Campo Mourão,
 
 
27/3/2019
MATINHOS
Matinhos: 15 balneários



Matinhos está localizada a 561 quilômetros de Campo Mourão. Com 34 mil 207 moradores é um dos locais mais visitados do litoral e do Estado. Está na posição 61 entre 399 municípios do Paraná.




A taxa de escolarização de crianças entre 7 e 14 anos é de 99 por cento. O índice de mortalidade infantil é de 15 a cada 1.000. Quase 90 por cento da cidade tem rede de esgoto. É a cidade mais arborizada do litoral.




Matinhos, distrito de Paranaguá, foi elevado à município em 1968. Matinhos, tem este nome pela abundância de vegetação rasteira (restinga), típica da planície litorânea. A praia arenosa é interrompida, por algumas dezenas de metros, por um costão rochoso.




Matinhos tem 15 balneários, que atraem milhares de de turistas. Caiobá (foto), é o maior, onde estão a Praia Brava e a Praia Mansa.




No carnaval tem trio elétrico. Mais de 150 mil pessoas, vão atrás da Caiobanda na Avenida Atlântica. Na época da folia, a cidade que tem menos de 40 mil habitantes, recebe cerca de 250 mil turistas. No decorrer do ano acontecem as feiras de artesanato.




A paróquia São Pedro Apóstolo de Matinhos, pertence a diocese de Paranaguá. Foi fundada em 25 de fevereiro de 1968. É a principal igreja. Na cidade ainda tem a Igrejinha de São Pedro, que foi construída entre os anos de 1938 e 1944. Por muito tempo foi a matriz, e atualmente é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.




A Avenida Atlântica é o local preferido para caminhadas à beira mar. Tem ciclovia. O trecho para veículos é de sentido único e comporta no máximo dois automóveis lado a lado.




Matinhos tem modernos edifícios com apartamentos para locação e venda.

Se for de carro, vá preparado, principalmente no carnaval. Tem engarrafamento. Fica parado por até 20 minutos em vários trechos.

A maior parte dos motoristas são de outras cidades. Muita confusão no trânsito perto da praia.



voltar