Campo Mourão,
 
 
29/4/2019
ALTO PARANÁ
Alto Paraná: foi projetada para ser grande, mas o café...



Alto Paraná, tem 14 mil 679 moradores. A cidade está localidade a 137 quilômetros de Campo Mourão e a 25 de Paranavaí. Conta com 60 por cento de rede de esgoto. A taxa de mortalidade infantil é de 32 por 1.000, considerada alta.




A localidade foi fundada em agosto de 1948, pela Imobiliária Ypiranga, de Boralli & Held. Em 26 de setembro do mesmo ano chegaram os primeiros colonos oriundos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A própria imobiliária construiu hospital, hotel, igreja, cemitério, poços artesianos e campo de aviação. O município foi instalado em 1954, deixando de ser distrito de Nova Esperança.




Nos anos 50, Alto Paraná chegou a ter 36 serrarias. Depois, o café deu um grande impulso ao município, mas as geadas e preços fizeram com que muitas famílias deixassem a localidade. Passou para a produção de seda, mas os preços internacionais cairam. A opção foi pecuária, a cana-de-açúcar, laranja e mandioca.




Na foto acima a Paróquia Santo Antônio de Pádua. Alto Paraná tem agências do Bradesco, Banco do Brasil. A principal avenida tem muitas empresas. As vias são largas, com a área central nitidamente projetada. É pequena, mas estruturada. A gente percebe que se não fosse a crise do café, com certeza Alto Paraná seria uma das grandes cidade do Estado.



voltar