Campo Mourão,
 
 
6/5/2019
RANCHO ALEGRE DO OESTE
Rancho Alegre do Oeste: nome surgiu pelo medo de cobra



Rancho Alegre do Oeste, na região de Campo Mourão, está entre os 25 menores municípios do Paraná. Tem 2 mil 847 habitantes.




A taxa de escolarização das crianças de 6 a 14 anos é de 99 por cento. O índice de mortalidade infantil é de 28 por 1.000. Apenas 8 por cento da cidade tem rede de esgoto. FOTO: Posto de saúde da cidade.




Rancho Alegre já foi conhecida como "Mil Alqueires". O nome se deve ao fato de que na época da ocupação existiam muitas cobras e onças. Como prevenção, os pioneiros construíram vários ranchos de madeira. A noite, os moradores iluminavam os ranchos e entre um "gole" e outro contavam causos. Os "ranchos" tinham ambiente animado e "alegre".




Rancho Alegre do Oeste foi elevado a distrito em agosto de 1977 e no dia 4 de julho de 1990 foi criado o município. Até então era distrito de Goioerê. O termo "Oeste" foi incluído para diferenciar de outro município paranaense com o mesmo nome.




A Paróquia São José pertence a diocese de Campo Mourão.

Não existe estrada direta entre Campo Mourão e Rancho Alegre do Oeste. A cidade fica entre Goioerê e Juranda. Por Goioerê são 88 quilômetros e via BR-369, por Juranda são 93 quilômetros, mais pedágio.




O prato típico do município é a Tilápia no Tacho. O município comemora aniversário no dia 20 de março.




Na mesma quadra, lado a lado, tem Correios, Associação Comercial, Posto da Polícia Militar, Academia da Terceira Idade e praça.

No Paraná, tem outra cidade com o nome de Rancho Alegre. Fica na região de Londrina e tem pouco mais de 3 mil moradores. Em breve falaremos dela.



voltar