de carro. Mas lembre-se, você vai subir quase 300 metros em espiral, com a ribanceira do seu lado. São 1.380 metros de subida. E torça para que outro carro não esteja descendo, pois para caber dois, é preciso ir no limite do espaço. Não tem beirais no entorno do topo, tome cuidado! Quem ficar com medo, ou perceber que o veículo não é preparado, poderá estacionar em uma área no meio do caminho e seguir à pé. Dessa parte em diante a subida é realmente "bacana". Para descer dá mais medo ainda. Se puder, vá de a pé. Durante o trajeto até o cume é possível de vez em quando aparece um tatu, macaco prego. Não se assuste.




E lá de cima, você pergunta: "como pode em uma vastidão de terra plana, surgirem três morros dessa altura"?? Lembram três pirâmides. Não tem mistério. A explicação é geográfica. Com o passar dos séculos, os três morrinhos por serem sustentados por arenitos silicificados, não sofreram desgaste ou erosão provocada pelo vento, como os arenitos normais presentes naquela região.




Claro, aproveitaram o local para a instalação de torres de celular e televisão. O pessoal que vai lá praticar asa delta e paraglaider não gostou. Terra Rica é conhecida como a Capital do voo livre paranaense. Vem gente de todo o Brasil.




Fiquei alí na beira do morro observando. Dá para ver cidades do Paraná; grande parte do Rio Paranapanema, que divide Paraná e São Paulo. Os bois e vacas parecem que estão grudados em um tapete verde.




Vista da estrada de acesso aos morros




Acima, a visão de quem vai saltar de asa delta. E,a titulo de curiosidade, o professor Claudinho Asa, informou que o curso completo de "delta" é 5 mil reais (FEVEREIRO 2019).



voltar