Campo Mourão,
 
 
29/3/2019
PONTAL DO PARANÁ
Pontal do Paraná: o mais novo município do litoral



Pontal do Paraná, cidade do litoral, com 26 mil 636 habitantes. Está localizada a 553 quilômetros de Campo Mourão.




Os salários pagos em Pontal estão entre os 10 melhores do estado. A taxa de escolarização de crianças entre 7 e 14 anos é de 97 por cento. O índice de mortalidade infantil é de 5 a cada 1.000. Um dos mais baixos do Paraná. Cerca de 70 por cento da cidade tem rede de esgoto. É bem arborizada.




Há muito tempo, a localidade era chamada de Pontal do Sul. A origem do nome é porque a localização da cidade fica em uma ponta feita de terra e areia que vai em direção às águas marítimas. O termo "Paraná" é o nome do município.




O município é praticamente novo. Distrito de Paranaguá, desde 1988, a luta pela emancipação começou bem antes, em 1983. Foi elevado à município em 1995. Por várias vezes, Paranaguá tentou evitar oa processo de emancipação.




Os principais balneários do município são Pontal do Sul, Ipanema, Grajaú, Santa Terezinha, Atami e Shangri-lá e Praia de Leste. A economia do muncípio vem do turismo. Na chamada baixa temporada, a acontecem várias festas como da Tainha, do Camarão e Camacho (festa do camarão e do chope)




Pontal do Paraná, tem 22 dos 100 quilômetros de praias do Estado. E todas com qualidade de balneabilidade. A Ilha do Mel é como se fosse de Pontal (foto acima),




A Ilha do Mel continua pertencendo a Paranaguá. São as melhores praias do Estado. A ilha é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). No local os pontos turísticos são: a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul Encantadas.




A Ilha do Mel é rigorosa. É proibido veículos com motor ou tração animal. Na maior parte não é permitida nem a presença de visitantes. As edificações como pousadas, bares e restaurantes são de madeira. Quem tiver bagagem, paga para ser levada por um carrinho de mão puxado por um funcionário do local.




A travessia para a Ilha do Mel é feita por barcos (circular) que saem de Pontal do Sul (30min) ou de Paranaguá (1h45min). Durante a temporada, os barcos partem a cada 30 minutos, e fora de temporada a cada hora cheia.




Existem também os barcos mais rápidos (foto acima), geralmente são oferecidos por empresas que administram o estacionamento. E, claro tem ainda opções mais rápidas e mais caras, chamadas de "táxi náutico".




Ao sair de Pontal com destino à Ilha do Mel, ou chegar de lá, tem congestionamento de barcos. É preciso muita perícia do "motorista" principalmente para "estacionar".




Pontal do Paraná conta com campus da Universidade Federal do Paraná dedicado à ciências marinhas. Também no município existe uma unidade offshore da companhia italiana Techint Engenharia e Construção S/A (foto acima), que fabrica plataformas de exploração de petróleo e emprega milhares de pessoas. A empresa passou por momento difíceis com calotes de Eike Batista, que encomendou plataformas e não pagou. O prejuízo foi amenizado com contratos da Petrobras para o pré-sal.




Para dar uma ideia da dimensão da empresa, todo esse espaço da foto acima, de quase 1 quilômetro, é destinado a estacionamento de funcionários da Techint. Os veículos precisam ser estacionados de ré, utilizando os dois lados. Estivemos lá no feriado de carnaval (2019).



voltar