Campo Mourão,
 
 
13/6/2019
PEROBAL
Perobal: fim do café tirou 20 mil moradores



A cidade de Perobal está localizada a 121 quilômetros de Campo Mourão e a 20 km de Umuarama. O município tem 6.092 habitantes. Em riqueza ocupa a posição 193 entre os 399 do Paraná. A rede de esgoto está implantada em 9 por cento.




Perobal tem esse nome, porque na época da colonização, por volta de 1950, existia grande área de mata fechada, com grandes "árvores de peroba", uma conhecida madeira de lei. Foi distrito de Umuarama, elegendo o primeiro prefeito em 1996. Perobal foi fundado pela mesma companhia que colonizou Maringá, Cianorte, Londrina e Umuarama.

A cidade é conhecida no Brasil pelo tradicional "Perobal Rodeio Fest".




Paróquia São Pedro pertence a diocese de Umuarama.

No final da década de 60, auge do café, o município chegou a ter cerca de 21 mil habitantes, dos quais 18 mil na área rural. Atualmente a economia de Perobal é baseada nos plantios de soja, miho e cana de açucar. A cana começou a ser plantada na década de 80, com a instalação da Cooperativa dos Produtores Álcool e Açúcar. Na década de 1990, a Cooperbal foi vendida ao grupo Sabarálcool

A população de Perobal reclama muito da falta de segurança na cidade e também do grande número de acidentes na rodovia BR-323.

Grande parte das ruas e avenidas são denominadas com nomes de árvores.



voltar