Campo Mourão,
 
 
7/4/2019
LINDOESTE
Lindoeste: uma cidade dividida em duas, e anos de polêmica



Lindoeste, está localizada a 211 quilômetros de Campo Mourão, e apenas 46 de Cascavel. São 5 mil 362 moradores. Distrito de Cascavel, o município foi instalado em 1990.




A cidade é cortada pela BR-163 em fase de duplicação (2019). Essa rodovia liga a região de Toledo ao Sudoeste do Estado (Francisco Beltrão). O trecho urbano da BR leva o nome de Avenida Souza Naves.

Um dos estabelecimentos mais antigos e conhecidos da localidade é a Casa do Juca. Mistura mercado, confecções e açouque.





O curioso de Lindoeste, é que a cidade é dividida em duas partes. A primeira (maior) é para quem sai de Cascavel. Após 2 quilômetros pela rodovia, quando você pensa que a cidade acabou, chega a segunda parte (menor). Detalhe: a prefeitura fica entre as duas, como se estivesse isolada.

Fomos pesquisar o motivo. No começo dos anos 60, foi criado um núbleo para trabalhadores das madereiras. Quatro anos depois, surgiu um novo loteamento para vender terrenos aos mesmos trabalhadores. Várias foram as polêmicas com a prefeitura de Cascavel. As duas partes queriam a mesma escola ou posto de saúde.

A necessidade de unir as duas vilas vem desde 1976. Por isso após a emancipação, a prefeitura foi construída entre as duas partes, como forma de atrair investimentos nesse espaço e não dar a entender que estaria privilegiando um lado o outro. Pois é, que coisa..!! Por isso cada parte tem até a sua igreja católica.


A Paróquia Cristo Rei fica na parte maior da cidade.




Lindoeste tem uma outra igreja na parte menor (foto), que eles também consideram como "matriz".

No município está instalada a Fábrica de Pregos "Tapemi".



voltar