Campo Mourão,
 
 
25/3/2019
ANTONINA
Antonina: mais de 300 anos



Antonina a 547 quilômetros de Campo Mourão, no litoral do Paraná, tem 19 mil e 11 habitantes. Está na posição 95 entre 399 municípios do estado.




A taxa de escolarização de crianças entre 7 e 14 anos é de 97 por cento. O índice de mortalidade infantil é de 6 a cada 1.000, um dos mais baixos do Paraná. Quase 70 por cento da cidade tem rede de esgoto.




Embora seja cercada por uma densa vegetação, a parte urbana é pouco arborizada. Antonina é uma das cidades com menos árvores no Paraná.




Antonina começou a ser povoada por volta de 1650. Em 1714, Dom Frei Francisco de São Jerônimo, bispo do Rio de Janeiro, autorizou a construção de uma capela em homenagem à Virgem do Pilar nesse pequeno povoado. Assim, o dia de 12 de setembro de 1714 ficou considerada a data de fundação da Antonina. A região ficou reconhecida como Capela, daí seus habitantes serem chamados de capelistas.




No começo dos anos de 1900, fase de ouro do ciclo da erva-mate, o porto de Antonina chegou a ser o 4º mais importante do país em volume de movimentação de cargas. Foi nessa época que a cidade cresceu rapidamente e pela primeira vez ganhou belos prédios, um teatro e um lugar de destaque no cenário político do estado.




A queda na produção do mate e a Segunda Guerra Mundial acabaram por deslocar o centro portuário do estado para Paranaguá e a cidade que vivia do porto e para o porto começou a declinar aos poucos.




O nome Antonina é homenagem prestada ao Príncipe da Beira, D. Antônio, segundo filho de D. João e de D. Carlota Joaquina.




Antonia foi elevada à freguesia, com o nome de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa em 27 de fevereiro de 1761. Passou à Vila de Antonina em 1797. Passou a ser cidade em janeiro de 1857.




Além da extraordinária beleza natural paisagística, Antonina possui calçamento de pedras e ruínas, histórias, as quais enriquecem o seu patrimônio. O município oferece ainda, diversos atrativos turísticos.




Em 14 de janeiro de 1798 foi empossada a primeira câmara de vereadores de Antonina, e a primeira providência foi a reabertura da Estrada da Graciosa.




As altitudes de Antonina são bem "extravagantes". A cidade está a 5 metros do nível do mar. Mas você pode subir de 0 a 1.800 metros em poucos minutos.




Antonina sempre é destaque no meio esportivo pelo Handebol de Areia. Nos anos 1930 e 1940, participava do Campeonato Paranaense de Futebol. Na época o regulamento dava uma vaga para o campeão da Liga de Futebol de Antonina.




O Teatro Municipal de Antonina é um dos mais antigos do Paraná. A cor é marcante e não tem como passar por ele sem notar. Durante nossa visita (Março 2019), ele estava fechado, e em frente estava sendo preparado o carnaval de rua.




A Ponta da Pita, é para pescar, tomar banho de mar. O problema é esgoto jogado alí, mas as fotos ficam bonitas. Tem restaurantes no entorno.



voltar