Campo Mourão,
 
 
26/5/2019
PALOTINA
Palotina: tem o 11º PIB per capita do Paraná



Palotina está localizada a 197 quilômetros de Campo Mourão e a 61 km de Toledo. Tem 31 mil 564 habitantes, figurando na posição 64 entre os 399 municípios do Paraná. É o 11º em Pib per capita no Estado (C.Mourão é a 82ª). A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é perto de 100 por cento. Tem um dos menores índices de mortalidade infantil e 40 por cento da cidade tem rede coletora de esgoto.




A agricultura se destaca pelo plantio de soja e milho. É grande a produção de frangos. Na cidade são cerca de 12 mil residências e na área rural mais 1.400. O setor industrial emprega cerca de 6 mil pessoas. No comércio são 3.200 funcionários. A prestação de serviços emprega 3.400.




A origem do nome Palotina é uma homenagem aos padres palotinos, que marcaram presença no município, desde a derrubada das primeiras árvores. Por esse motivo, foi escolhido como padroeiro do município, São Vicente Pallotti. Os primeiros habitantes vieram de Santa Catarina e Rio Grande do Sul por volta de 1940, mas foi a partir de 1950, que a localidade começou a se desenvolver. Até 1961 foi distrito de Guaíra.




Palotina tem 3 emissoras de rádio. É a única cidade no oeste do Paraná com campus da Universidade Federal, oferecendo os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Tecnologia em Aquicultura, Tecnologia em Biocombustíveis e Tecnologia em Biotecnologia. A cidade conta com Colégio Agrícola.

A cidade tem dois hospitais, um deles da Unimed. O Aeroporto é administrado em parceria da C. Vale e Prefeitura. A pista tem 1.200 metros de comprimento por 18 de largura.

A grande festa do município é a Expo Palotina, realizada em maio com shows nacionais. A organização do evento envolve dezenas de entidades que formam o Conselho Gestor e Prefeitura. A área de shows e rodeio do Parque de Exposições tem arquibancada coberta.

Palotina é sede da Cooperativa C. Vale, que opera com várias indústrias de alimentos.

FOTO: Praça da Paróquia São Vicente Palotti




voltar