Campo Mourão,
 
 
28/5/2019
SANTA ISABEL DO IVAÍ
Santa Isabel do Ivaí: cidade onde nasceu o dono da Rede Nissei



Santa Isabel do Ivaí, está localizada no Noroeste do Paraná, a 190 quilômetros de Campo Mourão e a 37 km da divisa com o Mato Grosso do Sul. A população é de 8.760 habitantes, dos quais 7.062 estão na área urbana. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 100 por cento, a maior do Paraná. Em riqueza ocupa a posição 318 entre os 399 municípios paranaenses. A cidade conta com 46 por cento de rede de esgoto




Santa Isabel do Ivaí, teve início nos anos 40, como um povoado formado por produtores de café. Em 1953 foi elevado a distrito de Paranavaí e dois anos depois era município. Isabel é o nome da mãe de um dos sócios da colonizadora




A Paróquia Santa Isabel Mãe do Precursor pertence a Diocese de Paranavaí.

Santa Isabel do Ivaí realiza a festa de aniversário no mês de julho. A população escolhe os shows através de uma enquete no site da prefeitura.

Um fato que os moradores não esquecem foi o surto de toxoplasmose ocorrido em novembro de 2001, quando 462 pessoas contrairam a doença. O surto é considerado o maior do mundo e ocorreu devido a fezes de gatos perto do reservatório de água responsável pelo abastecimento (o sistema é municipal sem participação da Sanepar).

VOCÊ SABIA?? ....O fundador da Rede Nissei de Farmácias, Sérgio Maeoka, nasceu lá em 1960. Com a crise do café a família decidiu morar em Apucarana, onde Maeoka, adolescente, foi entregador de uma farmácia. Nunca mais deixou esse ramo. Já adultou vendeu o seu automóvel Chevette e montou a primeira farmácia em Curitiba.




Santa Isabel do Ivaí tem 2.571 residências na cidade e 747 na área rural.

O município tem 34 indústrias de pequeno porte que empregam 324 pessoas. No comércio são 96 empresas e e 285 empregos. A prestação de serviços é responsável por 526 vagas.

Tem agências do Banco do Brasil e Bradesco Dia e Noite. O município é sede de comarca.



voltar