Campo Mourão,
 
 
30/5/2019
IPORÃ
Iporã: cidade country e do handebol



Iporã está localizada a 156 quilômetros de Campo Mourão e a 61 km de Guaira. Tem 14 mil 981 habitantes. Em riqueza ocupa a posição 223 dos 399 municípios paranaenses. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 99 por cento e a cidade tem 23 por cento de rede de esgoto. Até 1961 foi distrito de Cruzeiro do Oeste. Milho e soja dominam a agricultura.




Iporã tem 4 mil 156 residências na área urbana e 1.317 na zona rural. Conta com 43 indústrias que empregam 691 pessoas. No comércio 173 empresas geram 618 vagas. Outros 855 empregos são oriundos da prestação de serviços. Possui agências do Banco do Brasil e Caixa Economica Federal e duas emissoras de rádio.

A cidade está ganhando uma unidade de processamento de frangos. É uma forma de contornar o fechamento da empresa Averama (Umuarama) que deixou muitos produtores e trabalhadores desamparados.




Iporã foi fundada pela SINOP (Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná). Nome de origem indígena, significa Àgua Boa.




Quem nasceu em Iporã, em 1989, é a jogadora de Handebol, Amanda de Andrade, campeã mundial pela seleção brasileira. Outro destaque do Handebol da cidade é Haniel que atua na França e foi convidado para atuar no Barcelona. O município tem tradição de muitos anos na modalidade.

Iporã tem várias indústrias de confecções de moda "country". É chamada de cidade country, e tem até uma festa chamada Iporã Country Fest, em outubro, mês do aniversário.

A Paróquia Santo Antonio, pertece a diocese de Umuarama.



voltar