Campo Mourão,
 
 
10/5/2019
CHOPINZINHO
Chopinzinho: colônia militar criada por D.Pedro II



Chopinzinho fica a 343 quilômetros de Campo Mourão. O município foi uma colônia militar chamada de Chopin, criada por D. Pedro II em 1859. O objetivo era defender o sudoeste do Paraná das investidas argentinas. Em 1909 passou para o domínio civil.




Chopinzinho foi distrito de Palmas e depois de Mangueirinha. Foi elevado a município em 1954. Tem 19 mil 343 habitantes.




O nome Chopinzinho é devido a um rio com o mesmo nome, que, desagua no rio Chopim. O rio foi batizado assim para lembrar um pássaro preto que se chama Chopim ou Chupim.




Em Chopinzinho a taxa de alfabetização de crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. O índice de mortalidade infantil é de 11 por 1.000. A cidade tem 36 por cento de rede de esgoto.




A cidade tem belas praças. Em Chopinzinho encontra-se a reserva Indígena das tribos Kaygangue e Guarani. No local está a maior área do mundo com Araucária.

Devido a construção da Usina de Salto Santiago, o município perdeu grande área de terras. Hoje, o lago é uma das atrações da região, com esportes náuticos e condomínios.




O antiteatro é um dos orgulhos da população de Chopinzinho. Alí acontecem apresentações de famosas orquestras do Paraná. Espetáculos teatrais e inclusive diversos eventos da programação natalina.




Paróquia São Francisco de Assis, a principal de Chopinzinho, é administrada por franciscanos. A imagem na frente da igreja é do Frei Vito que conseguiu construir colégios e o templo.

O trânsito tem vias de mão única, semáforos, câmeras de segurança e radar.

O município é formado basicamente de pequenos produtores rurais. As maiores áreas são de soja, milho e feijão. Produz bastante leite.

Na cidade são 4 mil 356 residências ou apartamentos e na área rural 2 mil 476 moradias.

A indústria gera 1.156 empregos e o comércio 1.158



voltar