Campo Mourão,
 
 
2/4/2019
NOVA LONDRINA
Nova Londrina: criatividade pelas ruas



Nova Londrina está localizada a 228 quilômetros de Campo Mourão, via Maringá. São dois pedágios: Floresta e Nova Esperança. Por Cianorte e Loanda o percurso é de 222 quilômetros, sem pedágio, mas a rodovia é inferior.




Nova Londrina tem 13 mil 225 moradores. Ocupa a posição 149 entre os 399 municípios do Paraná. A taxa de escolarização é de 99 por cento entre crianças de 6 a 14 anos. A mortalidade infantil é de 10 por 1.000. Quase 80 por cento da cidade tem rede de esgoto. Está entre as 40 do Paraná nesse quesito. É bem arborizada.




O loteamento que deu origem a Nova Londrina surgiu em 1952. O nome é em homenagem a Londrina. Desmembrado de Paranavaí, o município foi instalado em 1954.

FOTO: Em um muro da cidade, moradores deixam roupas que não usam mais. Quem precisar pode pegar




Nova Londrina tem semáforos e ruas de mão única. A principal rua tem o nome de Londrina. Conta com filiais do Magazine Luiza, Lojas Colombo, e agências do Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Para o seu porte, é uma cidade bem movimentada de automóveis e pedestres.

FOTO: No final da Avenida Londrina, pneus, rodas e carlotas sem utilidade enfeitam o canteiro.




A Paróquia de Nova Londrina tem dois nomes: São Pio X e Santa Rita de Cássia.

Nova Londrina está a apenas 19 quilômetros da divisa com o Mato Grosso do Sul e a 30 da divisa com São Paulo.

Nova Londrina tem uma música gravada pela antiga dupla Vieira e Vieirinha que começa assim: "Prá correr o norte do Paraná eu comprei uma mula argentina. Por ser besta boa pra marchar pus o nome de Campolina. Vou cortá trinta léguas de mata no dobrar daquelas colinas. Quatro ferraduras de prata e uma fita amarrada na crina. Me veio na lembrança os tres par de frança, seis home valente matô muita gente. Eu, avanço naquele sertão de Nova Londrina".



voltar