Campo Mourão,
 
 
25/5/2019
FORMOSA DO OESTE
Formosa do Oeste: nome e santo a pedidos da esposa do fundador



Formosa do Oeste é uma cidade localizada entre Campo Mourão (116 km) e Toledo (75 km), via Goioerê e Assis Chateubriand. Tem 7. 541 habitantes.




O forte da agricultura é soja e milho. Na cidade são 1.874 moradias e na área rural outras 1.037. No comércio são 91 empresas com 465 empregados. (Dados da Rais). A indústria gera em torno de 100 vagas. A taxa de mortalidade infantil é de 12 por 1.000 nascidos vivos. O índice de alfabetização de crianças entre 6 e 14 anos é de 96 por cento. Entre os 399 municípios do Paraná, ocupa a posiçaõ 64 entre os mais ricos. Apenas 5 por cento da cidade tem rede de esgoto.

FOTO - Gruta Nossa Senhora de Lourdes.




Foi desmembrada de Cascavel em 1961. A localidade começou a ser formada em 1958. O nome "Formosa", foi dado por Nilza Pi(e)pino, esposa do proprietário da colonizadora Sinop, que fundou a comunidade. Ela ficou admirada e com as matas e solo fértil. Nilza morreu em acidente de avião nos anos 80 em Maringá. Até 1977 era só "Formosa". Uma lei acrescentou "do Oeste".

Com a colonização, a floresta virgem foi devastada, para dar lugar à agricultura.

FOTO ACIMA: Ainda pela cidade existem algumas grandes árvores da época da colonização.




A Paróquia Santo Antonio. O nome foi um pedido do colonizador Enio Pi(e)pino. Todas as cidades que colonizou pedia esse santo. Pertence a diocese de Toledo.

Formosa do Oeste conta com atendimento do Banco do Brasil e Banco Itaú.

As principais ruas e avenidas têm nomes de capitais brasileiras.



voltar