Campo Mourão,
 
 
14/4/2019
IRATI
Irati: a maior imagem de santa do mundo



Irati, tem 60 mil 357 habitantes. É o trigésimo primeiro mais populoso do Paraná. Está localizado a 284 quilômetros de Campo Mourão. Figura entre os 50 com os melhores salários do Estado. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. O índice de mortalidade infantil de 12 por 1.000 é considerado alto. A cidade dispõe de 73 por cento de rede coletora de esgoto.




Irati é um dos municípios mais antigos do Paraná. Até 1865, início da Guerra, era pura mata. Muitas famílias com receio de serem convocadas para o conflito, foram se refugiar naquela área, surgindo o pequeno povoado.





Em 1903, passou a ser distrito administrado por Santo Antônio de Imbituva. Elevado à condição de cidade com a denominação de Irati em 1929. O nome se deve ao fato do município estar localizado sobre a Bacia sedimentar do Paraná. Uma das formações geológicas é denominada de Irati. A Formação Irati, foi depositada entre 250 e 270 milhões de anos.




A população em sua grande parte é formada por poloneses e ucranianos que buscam manter costumes e tradições.

Festa é o que não falta em Irati: Festa Polonesa (1º domingo de maio); Feira do Kiwi (maio); Aniversário do Município (julho); Rodeio de Irati (julho); Festa de São Cristóvão (julho); Festa das Nações (agosto); Deutsches Fest - Baile do Chope e da Linguiça (outubro); Festa do Pêssego (dezembro); Borrego no Rolete (dezembro); Feira Regional de Sabores (dezembro).





A estátua de Nossa Senhora das Graças é maior do mundo (da santa), com 22 metros de altura. Ponto turístico localizado em uma das áreas mais altas cidade. É possível chegar ao local de automóvel ou então à pé subindo uma escadaria. Tem estacionamento, sanitários e loja de lembranças.




A cidade tem várias igrejas. Conversando com os fiéis, percebi que eles não escolheram uma "igreja matriz". Entendem que todas são importantes. A maior, é a Paróquia Nossa Senhora da Luz (foto acima). Tem 88 anos (2019), e ficou muito conhecida nos anos 60, 70 e 80 por aparecer nas caixinhas de fósforos, cuja fábrica é lá.




Outro templo bem antigo é da Paróquia São Miguel com mais de 70 anos.




A fábrica de fósforos de Irati foi inaugurada em 1952. No ano 2000, foi comprada por um grupo de investidores, e mudou a razão social para (Folbras) Fosforeira Brasileira S.A. A sede administrativa foi para Curitiba. É uma das maiores produtoras de fósforos do Brasil. A fachada e os produtos levam no nome Paraná, o mesmo da inauguração.

O sistema de trânsito de Irati é muito bem resolvido. Ruas e avenidas de mão única, bem sinalizadas, semáforos que informam a duração de cada cor. Pontos de conflito resolvidos com pequenas rotatórias ou áreas exclusivas de passagem. Possue câmeras e radares de velocidade. Falta um pouco de sinalização nos bairros mais afastados.



voltar