Campo Mourão,
 
 
11/4/2019
GUARATUBA
Guaratuba: segunda mais antiga do Paraná



Guaratuba, é o município do Paraná, mais distante de Campo Mourão. São 569 quilômetros para chegar até lá, incluindo pouco mais de 1 quilômetro em ferryboat em trecho de mar, após deixar o município de Matinhos. A travessia da baía de Guaratuba pelo sistema de ferry boat foi implantado em 1960. Até então, era preciso dar a volta por Garuva, em estrada de terra. O asfalto só chegou em 1966.




Para o turista, o ferryboat é uma atração a mais, porém a população de Guaratuba quer uma ponte. A reinvindicação tem mais de 50 anos. A ponte em seu trecho mais curto teria cerca de 700 metros. Várias lideranças políticas já prometeram a obra. O ferryboat é administrado por uma empresa por concessão cedida pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem). A travessia de automóvel custa 6 reais e 90 centavos (2019). Para motocicletas a tarifa é de 3,50.




Guaratuba tem 36 mil 596 moradores. Ocupa a posição 52 entre os 399 municípios do Paraná. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. O índice de mortalidade infantil é alto, chegando a 18 por 1.000. Cerca de 80 por cento da cidade tem rede de esgoto. É bem arborizada.




Guaratuba é um nome indígena que significa "muitas aves". No caso, uma alusão a grande quantidade de garças. O local é antigo. Já existia em 1656 como "frequesia" de Paranaguá. Foi elevado a categoria de vila em 1771, mas só conseguiu se emancipar de Paranaguá nos anos de 1950.




Guaratuba é uma localidade bem antiga, fundada no regime colonial. É a segunda mais antiga depois de Paranaguá. A igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso (foto acima), tem fachada simples, e começou a ser construída 1768.




A igreja foi construída pelos escravos e comunidade, e desenhada pelo tenente coronel Afonso Botelho. O interior é simples, com piso de tábua e ornamentada por um retábulo discreto. O templo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1985.




A nova igreja matriz de Guaratuba, fica ao lado da antiga. E passou por várias reformas.




Além da praia, os turistas gostam do Morro do Brejatuba, mais conhecido como "Morro do Cristo". A estátua está voltada para à praia e cidade. A imagem foi doada ao município em 1952 pela família João Cândido Ferreira. Para chegar lá é preciso subir 197 degraus de cimento.




Quem não estiver em forma vai cansar para chegar no topo do Morro do Cristo, mas é possível ir descansando pelo caminho. A visão recompensa o esforço. A FOTO ACIMA FOI FEITA NO MEIO DA TARDE CONTRA O SOL. Acho que o melhor horário para subir é pela manhã.




Quem for na alta temporada precisa ter paciência. Tem congestionamento para entrar e sair do ferryboat e também na cidade cujas ruas são estreitas.




Mas ao ver essas paisagens a gente entende porque tanto sacrifício. A Baia de Guaratuba é a segunda maior do Paraná, com 48 quilômetros quadrados de área. Rica em fauna e flora, é hoje uma área de proteção ambiental.




A praia central omeça nas pedras das Caieiras e vai até o Morro do Cristo, sua extensão é em formato de uma meia lua, formando a praia dos turcos, dos pescadores e a Praia do Cristo.




Lá, a prefeitura não permite que ambulantes vendam seus produtos na areia.

Guaratuba tem aeroporto, mas não tem linha comercial. Pousos de aviões particulares só durante o dia. Não tem o balizamento noturno.

Percebi que acumula muito lixo na cidade.

As praias são consideradas as mais limpas do litoral paranaense.



voltar